Barítono para Tenor

Autor Mensagem
Rock69
Veterano
# dez/07


Eu sou barítono (não sei qual tipo) e, sinceramente, fiquei muito arrasado em descobrir isso. A maioria das minhas bandas favoritas possuem vocalistas tenores.

Então fiz muita aula para tentar expandir meu registro. Minha pergunta é: isso é possível mesmo? Um barítono poderia, um dia, com muito esforço, ser um "quase" tenor?

Sir Nightfall
Veterano
# jan/08
· votar


cara eu sempre achei q era baritono e curtia mto a ideia ate meu atual professor falar q eu era tenor fiquem 2 meses em choque agora q to me acostumando com a ideia hehe mas acho q da pra expandir mesmo eu ate achava q era baritono pq tem alguns amigos meus tenores q tem notas agudas q eu nao consigo alcançar em compensaçao alcanço algumas de registro medio q eles nao conseguem mas com certeza com mto treino/tecnica e estudo da pra fazer uma expansao as vezes nao eh grande mas ja ajuda

Alan_27
Veterano
# jan/08
· votar


Rock69

Eu sou barítono (não sei qual tipo) e, sinceramente, fiquei muito arrasado em descobrir isso. A maioria das minhas bandas favoritas possuem vocalistas tenores.

Será q vc realmente é barítono mesmo? Tem professores q se enganam, ja aconteceu comigo a mesma coisa, um prof disse q eu era tenor e outro disse q eu era barítono. Dai, hj comecei com um novo profressor e ele disse q n tem nem perigo de eu ser um barítono. Então veja ai, há vozes q de cara o professor consegue perceber a provável classificação, ja outras só com o tempo mesmo.
Agora digo pra vc o q disseram pra mim qdo estava na mesma confusão q vc qdo achei q eu era barítono e sempre gostei de tons mais agudos. Um conselho q eu te dou, aproveite a voz q vc tem e tente tirar o máximo de proveito del, sendo baixo, barítono ou tenor, sei q se vc for barítono mesmo n adianta qrer ser tenor pois isso é fisiologico e n tem como mudar!
Espero ter ajudado! Abração ai!!

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


coverdale é barítono tmb (li isso, não sou capaz de ouvir e classificar não)

Será que serve aquela extensão?

essa classificação não quer dizer nada para canto popular. Vc disse que fez aulas, seu professor não orientou você sobre isso?

E use o search velhinho pq tem tópico sobre isso de monte.

Abraços

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jan/08
· votar


Rock69
Cara relaxe..

se a música é aguda abaixe o tom! Ou qualquer coisa trabalhe seu falsete, use drive e já era!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Eu sou barítono (não sei qual tipo) e, sinceramente, fiquei muito arrasado em descobrir isso.

Tá aí um sofrimento desnecessário. Será que o Fred Mercury tb tinha esse problema? eheh..

Relaxe cara, lembre-se que é melhor ser um bom barítono do que um tenor ruim.

anonimuzz
Veterano
# jan/08
· votar


Que obsessão com os agudos, pff. O facto de se ser barítono ou baixo não limita ninguém; as classificações vocais não se baseiam apenas em extensão.

Gatti
Veterano
# jan/08
· votar


Eu sou barítono (não sei qual tipo) e, sinceramente, fiquei muito arrasado em descobrir isso

isso aconteceu comigo tbm...exatamente a mesma coisa, mas meu professor me convenceu que isso não é um problema.

A maioria das minhas bandas favoritas possuem vocalistas tenores.

quais são essas bandas que vc curte? tem umas bandas muito legais com vocalistas barítonos. algumas até me deixaram surpreso quando meu professor falou....

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Vale lembrar que o mais importante é cantar direito.

João Ferr
Veterano
# jan/08
· votar


Rock69

Cara, o Christhian e o Cantante que gritem se eu falar uma merda muito grande, mas os baritonos tem muito mais recursos pra pegar notas altas (falsetes e adjacências...) do que os tenores para as notas mais graves. De certo modo, se a questão é extensão, talvez seja uma vantagem ser barítono. Um exemplo, o Coverdale cantando naquele falsete driveado dele passa facilmente pelo Robert Plant se esguelando, sacou?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


João Ferr
Sim e não. E não necessariamente... ahuahuaha

Evidentemente se o barítono trabalhar os falsetes e a passagem ficar legal, esse registro vai estar numa região interessante de se trabalhar no Rock. Mas o com o mesmo estudo, o tenor canta algumas coisas com voz plena sem esgoelar e outras com falsetes que vão mais além, por uma questão óbvia de tonalidade. O 'porém' é que falsetes mais agudos não são tão úteis quanto os falsetes do barítono (No Rock, principalmente). Apesar de não gostar, vou me tomar por exemplo. Vide os meus falsetes na Summertime da Janis Joplin que eu fiz, ficaram bastante agudos e não tem muitas outras funções dentro do meu repertório. No entanto, eu tb gravei Is this love, the deeper the love e com banda toco Crying in the rain, Still of the night... e não uso falsete. E tb não esguelo.

Em resumo: O timbre de barítonos e tenores é diferente, cada um tem a sua plástica. O mais importante é saber usar muito bem o que se tem.

Abraços!

PS: Plant usa 'muito' falsete tb. :P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Inclusive essa citação que fiz sobre o meu repertório mostra o quão secundária é a classificação vocal no canto popular. Ninguém vai deixar de cantar uma música originalmente cantada por um Barítono por ser Tenor. Ja no canto lírico, uma peça escrita pra barítono não iria ficar nada boa na voz de um tenor. O Cantante pode até falar melhor disso, mas nesse caso até as subclassificações podem ser determinantes.

No canto popular é mais importante para o professor saber a classificação do aluno do que o mesmo, por motivos de aplicação didática.

King of Terror
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Hum, eu acho legal isso de um barítono trabalhar os falsetes para alcançar notas mais altas como tenores, como você disse, se for bem feito; particularmento acho que fica muito bacana dependendo do estilo, principalmente rock e metal. Mas uma dúvida que tenho é justamente o caso contrário, existe algum trabalho similar para um tenor alcançar notas mais baixas (assim como o falsete para barítonos alcançarem notas altas), alguma técnica específica ou "artíficio"?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


King of Terror
O que determina a classificação é a tessitura, o brilho da voz e não extensão. Pode até ser que o tenor tenha notas graves mais 'audíveis', mas jamais vai soar como um barítono cantando na mesma região. Assim como o falsete de um barítono não vai soar como a voz plena de um tenor.

E não há o por que pensar nisso, ao menos que o cara vá passar a vida cantando músicas dos outros, que não foram escritas pra voz dele.

E voltamos a máxima: O importante é usar bem o que se tem.

;)

King of Terror
Veterano
# jan/08 · Editado por: King of Terror
· votar


Christhian
Concordo plenamente contigo, que cada um use da melhor forma a voz que tem. Eu gosto muito do peso da voz de um barítono cantando metal, e, ao mesmo tempo, uns enfeites com notas mais altas no meio da música (típico de melódico), o que não implica em cantá-la toda nessa região. Bem como adoro o brilho na voz dos tenores, mas seria bacana umas notas mais baixas com peso também. O que quero dizer é, usar bem a voz que tem, mas também conferir certa flexibilidade nas melodias quando cantar; colocar, ainda que em partes isoladas, alguns extremos nos agudos ou nos graves. :D

cybx
Veterano
# jan/08
· votar


Eu particularmente prefiro os barítonos no rock do que os tenores. Os tenores são mais pra metal melódico e coisas afim.

O timbre mais escuro em notas graves junto com o trabalho de encorpação do falsete fica perfeito pro estilo, pelo menos na minha opinião. Por isso prefiro os barítonos, apesar de eu mesmo ser tenor.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Eu prefiro quem canta bem eheh

King of Terror
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante
Ou isso. :)

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Eu QUERO ser barítono. Duh!

Atualmente minha extensão é baritonal, mas eu acho que sou tenor pelo timbre. Se bem que eu acho que meus médios têm bastante expressão. Existe algo entre barítono e tenor? rsrsrs Acho que eu seria o caso.

Mas bem, a respeito do tópico, eu acho que com aulas e dedicação, baixos, barítonos e tenores podem se dar muito bem em diversos tipos e estilos de música. Mas claro que cada um representa um brilho vocal maior numa determinada região. Acho que é bem no que Christhian falou: "E não há o por que pensar nisso, ao menos que o cara vá passar a vida cantando músicas dos outros, que não foram escritas pra voz dele.". Nada impede de tu cantares um determinado estilo se a tua voz está bem trabalhada, DESDE QUE as músicas sejam feitas para ti. :)

Alan_27
Veterano
# jan/08
· votar


Jattto

Existe algo entre barítono e tenor? rsrsrs Acho que eu seria o caso.

Já ouvi falar em um tal de baritenor, hehehe, agora se existe mesmo n sei!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Existe algo entre barítono e tenor?

Não os tenores são ESPADA!!!

ZeeG
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante

Alan_27
Veterano
# jan/08
· votar


Não os tenores são ESPADA!!!


kkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa!!

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante
\m/

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Cantante

Huehuahuahuh

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Existe algo entre barítono e tenor?

Sei lá, como esse fórum tem uns afrescalhados...

Mas já existiu algo entre um tenor e uma soprano por aqui...

:P

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Christhian

Tô ligado... tô ligado... hehehe

headbangersp
Veterano
# jan/08
· votar


ROCK 69.

Passei pela mesmíssima situação que a sua!. Mas estou tentanto trabalhar melhor minha voz de cabeça/falsete pra tentar cantar o que eu gosto!.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tô ligado... tô ligado... hehehe

Não tô ligado...não tô ligado.. :(

jwlopes
Veterano
# mai/12 · Editado por: jwlopes
· votar


Quanta bobagem amigos, Barítonos verdadeiros são as vozes mais privilegiadas, porque chegam ao timbre dos tenores, e descem quase ao timbre dos baixos e tem ainda com técnica a facilidade de chegar, pasmem-se ao soprano... Perguntem realmente aos professores e vocês verão. Se você realmente é Barítono, parabéns... você é um dos poucos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Barítono para Tenor