Dúvida em uma sequência de acordes

    Autor Mensagem
    CaioRC
    Membro Novato
    # 01/out/24 12:45


    Recentemente ouvi uma música muito boa pela qual me apaixonei (Unstoppable - Lianne Las Havas (FKJ Remix)) e tentei tirar ela de ouvido pra poder tocar.

    Bom, consegui tirar, mas eu gostaria de entender as funções harmônicas da sequência do refrão.

    A sequência é: Ebm7(9) Bbm7 Gm7

    Eu sei que o Gm7 é empréstimo modal, mas não sei de qual tom e, principalmente, como ele atua nessa sequência, porque ele resolve muito bem no primeiro acorde.

    Filippo14
    Veterano
    # quarta às 19:04
    · votar


    Qual é o primeiro acorde?

    Cara, esses acordes funcionariam bem tanto no tom de Bb menor como no de Eb menor.

    Na primeira alternativa o Bb é o VI (eólio) e o Eb é o II (dórico). Na segunda alternativa o Eb é o VI (eólio) e o Bb é o III (frígio).

    O Gm7 pode ser um empréstimo modal dos tons G eólio (VI grau, Bb maior), G dórico (II grau, F maior) ou G frígio (III grau, Eb maior). Se eu fosse chutar, sem olhar a resolução, eu tenderia a acreditar que seria G frígio o campo harmônico base desse empréstimo modal.

    Abs,

    CaioRC
    Membro Novato
    # ontem às 23:18
    · votar


    A música fica numa espécie de II V I no início.

    Os acordes são: Ebm7(9) Fm7(9) Bb(b13)

    Eu pensei numa coisa, não sei se faz sentido ou se está certo:
    Gm é relativo de Bb, que resolve em Eb
    Será que é por isso que ele traz uma sensação de resolução?

    Filippo14
    Veterano
    # há 17 horas
    · votar


    CaioRC

    A música está em Bb menor (eólio- VI grau).

    Quanto a esse tema de resolução, não diria que é o que está acontecendo. Dentro de um dominante existe um trítono escondido que gera aquela sensação de instabilidade e que pela aproximação das notas dentro da fundamental traz aquela sensação resolutiva posterior. O relativo menor do dominante não "herda" esse trítono, logo, ele não cria a instabilidade para tal percepção. Agora, Gm e Eb estariam no mesmo tom (Eb jônio ou lídio), então essa sensação eu trataria mais como algo tonal, de poucas mudanças.

    Inclusive, se você pensar em Eb7M e o Gm7, você perceberá que eles possuem 3 notas em comum, tanto que o Gm7 seria o antirrelativo.

    Se pensar em tríades, existem 2 notas em comum, então uma cadência dessas não devia gerar uma grande sensação resolutia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em uma sequência de acordes