Suavizar é o caminho

Autor Mensagem
Andrelloween
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante

Se eu vier com esta idéia de usar "ã" desde o registro médio, a tendência é a voz ficar presa? Pergunto isso porque é esta a sensação que tenho.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: membro
· votar


Via de regra vc tem que cobrir somente depois da passagem de registro, com excessão de alguma razão de interpretação não tem porque cobrir antes, porque vai levar a voz para trás e os graves ficam fracos.

Andrelloween
Veterano
# jan/08 · Editado por: Andrelloween
· votar


Cantante

Entendi. Acho que é aí que está o meu problema. Já começo a cobrir desde o registro médio. Pelo que me foi passado, o ar deve ser direcionado para o gogó ou campainha. Então me ensinaram errado né? Agora pra perder o vício é que é complicado.

PS: desvirtuando um pouco o tópico... parabéns pela gravação da Nessum Dorma! Gostei bastante!!! Ouvindo você e o Christian cantar dá até vergonha de estar nesse fórum...hehe...Vcs cantam pra cacete!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Andrelloween

Vergonha nada! Só dois não fazem um fórum.

Depois mais, o Christian está num nível mais alto, está em atividade, tem uma voz anormal (no bom sentido eheh).

Como ficou provado pelo Prêmio FCC, tem gente cantando muito bem por aqui. Dá é orgulho de estar no meio da coisa isso sim.

Andrelloween
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante
Tem muita gente boa, sim! Mas acho que vcs dois estão acima da média!
Cara, descobri que tenho uma inflamação nos seios da face. Deve ser isso que tá me dificultando a vida! É justamente lá que está um dos principais pontos de ressonância, não!? Pode ser por isso que a voz acaba não subindo e ficando presa?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Andrelloween

esse tipo de problema atrapalha sim, as vezes muito, mas quando vc está com a técnica bem definida consegue cantar apesar de tudo.
Então essa questão de voz presa pode saber que está ligada quase que totalmente à questão técnica mesmo.

Lógico que melhorando a saúde a voz também melhora.

Alan_27
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante

Meu prof me falou isso da passagem mesmo, qdo vou pro agudo eu mudo o som da vogal pra um som q n sei escrever aqui, hehehh. Tipo se eu estiver fazendo oh fica como se fosse um ô meio anasalado sei la se é isso mesmo, mas o som n vai pro nariz n, sinto como se estivesse na minha testa. É estranho o som. Isso é o q vc tá chamando de cobertura? Bem, amanha vou gravar os exercícios no meu cel e vou postar aqui pra vc avaliar se meu professor tá me passando a técnica correta. Pode ser?

Valeu!!!

Andrelloween
Veterano
# fev/08
· votar


Cantante

esse tipo de problema atrapalha sim, as vezes muito, mas quando vc está com a técnica bem definida consegue cantar apesar de tudo.

Sendo assim, estou decidido a procurar outro professor. Já que com técnica dá pra superar esses obstáculos, talvez eu não tenha tido a orientação ideal ainda, né!?
Cara, uma pergunta em off, até desvirtuando um pouco o tópico... você sabe alguma coisa sobre o método Speech Level Singing? tem uma opinião formada a respeito?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08 · Editado por: membro
· votar


Alan_27

Vixi véio, não me dê uma responsabilidade dessas. Isso de julgar um professor assim não é digamos, um método seguro e nem justo. Tem que saber muito mais coisas, conhecer o trabalho do cara.

Andrelloween

Uma boa técnica dá suporte para vc conseguir cantar mesmo qdo está ruinzão mesmo.

Quanto a esses métodos já ouvi falar muito, principalmente num forum que eu participava na Itália. Tenho uma opinião formada sim, sobre esse e sobre alguns métodos e técnicas revolucionárias que aparecem por aí - normalmente coisa de americano.
Ouvi os cantores que usam tal "método" e não vi absolutamente nada, nada, nada de novo, de diferente, até uns bem fraquinhos.

O que acontece é que de vez em quando aparece um (espertinho)desses. Aqui no Brasil tem uns caras aí que até nome dão para técnicas revolucionárias que normalmente pregam que o que se fez até agora é errado e que eles descobriram a pólvora.

Por isso que vou com fé na técnica italiana. Imagine que lá em 1800 e cacetada (e bem antes disso tb claro) os caras já estavam quebrando a cabeça para resolver essas questões de técnica. Então vem meia dúzia de manés e dizem que todos esses anos de experiência não valem nada. Besteira.

Eu acho que tudo o que se podia resolver em termos de técnica já foi feito. Surgiram grandíssimos cantores que provaram que esse é o caminho certo.
Hoje você pode através da tecnologia provar isso, os programas de análise de voz são grandes auxiliares, as filmagens em tempo real das pregas e da musculatura nos dão um suporte muito interessante, mas não tem meio melhor do que uma boa aula com alguém que saiba em que terreno está para formar uma voz.

Até hoje nenhum desses métodos deu nenhum resultado fora do normal, uns até são prejudiciais. Tome como exemplo a tal técnica de "ressonância de corpo inteiro", que é uma fantasia que produz péssimos cantores.

Enfim. Quando aparecer algo que faça ultra-hiper-cantores muito acima dos outros e prove aí sim. Quero só ver isso acontecer.

Andrelloween
Veterano
# fev/08
· votar


Cantante

Pelo que andei me informando, esse método prega que devemos cantar sem essa coisa de pressão no diafragma. Diz que deve-se usar esse músculo, sim, mas sem forçá-lo.
Pelo que pesquisei, o que o Speech Level Singing passa é que não se pode tensionar nenhuma parte do corpo ao cantar, nem o diafragma.
E eu vi umas demonstrações no You Tube que são impressionantes. Tem um vídeo de um tenor que emite todas as notas do piano tranquilamente, usando inclusive o Whistle.

Você não bota uma fé nesse método ou acha que ele simplesmente não traz nada de novo, mas também não é prejudicial?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Mas o que tem de novo nisso? Li o que eles tem no site e é basicamente uma repetição de tudo o que eu já ouvi por aí.

Como a gente já ouviu tudo isso mais de uma dezena de vezes, esses alardes aí, já nem dá mais bola. Eu nem me interesso por isso não.
Digamos assim, no meu caso por exemplo, se hoje eu fosse fazer esse tal método, o que iria acrescentar para mim? O que vai mudar na minha maneira de cantar? Vai me acrescentar notas?

Tem que ver qual a proposta completa desse "método". Se for algo bom vai formar cantores como qualquer outra técnica (alemã - italiana - etc) o faz. Mas nada além disso. Não vai fazer com que as pessoas virem super-cantores anormais.

Se houver alguém que faz coisas incríveis como vc mencionou sobre esse tenor, faz porque tem uma extensão fora do comum e não por causa de um método qualquer. Porque quem tem algo especial faz com qualquer técnica e até sem.
No mais de que serve a um tenor, ficar soltando agudinhos assobiados? ou um tenor com grande extensão nos graves se o que ele vai usar é apenas onde a voz tem brilho?

Se a proposta é formar novas Yma Sumac's da vida só para colocar no Livro dos Recordes...tb não tem valor nenhum.

Eu não vejo nenhuma boa razão para ir atrás do Speech Level Singing.

Pelo que pesquisei, o que o Speech Level Singing passa é que não se pode tensionar nenhuma parte do corpo ao cantar, nem o diafragma.

Bom, se essa é a definição do método pode jogar ele no lixo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Para complementar. Não existe método de canto e sim uma técnica correta de canto, que mantém a voz saudável por anos e anos.
Tudo o que for contra esse princípio, é balela.

ivan_puppets
Veterano
# fev/08 · Editado por: ivan_puppets
· votar


A opinião do Cantante é muito válida, em dizer:

Bom, se essa é a definição do método pode jogar ele no lixo.

Mas eu não consigo parar de pensar. O "Brett Manning" criador do Singing Success, que tenta elevar ao cantor, a forma de cantar com o "Nível de Falar" ou ter baixíssimas tensões, como se estivesse falando...O cara cobra $200 por uma aula simples aula, e utilizando deste método..fora que muitos cantores conhecidos fazem aula com ele...

É claro que existem " Técnicas Vocais Tradicionais" que poderia ser a de Utilizar o Diafragma....etc.Mas me recuso a acreditar, que o Brett Manning, fica a ensinar coisas erradas, ou "ilegais" na forma de cantar corretamente.

=)

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


ivan_puppets
Que escrita é essa?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Mas eu não consigo parar de pensar. O "Brett Manning" criador do Singing Success, que tenta elevar ao cantor, a forma de cantar com o "Nível de Falar" ou ter baixíssimas tensões, como se estivesse falando

Para começar, falar não tem nada a ver com cantar, são coisas completamente diferentes.


O cara cobra $200 por uma aula simples aula, e utilizando deste método

Parabéns pra quem paga! (pela inteligência). E parabéns pra ele que convence os outros a gastar toda essa grana.

fora que muitos cantores conhecidos fazem aula com ele...

Não quer dizer nada.

É claro que existem " Técnicas Vocais Tradicionais" que poderia ser a de Utilizar o Diafragma....etc.

Poderia? utilizar o diafragma? Técnicas tradicionais?
Entao a proposta do sujeito é diferente de tudo o que já foi inventado?

Eheh, quero ver alguém me falar em canto SEM utilizar o diafragma, aí sim que vou achar mais graça ainda quando me vierem com essa história de método.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


SylvioLima

É que ele está muito "português".

Andrelloween
Veterano
# fev/08
· votar


ivan_puppets
Cantante

Olha, não posso afirmar se é balela ou não. Na verdade só estou curioso para entender essa mecânica toda.

Sobre o método, não é que o diafragma não é utilizado. O que é dito é que não se faz necessário pressioná-lo. O SLS não aboliu o apoio diafragmático, não. Apenas alega que não é preciso tensionar ou exercer grande pressão sobre esse músculo.

* OBS: Não estou defendendo nem um nem outro método. Só quero entender se há alguma grande diferença entre essas duas correntes de pensamento.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Cantante
É que ele está muito "português".

hmmmm....

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Andrelloween

Então, não sendo questão de método e sim de técnica.

Essa questão do diafragma é tão antiga que minha nossa.
Como dizia o Pavarotti: Faço a técnica que todo mundo conhece.

O que a gente vê por aí:

Empurre a barriga pra dentro - funciona mas o esforço é desnecessário e chega um momento que não há mais como manter esse apoio. Um músculo qdo é exigido demais chega uma hora que não responde mais.
Empurre a barriga pra fora - a pior de todas. Não funciona e ainda puxa a voz pra baixo.
e
Não empurre nem pra dentro nem para fora - é o que funciona adequadamente. Não é preciso empurrar ou estufar ou etc. Vc ABRE costelas e mantém uma pressão constante na musculatura do abdomen, sem ficar empurrando ou socando nada. Ou seja, vc mantém a musculatura "ligada", firme.

Se vc alarga as costas e tenta manter essa abertura conforme vc vai usando o ar, mantém a musculatura abominal ligada SEM ficar forçando muito (só reta e firme), vc já está apoiando perfeitamente.

Então o que digo é que se lança um método com algo que já existe há sei lá quanto tempo. Outro dia vi um professor aqui no Brasil colocando como revolucionária sua "técnica do diafragma"....haja paciência.

cybx
Veterano
# fev/08
· votar


Cantante

Existe nome para a técnica tradicional italiana?

habeas
Veterano
# fev/08
· votar


Andrelloween
Olha amigo eu estava precisando de alguem como vc pra mim manter algum contato.
Sou vocalista de rock e de vez em quando bate aquela dúvida, só que aqui não tem professor pra esse estilo.
Moro em uma cidade pequena e PRECISO DE AJUDA.
Me dá algum contato ... por favor
e-mail
msn
...
Não vou torrar o seu saco!!! eu só queria que alguem esclarecesse minhas dúvidas.

Andrelloween
Veterano
# fev/08
· votar


habeas

Brother, eu estou aqui pra aprender tanto quanto você...hehe
Tem gente aqui que manja muito (leia-se: Cantante e Christian). Acho mais adequado você tirar dúvidas com eles, que são professores.
Em todo caso, manda seu msn aí que a gente troca umas idéias sobre técnicas e dúvidas. Qualquer coisa eu pergunto pros meus gurus...hahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suavizar é o caminho