Modos gregos, uma abordagem voltada para as qualidades dinâmicas dos modos

    Autor Mensagem
    rcorts
    Veterano
    # dez/14


    Pessoal, encontrei um texto interessante sobre modos. Gostaria de compartilhar o material com vocês, pois normalmente a abordagem que nós estamos acostumados é puramente harmônica, ou pior, muitas vezes os modos são tratados estritamente como shapes.

    Quem tiver paciência para ler, vale a pena pois oferece uma abordagem voltada para as qualidades dinâmicas dos modos Dórico, Frígio e Mixolídio. O conceito de dinâmica está relacionado a movimento, isto é, como a disposição das notas diatônicas nos modos cria sensações no ouvinte. Enfim, o material está aí abaixo. Se quiserem comentem, se não quiserem não comentem, mas vale a leitura.

    A música tem o incrível poder de provocar sensações, trazerem-nas a tona ou simplesmente situar o ouvinte em um lugar de conforto, criando identidade e provocando sentimentos. Bom, chega de enrolação, segue o link:

    http://biblioteca-da-musicoterapia.com/biblioteca/arquivos/artigo/GREG ORIO%20Movimento%20nos%20Modos.pdf

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/14
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    rcorts
    Parece interessante. Mais tarde vou dar uma lida! Obrigado por compartilhar!

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
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    entamoeba

    Valeu, o conteúdo é bom, vale a pena!

    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/14
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    rcorts

    Mano, baixei o PDF mas não li ainda. Cê já deve saber que eu não manjo muito das teorias, né? Só conheço as escalas maior natural, penta e penta-blues. Será que o conteúdo desse PDF é muito complexo pra mim? Devo ver outros conteúdos mais simples antes ou já devo cair matando nos modos?

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
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    laerte_a7x

    Então Laerte, esse texto presume que o leitor já domine pelo menos o shape dos modos e os intervalos de cada um.

    Mas vai lá, seguem os modos que são abordados no texto e sua estrutura, aí ficará mais fácil pra você entender o texto e captar as ideias principais.

    a) Escala diatônica de Dó Maior - Dó no I grau, ou Modo Dó Jônio:

    Intervalos: T T ST T T T ST
    Graus: I II III IV V VI VII VIII
    Notas: C D E F G A B C

    b) Escala diatônica de Dó Maior - a partir da nota Ré (II grau da escala de Dó), ou Modo Ré Dórico:

    Intervalos: T ST T T T ST T
    Graus: I II III IV V VI VII VIII
    Notas: D E F G A B C D

    c) Escala diatônica de Dó Maior - a partir da nota Mi (III grau da escala de Dó), ou Modo Mi frígio:

    Intervalos: ST T T T ST T T
    Graus: I II III IV V VI VII VIII
    Notas: E F G A B C D E

    d) Escala diatônica de Dó Maior - a partir da nota Sol (V grau da escala de Dó), ou Modo Sol mixolídio:

    Intervalos: T T ST T T ST T
    Graus: I II III IV V VI VII VIII
    Notas: G A B C D E F G


    Enfim, esses são os modos que ela aborda no texto. Observe que em todos os modos as mesmas notas da Escala diatônica se repetem: C D E F G A e B

    Porém em cada modo uma nota do grau respectivo assume a função de Tônica, o que muda as relações intervalares ao longo da escala e o comportamento dinâmico (aproximação/ afastamento) criando "movimentos" particulares e despertando sensações modais diferentes. Em resumo é isso que o texto dela propõe, só que mais detalhadamente.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/14
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    então os shaps dos modos são só a escala maior de dó partindo de outras notas?

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
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    daimon blackfire

    Então Daimon, os shapes sim, mas o "significado" que cada modo proporciona é que varia. Se pensar somente em shapes um Ré Dórico por exemplo é simplesmente a escala de Dó iniciada na nota Ré.

    Mas se enxergar o modo Ré Dórico como um modo menor com a 6ª maior e a música for interpretada com base nisso, então a sonoridade toma outra roupagem.

    Isso que eu te falei até agora tem a ver com as características harmônicas do modo. O que é proposto no texto é bem diferente, é uma abordagem das qualidades dinâmicas dos modos, que são algo diferente das qualidades harmônicas.

    As qualidades dinâmicas, e isto fica melhor explicado e exemplificado no texto, se referem às sensações de movimento causado pelas notas em cada escala. Por exemplo, muita gente sabe que o V grau meio que leva para o I. Esses movimentos, ou melhor, essas tendências de movimento entre as notas dada a configuração de cada escala são classificados na música como cadências, ou cadenciamento. É sabido também que o VII grau do modo Jônio (escala padrão de Dó maior) costuma cadenciar (ou seja, se movimentar em direção ao I grau. E em cada tipo de escala as relações de movimento entre as notas também variam.

    Aí só lendo o texto mesmo pra entender. Mas o texto é bom, vale a pena a leitura. Por falar nisso como funciona para você ler um documento em PDF?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/14
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    converto pra txt e leio, ou abro com o adobe mesmo.

    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/14
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    rcorts

    Observe que em todos os modos as mesmas notas da Escala diatônica se repetem: C D E F G A e B

    Percebi. Obrigado pelo post, mano! O Cifra Club tem algumas umas videoaulas sobre modos e eu vou assisti-las antes de ler o PDF.

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