Como cantar em dupla

    Autor Mensagem
    viniciussol1
    Veterano
    # out/06


    ola pessoal sou novo aki, gostei muito do forum, ja comecei a aprender muito aki, mas e o seguinte toco violao tem uns 2 anos nao sou bom pra tocar ai achei um amigo q toc d+ solos, escalas e tudo mais ai resolvemos cantar junos brincando saia aquela m..., ate q um dia agente conseguiu contar afinado e foi melhorando mais, o negocio q nao sabemos qual o nosso timbre ideal pq tenho a voz mais aguda e chego a tons altissimos, lembrando q estamos em goias e so podia dar em dupla neh, a voz dele e mais fraca e um poco rouca, gostaria saber se existem tecnicas pra se cantar em dupla, pq queremos muito nos aperfeiçoar se alguem pude ajudar fico agradecido, as duplas q mais cantamos musica e nos inspiramos nele sao Bruno e marrone e Edson e hudson, todas no tom deles ou uma acima!!!

    obrigado desde jah!!!!

    viniciussol1
    Veterano
    # out/06
    · votar


    qualquer material ja ajuda!!!

    John Arch
    Veterano
    # out/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    A manha é a seguinte. Vc q tem a voz mais aguda, vai fazer a voz principal, num tom de sua escolha. O seu amigo vai fazer a segunda voz, q pode ser em qquer intervalo do tom q vc está trabalhando.
    Mas como vcs tão fazendo uma dupla, provavelmetne sertaneja, o mais comum é q ele faça a Terça da nota q vc está cantando. Mas a terça grave, senão ele teria q cantar mais agudo q vc. Inclusive o normal no sertanejo é justamente a segunda voz na terça grave

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    viniciussol1
    É exatamente o que o John Arch explicou. Normalmente sertanejos usam essa exata fórmula e o resultado é sempre aquele, característico.

    Pra facilitar a sua vida, use um violão pra identificar a melodia principal da voz pelas notas (como se estivesse fazendo um solo, seguindo a voz) e partindo dai, ache a melodia da segunda voz, aplicando o intervalo desejado - nesse caso, terças.

    Boa sorte!
    Abs.

    viniciussol1
    Veterano
    # out/06
    · votar


    rs blz, mas nao riam OQ EH TERÇA VOZ??? como identifica-la?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    viniciussol1
    rs blz, mas nao riam OQ EH TERÇA VOZ??? como identifica-la?
    rsrsrsrs

    Imagina cara.. Ninguém vai rir das suas dúvidas, né?

    Não é Terça Voz e sim um intervalo de notas, chamado de Terça.

    A grosso modo, uma terça maior é a diferença de dois tons inteiros para a tônica (Cada casa do violão tem um semitom ou meio tom). Uma terça portanto, estaria separada por 4 casas. Mas claro q isso não é assim engessado - tudo irá depender de escalas, intervalos, etc.

    No caso de músicos práticos, o que ajudará é o ouvido. Mas msm essa explicação de separação por 4 casas ser tosca e básica, certamente ela já vai lhe ajudar a encontrar melhor a segunda voz.

    abs.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Olha.... só pra vc entender!

    MI é a Terça de DO.


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A-------3(DO)--4(DO#)--5(RÉ)--6(Eb)--7(E)--------------
    E------------------------------------------------------


    Perceba que DO está na 3a. casa e MI está na 7a, ou seja separada por 4 casas.

    Sem contar que o nome não é terça a toa. Conte sempre a partir da tônica: DO (1a) RE (2a) MI (3a).

    Abraços.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    viniciussol1
    Christhian
    A grosso modo, uma terça maior é a diferença de dois tons inteiros para a tônica (Cada casa do violão tem um semitom ou meio tom).
    E a terça menor é a diferença de um tom e meio!

    Numa linha melódica, a depender se você quer um som mais alegre ou mais triste, terá que fazer a terça maior ou menor da melodia, respectiviamente. A questão é que na mesma escala, as notas, cada uma, vão alternar entre terças maiores e menores... só que explicar isso daí, só com som mesmo! Escrevendo é ph0d4!!!

    =D

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Exatamente td o q falaram aí, e só complementando o que o Danckor Vallence Buriok, realmente as terças de cada nota executada vão variar o tempo td, mas tem uma facilidade: vc nem precisa pensar nesses termos, pois o q vai ditar se a terça é maior ou menor é a escala, logo, é só seguir a escala q vai estar sempre certo. Ou ainda, seguir o tom da música.
    Claro q no começo isso pode parecer meio viajante, mas dps de algum treino, vcs se acostumam com a diferença (o intervalo) q deve ter entre os sons. Resultado, qquer nota q vc cantar, o seu amigo já vai saber a terça e vice-versa (na verdade, quem vai ter mais trabalhao vai ser o seu amigo..hahahahahah)

    Mr. Pereba
    Veterano
    # out/06
    · votar


    as duplas q mais cantamos musica e nos inspiramos nele sao Bruno e marrone e Edson e hudson, todas no tom deles ou uma acima!!!


    véio du ceu! tu canta alto hein??

    mas ae, tentando ajudar: pega uma musica da dupla q vc gosta e tenta fazer a melodia no violão....toca primeiro a melodia da primeira voz, e depois da segunda voz....acho q vai ajudar a perceber melhor na pratica...

    e outra...se quiser pegar um tom acima (cruz credo), toca todas as notas dois trastes acima....

    valeu!

    viniciussol1
    Veterano
    # out/06
    · votar


    outra coisa, nao tenho muita experiencia com microfone cantei 2 vezes em uns eventos aki, e no microfone vi que em algumas musicas eu nao podia ficar naquele tom alto pq ficava gritado e em outras nao, pq sera? ah! e existe alguma tecnica pra se cantar em microfone??

    g brener
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    qual nota seria dó3?

    Gansinho
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    g brener
    Cara, presta atenção nas datas de postagem dos tópicos que você tá comentando. Pára de ressuscitar tópicos sem necessidade, não dá nem pra saber se as pessoas que postaram ainda frequentam o fórum, ou até se ainda estão vivas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como cantar em dupla