BACK VOCALS...3a,4a,5a,6a ?

    Autor Mensagem
    Ivanovisk
    Veterano
    # fev/06


    itnaum...na minha banda eu toco guitarra e faço back vocal ...normalmente eu faço 1 oitava acima ou 1 oitava abaixo os backvocal ou seja ...eu me mato...
    eu queria sabe qual eh o intervalo adequado pra c fazer um backvocal que soe bom ...
    tmb queria saber algum site que vcs conheçam que de dicas pra canto
    obrigado abraços

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    · votar


    Ivanovisk
    O que mais vejo é terça, quinta, e oitavadas! hehe
    E nunca force, se naum vai acabando as poucos com sua voz! Se tiver muito dificil oitavado, faça terça ou quinta (é logico, depende da musica), mas se mesmo naum der, peça pra abaixar o tom da musica! heheh

    falow

    Amok
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ivanovisk
    Vai depender da harmonia da música. A melodia do back fica melhor se for diferente do Lead e não uma mera transposição pra um intervalo. Variar entre 5as 7as e 8as geralmente dá certo, pra cima ou "pra baixo" (não sei qual é o nome, mas seria como uma inversão do acorde). O uso de 3as é mais dificil, por que em acordes menores, que são usados com freqüencia, vc teria que aplicar um intervalo de 3a menor, senão não casa com a harmonia.

    [ ]´s

    Ivanovisk
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    humm intendovisk =)
    abraços
    brigadao pelas dicas

    chadox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Amok
    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Ow galera, eu até ia criar um tópico sobre isso, mas aí achei a busca e estou reaproveitando o debate aqui.
    Vamos lá,

    Não sei mas eu tenho um pouco de dificuldade em fazer 2ªvoz(backvocal) em algumas músicas.
    Na verdade, backvocal de oitavadas é muito simples, esse eu não tenho problema, dá para fazer tranquilo. Mas eu tenho ir falando, cantarolando um som em outro intervalo para fazer fazer "back" e nem sempre sai.
    Eu fico lá: bla bla bla bla bla bla bla (OPA, achei...).

    Problemas:
    - Quando eu ACHO um intervalo que num é oitava eu não consigo cantar por muito tempo, parece que eu esqueço de como que é o som, saca?
    Não sei se estão me entendendo hehe.

    - Quando eu consigo variar em algum outro intervalo que não seja oitava, eu não sei qual que é euaheauheaheua !!
    Num faço a minima ideia do que seja, só sei que num é oitava.

    - Tem músicas que eu consigo fazer a 2ªvoz(em outro intervalo tb) com a maior facilidade.. já em outras , nem tanto.
    Blackbird dos Beatles por exemplo, eu acho facinho.

    Alguem pode me ajudar, explicar como agir, como melhorar a técnica?
    OBRIGADO

    chadox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    up

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    chadox

    O problema está na harmonia da música, quando esta possui muita variação dentre acorde menores e maiores por exemplo, a terça costuma ir passeando entre eles, e esta que costuma ser a mais comum nos backinvocal's fora a oitava acaba ficando um pouco difícil de ser executada, porém acredito que tudo é questão de treino para educar seu ouvido a identificar para onde a melodia e a harmonia está indo. Ouça vários estilos de música que contenham vocais de apoio seja apenas uma voz a mais ou um coral e tente acompanhar a música identificando as nuancias e modulações das vozes, verá que em questão de tempo você adquirá uma maior facilidade em executar outras linhas de voz. Apesar de não ser muito fã do estilo (pelo menos não do atual), você poderá aprender bastante com o sertanejo, a fazer terças pelo menos, digo sertanejo mas aquele antigo, da terra mesmo. Pegue para escutar alguns grupos musicais daqueles em que todos cantam, e fazem back é bem interessante tentar fazer cada uma das vozes da música. São só algumas dicas que me vieram a cabeça no momento, espere por uma ajuda mais "técnica e aprofundada" de outros membros que por ventura podem fazer parte de grupos que utilizam bastante vocal.

    Espero ter ajudado!

    chadox
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    Hmm, entendi. Então é mais como se fosse "solar" cantando, que não se pode fugir do campo harmônico e da escala que pode ser executada sobre a canção, certo?!?!
    Bom, quanto ao sertanejo, eu nunca tinha pensado nisso, mas com outras músicas, é o que venho tentando fazer, treinar mais e tal. Mas eu não sei qual intervalo que é cara, tem como descobrir, as vezes eu vou cantalorando e eu soh posso concluir que num é oitavado.

    Valeu

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    chadox
    Bom, ae você vai precisar de um pouco de conhecimento de teoria musical, pois estes nomes "terças", "quintas" etc, vem do intervalo da linha melódica em questão com a tônica (a voz principal, no caso). Um exemplo prático que posso dar, se você possui algum conhecimento sobre um instrumento, poderá observar que na escala de dó (Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Do), onde todas as notas são "naturais", ou seja sem quaisquer ascidentes (bemóis e sustenidos), nomeamos que Dó é a tônica e Ré seria a 2ª (intervalo de segunda), consequentemente Mi séria a terça, Fá a quarta, Sol a quinta e assim por diante. Por tanto, (agora vai a besteira... faz tempo que não estudo teoria... Ai Meu Deus...), numa música com escala em dó maior o intervalo de terça tem "4 semitons de distância" (não sei como explicar melhor isto...), começando em Dó (Dó sutenido, Ré, Ré sustenido e Mi), sendo Mi a terça. Para achar a terça de Sol por exemplo faça o mesmo caminho Sol (Sol sustenido, Lá, Lá sustenido, Si), Si é a terça de Sol. Porém para cada escala, temos que verificar esta "distância", para Dó menor por exemplo é de 3 semitons (Dó sustenido, Ré, Ré sustenido (ou Eb)).

    Bom, já compliquei demais, qualquer coisa se quiser um toque agente troca informações por email ou MSN, você é quem sabe!

    Espero não ter "cafundido" as coisas, hehehehehe, até mais.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    chadox
    Vou tentar explicar um pouco melhor o que o Julian falou...hehe

    escala de Sol maior: Sol (tonica), La (segunda), Si (terça), Do (quarta), Re (quinta), Mi (sexta), Fa# (setima)...

    O Acorde de Sol maior é:
    Sol - Si - Re - Sol
    (tonica - terça - quinta - oitava)

    Numa musica, pra voce tentar entender mais ou menos qual intervalo esta fazendo, voce tem que ter meio que uma noção!
    Se a tonica é Sol, e voce pegou um intervalo de Terça...note que as notas não são tão distantes como no intervalo de Quinta!

    Ou seja, o vocal principal esta em Sol se voce pegou a terça, as notas estarão mais proximas! Voce estara somente duas notas acima do vocal principal (sol, la, si)

    Agora se voce pegar a quinta, estara quatro notas acima! A diferença é um pouco maior! Talvez esta seja a unica forma de voce saber qual intervalo esta fazendo..

    (bom, faz um tempinho que não vejo teoria tambem...hehe! Me corrijam se eu estiver errado!)

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    É... bem melhor assim, fica mais intuitivo.

    Amok
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    O mais legal é que dependendo da escala fica até interessante vc fazer a mesma nota por várias sílabas seguidas, enquanto a 1ª voz vai variando.
    A dica de se ouvir sertanejo é legal. Serve até sertanejo pop. Leandro e Leonardo é bom pra treinar o ouvido nesse lance.
    Alguém sabe com se chama o intervalo de 5ª , só que uma oitava pra baixo ? Quer dizer, como uma inversão do acorde ? Na músic "More than Words" do Extreme tem muito desse intervalo na segunda voz.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BACK VOCALS...3a,4a,5a,6a ?