Duvida sobre modos gregos

    Autor Mensagem
    juan19
    Membro Novato
    # 16/mar/24 09:02


    Sou iniciante na música, conheço campo harmônico e escalas. Sobre os modos gregos, exemplo escala de C,
    Para solar em C dórico, eu apenas começo no D e termino nele (D E F G A B C D) ou eu tenho que solar com a nova escala que ele gerou para o C (escala menor com sexta maior, C D Eb F G A Bb ) ou ambos (D Eb F G A Bb C D)

    Wanton
    Veterano
    # 16/mar/24 13:37
    · votar


    juan19
    eu apenas começo no D e termino nele

    Não sei se entendi a sua questão, até porque não sei muito de teoria. Mas as escalas servem para você passear pelas notas, não para seguir uma ordem predeterminada. O grau das notas que você der mais importância ajuda ou atrapalha a dar uma sensação de resolução à frase. É assim que você vai criando e resolvendo as tensões.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 16/mar/24 14:05 · Editado por: Christhian
    · votar


    juan19

    Você está confundindo um pouquinho.

    conheço campo harmônico e escalas

    De uma maneira muito simplificada:

    Cada modo é relacionado com um grau do Campo Harmônico. "C dórico" (C D Eb F G A Bb ), por exemplo, está no 2o grau do CH de Bb, ou seja, haverão acidentes (Bb e Eb que, inclusive, são fáceis de observar na armadura de clave). E o frígio (D Eb F G A Bb C D) no 3o grau. Você pode usar ambas escalas perfeitamente em sobre cadências que contenham os acordes (aqui em tríades) "Bb Cm Dm Eb F Gm Adim", de acordo com o que você quer expressar com o seu fraseado.

    Já (D E F G A B C D) é o dórico do CH de C. Nesse caso, as tríades desse CH serão "C Dm Em F G Am Bdim"

    juan19
    Membro Novato
    # 16/mar/24 23:11
    · votar


    Mas as escalas servem para você passear pelas notas, não para seguir uma ordem predeterminada.
    Eu entendo essa parte, é que a ideia do modo gregos (no solo) é gerar um sentimento diferentes maneiras, pra isso tu pode pegar o grau correspondente aquele acordei no CH e começar e terminar naquela nota, mudando o ponto de partida da escala (não sei explicar direito mas creio q é isso)

    dórico" (C D Eb F G A Bb ), por exemplo, está no 2o grau do CH de Bb

    Aaaa putz, realmente confundi, esse assunto de modos gregos não acho alguém que explique tudo 100%, e sempre vejo um vídeo diferente e acabei me perdendo um pouco, por exemplo, vi um cara falando das escalas em C jônico, C dórico, C frígio...
    Esse assunto me despertou MT interesse, só que ainda não entendo certas coisas, tipo dizer que o modo dórico é a escala menor com sexta maior.

    LeandroP
    Moderador
    # 17/mar/24 01:00
    · votar


    juan19

    Recomendo usar a busca do fórum. Existem dezenas de tópicos sobre o assunto, inclusive com a sua dúvida.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre modos gregos