Centralizar ou deixar Estéreo?

    Autor Mensagem
    rimaddor
    Veterano
    # mar/07


    Bom minha dúvida é, eu gravo a voz do som, mas é melhor deixar ela "centralizada" ou deixar estéro? Ou seja, dobrar a voz e deixar nos dois lados da caixa, L e R. ??? Espero estar sendo claro.. rsrsrs.

    Abraço.
    Obrigado.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Hummm... é uma dúvida que eu tb tenho!

    BozoCareca
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Bem, alguns softwares de remoção de voz o fazem considerando que a voz esteja centralizada. Alguns não funcionam com certas músicas, então eu suponho que também se faça no L/R.

    Ainda assim, acho que é mais comum no centro. Ou muito pelo contrário.

    []'s

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    rimaddor
    Mixagem é 100% experimento. Vc precisa tentar várias situações e usar diversos monitores diferentes como referência, se possível.

    Eu gravo minha voz já em dois canais.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    rimaddor
    Apesar que, sinceramente, nao entendi a diferença. Se ela estiver centralizada, vai estar uniformemente nos dois canais.

    Abraços.

    João Ferr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Apesar que, sinceramente, nao entendi a diferença. Se ela estiver centralizada, vai estar uniformemente nos dois canais.

    Ia escrever exatamente isso...

    rimaddor
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Apesar que, sinceramente, nao entendi a diferença. Se ela estiver centralizada, vai estar uniformemente nos dois canais.

    Sim concordo, então, a dúvida é, na hora de gravar é feito somente uma gravação estéreo onde já se centraliza a voz no L/R ou seria melhor gravar primeiro jogando para L e depois para R e então mixa para centralizar??? Entenderam? rsrsrs...

    Pq assim, qnd eu vou gravar voz, escolho gravação estéreo, dae qnd gravo a voz, ele já centraliza jogando nos dois canais. certo?! Mas ouvindo algumas musicas parece q são feitas duas gravações uma para o canal L e outra para o canal R, isso a mesma gravação... e depois mixam.

    Como vcs gravam? Acho q respondendo isso fica mais facil pra eu entender... e obrigado desde já pelas respostas.. =D

    João Ferr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    rimaddor
    Sim concordo, então, a dúvida é, na hora de gravar é feito somente uma gravação estéreo onde já se centraliza a voz no L/R ou seria melhor gravar primeiro jogando para L e depois para R e então mixa para centralizar??? Entenderam? rsrsrs...
    Dá no mesmo...

    Pq assim, qnd eu vou gravar voz, escolho gravação estéreo, dae qnd gravo a voz, ele já centraliza jogando nos dois canais. certo?! Mas ouvindo algumas musicas parece q são feitas duas gravações uma para o canal L e outra para o canal R, isso a mesma gravação... e depois mixam.
    Geralmente, é uma voz, gravada em estéreo. Aí vc copia essa voz e cola numa outra trilha, um pentelhésimo adiantado, só pra não ficar perfeitamente em sincronia. Joga uma voz 70% pra esquerda e outra 70% pra direita... Acho que é isso que vc queria saber...

    rimaddor
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Geralmente, é uma voz, gravada em estéreo. Aí vc copia essa voz e cola numa outra trilha, um pentelhésimo adiantado, só pra não ficar perfeitamente em sincronia. Joga uma voz 70% pra esquerda e outra 70% pra direita... Acho que é isso que vc queria saber...

    Hummmm, exatamente isso João, muito obrigado, sanou minha dúvida...
    Então só fazer isso q vc falou nas vozes e depois mixar no instrumental? =z

    Só mais uma coisa, isso é praste em todos os sons profissionais? Sabe me dizer?

    Obrigado!

    João Ferr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    rimaddor

    Como o Chris falou, mixagem é experimental... Tem banda que usa muito isso, outras nem tanto. Hard Rock, geralmente é sem isso, só com muito reverb, Metal tb. Uns sons mais alternativos que usam mais. Tipo, conhece Live? Os caras fazem muito isso.

    rimaddor
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ah sim, João, entendi...
    E no caso do rap? Vc conhece tbm?

    Pq eu tenho um grupo de rap gospel, depois se puder ouvir nossos sons e dar a opnião se vc acha q está bom, ou precisamos aplicar essa técnica q vc me disse.. dá uma escutada nos sons, o end é www.myspace.com/dcristo.

    Valew.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Centralizar ou deixar Estéreo?