Partituras Para Bandas

    Autor Mensagem
    weellington
    Veterano
    # jul/05


    Olá...
    Alguém aqui sabe aonde encontro partituras para bandas musicais???

    Sincero
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ???? como assim?

    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    amigo........ não é mais fácil para uma banda o batera escutar a música e sair tirando o som, o baixista, e guitarrista fazem o mesmo, mas se tiver dificuldade pega tablatura, cifras (pelo menos pra saber o tom, intevalos, e tal) pra tecladista a mesma pira, tem cifras, mas eh melhor tirar de ouvido.

    Partitura na internet vc vai achar mais para solistas, não para arranjos!!!

    Não fique brabo comigo..... mas eh q eu acho o caminho da partitura para a banda algo mais tortuoso..... a não ser que vc tenha que fazer um show com músicos profissionais e sem entrosamento.

    John Andrade
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não fique brabo comigo..... mas eh q eu acho o caminho da partitura para a banda algo mais tortuoso..... a não ser que vc tenha que fazer um show com músicos profissionais e sem entrosamento.

    Desculpe, mas discordo disso...
    Se todos forem bons musicos que saibam ler as partituras, o guitarrista por exemplo pode fazer uma substituição dos acordes, ou então o tecladista... o baterista pode dar outro feel pra musica, etc... a não ser que vocês estejam falando de uma musica do Iron Maiden, ou qualquer banda do tipo, onde fica melhor tocar igualzinho mesmo.

    No caso de uma Bossa, de um Jazz, um Fusion, etc, o que vira e dar outra cara pra música.

    Ok?

    John Andrade
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Aqui tem boas partituras.
    http://www.samba-choro.com.br

    Tem Bossa, MPB em geral, além de Samba/Choro, como o nome diz

    Ps: Samba num é só Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, etc... tem muita coisa boa que ninguém se interessa.

    Jotta
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ???? como assim? (2)


    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Durval Dellê
    · votar


    John Andrade
    Desculpe, mas discordo disso...
    Se todos forem bons musicos que saibam ler as partituras, o guitarrista por exemplo pode fazer uma substituição dos acordes, ou então o tecladista... o baterista pode dar outro feel pra musica, etc... a não ser que vocês estejam falando de uma musica do Iron Maiden, ou qualquer banda do tipo, onde fica melhor tocar igualzinho mesmo.

    No caso de uma Bossa, de um Jazz, um Fusion, etc, o que vira e dar outra cara pra música.

    Ok?

    Se é pra mudar a música pra que você precisa de partitura? Aí entra o felling, bom gosto, bom senso....

    John Andrade
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Então.. funciona assim...
    Na música erudita, os musicos seguem à risca a partitura.
    Na música popular, no caso uma banda, a coisa é meio diferente.
    A Partitura serve como guia pra banda. através dela, você pode criar re-harmonizações sobre o tema da part e criar improvisos. Veja por exemplo a música "A NIGHT IN TUNISIA" é um tema bem conhecido do Jazz. Existe a composição Original, feita pelo Dizzie Gilespie, mas você encontra releituras dela feita por Miles Davis e por Charlie Parker, por exemplo.

    Agora vou contar no meu caso.
    Durante o tempo em que fiz IG&T, eu ensaiava com uma banda lá. A banda escolheu como uma das músicas de repertório a WAVE, do tom Jobim. O Tecladista manjava muito de harmonia... então, ele recriou a musica sem fugir da musica original. ele colocava os acordes cascudos dele com a nota da melodia inserida. Eu fazia a melodia na guitarra e o Baixista segurava muito bem o baixo. a estrutura da wave é AABA. Faziamos o tema: AABA, depois passava pra minha improvisação (AABA), depois ia pro teclado (AABA) depois ia pro baixo (AABA) e por fim, repetiamos o tema (AABA) e terminavamos com um D Lídio. Nenhuma improvisação seria possível sem a partitura da música pra guiar agente.

    Outro exemplo disso, é a música Giant Steps. Essa música é cascudíssima e vc encontra a interpretação de vários artistas diferentes... é Nessa interpretação que entra o feeling, o bom gosto, bom senso, etc.

    Entendeu como funciona mais ou menos a coisa?
    Espero ter ajudado
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras Para Bandas