John Arch Veterano |
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar
Pelo q me consta, deve ser feito sem inflar as bochechas pra q não se crie um vício q de fato não influi na respiração. Veja bem, imagine q toda vez q vc necessite guardar uma boa reserva de ar para cantar uma frase extensa, vc infle as suas bochechas...Ou seja, realmente são os pulmões q fazem o trabalho, não a boca, e vc deve se acostumar com isso. Acredito q seja por isso.
Quanto a questão de bater no peito, já me disseram pra não fazer isso, mas não acho q isso influa na uniformidade da respiração, mas não consigo imaginar o peito nem se mexer, pois qquer mínima respiração q eu faça, o meu peito mexe.
Eu acredito q na apostila q vc leu, o kra quis dizer para colocar uma mão nas costelas e a outra no diafragma.
EDIT = à propósito, no canto lírico (provavelmente no popular tmb), deve-se desenvolver td uma postura correta pro canto, uma postura q de certa forma desafia a gravidade e demora um pouco para o cantor executá-la perfeitamente. O peito é estufado, e os ombros abertos, e com isso, vc deve desenvolver a coordenação de contrair e soltar o diafragma com precisão e rapidez, sem deixar o peito cair. E ainda, vc deve prestar bastante atenção no movimento das costelas móveis durante a respiração correta, analisá-los, para q futuramente vc desenvolva a técnica para deixá-las paradas (ou o mais proximo disso..hehe)
|