Estrelismo x Interpretação

    Autor Mensagem
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: membro


    Trouxe esse texto que há anos escrevi e coloquei no meu site. Claro que não se aplica apenas ao canto lírico e imagino que todo mundo conheça algum deslumbrado por aí.

    Costuma-se dizer no meio musical que chiliques e ataques de estrelismo são coisas do passado, da época das grandes divas e que hoje em dia é até fora de moda esse tipo de comportamento. Na prática não é preciso ir muito longe para encontrar algum deslumbrado ou deslumbrada com a própria voz. Dificilmente algum cantor não conhece um colega meio difícil, que queira sempre estar numa posição supostamente de destaque, ( supostamente pois na maioria das vezes esta posição está apenas na imaginação do "enfermo").

    Devemos lembrar que o cantor é extremamente dependente, seja da orquestra ou do pianista e sempre o que vai contar é o conjunto, ou se preferirem, o trabalho em equipe. Pensar que é o rei ou rainha da voz pode levar a pessoa a fazer verdadeiras macaquices em nome de uma interpretação espetacular. Muitos cantores que começam a despontar mudam totalmente de atitude, passando a achar que os outros lhe devem algo porque ele conseguiu chegar num nível técnico superior, o que não quer dizer que tenha alcançado um nível avançado em interpretação. Cantar notas qualquer um canta, bem como distribuir agudos ao vento.

    Várias vezes pude observar cantores que não são tão bons tecnicamente superar outros de técnica impecável, por conta exclusivamente da interpretação. Normalmente os "pavões" que se julgam fantásticos, são cantores de grande capacidade técnica, mas que cantam as canções e árias com a mesma emoção de quem lê uma lista telefônica. Num documentário sobre o grande pianista Claudio Arrau, ele conta que numa época de sua vida, procurava tocar para agradar o público e não pensava na música. Depois de um tempo ele se deu conta de que a receita para uma grande interpretação está justamente em não pensar em outra coisa a não ser alcançar o ponto máximo da música. Quando alguém sobe no palco para cantar uma ária, tem que imaginar como reagiria à situação se ela realmente estivesse acontecendo. Deixar de lado o que quem ouve vai pensar, se fulano de tal está na platéia ou não. O que importa é criar a atmosfera adequada ao que se está dizendo, mas sempre, sempre com o total controle da situação.


    cybx
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cantante

    Concordo com tudo.

    Nenhum cantor pode se achar superior só por ter o poder da palavra, da voz, sobre a banda. Não significa nada. A voz é apenas mais um instrumento musical, para complementar a música.

    Se achar superior só por ser o cantor, ou só por cantar bem é indício de falta de inteligência musical.

    Gatti
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Gatti
    · votar


    Quando alguém sobe no palco para cantar uma ária, tem que imaginar como reagiria à situação se ela realmente estivesse acontecendo.

    achei esse pedaço bem interessante pq me identifiquei com ele.

    uns tempos atrás eu estava estudando com uma música do Iron Maiden que o Harris escreveu sobre o pai dele (blood brothers)...e depois de vários conselhos na parte técnica da coisa, meu professor começou a dizer coisas como: "Imagina que é com vc isso, imagina que é o seu pai".

    na hora eu achei meio estranho...mas acreditem ou não...depois que eu consegui "entrar no clima" melhorou bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estrelismo x Interpretação