Como trabalhar ritmo

    Autor Mensagem
    184486
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: 184486


    Olá gente, vcs sabem algum tipo de exercicio que trabalhe o ritmo em uma pessoa sem ritmo?

    Este é o estado de minha mãe... ela tem uma linda voz, é afinada, mas a questão do ritmo é que ela tem problema... é muito dificil passar para ela o que eu percebo sobre o ritmo.. não sei o que fazer...

    Há alguns anos ela fez aula de canto... mas só durou 6 meses, e a professora só trabalhou mais respiração... essas coisas... exercicios...

    Por exemplo cantando em grupo ela consegue cantar no ritmo, pois ela acompanha as pessoas... mas se ela cantar sozinha com instrumento (bateria, piano ou violão), n tem ritmo certo, os musicos que se virem!!!
    Mas se ela treinar muito um play-back ou com instrumento, muiito mesmo (com risco de erros) até pegar por osmose, ai sim ela canta até legal. Ela se sente muito segura cantando com alguma pessoa com ritmo.
    O problema dela é como se ela adiantasse, ou alongasse uma ou mais notas musicais desnecessariamente. Ela pensa que esta certo, n tem percepção de ritmo...

    O sonho dela é cantar com ritmo... e eu gostaria de ajuda-la, nem que seja um pouco, a perceber o ritmo. Alguem sabe alguma maneira de ajuda-la? Os professores de canto geralmente estão preparados para trabalhar esse tipo de problema?

    184486
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    :(

    Minow
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    184486
    Porque ela não faz uma aula de solfejo?

    Ps: não entendo nada de técnica vocal.

    carolzinhah
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    184486

    compra um dakelis negócinhus axo q eh o metronome..eu tinha um quando cemecei..me ajudou mto...

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Não seria o caso de iniciar teoria musical, para ela aprender a ler partituras e ter noção de contagem de tempos e ritmo? quem sabe utilizar metrônomo para evitar correr ou atrasar, e bem proporcionar o tempo das notas (se bem q é um saco usar metrônomo com voz, mas eu uso de vez em quando).

    Mento077
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu sou horrivel nisso tb. Tempo, Ritmo, Andamento.

    Nao tenho o "dom". Tenho q treinar até sair certo.
    É meu maior problema por sinal.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    Usa o Método Bona.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    184486
    Cara, acho que a única solução é ela cantar mesmo com um acompanhamento e alguém mostrando pra ela o tempo das notas. Diminua o andamento de uma música, cante só uma estrofe em stacatto e vai mostrando quando começa cada nota, depois cante sem stacatto pra que ela perceba quando acaba cada nota. Mostre a ela como fica uma música conhecida cantada ou tocada com todas as notas durando o mesmo tempo e começando exatamente após a anterior... pegue "Parabéns pra você" mesmo e faça isso... ela vai perceber que a música ficará completamente estranha. Por esses contrastes, talvez ela possa perceber com mais facilidade.

    Acho que você vai ter que fazer isso muitas vezes com ela. Não sei se é o caso dela aprender a ler partitura agora, mas é interessante que ela perceba que cada nota tem um tempo de duração dentro de um compasso. Aliás, é bom trabalhar com ela músicas com compassos simples tipo 2/4, 3/4 e 4/4. Coisas bem simples mesmo!

    Se você tem percepção de ritmo, com o tempo tente mostrar pra ela que é possível fazer variações com o tempo das notas sem sair do ritmo, mas só depois dela já ter pego algumas noções com as coisas simples.

    E não se esqueça que não adianta ela pegar as coisas por osmose, ela tem que perceber por si mesma (claro que você tem que dar as dicas e guiá-la), senão não vai compreender. Ela tem que construir a ideia de ritmo. E, cara, na boa, até trabalhar com palmas vale a pena logo no início.

    Um abraço e espero ter ajudado em alguma coisa. =)

    ramon_cp2
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu já acho que é mais uma questão de treino e sabedoria do que de dom. Apesar de haver algumas pessoas com mais facilidade e outras com menos para ritmo.
    Trabalhe com ela os compassos 2/4, 3/4, 4/4 , e compassos compostos também.
    Convide mais umas pessoas e faça uma roda(pelo menos com 4 pessoas). Marque um tempo com palmas e vá passando na roda o tempo correto.
    Por exemplo unm compasso ternário: a primeira pessoa marca o primeiro tempo, a segunda marca o segunda a terceira marca o terceiro e a quarta marca o primeiro. sacou?
    Depois dificulte as coisas colocando mais regras para interferir na atenção e concentração como se a pessoa que vem depois da pessoa que deve bater a ordem deve girar ou coisas do tipo.

    Espero ter ajudado..
    Abraços

    smdjacklima
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Visite meu site:

    Regras do Fórum Cifra Club
    3. É proibido!
    3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;
    3.2. Flood e Spam;

    Leopold
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    smdjacklima

    Propaganda não né.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como trabalhar ritmo