Transposição instantânea, o que acham?

Autor Mensagem
    Labonnis
    Membro Novato
    # ontem às 07:50

Olá.

Queria saber se alguém também acha muito estranha essa habilidade de transpor a música instantaneamente, sem pensar a respeito. É uma coisa que deriva do "ouvido absoluto"? Ou vem naturalmente igual mudar a marcha para quem sabe dirigir com? Eu, particularmente, não pro nem leigo, ainda acho meio bizarro.

Algumas vezes acontece de conseguir fazer de primeira e até me assusto... Mas, já vi várias pessoas que conseguem fazer instantaneamente, principalmente em instrumentos de teclas. Em outros instrumentos também ocorre isso de fazer no automático?

Opiniões? Causos? hehe

Beto Guitar Player
    Veterano
    # ontem às 15:55
    · votar

A minha opinião (sem nenhum conhecimento técnico/científico/biológico) é que é basicamente memória.
    Uma pessoa com ouvido absoluto, pra mim é mais uma pessoa que tem uma boa memória. Ela decorou na mente dela todas as notas e quando ouve, já sabe imediatamente que nota está tocando, daí juntando isso com conhecimento sobre algum instrumento, consegue reproduzir aquilo que ouviu sem nenhum problema.

Diz-se que quem não tem ouvido absoluto, tem ouvido relativo, que basicamente é a capacidade de "achar" a nota no instrumento após ouvir. Pra mim, esse cara é um cara que não tem a memória tão aguçada quanto o primeiro caso.

De resto, o que manda é treino e prática mesmo.

LeandroP
    Moderador
    # ontem às 18:42
    · votar

Labonnis

Uma forma muito prática de fazer este tipo de transposição é enxergar a harmonia da música (os acordes) por graus ( Iª, IIª, IIIª, IVª, Vª etc.). Onde a tônica representa o Iª grau, e os demais acordes conforme a sua posição dentro do campo harmônico. Acordes de empréstimo modal ou dominantes secundários também podem ser representado em graus, como Vª do IIª ou Vª do VIIº.

Pra comprender este assunto eu recomendo que pesquise sobre "harmonia funcional".

Ajuda pacas!

Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ontem às 20:18
    · votar

E só pensar na harmonia por graus em vez de "nome de acorde". Não é difícil de acostumar.

Lelo Mig
    Membro
    # há 11 horas · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Labonnis

Imagine uma sequência de acordes como blocos fixos um ao outro, como vagões de um trem. Se você empurra ou puxa o primeiro bloco, todos os demais avançarão ou irão recuar na mesma proporção. E idem tudo que estiver entre eles. Somente o ritmo, que seria o "trilho" onde estes blocos se sustentam, permanece inalterado.

Têm muito a ver com prática, quando você toca muito, têm repertório grande de coisas variadas seu cérebro identifica facilmente estes padrões. Não têm nada a ver com com ouvido absoluto (eu não tenho), e fazia transposições na hora quando tocava em bar e cada hora acompanhava um cantor cantando a mesma canção em tom diferentes.

Também não têm nada a ver com conhecimento musical, conheço músico que não sabe o que é um dó maior e faz transposição. Mas, é claro, que quem têm conhecimento musical (estudo) terá muito mais facilidade, inegavelmente.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Transposição instantânea, o que acham?