Dave Grohl é o último rock star? FF a última "grande" banda?

Autor Mensagem
HortaRates
Membro
# 19/set/23 07:22
· votar


Eu li e reli o tópico e fiquei impressionado que ninguém citou o Arctic Monkeys. Não sei se eles são grandes no Brasil, conheço muita gente que gosta, mas na Europa eles são gigantescos. Em números nas redes sociais são muito maiores que o FF, e na última turnê europeia deles, esgotaram todos os ingressos em todas as cidades em minutos. É bem popular entre o pessoal mais jovem também, acho que foi o show de rock com mais adolescente que já fui até hoje.

Como todo bom inglês o frontman deles é um show de carisma negativa, isso não tem comparação com os americanos. Mas os caras são grandes e ainda tão bem ativos.

Eu particularmente não classifico Coldplay como rock, mas se forem provavelmente são a maior banda de rock que existiu depois dos Beatles. Se Coldplay é rock, é a única banda de rock que esgota múltiplos shows em estádio em segundos no mundo todo atualmente. E faz isso consistentemente há muito tempo.

Grimc
Veterano
# 19/set/23 09:27
· votar


Acho que tem o John Mayer ainda

JJJ
Veterano
# 19/set/23 10:13
· votar


HortaRates
Coldplay [...] provavelmente são a maior banda de rock que existiu depois dos Beatles.

Xiiiiiiiiiii, rapaz... vai arrumar briga com um monte de gente por aqui, hein? kkkkkkk

Grimc
John Mayer

Pra categoria "Rock star comportadinho" pode ser...

---

"Rock star" que eu me refiro é aquela coisa disruptiva, atitude rock and roll. Não vejo isso em quase ninguém hoje (embora eu reconheça que não me interesso por quase nada, então devo estar perdendo alguma coisa).

Claro que temos que considerar que essa "atitude rock and roll" está totalmente fora de moda e, talvez, pareça mais coisa de velho babão do que de adolescente revoltado...

renatocaster
Moderador
# 19/set/23 12:30
· votar


JJJ

"Rock star" que eu me refiro é aquela coisa disruptiva, atitude rock and roll.

Claro que temos que considerar que essa "atitude rock and roll" está totalmente fora de moda e, talvez, pareça mais coisa de velho babão do que de adolescente revoltado...


Talvez o Maneskin seja essa referência hoje, mas respeitando a roupagem atual do que é ser disruptivo, atitude rock and roll.

renatocaster
Moderador
# 19/set/23 12:41
· votar


JJJ

Pra categoria "Rock star comportadinho" pode ser...

Aí é que tá, eu também acho o Dave Grohl um tanto quanto comportado. Não tanto quanto o Mayer, mas acho ele "straight" demais pra receber a alcunha de rock star, se for para enquadrá-lo naquele esteriótipo que ficou mais famoso pelo tridente "sexo, drogas e rock and roll".

Acho que o Grohl vai mais na linha de outros caras como Eddie Vedder, Billy Joe Armstrong, etc...

Wanton
Veterano
# 19/set/23 12:46 · Editado por: Wanton
· votar


HortaRates
Como todo bom inglês o frontman deles é um show de carisma negativa

Porra, e o Ozzy? E o Bruce Dickinson? Freddie Mercury*? Mick Jagger? Roger Daltrey?

Eu particularmente não classifico Coldplay como rock

É um pouco rock, né? Tá ali, na borda.

Arctic Monkeys

São bons, mas não sei o tamanho deles.

JJJ
Veterano
# 19/set/23 13:29
· votar


renatocaster
mas acho ele "straight" demais

2023... se fosse mais doido, ficaria fora de contexto.

Ningen
Veterano
# 19/set/23 13:46 · Editado por: Ningen
· votar


HortaRates

Eu até pensei em Arctic Monkeys (fundada em 2002) mas como eles surpreendentemente só venderam cerca de 1/3 dos álbuns do FF eu acabei descartando. O que foi um erro pelo fato de ser uma banda bem mais nova. Eles ganham do Foo Fighters no YouTube, Insta e Spotify.

Atualizando a lista:

Discos vendidos
AM 12 milhões
FF 36
LP 70
CP 100

Instagram seguidores
FF 5 milhões
LP 6
AM 7
CP 25

YouTube views
FF 2.5 bilhões
AM 3.6
LP 11.9
CP 15.9

Spotify ouvintes mensais
FF 20 milhões
LP 34.3
AM 46.9
CP 66.8

Spotify total streams
FF 7 bilhões
AM 15.6
LP 16.3
CP 27.6

renatocaster
Moderador
# 19/set/23 13:54
· votar


JJJ

2023... se fosse mais doido, ficaria fora de contexto.

Não, falo desde sempre mesmo. O Grohl é um cara que pra mim sempre procurou explorar um perfil mais "cômico", do que um perfil de doideira e porra louquice. Basta ver isso nos clipes dos grandes hits da banda, as piadocas de tiozão nos concertos ao vivo, e por aí vai...

Se eu pudesse cravar um perfil pra ele, diria que ele é um frontman de mão cheia, mas que ao mesmo tempo é "sóbrio" demais pra ser considerado um rockstar naqueles moldes que nos acostumamos a conhecer.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 14:38
· votar


renatocaster
é "sóbrio" demais pra ser considerado um rockstar naqueles moldes que nos acostumamos a conhecer.

Até porque esses não duram muito, vide praticamente todos os grandes vocalistas dos anos 90: Kurt Cobain, Chris Cornell, Layne Staley, Scott Weiland, Mark Lanegan, Chester Bennington, Dolores O'Riordan etc.

JJJ
Veterano
# 19/set/23 15:23
· votar


Wanton

E a Amy Winehouse... que não era rock star mas se (des)comportava como tal.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 16:21
· votar


JJJ
Amy Winehouse

Quase pus na lista, mas pensei: não é bem rock, não é 90's, mas tem o mesmo perfil, não há dúvidas.

JJJ
Veterano
# 19/set/23 17:53
· votar


Wanton

Cara, acho que é fim dos 90...

BrotherCrow
Membro Novato
# 19/set/23 20:36
· votar


Lelo Mig
Essa canção prá mim é música de desenho infantil/pré adolescente, achei insuportável...hehehe.
A minha filha de 8 anos diz que metal melódico é música de Pokemon hehe. Mas acho que pra pessoas da minha idade (40 e poucos) essas bandas tipo My Chemical Romance, Paramore etc tem um elemento de nostalgia muito forte. No caso de Paramore acho legal terem se atualizado e expandido as influências. Independente de curtir o som ou não, o que não dá pra negar é a presença de palco da vocalista.

Por exemplo, acho Imagine Dragons horrível. Se bobear é o som que mais me irrita, mais do que qualquer sertanejo universitário. Mas o show deles é bonito e a presença de palco é legal. Por outro lado, bandas que eu gosto muitas vezes são um bando de múmias no palco, principalmente o pessoal do prog e umas coisas de stoner. Dá pra ser um péssimo músico e um ótimo frontman/rockstar, ou vice-versa.

BrotherCrow
Membro Novato
# 19/set/23 20:40
· votar


Pera, lembrei agora do Queens of the Stone Age que ninguém citou. Eles tem público, lançamento de disco deles tem repercussão, e Josh Homme é um PUTA rockstar. E o Dave Grohl já tocou com eles...

Lelo Mig
Membro
# 19/set/23 22:09
· votar


BrotherCrow

"A minha filha de 8 anos diz que metal melódico é música de Pokemon..."

E ela esta totalmente correta.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 22:28
· votar


BrotherCrow
Queens of the Stone Age

Gosto bastante, mas eles têm público mesmo?

Princess Juliana
Membro Novato
# 21/out/23 08:42
· votar


FF é uma banda bem acima da média, que se mantem ha muito tempo se renovando sem perder a essencia, curto bastante algumas musicas. E sinceramente acho o Dave melhor como batera.
Olha pra mim o ultimo "rock star" foi Jim Morrison. rsrsrs Desenterrei, eu sei.

Wanton
Veterano
# 21/out/23 21:08
· votar


Princess Juliana
Desenterrei, eu sei.

Tá ótimo. Qualquer movimento é bem-vindo.

o ultimo "rock star" foi Jim Morrison

Aí não! Você não precisa gostar para concordar que teve gente que atendeu aos mesmos requisitos décadas após a morte do Morrison.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dave Grohl é o último rock star? FF a última "grande" banda?