Andamento das vozes (ajuda com a segunda voz)

    Autor Mensagem
    leo-guitar
    Veterano
    # mai/06


    Estou aprendendo a fazer vocal e gostaria que alguem me ajudasse no andamento das vozes. Por exemplo, quando estiver fazendo a segunda voz, como me manter dentro dessa mesma voz sem entrar na quinta e vice-versa. Quero aprender a me conduzir na tonica, na segunda e na quinta.
    Me ajudem por favor.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    leo-guitar
    Normalmente uma segunda voz faz a terça (que vc chamou de segunda) da voz principal (a tônica). Pode fazer a quinta também e quando existem três vozes, normalmente são a terça e a quinta. Mas isso é o mais comum e não a regra, pois cada compositor faz o que lhe dá na telha. Em música sertaneja, por exemplo, a segunda voz costuma fazer a terça abaixo, ou seja, mais grave, já no metal, a segunda costuma fazer a terça acima, ou seja, mais aguda. Isso varia, como eu disse, de acordo com a composição.

    Agora, quanto à sua pergunta, como se manter na segunda voz, aí eu acredito que seja educação do ouvido e controle (psicologicamente falando) da voz. Eu mesmo quando comecei a tentar fazer segunda voz, sempre caia na primeira antes de terminar uma frase, mas fui aprendendo brincando, tipo, ouvindo e imitando uma segunda existente na linha melódica de alguma música que eu conhecesse e gostasse, e depois comecei a inventar segunda voz para linhas melódicas onde elas não existiam. Esse segundo exercício foi o que mais me ajudou a ter maior domínio da segunda voz. Mas dessa forma simples, com terça, que acho mais fácil. Já a quinta, eu considero um pouco mais difícl de se fazer intencionalmente (veja que eu disse intencionalmente, pq tem gente desafinada que, cantando uma canção, faz a quinta sem perceber e acha que tá fazendo a principal). Outro tipo de voz é a quarta... um pouco mais difícil que a quinta (e também cantarolada sem querer por quem ainda não educou o ouvido), mas que dá um efeito bem interessante quando tá sozinha com a tônica, pois meter uma quarta junto com uma quinta e/ou uma terça gera um troço dissonante pra caramba (a não ser que essa quarta seja abaixo, mais grave, aí pode até ficar legal, quem sabe?)!

    Tanto a quinta quanto a quarta seguem uma escala diferente da tônica, mas com intervalos iguais entre as notas. Já a terça segue uma escala diferente (seja maior ou menor - que é diferente de acima ou abaixo) e, por isso, quem desafina, normalmente não faz a terça sem querer, apesar de que eu a considero mais intuitiva.

    De qualquer forma, quando falo em dificuldade, tô dizendo que ela surge no início do aprendizado, depois a coisa vai ficando mais intuitiva e você vai ficar fazendo segunda voz cantando parabéns pra você só de zuera!!!

    =D

    Você deve tocar guitarra, né (julgando pelo nick)? Então, procura fazer as linhas melódicas na guitarra (sem distorção, blz?) e ir experimentando terças, quartas e quintas pra ver o efeito que dá!

    Abrax!!!

    leo-guitar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Valeu pela resposta Danckor, e na verdade toco 3 instrumentos, guitarra, baixo e teclado. Valeu mesmo!!!!

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
    · votar


    leo-guitar
    Óia, só... tá bem na fita, hein!!!

    Então, melhor ainda, o teclado é perfeito pra você verificar essas vozes!


    *EDIT: Ah, e seja bem vindo ao nosso fórum!!!

    leo-guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok Olá amigo boa tarde tem novidade aí manda pra cá. Quero agradecer pela dica que vc me passou a respeito da divisão vocal. Hoje, estou bem melhor no assunto e desde já mais vez obrigado. Fica com Deus.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    leo-guitar
    Hey, Leo!

    Novidades, acho que tem um monte no fórum, hehehe... mas surgiu uma dúvida aqui esses dias parecida com a sua, dá uma olhadinha no link abaixo:

    Esse aqui!!!

    Hoje, estou bem melhor no assunto e desde já mais vez obrigado
    Que bom que você tem melhorado, e se estudar mais, vai melhorar mais ainda... =)

    Fica com Deus.
    Opa... você também, cara!
    Grande abraço!

    leo-guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok Vê só, eu achei interesante montar um vocal da seguinte maneira: (tônica em Dó). Terça, quinta e tônica, ou seja, E, G e C ao vés de C, E e G. Invertendo a tônica consequentemente. Não sei se fui claro. Montei dessa maneira e ficou muito bom. Você teria alguma coisa a acrescentar ou alguma dica?

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    leo-guitar
    Sem problemas... a tônica nem sempre precisa ser a mais grave, pode ser e voz média, ou mesmo a mais aguda... só que às vezes pode acontecer o seguinte: do jeito que você colocou (E G C), lembra o acorde de A7m (lá menor na sétima) sem a tônica (A). Então pode ser que ao por as vozes nessa configuração, o som soe como um A7m ao invés de soar como um C (dó maior).

    O que quero dizer é o seguinte: se você pegar essas três vozes (E G C) e acrescentar uma quarta voz mais grave em C, você terá um acorde em dó maior, mas se essa quarta voz for um A, então você terá um A7m. Sacou?

    Ou seja, sem a tônica mais grave, fica a cargo do ouvinte a interpretação de que acorde é, apesar de que dá pra saber qual é o acorde. Aliás, num acorde... acorde mesmo... a tônica é a grave (mas isso não é regra geral numa linha melódica, entende?). Então, esse acorde aí (E G C) deve ser um Mi menor com alguma coisa, pois o Mi menor mesmo (Em) é assim: E G B. Neste caso aí, no lugar do B, você pôs um C, ou seja, subiu meio tom na quinta.

    Doido né?

    =D

    leo-guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Eu esqueci de acrescentar uma coisinha, é que naverdade a musica esta sendo executada em Dó e o vocal foi montado com a tônica em Fá e não em Dó como eu havia dito (com o mesmo esquema é claro, terça, quinta e tônica. Desulpa essa pequena garfe hehehehehe.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    leo-guitar
    Hum... bom, de qualquer jeito, o fá é a quarta acima do dó, ou a quinta abaixo!

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok Olá amigo, boa tarde, vc pode me ajudar em relação a partitura, ou conhece alguem legal do forum que possa tirar algumas duvidas?. Na verdade eu conheço um pouquinho mais não sei executar ainda, isto é, não sei dividir. Se vc puder me ajudar seria muito legal. Dese já agradeço.

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    leo-guitar
    O q vc quis dizer com "não sei dividir"? Eu saco razoávelmente de teoria e partitura. Qual a dúvida?

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch Opa amigo, que bom contar com a sua ajuda. Não sei se fui claro. Quando disse: "não sei dividir" quis dizer Não sei executar a musica pela partitura. Entende? e a duvida é a seguinte, quando olho a partitura tenho dificuldade em fazer o andamento da musica.Depois envio mais duvidas, é que setou no serviço. Tenha uma boa tarde.

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Pelo q eu entendi, vc tem dificuldades de compreender o tempo? Ou o compreende fácil mas não consegue executá-lo na prática? Na verdade, andamento se refere à velocidade e não ao ritmo...entende? Vc pode executar uma mesma batida em velocidades distintas. Nesse caso, o tempo permanece igual, mas o andamento muda.

    Ou por andamento vc quis dizer td? Tempo e notas musicais?

    Desculpa, naum to ajudando mto, mas é q eu realmente não entendi mto bem o foco da coisa. Se vc explicasse um pouco mais, ajudaria...Vc tem msn? Fica mais fácil explicar em tempo real
    Boa tarde pra vc tmb

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    leo-guitar
    Pois é... especifica um pouco mais sua dúvida! Não sou um expert em partituras (na verdade, entendo pouco), mas posso tentar lhe ajudar.

    Só um detalhe, vamos acabar desvirtuando o tópico, mas como foi você quem o criou mesmo, fica a seu critério (você pode abrir um novo tópico com essa dúvida, se quiser, daí mais gente pode ajudar)

    Abraço, man!

    jfguittar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Muito interessante, vo pegar tomem

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Opa não atentei muito quanto a desvirtuar o tópico, mais tudo bem, a dúvida que eu postei sendo explicada é o suficiente. Te agradeço por me lembrar. Qualquer erro meu vai desculpando aí, é que sou novo por aqui e preciso me acostumar ainda. Vê só a minha duvida é a seguinte, na partitura existem varias notas a serem tocadas. A minha pergunta é? Vc passa o tempo todo solando com essas notas? E se assim é, onde aparece os acordes?

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Vc vai lendo e executando as notas da esquerda para a direita, portanto, se duas figuras ocuparem o mesmo espaço vertical, tratam-se de duas notas tocadas simultaneamente (o q explica a questão dos acordes). Se as notas estiverem dispostas sucessivamente, será uma linha melódica (um solo, talvez). Mas realmente sem ter uma partitura na mão pra explicar fica meio difícil e confuso...

    EDIT: Se vc quis dizer acordes se referindo às 2as vozes, na partitura as figuras vão estar uma em cima da outra, de modo q cada voz fará uma daquelas notas. Ou então, podem se fazer partituras personalizadas, ou seja, cada cantor terá uma partitura mostrando somente a sua linha melódica, e na execução de todas juntas, tornar-se-ão acordes, sacou?

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch
    Vê só a minha duvida é a seguinte, na partitura existem varias notas a serem tocadas. A minha pergunta é? Vc passa o tempo todo solando com essas notas? E se assim é, onde aparece os acordes?

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Foi mal, achei q eu já tivesse respondido, mas vou tentar outra vez.

    Na partitura mostra um monte de notas. Vc não vai solar o tempo todos com ela, vc vai fazer o q a partitura disser...O q diferencia é se as notas estão umas em cima das outras, na mesma linha vertical ou sucessivamente, numa linha horizontal.
    Se as notas estão uma em cima da outra, é um acorde, senão, não. Não há separação entre notas avulsas e acordes, a pauta mostra as notas a serem executadas, não importando como vc vai fazê-las, mas se mostrar Dó-Mi-Sol, uma em cima da outra, vc sabe q é um acorde!

    Vc pode separar em duas pautas diferentes pra facilitar, numa vc coloca só os acordes, e na outra as linhas melódicas. Ou então vc coloca o solo na pauta e os acordes em cifra logo em cima dos compassos, mas aí já foge um pouco da partitura em si.

    EDIT: Se vc ainda não sanou sua dúvida, td bem, pq eu sou chato e não desisto, pode perguntar de novo!

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    leo-guitar
    Hey, man... entra aqui: Drops de Música Clássica

    Dá uma lidinha no site, é bem legal... mas o que você quer realmente, começa aqui! Leia tudo com muita atenção (na sequencia) e depois vai postando suas dúvidas pra gente!!!

    Abraços!

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch
    Quero agradecer pela ajuda. Agora pude entender melhor. Se eu puder ajudar em alguma coisa estou a sua disposição. Há eu me refiro a partitura para guitarra mesmo. Vc esclareceu muito bem. Mais uma vez obrigado e fica com Deus.

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok Valeu por me enviar essa ajuda. Vou ler com atenção e depois postarei as dúvidas ok.

    leo-guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch Vc não tem nada de chato, pelo contrário, vc é muito legal. O chato no caso sou eu que estou sempre te pertubando. Valeu pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Andamento das vozes (ajuda com a segunda voz)