Dúvidas e curiosidades

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # jul/07


    Olá, pra começar devo dizer que não canto, não sei nada de técnica vocal, eu frequento mais o fórum de guitarra. Tenho interesse em aprender um básico de canto por pura curiosidade como músico mesmo, acho que é importante (tudo que vier é lucro).
    Mas infelizmente eu não tenho tempo ou grana pra aulas de canto no momento. Já faço aulas de violão, guitarra e percepção musical. Essa última envolve solfejo e o professor é regente de alguns corais, apesar de não cuidar da parte técnica. Mas sei que ele manja alguma coisa, então pretendo pedir uma ajuda básica pra ele. Mas por enquanto, quero as opiniões de vocês.
    Então, aqui vão minhas dúvidas:

    -Sei que o normal é cantar sem fazer esforço algum, e que sem o direcionamento correto posso ter sérios problemas com a minha voz. A pergunta é: se eu cantar sem nenhum esforço (mesmo que errado), ainda assim eu tenho risco de ter algum problema?

    -Algumas coisas são mais fáceis de se cantar num volume mais alto, ou o normal é conseguir cantar qualquer coisa com qualquer entonação, em qualquer volume?

    -O único 'esforço' que eu sinto que faço às vezes é na barriga, acho que meio no diafragma. Não chega a incomodar ou doer, e só faço isso em casos específicos, acho que quando subo um pouco a afinação, mas sem 'forçar'. Isso é um problema?

    -Para solfejar, eu 'invento' uma tônica e simplemente canto à partir dela, pra ficar confortável pra a minha extensão. Se eu começar a me forçar a subir ou descer mais do que geralmente consigo, posso ter algum problema na voz? Como se faz pra expandir a extensão vocal?

    Acho que é isso. Quero saber o que eu posso aprender sem aulas sem ter nenhum tipo de problemas posteriores. Além de vocês, vou pedir ajuda ao meu professor de solfejo e vou ligar pra um amigo que faz canto lírico desde que a Dercy era virgem, o que vier é lucro! Obrigado desde já pela ajuda e paciência de ler isso tudo, desculpem pelo texto enorme!
    Abraços

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07 · Editado por: membro
    · votar


    Quero saber o que eu posso aprender sem aulas sem ter nenhum tipo de problemas posteriores.

    Na verdade bem pouco ou praticamente nada. Sempre vai ter um preço a pagar se não souber como fazer da maneira correta.

    È assim.

    Minow
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cantante
    Mas sem fazer esforço, mesmo assim posso estar forçando minha voz?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    Cantante
    Mas sem fazer esforço, mesmo assim posso estar forçando minha voz?


    Pode, porque vc até pode conseguir cantar de um modo não-saudável durante um tempo e não sentir nada de estranho. O problema é que depois de um tempo vc não consegue mais cantar como antes e nem sabe a razão. Esse é o grande problema.

    Minow
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cantante
    Entendo.
    Que chato. O jeito vai ser pegar aulas quando entrar na faculdade.

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    é muito importante um fonoaudiologo para acompanhar
    conhecer bem a região da caixa de ressonância
    e aprender os exercíos de aquecimentos.

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O grande maestro do nosso corpo é o cérebro e dele parte todos os impulsos (ordens) a serem obedecidos pelos órgãos. Conclusão, o estado de espírito é fator determinante na hora de soltar a voz. Então, você terá dificuldades em entrar no palco sabendo que seu cunhado bateu com seu carro. Do mesmo modo, não faria melhor se soubesse que acertou o grande prêmio da mega-sena (e quem iria ao palco depois de um prêmio desses?).
    Como já dissemos, a concentração define a afinação. Isso porque a distração faz o cérebro perder o controle da vibração das cordas vocais – que é coisa muito sensível. Além do mais, se as cordas não forem bem adestradas não produzem o som esperado. Por isso que tem gente que não tem afinação; não tem controle sobre os órgãos.
    Se você é um deles e quando quer cantar um “A” sai um “Ô”, esqueça seu passado e se prepare para sua nova carreira.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    O grande maestro do nosso corpo é o cérebro e dele parte todos os impulsos (ordens) a serem obedecidos pelos órgãos. Conclusão, o estado de espírito é fator determinante na hora de soltar a voz. Então, você terá dificuldades em entrar no palco sabendo que seu cunhado bateu com seu carro. Do mesmo modo, não faria melhor se soubesse que acertou o grande prêmio da mega-sena (e quem iria ao palco depois de um prêmio desses?).
    Como já dissemos, a concentração define a afinação. Isso porque a distração faz o cérebro perder o controle da vibração das cordas vocais – que é coisa muito sensível. Além do mais, se as cordas não forem bem adestradas não produzem o som esperado. Por isso que tem gente que não tem afinação; não tem controle sobre os órgãos.
    Se você é um deles e quando quer cantar um “A” sai um “Ô”, esqueça seu passado e se prepare para sua nova carreira.


    Esse texto foi copiado de onde?

    Minow
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    jr sound
    Valeu cara, mas como eu disse, não tenho a pretensão de ser 'cantor'. É só uma coisa a mais pra estudar, por pura curiosidade.
    Legal o texto.

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    www.studiomel.com

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    e tambem não sou OOOOOOOOO cantor mas to vasculhando os ensinos pra ver se eu aprendo mais,quero ouvir mais sobre o assunto,debatendo
    a gente aprende.

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Dicas Para o Vocalista - Postura, Percepção e Respiração


    Introdução

    O canto é composto por várias partes: Respiração, articulação, percepção, técnica e interpretação. Antes de entrarmos detalhadamente em cada uma delas, vamos a algumas considerações gerais que são importantes e também fazem parte do ato de cantar:

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    A postura corporal é muito importante neste ponto, pois quando cantamos precisamos sentir segurança, apoio, que não vêm, desta vez, de fontes externas, como um diploma ou uma conta bancária farta, e sim do nosso próprio corpo. Distribuindo o peso do nosso corpo entre os dois pés, observando em seguida um encaixe perfeito da cintura pélvica (quadril), em equilíbrio com os ombros e mantendo um ângulo de 90 graus para o queixo, podemos aproximar-nos de uma figura em equilíbrio. Mantenha ainda os joelhos levemente flexionados, e tenha certeza que a velha postura militar de peito para frente, barriga para dentro, joelhos para trás e calcanhares afundados no chão é extremamente desconfortável, falsa e prejudicial à saúde, pelas altas tensões musculares proporcionadas...... depois eu passo o resto.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    jr sound
    Não fica floodando com ctrl+c e ctrl+v, bele?

    Se for escrever um texto, que seja seu, pois reprodução de texto de terceiros sem a devida citação de fonte não é legal.

    Abraços.

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    se voce já sabe e quer guardar pra ti um abraço xará o importante é passar pra quem não sabe. a internet foi feita pra isso ,e se tu tiver algo melhor mostre.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07 · Editado por: membro
    · votar


    se voce já sabe e quer guardar pra ti um abraço xará o importante é passar pra quem não sabe. a internet foi feita pra isso ,e se tu tiver algo melhor mostre.

    xiii....meu. Vc não entendeu nada.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    jr sound
    Realmente, vc não entendeu nada.

    * Copiar o msm texto em vários tópicos é contra as regras.
    * Usar texto de terceiros sem citar a fonte, é deselegante e fere os direitos de propriedade intelectual.

    No mais, esse msm texto que vc colou, já andou circulando por aqui.

    Eu sugiro que vc leia as regras novamente, para se certificar de que sua postagem esteja de acordo com o que determina o senso comum, entre os usuários do fórum, no que diz respeito a conduta.

    Abraços.

    cybx
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: cybx
    · votar


    Xará foi foda... Fica ligeiro mlk, se não eu vo te estraga mermão... TE ESTRAGA

    ahuahuahuaa

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    me perdoe se eu não entendi,mas eu procurei não achei esse mesmo texto ,se voce me falar em qual tópico que esta será mera coincidência porque eu tenho o resto da matéria e agora eu não posso escrever enquanto eu não souber fico te aguardando pra não da confusão,blz?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    jr sound
    Eu creio que estava em uma das mil apostilas já espalhadas pelo fórum.

    Mas repetir um texto antigo não é problema. O que é contra as regras é, como eu te citei, usar o msm texto em vários posts usando "copiar e colar" e, como tb citei, usar texto de terceiros, sem citar a fonte.

    Sinta-se livre para postar! Basta observar os sinais dos usuários mais experientes, que, em geral, eles indicam o caminho do que pode estar fora do senso comum de postagem do fórum.

    Abraços.

    jr sound
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    valeu christhian ! nunca tive e nem vou ter essa intenção de copiar o que já foi escrito seria falta de senso da minha parte, mas as matérias são tiradas de um próprio estudo meu baseado em várias apostilas que eu tenho ,mas mesmo assim te agradeço.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    jr sound
    Não por isso. Já deu pra perceber sua vontade de contribuir e isso é totalmente bem vindo!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas e curiosidades