Andamento das vozes (ajuda com a segunda voz)

    Autor Mensagem
    leo-guitar
    Veterano
    # mai/06


    Estou aprendendo a fazer vocal e gostaria que alguem me ajudasse no andamento das vozes. Por exemplo, quando estiver fazendo a segunda voz, como me manter dentro dessa mesma voz sem entrar na quinta e vice-versa. Quero aprender a me conduzir na tonica, na segunda e na quinta.
    Me ajudem por favor.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    leo-guitar
    Normalmente uma segunda voz faz a terça (que vc chamou de segunda) da voz principal (a tônica). Pode fazer a quinta também e quando existem três vozes, normalmente são a terça e a quinta. Mas isso é o mais comum e não a regra, pois cada compositor faz o que lhe dá na telha. Em música sertaneja, por exemplo, a segunda voz costuma fazer a terça abaixo, ou seja, mais grave, já no metal, a segunda costuma fazer a terça acima, ou seja, mais aguda. Isso varia, como eu disse, de acordo com a composição.