Maioria das músicas usa a mesma sequência de acordes, estudo comprova

    Autor Mensagem
    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/17


    Vi este estudo e achei interessante

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Estudo bem legal. Gostei.


    Realmente conheco um bocado bem bao de musicas em C/Am.
    Ta muito bem distribuido entre as musicas que eu conheco mais.

    Mas uma coisa achei meio esquisita, mas deve ser por causa do meu universo observavel rsrs...

    O acorde mais tocado na minha guitarra é G, seguido de Dm, depois E.
    Instintivamente até...vejo se afinacao do instrumento ta joia, se mando um acorde de Sol maior e ele soa bonitão em todas as cordas, e vejo de a tocabilidade ta boa se mando um funky em Dm e ta bonitao tambem srsrs.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    A "maioria das músicas" sequer foi gravada.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Eu conheço a lenda das four chords songs, é isso?
    Não posso acessar o site agora

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    PguitarMaxx
    É uma variação disso.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/17
    · votar


    Eu não toco nenhum desses acordes porque não sou modinha.
    Eu improviso em Si fumol e aprendi isso no fórum
    °;°

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    acho que por conta disso as pessoas acabam tendo um conceito muito amplo de plagio, quando eu entendo que o certo seria algo extremamente restrito, que só seria plagio se fosse 100% igual em alguma coisa.
    cadencias repetidas, é a coisa mais normal do mundo mesmo, até pq na pratica são combinações matematicas que podem surgir do nada, esses dias minha banda tava trabalhando numa autora que o vocalista fez, que a base do refrão é a progressão de while my guitar gently weeps e ele nem conhece a musica.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Acho meio óbvio... É quase automática uma composição com um acorde natural (maior ou menor)... na musica com sonoridade pop e mesmo no erudito. As canções "com melodia europeia" pedem isso.

    Se ele fizer o mesmo estudo se limitando ao Jazz ou a Bossa Nova, a coisa muda de figura. Algumas coisas da musica cubana e caribenha também possuem outra estrutura.

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Chord Use: A em último?

    Sou do contra mesmo... A é sempre meu primeiro acorde quando vou tocar rock and roll... kkkkkkkk

    PguitarMaxx
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Lelo Mig

    Se ele fizer o mesmo estudo se limitando ao Jazz ou a Bossa Nova, a coisa muda de figura. Algumas coisas da musica cubana e caribenha também possuem outra estrutura.


    É...mas ainda assim é fácil encontrar certos "padrões" né, sei lá

    JJJ
    É eu também"

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17
    · votar


    PguitarMaxx

    Sim, sem dúvida haverá padrões presentes, afinal é uma "matemática da linguagem sonora", e é esta estrutura harmonica que sustenta a intenção melódica, mas o padrão será outro com uma presença maior de setimas maiores e menores, diminutos e mais acidentes.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Lelo Mig
    Com certeza

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    rhoadsvsvai
    acho que por conta disso as pessoas acabam tendo um conceito muito amplo de plagio, quando eu entendo que o certo seria algo extremamente restrito, que só seria plagio se fosse 100% igual em alguma coisa.

    O plágio não é caracterizado apenas pela progressão harmônica igual.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Vá a uma baladinha sertaneja....

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Depois de ler isso, eu me pergunto: "o que, diabos, leva uma pessoa a fazer esse tipo de pesquisa? Será uma total falta do que fazer?"

    Acho que é natural a maioria das músicas irem pelo mesmo lado, já que quando se fala em aprender música, a didática quase que total segue pela mesma linha...
    Qual tom de escala aprendemos primeiro? Resposta: C
    Qual acorde aprendemos primeiro? Resposta: C
    Qual campo harmônico aprendemos primeiro? Resposta: C
    E assim por diante...

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Na verdade não é "ir pelo mesmo lado", mas ser igual mesmo...
    Isso é produção pastelaria... Geralmente se produzem algumas versões de uma mesma música, e vai limando até chegar na melhor... As outras partes, são vendidas as vezes pelos autores, ou usadas em outras coisas...

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Beto Guitar Player
    Qual tom de escala aprendemos primeiro? Resposta: C
    Qual acorde aprendemos primeiro? Resposta: C
    Qual campo harmônico aprendemos primeiro? Resposta: C


    Comigo nao foi nada disso.

    Ja fazia acorde de Em e A no violao muito antes que conseguir fazer a aranha do C.

    O tom eu nem sabia mas acredito que era Em ou G.

    Campo harmonico fui descobrir a uns 2 meses depois de 17 anos tocando guitarra....e foi campo harmonico de Gm.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Beto Guitar Player
    o que, diabos, leva uma pessoa a fazer esse tipo de pesquisa? Será uma total falta do que fazer?

    Ela está produzindo informação.

    Boa parte da pesquisa básica não tem utilidade aparente, contudo, praticamente nenhuma pesquisa aplicada seria possível sem a pesquisa básica.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Buja

    Eu também devo ter aprendido a fazer o Em primeiro... "Que país é esse?" era obrigatório saber tocar quando eu era moleque.


    entamoeba

    Entendo o que você quer dizer, mas ainda assim não consigo entender a utilidade dessa pesquisa, até porque gosto musical de populacho nem serve de parâmetro pra nada, só pra indicar o grau de conhecimento intelectual e/ou musical de massa.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Cara, pode servir para tanta coisa. Pode ser um passo inicial para um sistema mais avançado de reconhecimento de padrões; pode servir para provocar discussões acerca de pesquisas quantitativas sobre padrões comportamentais; pode servir para o desenvolvimento de um método popular para o ensino de música; pode fornecer dados para um estudo sobre estética musical; pode servir para o estudo da indústria cultural; pode servir de modelo para um software de mineração de dados; pode servir para uma meta-análise; pode servir apenas para o cara aprender a fazer pesquisa (como é o caso da maioria dos mestrados e doutorados) etc.

    O valor de uma pesquisa não é medido pela sua utilidade, mas pela qualidade metodológica e dos dados obtidos.

    O que é bem questionável é a divulgação científica, ou seja, o papel do Blog Tecmundo nessa história.

    makumbator
    Moderador
    # dez/17
    · votar


    Beto Guitar Player
    Entendo o que você quer dizer, mas ainda assim não consigo entender a utilidade dessa pesquisa

    Como não entende? Serve desde para ensino e análise das estruturas musicais até a aplicações que o entamoeba exemplificou, e muito mais.

    até porque gosto musical de populacho nem serve de parâmetro pra nada

    E daí? Só por ser de "populacho" não se pode estudar e levantar as escolhas feitas para as músicas que muita gente escuta? Então sinto muito, mas abandonemos o rock, pois ele é BEM populacho.

    o que, diabos, leva uma pessoa a fazer esse tipo de pesquisa? Será uma total falta do que fazer?"

    Produzir informação e conhecimento nunca é falta do que fazer. Mas é claro que no país em que só 8% das pessoas são leitores funcionais, tal raciocínio é visto como luxo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Ken Himura
    exatamente o que quis dizer, só a as cadencias iguais não quer dizer nada, porque de fato existem combinações que são mais obvias que outras, se fosse assim todo blues I IV V (que é a maioria dos blues) seria plagio de outro com a letra e os solos trocados.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem primeiro tem que testar os aplicativos que deram origem a reportagem.

    O site é:
    https://www.hooktheory.com/trends

    Tem milhares de músicas desde o popular até o clássico, tem vários níveis também, o iniciante, o intermediário e o avançado.
    Não se trata somente de uma pesquisa, é muito mais, o site funciona com uma ferramenta útil, e tem som com midi por instrumentos virtuais e tem som original, muito bem feito.
    Tem um bom visual.
    É só usar e comprovar que o site é muito mais do que aparenta na reportagem, veja por si mesmo, a medida que você digita uma sequência aparece "n" opções, comprove.
    E faça a sua pesquisa de acordo com o banco de dados do sistema.

    E ai ao analisar uma música mais complexa, que também tem certas sequências de acordes (nada de novo aqui), mas tem os detalhes de execução e interpretação, além de outras nuances na harmonia da música, como muitos membros acima comentaram.
    Por dentro de uma sequência de acordes pode-se criar infinitas variações e melodias.
    A medida que você usa os aplicativos, o mesmo vai informando a quantidade de músicas que existem com aquela cadência, e você pode ouvir para comprovar, pois tem várias músicas para poder comparar.
    E o site não para de crescer, sempre tem mais músicas entrando no repertório.
    E tem muitas ferramentas, muitas coisas para explorar com mais profundidade.
    E desmonta até o mito do populacho, que não passa de preconceito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maioria das músicas usa a mesma sequência de acordes, estudo comprova