Balão e outras coisas

    Autor Mensagem
    PHRN
    Veterano
    # nov/06


    E aí aglera do Cifra Club. Eu sou novo aqui, me chamo Paulo Henrique.

    Enquanto estou gripado encho balões várias vezes pra fortalecer os pulmões e treinar a maneira de mecehr o diafragma/caixa toráxica. Mas me falaram que esse exercício deve ser feito sem inflar as bochechas, pois a força está nos pulmões e não na boca. Qual é a diferenteça de encher balão inflando ou não inflando as bochechas?

    Outra coisa é que vi numa apostila que o jeito certo de respirar no canto é igual ao do sono. Pra saber como é deve-se deitar e botar 1 mão no tórax e outra nas costelas (no peito? na frente? atrás?). Durante a inspiração TODA A CAIXA toráxica deve inflar. Mas é de maneira uniforme (barriga nã infla mais do que o peito ou vice-versa)? Desde os 13 anos eu tenho mania de batucar forte e rápido no peito como se foce bateria, e eu estou com medo porquu quando fiz esse teste meu peito não se mecheu quase nada.

    Agradeço desde já.

    John Arch
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Pelo q me consta, deve ser feito sem inflar as bochechas pra q não se crie um vício q de fato não influi na respiração. Veja bem, imagine q toda vez q vc necessite guardar uma boa reserva de ar para cantar uma frase extensa, vc infle as suas bochechas...Ou seja, realmente são os pulmões q fazem o trabalho, não a boca, e vc deve se acostumar com isso. Acredito q seja por isso.

    Quanto a questão de bater no peito, já me disseram pra não fazer isso, mas não acho q isso influa na uniformidade da respiração, mas não consigo imaginar o peito nem se mexer, pois qquer mínima respiração q eu faça, o meu peito mexe.
    Eu acredito q na apostila q vc leu, o kra quis dizer para colocar uma mão nas costelas e a outra no diafragma.

    EDIT = à propósito, no canto lírico (provavelmente no popular tmb), deve-se desenvolver td uma postura correta pro canto, uma postura q de certa forma desafia a gravidade e demora um pouco para o cantor executá-la perfeitamente. O peito é estufado, e os ombros abertos, e com isso, vc deve desenvolver a coordenação de contrair e soltar o diafragma com precisão e rapidez, sem deixar o peito cair. E ainda, vc deve prestar bastante atenção no movimento das costelas móveis durante a respiração correta, analisá-los, para q futuramente vc desenvolva a técnica para deixá-las paradas (ou o mais proximo disso..hehe)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/06
    · votar


    A expansão lateral da caixa toráxica, ou seja a imagem de se respirar para os lados e sustentar o ar mantendo as costelas abertas e o controle fino feito com a musculatura abdominal.

    Tudo isso sem forçar o pescoço e enrijecer a mandíbula.

    Vc pode encher mil balões mas se fizer de maneira incorreta de pouco adianta. Mais semelhante ao que acontece no cantar é quando vc enche o pulmão de ar expandindo lateralmente e fazendo o som de SSSSSSSSS deixando bem pouco ar sair.

    John Arch
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O kra aqui em cima sabe o q fala!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Balão e outras coisas