desenvolvendo a poetica musical

    Autor Mensagem
    marcelgtvcbx
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: marcelgtvcbx


    muito bem... n sei c esse topico c encaixa legal aki no forum de canto mas resolvi criar esse topico para q aqui ocorram "discuções" sobre poetica musical, e como esse trabalho geralmente sobra pro vocalista acho q os frequentadores do forum de canto seriam os + interessados, por isso escolhi fazer esse topico aki, vale postar letras e poesias musicais de sua autoria, ou nao, bem como postar duvidas sobre poesias e temas, podem utilizar tb esse forum para abordarem diferentes tipos de ideologias, desde q logico, essas ideologias n ofendam o semelhante para evitar brigas e discuções desnecessarias, bem ta criado, vou começar a discuçao com uma pergunta q da nome ao topico, alguem ae sabe o q eh poetica musical???

    Facchini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Um comentário paralelo, os caras do X-Japan tem umas letras que pela amor de Deus, são sensacionáis, os negos são muito poetas... PQP.

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    po intao cara nunk vi uma letra deles.. ateh conheço o som, um power metal q eu particularmente acho muito massa, bem quanto ao q significa poetica musical, bem segundo me ensinaram e o estudo da letra da musica, isto engloba metrica, rimas, tecnicas de desenvolvimento de temas, fonemas, e tudo relacionado a letra da musica.
    negos são muito poetas...
    achei q eles eram japoneses hauhauahauh zuera

    ae tem algumas letra do X-japan q vc gostaria ae de compartilhar com a gente ae do forum???

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/06
    · votar


    marcelgtvcbx
    Cara, eu pessoalmente não sou um compositor de mão cheia, mas tenho uma certa experiencia para passar.

    É importantíssimo que todos os membros da banda sempre participem de todo o processo criativo, inclusive para ajustes de andamento, compassos, progressões, etc. A composição em si, deve respeitar, como vc citou, algumas regras de métrica e predominantemente a estrutura da composição deve oferecer rimas. Um soneto* pode ser a base de criação, pois é uma composição altamente regrada qto a métrica e ajuda muito no senso músical do cantor.

    * Soneto: Composição métrica com o msm numero de sílabas em todos os versos e estruturalmente apresentam começo, meio e fim (Intro, Desenvolvimento e Conclusão).

    Abraços.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Escrever letra de música com métrica é foda... Rafael Bittencourt faz isso muito bem, mas os caras do Dream Theater e do Iron de vez em quando saem completamente das regras...

    As letras do MetallicA do álbum ...And Justice For All são muito interessantes em termos de métrica (eu acho), mas a pronúncia é muito cabulosa. Já o Nirvana é um exemplo de como não fazer uma letra de música.

    Cazuza e Renato Russo, pra mim, são a base de quem quer escrever letra decentemente...

    =)

    Vick Vaporub
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Rafael Bittencourt faz isso muito bem

    Sim... era o que eu ia dizer... Rafael só pode ter feito um trato com o demo porquê as músicas que ele compõe são fodas, além de tudo, nas letras...
    Me identifico com muitas. Principalmente da fase do Matos.

    As músicas do Kamelot também têm letras boas.
    Outro que escrevia muito bem é Tom Jobim
    Vinicius de Moraes... um monte aí :D

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Cazuza e Renato Russo, pra mim, são a base de quem quer escrever letra decentemente...
    excelentess letristas, eu ainda acrescentaria o lenine q eu acho genial

    Christhian
    eu tb acho importante todos os integrantes de uma banda participarem desse processo criativo porq acho q ele flui + rapido, dependenu do grau de intimidade musical q essa banda tem, mas dificilmente vc ve um baterista preocupado com a letra da musica ou ideologia a ser desenvolvida, geralmente eles querem saber de tempo, compasso e ritmo, no caso dos guitarristas querem saber de solo e harmonia, muitas vzs quem se preocupa com o q sera falado eh o vocalista, no caso das rimas n acho q elas sejam de uso obrigatorio (como nada na musica eh hehehe), mas com certeza rimas inteligentes e bem elaboradas enriquecem muito a composiçao, n entendo pq um forum como esse n tem uma parte dedicada ao estudo da letra de musica, esta parte, pra mim eh metade da musica, pq na minha opiniao c vc tem uma letra muito boa mesmo q sua musica for razoavel (no minimo afinada obvio heheh), sera uma obra criativa interessante, pelo menos essa eh a minha opiniao...

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tietagem a parte sempre fui fan do rafael e talz... acho ele um excelente compositor justamente pq ele eh um musico completo

    Facchini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ae tem algumas letra do X-japan q vc gostaria ae de compartilhar com a gente ae do forum???

    Claro marcelgtvcbx.
    Essa daqui me chamou MUITO atenção.

    Voiceless Screaming

    I'm drowning in sadness
    Falling far behind
    I feel there is just no way out
    Is there anyone there? Where am I?

    Insanity and loneliness
    Tear my painful heart
    Broken heart keeps on going to beat
    But it never stops bleeding

    I've been waiting for love to come
    Someone who wants to touch me inside
    Memories of my yesterdays

    Careless words and deeds
    Masquerade of love
    Gotta find my way outta here

    I was blinded be dark desire
    Over time I've been through it all
    I'm crying my share of tears

    What can I do
    Will I make it through
    I must be true to myself

    Voiceless Screaming
    Calling to me inside of my heart
    Voiceless Screaming
    Now is the time I got to speak out

    Voice of faith, I'm starting to realize
    Now my eyes can see
    I have gone so far
    I'm feeling breath of life

    And I'm looking for love to reach
    Someone I want to touch deep inside
    Light shines on my sight of doubt
    Don't be afraid
    Move forward one step
    Willing mind is what I have found at last

    Voiceless Screaming
    Calling to me inside of my heart
    Voiceless Screaming
    Now is the time I got to speak out

    Voiceless Screaming
    Calling to me inside of my heart
    Knockin' on my soul's door
    I belive in myself and trust what I do

    Voiceless Screaming
    Pain of the past still hurts me inside
    Knockin' on my soul's door
    I climb the stairs that lead me to Heaven

    ___________________
    Não sei se pra você isso fará algum sentido, mas eu, a algum tempo atráz tava digamos que na merda... Essa música além de ser bonita, me tocou e de certa forma se "expressou por mim", me marcou bastante...

    Tradução:

    Grito sem voz

    Eu estou afundando em lágrimas
    Ficando para trás
    Eu sinto que não tem como fugir
    Tem alguém aí? Onde estou?

    Insanidade e solidão
    Partem meu coração dolorido
    Coração partido continua a bater
    Mas nunca pára de sangrar

    Eu estou esperando meu amor aparecer
    Alguém que quer me tocar por dentro
    Lembranças do meu passado

    Palavras e ações sem carinho
    Disfarce do amor
    Tenho que achar minha saída

    Eu estava cego por causa de desejos obscuros
    Com o tempo eu passei por tudo isso
    Estou chorando minha parte das lágrimas

    Que posso fazer?
    Eu irei conseguir?
    Tenho que ser sincero comigo mesmo

    Grito sem voz
    Chamando-me dentro do meu coração
    Grito sem voz
    Agora é a hora que eu tenho que falar

    Voz do fé, eu estou começando a perceber
    Agora meus olhos podem ver
    Eu fui muito longe
    Eu estou sentindo a respiração da vida

    E pelo amor eu espero alcançar
    Alguém que eu queira tocar no íntimo
    Luz clareia a minha visão da dúvida
    Não tenha medo
    Dê um passo a frente
    Mente disposta é o que eu encontrei finalmente

    Grito sem voz
    Chamando-me dentro do meu coração
    Batendo na porta da minha alma
    Eu acredito em mim e confio no que eu faço

    Grito sem voz
    Sofrimento do passado ainda me machuca por dentro
    Batendo na porta da minha alma
    Eu subo as escadas que me levam para o Paraíso ...

    Ta lá :]
    Por isso defendo o feeling ser algo pessoal.
    O que eu sinto com essa música, vocês podem sentir exatamente o oposto e pah...

    Vick Vaporub
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Deusa do Fogo - Mudança Gentil

    Eu vejo o brilho de seus olhos
    Guardando meu rosto futuro
    O clima lá fora está agradável
    Mas eu vou ficar em casa
    Esperando pela chuva

    Lembranças de quando éramos jovens
    Desejando tanto ser mais velhos
    Agora você olha para o passado
    O único caminho à seguir

    Acendendo outro cigarro
    Parecendo tranquilo enquando desmorono por dentro
    Dizer "oi" para as pessoas como se disesse "adeus"
    Rindo mas querendo chorar

    Mudança gentil de marés
    Dias que estão por vir
    Os espíritos de um novo horizonte caem
    Sobre velhos sonhos

    Parado aqui, gritando para a tempestade
    Como a vida poderia ser perfeita
    Bem, então as paredes tem que cair
    Pra que venham novamente

    Mudança gentil de marés
    Dias que estão por vir
    Os espíritos de um novo horizonte caem
    Sobre velhos sonhos

    Bem longe de vista
    Escondidos na neblina
    Os espíritos de um novo horizonte
    Caem sobre velhos sonhos.

    Essa letra + feeling do Matos = lictös.

    felipecfh
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Olhem a minha letra!

    Esse lugar

    Sempre saio a noite
    Em busca de mim mesmo
    A noite fria desse lugar
    Congela meus pensamentos

    Perdido no mar de ilusões
    A procura do meu eu
    A àgua desse lugar
    Afoga meus sentimentos

    Esse lugar no meio do nada
    Não sabe que estou aqui
    Perdido nas suas dependências
    A procura do seu fim

    O homem sem sombra
    Caminha na escuridão
    A vida neste lugar
    Não tem mais salvação

    Sem vida, sem nada
    O homem caminha
    Na sua longa jornada
    Até a sua casa

    Esse lugar no meio do nada
    Não sabe que estou aqui
    Perdido nas suas dependências
    A procura do seu fim

    É uma letra simples, tem uns anos que fiz...

    Facchini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    felipecfh

    Bota uma melodia e grava amigo :]
    Fica mais fácil de enxergar o que você quis dizer com a letra ^^

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Facchini
    pra mim faz muito sentido sim, gosto de letras q parecem te ajudar a te levantar como esta, feeling eu tb concordo q eh pessaol dae q, na minha opiniao, vem a particularidade de cada musico :)
    Vick Vaporub
    Essa letra + feeling do Matos = lictös
    o q eh lictos??
    vc q escreveu essa letra.. parece q tem uma influencia do dickson na forma de c expressar hehe
    felipecfh
    vc quer q comente???

    felipecfh
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Facchini
    Bota uma melodia e grava amigo :]
    Fica mais fácil de enxergar o que você quis dizer com a letra ^^

    Ela já tem melódia, mas na época que eu fiz, criei ela com uma pegada meio CPM22, Detonautas, ahuauhauhaa, é pq quando eu tinha banda a gente só tocava isso velho, CBJr., essas modinhas, então saiu meio pra esse naipe.
    Mas vou mudar a melodia dela, criar umas linhas de metal, hauhaahaua!
    \m/

    marcelgtvcbx
    Se vc puder e quiser comentar! Agradeço, rs!

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    felipecfh
    muito bem, tudo q vo escrever aki sao criticas para vc poder aperfeiçoar suas letras segundo o meu ponto de vista, que n eh uma verdade absoluta, vc pode discordar ou q q outra pessoa, todos sabemos q musica eh algo muito pessoal intao fica muito dificil fazer criticas construtivas sem o autor se sentir ofendido, quero deixar aki enfatizado que em nenhum momento estarei julgado sua letra como olbra artistica, gosto de deixar isso claro, por isso t perguntei c vc gostaria de ler o comentario, bem vamos la:

    bem o titulo e o refrao eu achei muito bom, apesar de achar q na palavra dfependencias vc poderia ter escolhido uma + poetica, n sei t dar alguma sugestao pois poderia mudar o direcionamento q vc queria para a letra mas talvez c vc substituisse a frase por outro ou encontrasse um sinonimo bacana na minha opiniao seria um bom caminho,

    nas estrofes tomar cuidado com o A (acho q eh artigo q chama heheeh, n tenho certeza) por exemplo: A agua, A procura , A vida, isso acaba empobrecendo a letra entende,
    Na sua longa jornada
    Até a sua casa

    aqui tb acho q vc poderia substituir casa por um sinonimo, tipo morada, pra valorizar as rimas, achei bastante melancolica sua letra, mas acho q faltou um pouco de vc explorar + o tema, descrever + detalhes, achei q ficou muito vazio, a ideia eh boa mas acho q vc tinha q dar uma retrabalhada nisso ae q falei pra vc acima, bem essa eh minha opiniao, espero q tenha ajudado :)

    felipecfh
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    marcelgtvcbx
    Valeu ai rapaz pela análise completa.
    Fiz esta letra na época q tinha uma banda de músicas próprias, e pela melodia, que é bem pop rock manja, comercial, rsrs...
    Então ficou por isso mesmo...Mas tenho outras letras...
    Depois posto aqui!

    Abraços!

    Phantom Of Death
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    marcelgtvcbx

    no caso dos guitarristas querem saber de solo e harmonia, muitas vzs quem se preocupa com o q sera falado eh o vocalista

    mas e se o guitarrista tbm for vocal? =D
    tpw, tem q se preocupar com a letra, a métrica, e ainda por cima não esquecer q algumas coisas fica dificil de toca e canta, portanto tem q ter um certo ritmo q interligue um pouco pelo menos a guitarra e a voz (por exemplo, pra mim eh impossivel tocar e cantar back in black...)

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    felipecfh
    Mas tenho outras letras...
    Depois posto aqui!

    demoro pra isso q eh o topico heheh :p
    Phantom Of Death
    eh realmente quando c toca e canta vc tem muito + responsabilidades do q quando faz soh 1 das coisas, eu ja toquei e cantei em uma banda e foi dificil pra fazer os arranjos e cantar, pq naum queria q caisse nem o nivel tecnico da voz, nem o da guitarra, agora c vc treinar com afinco tenho certeza q consegue, :)

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: marcelgtvcbx
    · votar


    uma das melhores formas de escrever eh lendo muito, mas alem disso, requer disciplina como q q outra coisa q vc for fazer na sua vida, c vc toca 1 instrumento por exemplo (creio q todo mundo aki toca pelo menos 1 neh hauahuahuah) quanto + vc c dedica a aquele instrumento + rapido vc o domina, mas precisa ter 1 estudo direcionado, naum adianta treinar da forma errada q vc n vai sair do lugar, um otimo assunto pra c desenvolver o senso critico eh a filosofia, literatura tb eh muito bom, geralmente depois de ler 1 livro um compositor consegue facilmente (nem sempre facilmente hehehe) fazer uma letra falando deste livro, pros preguiçosos hj tem o cinema hehehe, brincadeira, o fato eh q c vc deseja aprofundar-se em escrever letras de musica de qualidade vc deve primeiro descobrir o que vc quer falar pra depois descobrir a forma que quer falar, pelo menos esse eh meu ponto de vista, saiba o q vc quer dizer ao mundo antes de falar para o mundo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a desenvolvendo a poetica musical