Voz desgastada = normal?

    Autor Mensagem
    cybx
    Veterano
    # mar/07


    Eh normal ficar com as cordas vocais tensionadas e "desgastadas" depois de fazer 30 min de vocalizes?? Ou isso eh sinal que estou fazendo errado, por exemplo, com a laringe, em vez de usar apoio..

    Pq toda vez q faco, fico meio q "rouco" com a voz desgastada..

    Por favor, me deem uma luz =P

    vlw!

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Seria essa voz meio q rouca, sinal tb de q estou evoluindo-a? Tipo musculacao, qnd vc sai do treino, seus musculos estao doidos pq vc esforcou-os, mas ao mesmo tempo significa q eles estao crescendo...

    Vick Vaporub
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    30 min de vocalizes
    Cara, pra quê tudo isso?

    Seria essa voz meio q rouca, sinal tb de q estou evoluindo-a?
    Não... é sinal que você está danando-a.

    Não abusa tanto velho, vai te causar sérios problemas.
    Falou.

    floor jansen
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx

    de forma alguma....não é normal...vc com certeza está forçando....como estáo o seu posicionamento d cabeça e pescoço?

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Vick Vaporub
    30 min de vocalizes
    Cara, pra quê tudo isso?


    No livro q faco meus exercicios diz que o normal de uma aula eh por volta de 30 min, o livro Canto Uma Expressão da Tutti Baê...

    Não... é sinal que você está danando-a.
    Ok, vou rever como estou realizando-os com o meu professor...

    floor jansen
    de forma alguma....não é normal...vc com certeza está forçando....como estáo o seu posicionamento d cabeça e pescoço?
    Blz cara, valeu! Mas axo q o meu posicionamento esta normal, axo q eh falta de apoio mesmo, axo q estou jogando a voz pra garganta em vez de "empurrá-la" com o diafragma... Que seria o certo a se fazer, correto?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    cybx
    Leia a MP que lhe mandei.
    Abraços.

    Lenine Matos
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    CYBX
    Cara, o apoio é fundamental para que se desgaste.Bem uma coisa que eu aprendi que é muito simples,por exemplo:se vc vai a uma academia de musculação malhar Bíceps durante seis meses com certeza vc ira ,apos esses meses, ter mais força e mais resistencia.Mas se vc parar durante uns 2 meses o que acontece?Vc perderá o que ganhou , n total mente mas significativamente.O diafragma como as pregas Vocais tambem são um musculo vc n pode querer cantar por duas hora pois vc n tem tonificação e nem resistencia para isso, então o que acontece, se vc não estar com apoio certo n tem resistencia, por mais que vc queira n vai conseguir cantar sem desgastar... Então o Segredo é aprender com um profissional ate um ponto onde vc não prescise mais de um e ai chega o momento de vc treinar, treinar e treinar.

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Christhian
    Nao consigo ler MPs... Alias nao consigo nem acessa-las... Como q faco? Procurei, procurei, procurei e nada.. Esse tipo de organizacao do forum eh meio q confuso, nao eh claro pra qm nao sabe mexer...

    vlw!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    cybx
    Clica aqui, entra com o seu e-mail de usuário e senha e le a msg.

    =)

    Vick Vaporub
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx
    No livro q faco meus exercicios diz que o normal de uma aula eh por volta de 30 min, o livro Canto Uma Expressão da Tutti Baê..

    Eu acho que é muito começar com vocalizes de 30 min., ou não?

    Diego MG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx
    Eu tenho tb este livro e o cd que o acompanha! se eu nao me recordo o livro fala para começar a fazer uns 20min! Os 30 e para quem ja esta treinado ou com ajuda de um professor!

    Vc faz a primeira parte do cd ou faz as duas partes?

    Cansei de fazer as vocalises faz um tempão que eu não faço! estudar sozinho e muito chato!

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Diego MG
    Entao, axo mto cedo pra fazer os vocalizes de menor, faco soh os de maior para adquirir experiencia e pro meu cerebro gravar bem os intervalos... Mas faco 30 min de boa... Eh soh pedir orientacao pro seu professor de como realiza-los e repoduzi-los em casa por 30 min...

    Se o seu jeito de executa-los for igual ao que vc faz na frente do professor, axo q nao tem problema nao!

    floor jansen
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx
    o certo é treinar apoio, exercícios de respiração e fortalecimento do diafragma....se ficar jogando a voz para garganta vai danificar suas pregas....

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    floor jansen
    O problema eh q eu sei usar o diafragma... Mas axo meu timbre tao feio qnd jogo a voz toda pro diafragma... Ela nao fika clara e bonita como qnd eu jogo pra garganta um pouco...
    Eh normal o timbre ser um pouco feio qnd se esta comecando a aprender a cantar soh com o difragma?

    E outra, nao consigo cantar com volume baixo qnd uso o diafragma totalmente...

    Isso eh normal?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    cybx
    O problema eh q eu sei usar o diafragma...
    Cara, vai por mim.. 15 anos que eu canto e ainda não sei tudo o que meu corpo pode me proporcionar. Acredite, desgaste é sempre sinal do seu corpo pra algo errado.

    Abraços.

    floor jansen
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx
    timbre é timbre...o q é feio para um, pode não ser para outro...é normal qdo não sabemos colocar a voz ela sair nasalada, rouca, estridente, arranhanda, fanha, enfim....

    o fato d vc jogar a voz na garganta vai prejudicar suas pregas vocais pelos atritos , só podemos cantar usando o diafragma.....agora vc sabe o q é cantar pelo diafragma??? é simplesmente saber usar o ar para soltar nossa voz pelas caixas ressonadoras d nosso corpo...então se vc sabe usar o diafragma, como já disse faça exercícios d apoio para controlar suas saídas e retidas d ar....com o tempo vc vai saber como colocar a voz...daí resolve inclusive o problema do volume q sua voz sai....vc deve estar soltando muito ar, e forçando o baixo-abdomem muito para baixo e bruscamente....

    vc tem acompanhamento vocal???

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Christhian
    To ligado, eu quis dizer eh q sei qnd to usando o diafragma e qnd to jogando pra garganta entende? Nao sei controla-lo bem, mas sei qnd estou usando-o...

    floor jansen
    Tenho sim. O que acontece eh exatamente oq vc falou, sinto uma contracao mto brusca no meu abdomen, mas nao no baixo, e sim no de cima... Vou tentar fazer os vocalizes de uma forma mais suave porem sem deixar de usar o diafragma..

    Vc nao sente NADA da tua voz na garganta? Pq eu consigo fazer, meio q sem controlar bem mas faco, uma voz de garganta, uma voz de garganta/diafragma (a q eu considero mais bonita) e uma voz de diafragma... Saca? Nao jogo tudo pra garganta, mas jogo um pouco soh, pra controlar a afinacao e nao sair tao esganissada...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07 · Editado por: membro
    · votar


    Voz de diafragma é ótimo!

    Vc diz que controla, que joga a voz na garganta pra ela não ficar esganiçada, etc.

    Ora. Fazer vocalizes durante 30 minutos, sozinho, mesmo tendo aula, já é maluquice. Não adianta seguir livro nenhum, nem desse nem daquele. Quem tem a obrigação de saber isso é o professor e certamente diria pra deixar o livro na estante. O professor é que vai dar os exercícios adequados e acompanhar para que a execução seja correta, porque não adianta nada fazer exercício errado e pior, achando que esá fazendo certo.
    Quem tem um bom professor não tem esse tipo de dúvida. Ou o professor não é bom ou o aluno não confia no que está fazendo e acaba pondo em dúvida o trabalho.

    O que estou querendo dizer é que não é possível ter esse tipo de dúvida quando já se tem um professor acompanhando. Então algo aí não está correto.

    E, voz apoiada na garganta é defeito, é erro técnico, é prejudicial para a saúde vocal. È diferente quando se tem estrada e vc controla a situação colocando o efeito da maneira mais saudável possível, do que fazer isso quando se está começando.

    E finalmente. Fez vocalize e ficou rouco? está errado!

    Tome cuidado.

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cantante
    Hmmm entendi... Vlw pelas dicas!
    Os vocalizes q eu faço, e o livro q uso sao os recomendados pelo proprio professor...
    Eh q ele me recomendou usar somente o diafragma mesmo q o timbre fike mais "feio".. Eh oq vou fazer entao..

    Eu jogo pra garganta por teimosia de nao gostar de qnd estou apoiado totalmente no diafragma entende?

    Mas entao vou começar soh usar o diafragma, q pelos vocalizes meu timbre será "ajeitado" e nao fikará mais tao feio como eu axo q fika... correto?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Na verdade sempre tem que se cantar com o apoio bem feito. Isso é essencial, faz parte do que é cantar. Aliás é um dos requisitos básicos para se cantar bem e por muitos anos sem que a voz decaia.

    Se vc não gosta do som que está saindo o problema está no ponto de ressonancia. A gente sempre canta em cima do som fundamental, por exemplo quando vc faz um mmmm (faça mmmm, mas na sua cabeça imagine estar fazendo NIIIIIIII) a voz está no seu ponto ideal. Em cima desse som fundamental é que vc irá apenas articular as palavras, mas sempre será no mesmo lugar TANTO para os agudos como para os graves o ponto é o mesmo e também para qualquer estilo que se vá cantar.

    Linn
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Linn
    · votar


    No livro q faco meus exercicios diz que o normal de uma aula eh por volta de 30 min,
    Nesses 30 min vc não só canta, mas faz exercícios de respiração também. ;)

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cantante
    To ligado, eu canto usando esse som fundamental ai mesmo, forçando soh o diafragma... Vo ver se melhora fazendo corretamente os vocalizes por um tempo... Ai se mesmo assim eu continuar nao gostando do som eu vejo melhor ql eh o prolbema...

    TARUGO
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Oi,sou novo aqui ,estou aqui para ajudar sou prof.de canto popular, o que vcs precisarem e so perguntar que no possivel eu ajudo

    lefabi@bol.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz desgastada = normal?