Vocalizes X Relaxamento

    Autor Mensagem
    cybx
    Veterano
    # mar/07


    Descobri ultimamente q vibrato tem relaçao com controle/relaxamento da laringe... To conseguindo desenvolvê-lo, porém quando eu vocalizo, parece q depois tenho mais dificuldade de realizá-lo...

    Isso seria pq os vocalizes tensionam a laringe em vez de relaxá-la? E se esse for o caso, como eu faria para relaxar?

    Obrigado desde já!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07 · Editado por: membro
    · votar


    Depende.

    Quais vocalizes? e principalmente...estão sendo feitos da maneira correta?

    Cada exercício tem a sua função. Foco, projeção, ajuste, flexibilidade e etc.

    Se feitos da maneira certa e com acompanhamento, a voz desenvolve, caso contrário...

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Vocalizes de impostaçao de voz... Os primeiros do livro Canto Uma Expressão da Tutti Baê...

    Faço com acompanhamento do meu professor... Mas oq eu gostaria de saber eh se eles deixam a laringe tensionada...

    Esses vocalizes de flexibilidade sao para um "relaxamento"?? Ou seja, uma das formas para desenvolver vibrato?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Eu não conheço esse livro.

    O que posso dizer é que tudo depende como se faz determinado exercício. Não se pode usar por exemplo um exercício que tenha como função apenas focar, dar precisão no I, por exemplo, como trabalho de extensão porque cria uma tensão desnecessária e prejudicial.

    Certa tensão sempre haverá em todos eles. Os exercícios de agilidade saõ exatamente para "soltar" a musculatura, porque é impossível vc conseguir fazer certo se estiver forçando.
    Ex: um vocalize com A e que ultrapasse 1 oitava, digamos de dó 2 até fá3, executado em grande velocidade é impossível de fazer corretamente se vc estiver com a voz na garganta.

    Basicamente são esses exercícios de agilidade e que trabalham mais de 1 oitava é que dão essa flexibilidade, fazendo com que o vibrato se mostre naturalmente.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx
    Vc tem q tomar cuidado com os métodos q vc usa pra estudar canto, e tb se os faz sozinho.

    Pode ser q esteja sim tensionando as pregas vocais ao invés de aprender a relaxá-las.

    Depende mto da vocalize q vc está aplicando para a sua voz. Comece com métodos para iniciantes. E depois ao longo do tempo vc vai aumentando.

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Barbara Jolie
    Pq eh o seguinte, meu professor falo q nao eh bom fazer vocalizes todos os dias... Pra fazer 1 dia sim e otro nao, e eh oq eu to fazendo...

    Porem, no dia q eu faco os vocalizes, dpois de faze-los eu tenho dificuldade de fazer vibrato...
    Jah no otro dia q nao faco, faco vibrato normalmente...

    Estranho ou normal?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07 · Editado por: membro
    · votar


    Não há nenhum problema em fazer vocalizes todos os dias.

    O que vc não pode é fazer um monte.

    Eu sempre estudei todos os dias.

    Tanto fazendo os exercícios passados pela fono, quanto o trabalho de canto.

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Hmm, entendi.
    Mas tem alguma relacao o tensionamento com a dificuldade de faze vibrato?
    Pq ai vo ver com meu professor alguns pra relaxamento...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cybx
    Mas tem alguma relacao o tensionamento com a dificuldade de faze vibrato?
    Tem sim!!!

    E este teu professor, te acompanha a qnto tempo?

    Vc q conhece sua voz q deve avaliar os exercicios q sao bons pra vc. Seu professor pode nao o conhecer mto bem.

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Barbara Jolie
    Me acompanha a 4 meses.. Por isso q vo pergunta pra ele.. vlw! =)

    cybx
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Existe algum vocalize de relaxamento q vcs possam me indicar?

    .L-oO
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Isso awe...!!

    cybx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não acredito que esse tópico foi ressuscitado com um post tão idiota.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    O cara entrou com o pé esquerdo. Tá na moda ultimamente.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    bah...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Vocalizes X Relaxamento