Vocal Chuck Schuldiner

Autor Mensagem
    Atila_Guitar
    Veterano
    # fev/07

Olá, eu sou novo por aki, e queria pedir uma ajuda pra galera....

estou querendo fazer uma banda de "tributo" ao DEATH

sou guitarrista, não acho nenhum vocal q preste....

decidi então q eu mesmo vou cantar... agora se fosse possivel, queria uma ajuda de vcs...

alguem jah ouviu ele cantar, pode me dizer alguma tecnica vocal, pra cantar dakele jeito??

é meio q um gutural rasgado....

obrigado desde já,
    Átila.

Atila_Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar

me ajudem por favor!!!

felipecfh
    Veterano
    # fev/07
    · votar

Atila_Guitar
    Fala cara!
    Meio que não existe uma técnica ao certo pra conseguir cantar como ele cara...
    Até hoje ninguém sabe ao certo explicar como é feito esse tipo de vocal, pois Chuck faz de uma forma, Anselmo faz de outra, Alexi Laiho faz de outra...É uma coisa muito loka...Eu consigo cantar dessa forma que o Chuck canta, mas isso zoa muito a garganta, mais do que cantando Pantera e Trivium por exemplo...
    Cara, vai tentando ai, ve um jeito melhor ai que não agrida tanto sua "guéla", rs...
    Não existe formúla mágica, tipo "faz dessa forma"...Pois pode ser que pra mim não fala tanto mal, mas pode ser que pra vc faça muito.

Abraços!

Atila_Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar

eu uso muito a garganta, fode d+, saio do ensaio rouco...

Valew aew felipecfh!

Zapata
    Veterano
    # fev/07
    · votar

Atila_Guitar
    eu uso muito a garganta, fode d+, saio do ensaio rouco...

Então pare imediatamente de fazer.

Atila_Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar

e o que eu irei fazer ?

Zapata
    Veterano
    # fev/07
    · votar

Treinar, não sair cantando. Deve ser difícil achar um professor que ensine isso especificamente, mas procure também. O que importa é: começou a machucar? Pare.

Lex Vox
    Veterano
    # fev/07
    · votar

Nao tem como cantar gutural sem zuar a garganta. Ou você assume o risco e sai fazendo até a voz acabar de vez, ou aprende canto e não urra mais. Acho que isso é um treco meio fisiológico. Tem uns caras que urram como uns malditos (vide vocal do testament e o Vitor do Torture Squad) e não se estrepam, e tem outros que nem urram tanto assim, como o própr Phil Anselmo e acabaram com a voz (é só ouvir o Cowboys e o Superjoint pra ver a diferença). é um risco que vc corre meu velho, vc quem sabe!

Atila_Guitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar

ah, então de qualquer jeito eu vou foder minha voz ?
    aff, mas é o jeito....

John Arch
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: John Arch
    · votar

O negócio é q dá pra fuder mais ou menos a garganta, inclusive pq msm cantando limpo mta gente se estrepa por aí. Por exemplo, cantar notas mto agudas ou mto grves para a sua tessitura pode prejudicar mto mais do q um gutural bem natural. Eu tenho uma amiga, q nunca mandou um rasgado na vida. Só cantava lírico, mas cismava de cantar peças q exigiam classificações q não eram a dela. Teve uma fenda vocal e tá há 2 anos se tratando, sem poder cantar. O meu irmão já cantou mto black e death metal, e até ele descobrir um jeito "saudável" de fazê-lo, fez mta merda, mas msm assim, o máximo q ele chegou a ter foi uma faringite

D qquer maneira, discordo plenamente dessa história d q o vocal do Phil Anselmo seria menos urrado, menos gritado. De onde eu vejo é um dos piores tipos de gutural possíveis para a garganta. Cantar igual ao kra do Dimmu Borgir, por exemplo, é mto menos danoso à garganta do q akeles berros do Phil. Mas é só a minha opinião.

felipecfh
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: felipecfh
    · votar

John Arch
    D qquer maneira, discordo plenamente dessa história d q o vocal do Phil Anselmo seria menos urrado, menos gritado. De onde eu vejo é um dos piores tipos de gutural possíveis para a garganta. Cantar igual ao kra do Dimmu Borgir, por exemplo, é mto menos danoso à garganta do q akeles berros do Phil. Mas é só a minha opinião.

Concordo cara! O Phil é insano...rsrsrsrs...
    Eu que o diga, quando tinha banda tocavamos Cowboys From Hell, que é mais rasgada, mas tbm mando os outros sons deles, e falo que o bagulho é foda de cantar...Até hoje, depois de quase 3 anos "estudando" a voz do Phil não consigo mandar algumas músicas como ele manda.
    Falta gogó pra conseguir, xD

Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/07
    · votar

John Arch
    Já ouviu Russel Allen (do Symphony X)? O cara faz drives, e usa técnica de gutural pra mandar uns rasgado muito loko... e tem uma das vozes limpas mais bonitas que já ouvi, é pesada, mas é muito bonita. Enfim, ele consegue por o feeling que quer na música, e muitas vezes com "guturais saudáveis"!!!

Homem Cueca
    Veterano
    # mar/07
    · votar

Guturais altos...

ao contrario do que dizem, sim existem meios de se conseguir fazer esses lances...são técnicas que se usam sim...não existe uma tecnica 100% correta para guturais, mas com certeza com o estudo de drives isso já melhora muito.

um cara foda nesses lances por aqui é o eduardoclark

eu tinha um audio dele por aqui, ele explicando os tipos de guturais...

Villts
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Villts
    · votar

Gutural é zuado.

Drives agudos são foda, as minina paga um pau.

Guturais queima o filme =P

Hauehauhaeuhe

Mas falando sério... alguem aqui ja ouviu de The Used?

Eu nunca vi cara cantar como ele, na música Back of Your Mouth, ele faz berros nervosos e não chegam a ser guturais from hell, mas uns berros que acho que não zoam toda a garganta... e muito foda!

felipecfh
    Veterano
    # mar/07
    · votar

Villts
    AHhahahahhah, cara, esses berros fodem tanto quanto guturais...
    Vide o cara do Linkin Park...Aquele puto perdeu alguns % da voz por conseqüência desses berros.

eduardoclark
    Veterano
    # mar/07
    · votar

O seu Danckor Vallence Buriok me passou o link do tópico, tô afastado do fórum ultimamente... valeu cara!!

Enfim...
    Homem Cueca, obrigado por me citar.

Sendo direto: gutural é como qualquer vocal. Mas, tem MUITO mais risco de fuder com a voz sim. Porém, conheço mais casos de cantores "normais" que tiveram calo na garganta, do que de cantores guturais.
    A questão é como fazer. O principal é nunca fazer nada que machuque, doa, coce, etc. Claro que vai se errar para achar a maneira certa, mas nunca deve-se persistir no erro, treinar muito tempo quando sabe-se que está forçando demais ainda, etc.
    Lembremos que a voz é controlado por músculos, logo, o preparo é como se fôssemos ateltas. Assim como esportistas precisam treinar e se cuidar muito para não fazer nada que o extremismo de exigência que fazem de seus corpos não traga problemas, ou que traga o mini mo possível, quem canta deve fazer o mesmo, no gutural mais ainda.

Garanto que há como cantar sem ter nenhum problema, e existem várias "técnicas" para isso, o problema é que esse tipo de anto não tem nem 30 anos, enquanto o canto "normal" tem séculos de técnica e estudo na música erudita e popular.

Uma das coisas principais, que diferenciam todo vocal que tanha drive (seja ele "limpo" ou "gutural") é que as pregas vocais secam muito mais rapidamente do que no canto comum. Isso faz com que haja atrito, e cause os problemas conhecidos. Por isso, uma das coisas mais importantes é beber água, ou um suco cítrico, mais vezes ainda do que se estivesse cantando normal, pra deixar a garganta sempre "lubrificada".

Aqui tem uma gravação que fiz pra explicar sobre o vocal do Lamb Of God, e a base é a mesma do que o vocal do Death, apesar de ter outras particularidades.. mas espero que ajude:

http://www.4shared.com/file/10518323/9c309f66/Eduardo_Clark_-_Lamb_Of_ God_Vocal.html

Indico tb uma comunidade no Orkut, participo lá e tem muita gente boa se ajudanddfo, trocando idéias e discutindo sobre o assunto.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=711256

E por último, se quiseres conferir o material da minha banda, dá uma olhada (e escutada!):

http://www.myspace.com/unmaker
    http://www.unmaker.net

Espero que tenha ajudado de alguma maneira!!

Keep Rockin' People!!! \m/

Homem Cueca
    Veterano
    # mar/07
    · votar

Villts
    The Used??

Cara, voce me cita EMO por aqui??!

Aquilo lá num é referencia de voz não...aheuahauheauhea...

eduardoclark
    =)))

Eu vejo suas coisas la na comunidade de guturais direto, apesar de eu não postar.

=))

Atila_Guitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar

eduardoclark
    valeu ai cara, vou ouvir os arquivos...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Vocal Chuck Schuldiner