como vcs fazerm para compor letra de música?

Autor Mensagem
Squire
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA 3000

conhece Stairway to Heaven?? Então, ela não ficaria famosa se tivesse 3 linhas...

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Urubu Rei


quem esta embaralhando as coisas es tu..hehe

não falei de drogas.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Squire


Ali é algo complexo, devido aos 4 tempos... segue uma estrutura complexa onde o som denota estados diferentes de clima, de emocionalidade e tem como que uma viagem, literalmente uma viagem... é montado em cima da sonoridade... sendo a letra acessorio.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Squire


O que tu me dizes de Knockin' ... do Dylan?

Pouca letra e um sucesso eterno.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Squire


O que quero dizer em resumo:


Não procures pensar que uma letra grande podera ti trazer conteudo. O que mais vale é a sonoridade, daí o pq eu não gostar de MPB.

Squire
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA 3000

Eu prefiro letra grande, pode??

gustavo macaco
Veterano
# fev/05
· votar


relaxa, ele é doente

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Squire


Velhinho ti liga, não ti censurei so disse o que disse.

deathmeister
Veterano
# fev/05
· votar


HUAhauHAuhAuhauh!!!

Supertramp
Veterano
# fev/05
· votar


Eu gosto de fazer de vez em quando algumas músicas, mas não tenho criativade para fazer algo descente e muito menos ainda para fazer uma letra

Dan_Chaos
Veterano
# fev/05
· votar


A Letra tanto faz ser grande ou pequena, mas tem que ter um significado inteligente, senão deixa a música sem letra msm...
Pra fazer uma melodia legal, precisa-se primeiro ter conhecimento de harmonia, escalas, e criatividade!!

QUEM TEM A TÉCNICA FAZ A ARTE

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Supertramp

Com teu nick?

Super ( como isso e latino, nao ti preocupes com sotaque)

Super, Super... Super tramp in the World... Fever, fever look in your eyes... look in your eyes... easy line in the ground... to night... to night... so nine.... so ground... stay line, alright

Bruttall
Veterano
# fev/05
· votar


soh consigo escrever músicas tristes....mas gosto mais de musicas alegres....e qndo vejo q mais uma vez escreví algo triste eu amasso e jogo fora....por isso ateh hoje não tenho uma letra.... :(

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Bruttall

eu mesmo sempre aproveito umas ideias... mesmo que seja so um trecho... quando eu gravar algo eu posto aqui.

Lord_Mackenzie
Veterano
# fev/05
· votar


Bruttall

Que triste...
:'(

spy2k
Veterano
# fev/05
· votar


kra... o meu processo é assim... crio a melodia baseada nos acordes... na base do "la la la la" mesmo... ou vou cantando a melodia e montando a letra na hora... é espontâneo... tu pode tirar bastante coisa... é soh estar com a alma cheia.. aí sai bem

Squire
Veterano
# fev/05
· votar


gustavo macaco

e voce é bobo

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Isso varia de pessoa pra pessoa. Eu naum sei se existe um limite no que pode ser musicado ou não. As vezes a pessoa cria uma melodia em poucos minutos, com uma facilidade incrível, mas não consegue compor algo coerente de jeito nenhum (se bem que isso ficou meio de lado hoje em dia) e eu que não sei de porra nenhuma de melodia por enquanto, escrevo minhas coisinhas e o pessoal tem gostado do que eu tenho feito.
Um exemplo é a parceria do Cazuza e o Frejat, o Cazuza fazia as letras e Frejat a melodia, e as vezes o Frejat criava um som e Cazuza fazia a letra em cima do som (Bete Balanço foi assim), cara isso é do caralho. essa química que rola entre parcerias, tem outras como Toquinho e Vinicius, etc.

Bruttall
Veterano
# fev/05
· votar


pow eu acho tão dificil compor em portugues......e em ingles eu componho até legal e fica com uma musicalidade boa...

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Bruttall

e nao fica nessa de ficar num ingles rebuscado. Ou tu achas que Satisfaction tem puta letra? Mas tem puta sonoridade.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Bruttall

fica tranquilo.

gustavo macaco
Veterano
# fev/05
· votar


Squire

isso sou mesmo, mas ainda nnao to rasgando dinheiro nao

Denker
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA 3000

Já que você se mostrou profundamente defensor da sonoridade sem a menor preocupação com conteúdo literário das canções... Eu te faço então um desafio! Quero ver você compor uma melodia que fique boa para a letra da Eguinha Pocotó! Ou para Florentina do Tiririca.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


pra compor não precisa entender porra nenhuma de harmonia, escalas, etc, um autodidata pode compor muito bem com base no ouvido, criatividade, prática, boas influências e domínio razoável do instrumento, pelo menos para fazer a base, depois basta fazer um arranjo legal, mudando algumas coisas que estiverem repetitivas, incluindo bons riffs, um solo maneiro.

com essa parte pronta, basta levar pra banda e meter linha de baixo, arranjo percussivo, acertar vocal, etc...

não precisa teoria, dá pra fazer na boa.

aliás, de repente a teoria até atrapalha, pois o cara pode passar a seguir um modelinho, a mesma coisa com relação à letra, não há modelo, pode ser grande, pequena, realista, abstrata, em inglês, em português, em espanhol, tanto faz, sonoridade nunca foi patrimônio de um determinado idioma, e sim patrimônio do artista.

o negócio é ter o dom, pois tem músico bom pra caralho que não compõe nada que preste.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Denker

nao chega a tanto e ja falei sobre isso literalmente assim:


"A sonoridade vem como principal e a letra como acessorio, mas nao cabe nisso aberraçoes como eguinha pocoto."


Ja disse isso a 6 meses atras.

deathmeister
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

Discordo, precisa de uma noção pelo menos, senao, ou vai sair hardcore, ou punk, ou merda mesmo, eh muito raro alguem que nao sabe nada de teoria fazer uma coisa descente.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


deathmeister

eu faço, sem teoria nenhuma, crio a melodia mentalmente, já com a letra inicial, a idéia central, e depois que essa parte básica está pronta, eu pego esse esboço e ponho tom, mudo o arranjo básico com mudanças de andamento, ataques variados, troca de estilo, etc, ai crio alguns riffs na base do solfejo, e também crio os solos em conjunto com o guita solo da minha banda, e todos os músicos da minha banda que é composta de seis caras que tocam bem, ficam satisfeitos.

às vezes também crio a partir de uma determinada linha de baixzo que imagino, faço uma segunda e terceira partes diferentes, e depois encaixo letra, assim como às vezes meto a letra no papel, e depois desenrolo tom e arranjo.

me desculpe mas vc está redondamente enganado, a maiortia dos compositores não sabe teoria, aprende com a prática.

Denker
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza


a maiortia dos compositores não sabe teoria, aprende com a prática.


isso eu concordo!!!!

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


quem respira música 24 horas por dia de repente fica com o cérebro meio louco, as coisas vão pintando na cabeça, e de repente com a prática essa facilidade pinta.

spy2k
Veterano
# fev/05
· votar


compor é um hábito. eu li uma história de q o brian wilson tentava compor uma música por dia no piano. Ele é o cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como vcs fazerm para compor letra de música?