Fernando Mori - This love *Maroon 5*

    Autor Mensagem
    Yeah Baby...
    Veterano
    # dez/07


    Música do Maroon 5... O estilo soul também é bem vindo... Gosto muito mas nunca tinha cantado ...

    http://www.4shared.com/file/32463410/509c157a/Fernando_Mori_06_This_lo ve.html?dirPwdVerified=2804295b

    cybx
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Yeah Baby...

    Vc tem uma voz interessante. Gostei do seu timbre leve, mas ela precisa ser apoiada um pouco melhor. Algumas falhas de apoio que estão deixando-a fraca, e conseqüentemente, em algumas partes ela falha.

    Outra coisa que notei, foi o seu exagero em trejeitos, "Uhhhh Ohhhhh Ohhh UUuuuu" acho que vc pecou um pouquinho nisso, pq acabaram por semitonar em algumas partes.

    Mas no geral, ficou beem legal mesmo. Eu gostei. =)

    Parabéns!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Yeah Baby...
    Tudo bom?

    Dessa vez eu não curti muito não. Os seus trejeitos 'sertanejos' não me deixaram curtir... pq não combinaram com a música. Tenta melhorar esses trejeitos... que não combinam... A afinação está boa... mas vc semitonou em várias partes! Presta atenção nisso...

    Abraço!

    Yeah Baby...
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cybx
    SylvioLima


    Valeu pela dica...

    Mas heim... As falhas na voz são freqüentes, tive uma doença no nariz e só fiz a cirurgia aos 18 anos, segundo o médico se não a fizesse poderia até perder a voz... Respirava somente pela boca o que fez com q perdesse 40% das amígdalas ... Tento lutar contra as falhas, mas infelizmente em alguns tons a voz falha...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Yeah Baby...
    Velho, o começo já denunciou o que viria depois. No inicio, tá bem sertanejo cantando maroon 5, com a voz mal colocada, muito ar nas estrofes, matando a dinâmica e a interpretação toda. Tá parecendo aqueles figuras no Raul Gil, coisa de Karaokê mesmo.

    Seus registros quebram o tempo todo pra falsete, muito glissoportamento. "O" tem que ter som de "O", entende? Não dá pra fazer "O" pensando em "E", fica feio. Semitonadas por falta de apoio, outras por displicência com a afinação e algumas atrasadas de ataque, talvez por receio dos saltos de terças, já que nessa música não tem nada demais...

    Enfim, tem muito o que melhorar ainda.

    Procure aulas. Acho que seria um bom caminho.

    Abraços.

    Joseph Biesek
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Joseph Biesek
    · votar


    Yeah Baby...

    outro comentário a parte...
    o reverb do vocal esta acentuado demais, não senti nenhuma espécie de introzamento real junto com os instrumentos, além de arrumar detalhes de interpretação para deixar sua voz ainda mais PROFISSA você tenque dar uma olhada no que você coloca de efeitos na pista do vocal. Se o vocal limpo não te agrada tenta mexer no máximo questão de equalizadore's, compressor's, no máximo filtros e compressores de muiltibandas, se não chegar no ponto que você quer então o jeito é fazer outro vocal com outro timbre.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Joseph Biesek

    tenque
    Novo verbo? rsrs

    então o jeito é fazer outro vocal com outro timbre.
    Quê????
    oO

    Não acredito que eu li isso. Hahahahah
    Sem noção. -.-

    Joseph Biesek
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara, parece que tu não entende muito da situação então vou te esplicar mais certinho:

    O timbre da voz dele não ficou legal nessa gravação, da pra sentir um vazio entre o vocal e os instrumentos.
    Seria bom se ele tônificasse o grave pra dar um preenchimento, na minha opinião ele não foi feliz nessa gravação, talvez se ele gravasse outro dia teria saido melhor... afinal de contas, vocal tem dias que naum sai de jeito nenhum, você não consegue aquele timbre desejado...

    Agora Jattto, por acaso você é do tipo que canta sempre do mesmo jeito? Você sabia que é enjoativo, fora de você se limitar um monte? Nunca ouviu falar em dubladores de filmes? sabia que eles sabem muito bem alterar timbres?


    Ahh... desculpe a minha ignorância de escrever tenque...

    eu quero saber agora qual seria a sua noção em relação ao timbre?

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Joseph Biesek

    eu quero saber agora qual seria a sua noção em relação ao timbre?

    Timbre, antes de um termo musical, é um termo Físico. Que diz respeito à característica da onda sonora. É único para cada um, assim como a impressão digital.

    O timbre no canto é único. O que se faz é tentar usar máscaras na voz pra alterá-lo. Eu mesmo às vezes tento escurecer o meu em determinadas músicas. Não exagero, porém. MAS, diga-se que a boa técnica de canto mande tu não mascarares de forma alguma teu timbre, pq certamente estará sujeito a algum tipo de tensão e qualquer tensão, por minúscula que seja, é prejudicial.

    Não sou a pessoa mais indicada pra falar disso, pq não sou Físico e tampouco tenho técnica vocal/de canto. Mas tenho certeza de que o 'certo' não foge muito do que eu falei.

    O correto é deixar o timbre sair o mais naturalmente possível. (acho que alguém até me falou sobre isso há pouco tempo) Quem disse que os dubladores não prejudicam a voz deles? Aliás, prejudicam nosso ouvidos tbm, pq PQP! =\

    Se o timbre não combina com a música, paciência! Meu timbre não combina com metal ou com hard rock. As músicas que se excetuam nesses estilos são as baladas. Pq meu timbre aí fica mais adequado.

    Bom... tô com sono. Abraço! Fui.

    Joseph Biesek
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    boa noite pra você então.

    é realmente odeio filme dublado também...

    mudando o exemplo para algo mais adequado:
    Com muito treino e esforço, as vezes dom... muitos comediantes imitam o silvio santos, lombarde, o faustão, o jô(o jô soares não fica tão bom quando imitam)...
    tem gente que imita o pelé e etc... isso é alterar timbre. É mudar literalmente o jeito que você ultiliza as cordas vocais. Isso não estraga as cordas vocais.

    não acredito nessa de timbre natural, eu acredito no comodismo, na pessoa se acostumar em ter aquela voz e ficar somente naquela voz até morrer e nunca pensar em mudar para algo diferente. É claro que cada pessoa tem uma forma craniana diferente, uns são mó jaca, outros não... ai que entra a habilidade do cantor, saber lidar com as limitações dele.

    Afinal, cada um de nós possui limitações diferentes.



    YEAH BABY... qual mic você usa?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Joseph Biesek

    a sua idéia está completamente errada. Que papo é esse de que não ficou bom vai mudar o timbre?

    Então quer dizer que se o cara não canta muito bem tem que mudar a voz, assim, simplesmente, sem nenhum prejuízo e daqui pra frente ele vai cantar com outra voz e pronto. Isso não existe!

    não acredito nessa de timbre natural, eu acredito no comodismo, na pessoa se acostumar em ter aquela voz e ficar somente naquela voz até morrer e nunca pensar em mudar para algo diferente.

    Cara...pensa bem nisso que vc escreveu. Está sem noção mesmo.

    Joseph Biesek
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    meu amigo, parece que nem você também não entendeu...

    o primeiro que veio contra a minha idéia, ele disse que não existia esse negócio de mudar de timbre por que cada um nascia com aquele timbre. Isso é errado, a voz é muito versátil, é só aprender a usar. Você descobre maravilhas...

    Agora quando disse mudar o timbre, não disse mudar a forma de cantar... a mudança de timbre se dá apartir do momento que ele fizer qualquer alteração, POR MINIMA QUE SEJA...

    pode ler meus post's eu sugeri tonificar um pouco mais o grave, claro sem perder o tom real da voz dele, o feeling e talz... isso é possivel com muito treino, gravação, dedicação. Não é da noite para o dia.

    O segredo é você modelar a voz para que ela seja profissional, não é só um mic condensador e aparelhos fodas que fazem o cara, o cara também tenque ter o minimo de talento =) ... e o yeah baby tem bastante talento, mas jah que ele postou a musica dele num forum de musica tento certeza que ele procura comentários ou dicas. =)

    só quero ajudar.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Joseph Biesek

    concordo que a voz é versátil, claro, porém há uma coisa errada aqui. Timbre é o que distingue a sua voz da voz de outra pessoa, como já foi dito aqui é como a sua impressão digital.

    O que vc está querendo dizer é que vc pode-se claro fazer algumas alterações, mas tem algumas questões:

    Primeiro que mesmo que vc altere, falseteie, escureça, clareie ou faça qualquer coisa que seja, mesmo uma imitação, o TIMBRE ainda é o seu, ele não se altera, portanto o timbre não pode ser mudado. Seria o mesmo que vc tentar tirar de um violino o som de um cavaquinho.

    Outra coisa, é que em se tratando de canto, é muito perigoso e danoso se vc ficar inventando uma voz por muito tempo.
    Depois mais, pq alguém deveria alterar a voz? que se cante com a voz que se tem, se ela é boa ou não.

    Tem muita coisa para aprender antes de tentar fazer uma mudança dessa natureza.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Joseph Biesek

    É mudar literalmente o jeito que você ultiliza as cordas vocais. Isso não estraga as cordas vocais.

    não acredito nessa de timbre natural, eu acredito no comodismo, na pessoa se acostumar em ter aquela voz e ficar somente naquela voz até morrer e nunca pensar em mudar para algo diferente.

    É claro que cada pessoa tem uma forma craniana diferente, uns são mó jaca, outros não... ai que entra a habilidade do cantor, saber lidar com as limitações dele.


    Meu Deus! Quanta besteira! =\


    Afinal, cada um de nós possui limitações diferentes.
    Limitações diferentes e timbres TAMBÉM diferentes e ÚNICOS, por sinal.



    -----
    Cantante

    Eu desisto!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Cantante

    Eu desisto!



    Eu tô quase...

    Joseph Biesek
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu também hauhaua...afinal de contas, cada um com suas teorias...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Joseph Biesek



    Tudo bem. Fica aí com as suas "teorias".

    Joseph Biesek
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amigo, não vou descer no nível de vocês... vou continuar discutindo de boa.


    Existe, até mesmo aqui nesse fórum do cifraclub tópicos relacionados a timbre, falando sobre classificação de timbre e de voz, em vários tópicos se fala da possibilidade de um cantor possuir várias caracteristicas de voz diferentes, ou seja, o cantor poder se encaixar em mais de um tipo de classificação de timbre.

    É possivel com muito treino e dedicação deixar o trimbre mais escuro no caso. EU TENHO CERTEZA DISSO CARA. E tenho certeza de que dá pra controlar esses "brilhos".

    cara, até dependendo de suas emoções(alegre, triste, nervoso) seu timbre sobre alteração... vocês acham que timbre é o que?!
    Impressão digital?! Som é muito mais complexo pra alguém vir me dizer que a impressão digital do som é o timbre.

    Se leva muito mais coisa em consideração além de trimbre para formular uma Impressão digital sonora.

    Vocês parecem uma patotinha de piralhos pronta a querer arranjar discussão por qualquer besteira. Só estou escrevendo ainda por que tenho certeza que vocês não são os únicos que estão lendo ou vão ler, por isso não estou perdendo meu tempo.

    Me admira vocês dois, ao invéz de fazer uma pergunta simples do tipo "por que você falou para o cara cantar com outro timbre?" resolveram ser ignorantes...

    eu responderia:

    cantar com um trimbre mais intensificado, tentar botar mais enfasse, ficar gravando até conseguir consertar as partes desagradaveis em questão de trimbre... As pessoas que são afinadas, mas possuem um trimbre não muito agradavel podem concertar esse desagradavel com MUITA gravação...
    O timbre desagradavel é o timbre que fica ruim em uma gravação, não é toda voz que se grava... ou tem dom ou tem treino.

    Cantante outra falha muito grave sua:
    Primeiro que mesmo que vc altere, falseteie, escureça, clareie ou faça qualquer coisa que seja, mesmo uma imitação, o TIMBRE ainda é o seu, ele não se altera, portanto o timbre não pode ser mudado. Seria o mesmo que vc tentar tirar de um violino o som de um cavaquinho.

    cara, por acaso se você escurecer o trimbe você faz uma alteração de tom? ou é uma alteração no timbre? bom, a minha "teoria" diz que é alteração no timbre.

    olha, talvez eu tenha sido muito direto no primeiro post, e não tenha explicado nos mínimos detalhes o "mudar o trimbe", mas acreditava que nem era necessário, pensei que se alguém ficasse em dúvida quanto a isso fizesse pergutas e não fosse ignorantemente sarcástico.

    e por último, não preciso ficar perdendo meu tempo com vocês e essa realmente foi a minha última mensagem para responder essa mensagem inútil do Cantante que na realidade só serviu para tentar me rebaixar. Pessoas como vocês só servem para criar tumulto em uma comunidade onde as pessoas estão tentando aprender com o conhecimento alheio. Participo de outros grupos que existem pessoas que gostam de evoluir não que querer montar em cima dos outros.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Acho que o Christhian tá precisando dar uma passada neste tópico.

    Participo de outros grupos que existem pessoas que gostam de evoluir não que querer montar em cima dos outros.

    Ah... realmente... o Chis precisa vir aqui!


    Joseph Biesek

    O Cantante é um pirralho que só quer confusão mesmo, nem liga pra ele! Huehuhauahuah



    OMG... não pensei que chegaria a ler essas coisas neste fórum.

    Joseph Biesek
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu sei que o trimbre é o que faz uma voz ser diferente da outra, mas isso não quer dizer que você não possa fazer alteração no seu trimbre, levando consideração música, seria tratar o trimbre até chegar ao ponto agradavel nos monitores de som, a música pode ficar bom no fone, mas no monitor é que da para ver se o timbre é bom ou não, é no monitor que tu ve se a master presta ou não, o produtor tenque reconhecer essa falha e determinar o que o vocalista tenque fazer em relação ao timbre... A gravação do vocal tenque ser impecavel, tentar preencher uma coloração de timbre ruim com efeitos não fica legal. A melhor forma é fazer uma nova gravação depois de uma pausa de descanso, conversar um pouco esquecer que a música existe, depois quando estiver pronto denovo depois de um aquecimento faz outro vocal tonificando ou removendo as tonificações no timbre. Umas pausas assim chega a sair outra voz... Um produtor de som tenque identificar pequenas falhas que para pessoas normais ou iniciantes não tem noção... por isso que no brasil se encontra tanta Master mau feita, cheio de amador no mercado.


    eu também sei que todos nós nascemos com um timbre de voz diferente, mas se vocês não sabem ele se altera a sua vida inteira, por que afinal de contas o timbre da criança não é o timbre dos seus 13 anos, dos 30, dos 60... Pequenos detalhes TENQUE ser levados em consideração... desde um simples aveludamento.

    afinal de contas o trimbre difere a fonte de som, isso não quer dizer que você não pode alterá-lo, nós somos um pouco diferentes de um piano e um violino... =)

    Joseph Biesek
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jattto, precisa mesmo? eu que deveria te denunciar cara... =)

    patotinha no cifraclub, quem diria hein... to legal, se o moderador quiser me excluir pelo incoveniente que voce causou to legal, afinal nem pretendo mais postar, não na seção canto pelo menos.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Joseph Biesek

    Na verdade ele precisa passar aqui pra te dizer que todo mundo se ajuda e alguns evoluem com comentários de terceiros e ninguém fica pisando em ninguém como tu disseste. As críticas construtivas aqui fazem este fórum de Canto grande há algum tempo já.

    Não queria que o Chris passasse aqui como moderador, mas como usuário comum e sempre presente neste fórum, que ele ergueu nos últimos tempos ajudando, aí sim, como moderador, mas não menos como usuário tbm.

    Existem outras coisas além de opiniões, chamadas convicções e isso é por muitas vezes discutido por aqui.

    Mas nem vou me prolongar mais, porque sinto que vou ser outra vez mal compreendido.

    Não posto mais aqui por um simples motivo: cansei. Meu 2008 começou maravilhoso e vai terminar assim.

    Abraços!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Jattto
    Cantante
    Joseph Biesek
    Ok, vamos resolver isso numa boa e civilizadamente.

    Joseph Biesek
    Velho, o fórum de canto, diferentemente dos outros fóruns do Cifraclub, é um lugar onde dificilmente alguém posta na base do 'achismo'. É um excelente lugar para se entender o que é possível sobre canto através da internet, sem exageros, sem exercícios milagrosos, sem formulas mirabolantes.

    Isso se deve a uma série de fatores. Entre eles, a conduta que todos os usuários daqui adotam. Como lhe disse, não há 'achismos' e quando aparece algo que não é correto ou que possa comprometer ou distorcer um cantor iniciante, é logo rechaçado, principalmente quando o autor prega ter tanta 'certeza' a respeito. Sei que as vezes exageramos (me incluo nessa), mas acredite: Não há outro lugar na internet em que você vai encontrar um público tão qualificado quanto aqui.

    Bom, feito o prefácio, vamos ao mais simples. Você me parece um cara bacana, bem intencionado em ajudar e com ótima vontade em postar. Não queremos que deixe de postar, mas acredite, cantar não é baseado em 'teorias' e sim na prática e em estudos sobre a voz, isso já há séculos. Existe basicamente uma maneira de se cantar: Com saúde. E partindo dessa premissa, não tem muito o que inventar: Cantar é simplesmente usar o que você tem, da melhor maneira possível, tanto pra quem ouve, quanto para sua própria saúde.

    Enfim, como o Cantante explicou, até há a possibilidade de se 'colorir' ou 'mascarar' a voz, mas o timbre não se altera jamais. Isso por motivos fisiológicos: Como lhe disseram, é exatamente como uma impressão digital. Lembra daqueles filmes em que vc vê portas que abrem ao escanear uma íris ou ao reconhecer a voz? Pois é, a freqüência fundamental (que é o timbre) da sua voz JAMAIS pode ser alterada ou copiada. O que é possível de se fazer para mudar a voz já foi explicado, mas é contraproducente à saúde vocal.

    Entenda que isso não é uma teoria. É fato. O Cantante, que lhe postou a explicação inicial é cantor profissional, professor de canto lírico e estudioso da voz há muito tempo, talvez mais do que a idade de alguns aqui. Eu sou professor de canto e músico profissional tb, há 12 anos. O usuário Jattto é bastante assíduo no fórum e se interessa muito por canto, acompanhando a postagem e aprendendo muito tb. São pessoas que sabem do que estão dizendo e não apenas teorizando, entende?

    O que estamos lhe dizendo não é algo que possa ser debatido ou mesmo que possa ser contestado. É a mesma coisa que dizer que a pentatônica tem cinco notas e ponto final, entende? É um fundamento do canto, lógico e incontestável, assim como 2 + 2.

    Eu entendi a sua postagem. Você está se referindo a escurecimento de voz, impostações diferenciadas, utilização de ressonâncias pra dar mais brilho ou menos. Mas creio que vc se confundiu na terminologia. Ou se não se confundiu, aproveite para agregar informação: Timbre não se modifica. :)

    Sobre a postagem antiga desse fórum, simplesmente desconsidere 90% dela. Em analogia, acreditava-se que a terra era quadrada, que o sol gira em torno da terra e que os deuses falam aos mortais através de seus poucos escolhidos.

    Enfim, vamos continuar postando sempre em alto nível, ok?

    Jattto
    Cantante
    Eu tb entendi o lado de vocês, mas acho que houve um grande mal entendido aqui. Apesar de ter dado a impressão de ele ter sido jocoso com o lance da "teoria", não acho que tenha sido a intenção. Vamos procurar pensar mais em respiração diafragmática, afinal é um excelente remédio pra essas horas. :)

    Abraços a todos! Feliz ano novo!

    :)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Joseph Biesek
    Lendo sua postagem com mais atenção, se substituir a palavra 'Timbre' por 'Pegada' fica mais dentro do contexto.

    :)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Joseph Biesek
    Joseph, continuando o esclarecimento, dublagem não tem nada a ver com cantar. Perceba que fonoaudiologos não são professores de canto. =)

    Alterar a voz para imitar o Pelé, por exemplo, é característica de imitadores e não cantores. Esse trabalham com máscaras e principalmente 'trejeitos' de voz. Não confunda, ok?

    Abraços.

    Yeah Baby...
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    YEAH BABY... qual mic você usa?


    O B1 da Behringer.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    O Cantante é um pirralho que só quer confusão mesmo, nem liga pra ele! Huehuhauahuah

    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! :o)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: membro
    · votar


    Amigo, não vou descer no nível de vocês

    Vocês parecem uma patotinha de piralhos pronta a querer arranjar discussão por qualquer besteira.

    resolveram ser ignorantes...

    e por último, não preciso ficar perdendo meu tempo com vocês

    O pessoal pode falar o que quiser, mas eu nem cheguei perto de usar frases como essas aí de cima.

    Não acredito que esse usuário vá dar alguma contribuição daqui pra frente, mas enfim...vamos ver no que dá. Eu estou descrente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fernando Mori - This love *Maroon 5*