Tipo de voz para algumas músicas?

    Autor Mensagem
    Fullmetal
    Veterano
    # fev/06


    Desculpem o título mas não soube sintetizar bem o que quero saber.
    É o seguinte, sou baixista iniciante e estou prestes a montar minha primeira banda. Nós decidimos por vários fatores que iremos procurar uma moça vocalista. Pretemos inicialmente tocar apenas cover de bandas como Pato Fu, Toy Shop, The Cardigans e Coldplay. Visto essa situação, apresento minhas dúvidas:

    1- Qual versátil um vocalista costuma ser? Existe tal coisa como "tal voz só serve para tal tipo de música"?
    2- Quão dificil é para, diga-mos, uma soprano cantar uma música que originalmente era cantada por um barítono? Isso sem deixar a música muito desfigurada, mas também sem forçar a própria voz.

    Posto mais dúvidas baseado nas respostas. Obrigado pela atenção.

    Dav
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu num entendo muito d vocais limpos, voz d cabeça falsetes essas coisas, mas axo q o mais importante eh a pessoa adaptar a musica à sua voz eh axo q eh isso msm

    Fullmetal
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dav
    Valeu por responder. Até chegou num ponto que eu queria: em geral é o vocal que se adapta mais a música ou o arranjo que se adapta mais ao vocal nesses casos que citei acima?

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fullmetal
    Acho que numa banda cover que toca varias bandas diferentes, acho que eh o vocal que tem que se adaptar com a musica!

    Dark Diva
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Acho que numa banda cover que toca varias bandas diferentes, acho que eh o vocal que tem que se adaptar com a musica!


    Não, Curtu, isso NUNCA! Um vocal NUNCA deve se adaptar as músicas, e sim o contrário: é a banda q tem q se adaptar conforme o alcance do vocalista. Se o vocal não possui determinada extensão exigida pra cantar certa música, então é a banda q tem q abaixar ou aumentar o tom, conforme a necessidade do vocal, e se ainda assim a coisa não funcionar legal então: ou a música deve ser retirada do repertório ou o vocalista é q deve sair da banda (ai, credo, tadinho!).

    *****************************************************************************

    Fullmetal
    1- Qual versátil um vocalista costuma ser? Existe tal coisa como "tal voz só serve para tal tipo de música"?

    Depende do vocalista. Treinando se pode cantar em + de 1 estilo, porém os profissionais geralmente costumam se especializar em um estilo apenas. Ex.: A Fernanda Takai não canta lírico pq a banda dela não é de lírico.
    ____________________

    2- Quão dificil é para, diga-mos, uma soprano cantar uma música que originalmente era cantada por um barítono? Isso sem deixar a música muito desfigurada, mas também sem forçar a própria voz.

    Meu, aí depende de novo! Isso vai variar conforme a própria extensão natural da vocalista. Não dá p generalizar, isso é muito particular em cada caso! ;)
    _____________________

    Bem, não sei se entendi o q vc quis dizer, mas acho q ler o q escrevi pro Curtu tb pode te ajudar nessa questão.

    Não entendo sobre técnica, mas posso te falar por experiência vivida: eu sou a vocal de uma banda e eu canto do lírico ao metal sem dificuldade. Mas tem músicas q simplesmente não ficam legais se eu cantá-las no tom original, então eu canto um trechinho com o tom q fica + confortável p mim e os meninos "procuram" dentro da escala em qual tom q estou cantando. Daí é só modificar o tom da música pro q eu cantei. Pra vc ter uma idéia, tem música q eu chego a cantar 3 tons acima da original (se eu não me engano). Tudo isso pra ficar + confortável p mim, pq assim eu não forço a voz num tom q não é o meu e até dá p "interpretar" melhor a música, pq dá + segurança pro cantor.

    That's it!

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dark Diva
    Concordo com a Diva até certo ponto. Digamos que depende muito da música essa história de transportar o tom. Para algumas, não há qualquer problema abaixar ou aumentar 1 ou mais tons, porém há aquelas que abaixando um tom por exemplo, ela perde seu "brilho", a música pode ficar meio morta, e até mesmo descaracterizada. Por tanto, somente testando cada música escolhida mesmo para se ter uma idéia, tendo em mente que não há como modificarmos nossas vozes para satisfazer os outros... ou apenas porque "alguém" já tirou todo o solo da música e não quer transportar aquela p****... Sendo assim, ficou bom? Não, mude o tom... e agora ficou bom? Não... então esquece essa música e procure outra... existem outras bilhões de músicas que podem surpreendentemente ficar mais belas do que uma que se julga belíssima mas forçada. Ok? ... Meu ponto de vista, hein! Se alguém pensar o contrario então depois não vá reclamar que não encontra ninguém pra cantar todas as músicas do repertório da sua banda... =p

    Dark Diva
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    Julian Tatsuo
    ... porém há aquelas que abaixando um tom por exemplo, ela perde seu "brilho", a música pode ficar meio morta, e até mesmo descaracterizada.


    Mas foi exatamente por isso q eu escrevi acima:

    Se o vocal não possui determinada extensão exigida pra cantar certa música, então é a banda q tem q abaixar ou aumentar o tom, conforme a necessidade do vocal, e se ainda assim a coisa não funcionar legal então ...

    Esse "se ainda assim a coisa não funcionar" se refere ao conjunto da obra no final das mudanças: instrumental legal, timbre encaixado, feeling, etc, etc ... hehe! ;)

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dark Diva
    Sem problemas... só quis complementar!! =)

    Fullmetal
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Bem, exclarecendo: a banda em questão atualmente é apenas eu e o baterista, que já é um músico mais experiente. Tivemos a idéia em conjunto e decidimos que em alguns meses começaremos a procurar por uma vocalista com o nosso perfil. Já delineamos uma linha de trabalho mas só definiremos o resto assim que tivermos a vocalista definida, pois pretendo fazê-lo em função dela. Reconhecemos a voz como instrumento vital, mas delicado. Infelizmente não temos "tarraxas na garganta". Por isso as dúvidas.

    Na verdade, pretendemos buscar o auxílio de um professor de canto que nos auxilie na avaliação das potenciais candidatas. Só então vamos definir repertório e buscar um guitarrista e um tecladista.

    Queria agradecer a todos os 4 que responderam e que se alguem tiver mais a acrentar, sinta-se livre.

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fullmetal
    Já delineamos uma linha de trabalho mas só definiremos o resto assim que tivermos a vocalista definida, pois pretendo fazê-lo em função dela. Reconhecemos a voz como instrumento vital, mas delicado.


    Tá aí alguém que está começando e pelo caminho certo. Acho muito bom que vocês compreendam que é muito importante uma seleção correta das músicas a serem interpretadas pela cantora da sua banda no caso, isso ajudará e muito para que alcancem um bom nível de satisfação com o resultado obtido. E lembrem-se, procure não só uma cantora, mas um músico, uma pessoa completa, porque uma banda é praticamente uma família e nada pior do que incompatibilidade entre os integrantes da banda... é fracasso na certa.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dark Diva
    Ah sim!! Quando eu disse adaptar, esqueci que entrava extensão no meio! heheh...eu disse que o vocal tinha que se adaptar, dependendo do que a musica pede (tirando fora essa coisa de extensão)!
    Tipo, se a musica pede um vocal mais melodico que mude o jeito de cantar! Se pede um vocal pede um vocal rasgado, que meta uns drives no meio, se a musica tem um vocal mais largado, etc...

    Eh que eu tinha me esquecido de extensão! hehe
    No resto, concordo em tudo com voce e com o Julian!
    bjos

    Dark Diva
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    procure não só uma cantora, mas um músico, uma pessoa completa, porque uma banda é praticamente uma família e nada pior do que incompatibilidade entre os integrantes da banda... é fracasso na certa.

    Concordo em gênero, n° e grau!!! Sem sombra de dúvidas é a coisa + importante a se avaliar qdo o assunto é banda! =)

    ****************************************************************************

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    hehe, sem problemas! É pq vc ainda não tem banda, por isso se esqueceu disso. Já eu acho q não vou esquecer desse detalhe nunca. afinal, sou eu q me ferro se cantar errado, ahuahuahua!!!

    =-*'s

    Dav
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    procure não só uma cantora, mas um músico, uma pessoa completa, porque uma banda é praticamente uma família e nada pior do que incompatibilidade entre os integrantes da banda... é fracasso na certa.

    eu sei bem como eh isso, n qro passar por isso nunca mais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tipo de voz para algumas músicas?