Como cantar Belcanto

    Autor Mensagem
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07 · Editado por: membro


    Pra quem tem dúvida sobre o que é cobertura, passagio para a voz de cabeça, o Pavarotti demonstra ao piano um pequeno trecho e ainda mostra um vocalise, aliás que eu acho ótimo e sempre faço.
    Tudo muito interessante e com três dos melhores cantores que o mundo já viu.



    e a parte dois:



    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Cantante
    Muito bom!!! Gostei mesmo!!!

    Linn
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Wow, muito legal Cantante!
    Assisti duas vezes aqui. Eu sou ainda (bem) leiga em canto lírico/bel canto, mas deu pra ter uma noção geral de algumas coisas.

    :D

    Wrvieira
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Wrvieira
    · votar


    Cantante

    Nossa, que phoda! Obrigado pelos vídeos!

    Achei engraçado mencionarem que cantar algumas coisas com o peso da voz de peito soa deselegante... hehehe É um outro nível...

    Agora, desculpem a minha ignorância, mas ainda estou engatinhando nas técnicas vocais. Pelo que entendi, o belcanto tem muito a ver com fazer as passagens corretamente. Porque cantar determinadas notas com voz de peito pode ser prejudicial, além de deselegante (gostei disso...) É isso mesmo?

    Outra dúvida que me surgiu: o Pavarotti menciona que um tenor deve sempre cobrir os F# e os G. Não entendi muito bem o porquê dessas notas especificamente...

    EDIT: Acho que o 2° vídeo não está mais funcionando.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Esse inglês do Pavarotti tá pior que o meu hehehe...

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Wrvieira
    EDIT: Acho que o 2° vídeo não está mais funcionando.
    aqui funcionou normal... =)

    Cantante
    Muito legal! Mas o que eu mais curti mesmo foi o assovio do Pavarotti!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Wrvieira

    Porque cantar determinadas notas com voz de peito pode ser prejudicial, além de deselegante (gostei disso...) É isso mesmo?

    Outra dúvida que me surgiu: o Pavarotti menciona que um tenor deve sempre cobrir os F# e os G. Não entendi muito bem o porquê dessas notas especificamente...

    Simplesmente porque são essas as notas da região de passagem da voz de peito para a de cabeça num tenor. Alguns em fá, outros fá #, Sol, dependendo o tipo de voz (lirico - ligeiro - dramático etc).

    Fica deselegante (tb gostei disso) poruqe fica mais parecido com um grito, fica muito aberto e perde o foco.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Danckor Vallence Buriok

    além! de tudo o cara era bom nisso também, eheh.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Essa do "deselegante" foi pra matar né, apesar de ser uma vertente com certas coisas muito legais, eles são bem "fechados" no seu horizonte pelo visto.
    Pensei que o canto não fosse tanto que nem os instrumentos, nunca me esqueço no dia fui em um workshop de musica classica, onde antes de começar a apresentação um dos musicos foi "brincar" tocando cello com os dedos e foi quase "humilhado" pelo maestro, que disse que o que ele estava fazendo era ridicularizar uma arte nobre e blabla.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    RickSalve

    Não é questão de ser "fechado", é que esse é um tipo de arte que tem regras rígidas e que gostem ou não perdura. Ainda hj se canta Mozart, se canta Verdi, Donizetti. Não são coisas que fazem sucesso 1 semana e depois somem.

    Agora, gente esnobe e abestada tem em tudo qto é lugar. Eu conheço maestros que dá nojo só de olhar, qdo abre a boca então...cruz credo.

    A questão do deselegante tb está ligada a questão técnica. È assim que deve ser feito. Se não for desse jeito, pode ser tudo, menos belcanto - canto lírico.

    Exemplo: vai cantar Mozart como se canta Verdi pra ver que nhaca que fica.

    cybx
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Que porra! O Pava mando um assobio com whistle? Foi isso mesmo?? Hahahahahahahaha... O cara era foda!

    Wrvieira
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante
    Simplesmente porque são essas as notas da região de passagem da voz de peito para a de cabeça num tenor.

    Nossa, é mesmo, nem tinha me ligado... hahaha Que estúpido...

    Valeu!

    Danckor Vallence Buriok
    aqui funcionou normal... =)

    Putz, pior que quando eu tentei, não consegui ver. E aqui na firma o YouTube tá bloqueado. Agora só em casa mesmo...

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante
    Eu entendo, mas essas "regras rigidas" que pelo menos pra mim, são de certa forma "bestas", quem disse que um cara que não canta nessas regras possa colocar tanto ou até mais emoção em um aria do que um cantor com grande curriculo?
    Pra mim pelo menos, até na música classica o que mais prezo é a emoção, é igual um concerto para piano, existem pianistas que são tecnicos ao extremo que deixam de perder o contato com a "alma" da música.
    Concordo quando você diz que não é o tipo de música que dura uma semana apenas, porém vale lembrar que muitos compositores aclamados na musica classica, são lembrados justamente por quebrar regras e criarem novos horizontes para a música.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    quem disse que um cara que não canta nessas regras possa colocar tanto ou até mais emoção em um aria do que um cantor com grande curriculo?

    Isso é fantasia. Se não canta nessas regras está fazendo qualquer outra coisa, menos o que pediu o compositor.
    Isso só é aplicável em música popular.
    Muitos já tentaram inovar, até alterar as orquestrações de Bellini por exemplo por acharem muito pobre, mas desistiram, porque o resultado é sempre inferior.

    Como diria o grande filósofo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Não acho que quebrar regras seja de todo ruim, mas em lugares onde podem ser quebradas. Nesse caso, essas regras "bestas", como vc diz, são essenciais para não deturpar, o que modificaria totalmente um estilo já consagrado, e com que objetivo? Se fosse uma coisa ruim, que não tivesse dado certo, aí tudo bem, mas deu certo...e como!

    Wrvieira
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Wrvieira
    · votar


    RickSalve
    Eu entendo, mas essas "regras rigidas" que pelo menos pra mim, são de certa forma "bestas", quem disse que um cara que não canta nessas regras possa colocar tanto ou até mais emoção em um aria do que um cantor com grande curriculo?

    Desculpe, mas eu vou discordar de vc, cara. Essas regras "bestas" são paradígmas na música clássica. É como o Cantante falou, tem que fazer assim, senão está fazendo outra coisa.

    Eu estudei um pouco de violão clássico e lá também existem várias regras quanto à colocação do violão sobre a perna (apoio), dedos que irão dedilhar as cordas, etc. Tais regras parecem chatas à princípio, mas com o passar do tempo, vc descobre que, além de serem regras do próprio estilo, na verdade, elas facilitam a sua vida sobremaneira.

    Então, a mesma coisa se aplica para o canto lírico. Em música clássica, não existem "versões", na minha opinião. Ou vc interpreta a música da forma que o compositor a compôs, ou estar-se-a fazendo outra coisa que não música clássica.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante e Wrvieira

    Eu entendo o ponto de vista de vocês, porém não concordo.
    Visto que hoje em dia os grandes compositores classicos trabalham criando trilhas sonoras em sua grande maioria, pois eles não inovam ao ouvido do público.
    Saber teoria e "regras", é sempre bom, mas dizer que são "fixas e determinantes" para uma boa apresentação ao meu ver é um erro.
    Porém, novamente repito que compreendo o pensamento de vocês.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    RickSalve

    mas qual seria a proposta então? modificar por exemplo a maneira de se cantar Mozart? ou no belcanto, Donizetti? sinceramente eu não saberia como. Talvez por isso eu não seja um gênio, eheh.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante
    Eu realmente não sei, pois também não sou um "gênio", mas quando resolvi comentar minha opinião sobre o comentario do Pavarotti foi justamente por acreditar que devido a esse "tradicionalismo" muitos musicos que poderiam inovar na musica classica acabaram por se acomodar e a seguir a um padrão, é minha opinião pessoal, cada um tem a sua, mas creio que acima de tudo deve estar a criativade, vale lembrar uma citação que ouvi a muito tempo atras de um amigo músico, ele disse: "Ouvi a algum tempo uma frase que definia muito bem o que é criativade, ela dizia: Criatividade é rearranjar o que se sabe para descobrir o que ainda não se conhece"

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    RickSalve

    entendo a sua posição apesar de que ela não se aplica nesse caso. O comentário do Pavarotti tem a ver com uma questão técnica na verdade que é referente a fazer a nota coberta para que não fique gritado. É a essa elegância que ele se refere.
    Quando ele diz que se vc não cobrir determinadas notas pode ser um cantor fantástico mas não realmente um tenor.

    A questão aqui é essa, mas acabou indo para o lado da limitação, que eu não compreendo como limitação porque no canto lírico é usada a voz plena em toda a sua capacidade.

    Para quem tem dúvida disso que faça aulas e começe a pegar um repertório de ópera pra ver que é muito mais radical do que se imagina.
    Não radical de esforço físico, mas como é difícil atingir resultados satifatórios. Mesmo sendo um talento, leva anos.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante

    Tambem entendo sua posição mas ainda acho que fechar um regra, que você será classificado como X apenas se seguir tal linha é muito "limitação", pro meu ponto de vista, mas cada um sabe o quer deseja né.
    Mas voltando ao assunto do topico, o Pavarotti tá bem "novinho" neste video hein, vendo o video lembrei daquela ultima apresentação publica e televisionada que ele fez, onde claramente já desgatado pela doença creio eu, ele fez um esforço maior para cantar Nessun Dorma, alguém viu essa apresentação?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Muita gente desceu a lenha porque a ária foi cantada meio tom abaixo, coisa que em ópera não é permitido, visto que não é canção. (uma regra!).

    Mesmo meio tom abaixo é visível o esforço. Imagino eu o que ele não deve ter pensado ao pelo menos conseguir chegar até o fim da ária.

    È impressionante a qualidade da voz do homem, mesmo nesse vídeo velho.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante

    Sim, apesar de diferentes visões, até o Pavarotti teve que quebrar um regra, e veja o que foi reclamado foi justamento resultado do "tradicionalismo", ao meu ver, exagerado.
    Mas deixando esse assunto de opiniões de lado, eu achei uma apresentação com bastante verdade, na época que eu vi não estava a par dos problemas, pensava que era mais um concerto como outros milhares dos quais ele já cantou, tanto que estranhei a mudança de tom, porém quando procurei informações do porque disso, fiquei sabendo dos problemas e realmente entendi que não era apenas uma emoção de momento, ele tava cantando a verdade dele naquele momento, até a letra da aria combinou com o momento.



    Mudando de assunto, um maestro "diferente" que eu admiro pelas suas particularidades é o Bobby McFerrin:
    *pra quem não conhece ele gravou "Don't Worry, Be Happy" que virou hit nos anos 80, quem não lembra dos assobios =)


    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Sim, apesar de diferentes visões, até o Pavarotti teve que quebrar um regra, e veja o que foi reclamado foi justamento resultado do "tradicionalismo", ao meu ver, exagerado.

    Meu, eu acho que vc só poderia entender essas questões se fizesse aula de canto lírico por um bom tempo. Sem isso fica difícil ter uma base para discussão a respeito.
    Não é tradicionalismo apenas, é respeito ao compositor! Ópera é obra completa com personagens definidos e árias que ilustram o momento e os sentimentos DO personagem. Mudar isso em qualquer grau é inaceitável mesmo. Não foi a toa que Puccini escreveu aquilo daquele jeito, naquela tonalidade.

    A Sarah Brightmann cantando Nessun Dorma por exemplo é patético, ridículo e absurdo, pois é personagem masculino com todo um contexto, mas ela faz, não é proibido por lei, ela faz, e fica um lixo.

    Não me leve a mal, mas vc teria que vivenciar esse mundo lírico de regras "exageradas" para poder compreendê-lo melhor. Tenho certeza absoluta que a sua opinião mudaria completamente.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante

    Eu já fiz piano classico, e realmente na parte instrumental da musica classica, que é a parte que mais conheço realmente, a obra original é bem detalhada pelos autores justamente para ser o mais próximo possivel da original, tanto que no começo das aulas de piano, eu dificilmente conseguia a intensidade das dinamicas pedidas, porém mesmo assim acredito que se é necessario e não quebra toda "magia" da obra como o que acontece com a Sarah, que eu já vi e realmente fica no minimo estranho, eu acho que mudanças são válidas.
    Música pra mim é uma coisa universal, esse tradicionalismo que cito vale pra todos estilos, já quebrei muita cabeça com um antigo amigo compositor de MPB que tinha um pensamento muito fechado ao meu ver com relação a composição, então eu sou meio assim para todos os estilos.
    Meu pensamento, é que toda lei ou regra, deve ser avaliada e se possivel porque não reinventada?! Visto que Mozart tocou musica sacra fora dos "dominios religiosos" e foi de inicio muito criticado e depois ganhou reconhecimento publico e de autoridades pelo seu talento nato.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Bom, eu tenho algumas idéias de execução de canções que fazem o caminho inverso. Dar uma leitura mais clássica a alguns clássicos da música popular. Imagino que seria interessante, mas certamente iria receber muitas críticas.

    Por enquanto é uma idéia que já mostrei a alguns professores(as)de canto (uma delas renomadíssima no Brasil), mas ainda não me arrisquei a fazer não.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cantante

    Eu acho legal esse tipo de coisa, pra mim toda iniciativa criativa é bem vinda, quando você tiver ou quiser mostrar alguma coisa, manda ai que eu pelo menos irei ouvir sem nenhum "tradicionalismo" em mente, só ouvindo pela pura magia da música =)
    Falei "bonito" agora :P

    Abraço cara, vou indo nessa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como cantar Belcanto