se deve compor primeiro letra ou instrumental-ha regra pra isso?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/09


    o certo eh compor o instrumental e depois por a letra ensima

    ou eh fazer a letra e criar um intrumental pra ela?

    ou simplesmente nao a regra .depende do estado de espirito de quem tiver compondo?
    a maioria das grandes bandas (cream ,led zeppelin,beatles,van hallen,blizzard of ozz,ac dc e etc) criavam primeiro oque ? (se poderem me mandar ums links d entrevistas eu tb ficaria grato.).

    obrigado pra quem ajudar (vou positivar feito doido quem ajudar xD).

    desculpem os erros de portugues e letras faltando (teclado novo teclas tudo duras)

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ou simplesmente nao a regra .depende do estado de espirito de quem tiver compondo?


    acho que é mais isso mesmo, eu tb tenho curiosidade em saber como esses caras faziam musica, sempre fui fascinado por isso, acho que cada um tinha a sua fórmula, o que os faziam diferentes uns dos outros

    vou colocar ai (se vc tiver paciencia de ler) todo o texto de como foi criada a musica a day in the life dos beatles (e curiosidades do Sgt Peppers), é bem legal mesmo, essa musica foi feita de um jeito bem diferente pelo fato de uma parte ser do paul e outra do john, e como eles tavam com dificuldade de juntar as duas partes numa musica só eles resolveram chamar uma orquestra pra fazer a junção!!!! só isso... uma simples orquestra hehehehehehhe

    http://www.circusplace.com.br/beatles/beatles.htm

    guitarg3
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    isso eh uma coisa mais pessoal.. eu particularmente faço a letra e dps a melodia.. mas isso vai de cada um

    Gianyny
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não há regra pra compor. Eu particularmente gosto de pegar meu violão ou meu teclado e fazer tudo, letra e melodia, pego meu gravador e vou cifrando e gravando. Mas já compus umas 8 canções no onibus da faculdade, é, no buzão. Eu pegava meu celular e começava a compor. Só que na minha opinião, é muito mais dificil fazer a letra e depois colocar a melodia.
    Tente compor junto, vá escrevendo e cifrando, e não se esqueça de gravar, se vc esquecer a melodia amigo, nunca mais voce lembra...
    Abraço...

    LeoBS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu quase sempre faço primeiro a musica pra depois fazer a letra, mas sempre eu ja tenho em mente o tema da letra antes de começar a fazer a musica.

    AnaaBanana
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    oxe, regra?

    LPDSALD´PSADASIDASIDAS

    faz o que vier na tua cabeça, ora pois

    GuitarUser
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Composições:

    Regra 1 - Não há regras.

    toty
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o certo eh compor o instrumental e depois por a letra ensima

    Desculpe a franqueza, mas no seu caso é melhor compor o instrumental primeiro!!!!

    toty
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: toty
    · votar


    (teclado novo teclas tudo duras)
    Não era pra ser ao contrário?


    Agora respondendo sua duvida...


    Regra 1 - Não há regras.(2)

    makumbator
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    GuitarUser
    Composições:

    Regra 1 - Não há regras.


    Está criado o paradoxo!!! heheh

    Se não há regras, a própria regra que determina que não existem regras não é válida, mas se essa regra não é válida, podem existir regras...voltando ao início!

    toty
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    makumbator
    hã ? kkkkkkkkkkkkk

    Regra sobre composições, tipo harmonia, melodia, etc... até pode existir, agora sobre a duvida no nosso amigo ai, eu penso que não.

    XurruS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Se não há regras, a própria regra que determina que não existem regras não é válida, mas se essa regra não é válida, podem existir regras...voltando ao início!

    perfeitamente entendido por todos

    nicida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    tem regra sim.

    segundo a lei n° 1698253 artigo #236450 estabelecia no ano de 1689, é imperativo que:

    a primeira parte a ser composta é o instrumental do refrão, seguida da introdução, depois a letra da segunda estrofe, depois o instrumental das duas estrofes, logo após será composta a ponte, e finalmente tudo arranjado.

    e com a emenda n°38456 feita em1702, o músico tem a opção de adicionar um batuque de maracatu na introdução, antes do segundo refrão e/ou no fim da múscia antes do solo de guitarra ou xilofone opcional.

    jgpm
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ñ há regras, faça como quiser.
    Eu por exemplo escrevo a letra e encaixo a melodia depois

    Neologico
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não há regras, faça como quiser.
    Eu por exemplo escrevo a letra e encaixo a melodia depois


    [2]

    Mas eu aconselho que faça aquilo em que é melhor primeiro, comece pelo que
    m mais capacidade de arrasar, dessa maneira a chance de voc~e estragar algo é menor

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    o certo eh compor o instrumental e depois por a letra ensima

    Não há regras. Ou a regra é não ter regra. Eu conheço muitos compositores bons e que só escrevem, e não sabem colocar a melodia. Tanto que quando mandamos musicas para serem registradas, só enviamos a letra (Na maioria das vezes) muitos compositores se preocupam em registrar a letra, e não a melodia. Esta semana eu enviei para a biblioteca nacional mais de 100 letras para registro, de varios compositores difrentes.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    nicida
    segundo a lei n° 1698253 artigo #236450 estabelecia no ano de 1689, é imperativo que:

    Ia comentar, mas não vale a pena.

    estúpido
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não há regras,,,, Qdo eu faço músicas para minha banda eu crio um ritmo na minha cabeça e depois transf. p/ guitarra.... E cada trecho q faço na guitarra incluo um verso.. Axo q esse é o jeito mais fácil.!!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    estúpido
    E cada trecho q faço na guitarra incluo um verso.. Axo q esse é o jeito mais fácil.!!

    E é mesmo.

    Falkon36
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    é acho q n há regra pra isso n,eu to ligado q os cara do rolling stones faz primeiro instrumental cantando " nanananan" e depois a letra,mas acho q os cara do beatles faz primeiro a letra,cada 1 tem seu jeito

    WWWederson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tipo... tenho uma amigo qe não sabe tocar nenhum instrumento, e neste caso, ele faz a letra, e depois canta ela, criando a melodia. Desde criança ele eh vidrado no estilo qe compoe (sertanejo) por isso num tem mta dificuldade... hasuhauhau... e depois de criar a melodia pra letra, ele pede a um maestro pra colocar o instrumental. Eu, até um tempo atrás, sentava com o meu violão e ia criando letra e melodia tudo de uma só vez, mas agora venho mudando a forma de compor, tendo em vista o q venho aprendendo sobre música. Uma coisa legal, é você criar a melodia da música toda antes de colocar a letra, mas, caso for você mesmo qem vai cantar essa música, descubra antes qal a sua extensão vocal, ou seja, qais notas você consegue alcançar, tanto no grave, qanto no agudo, para qe sua melodia fiqe agradável para vc cantar em todos os trechos. Obs: antes, eu criava minhas músicas sem levar isso em consideração, o qe acontecia era qe em alguns trechos a melodia ficava um tanto grave demais, e infelizmente, soh percebia isso na hora do ensaio. Leve em consideração qe, cantar sua musica tocando um violãozinho ali na sua varanda não é a mesma qe cantar ela junto com a sua banda (bom, neste caso, me refiro ao rock, pois caso for uma bossa, ou mpb, num vai ter tanta diferença!). E num adianta pensar em mudar o tom pra melhorar a parte mais grave, pois se a música tiver um trecho bem agudo, digamos q seja akele agudo qe você mal consegue alcançar, e tu aumentar o tom... hehehehe aí soh no falsete mesmo!!! Bom, é isso aí... espero qe tenha ajudado em algo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a se deve compor primeiro letra ou instrumental-ha regra pra isso?