Problemas com pouco tempo de ensaio e troca de tom na igreja

    Autor Mensagem
    luken200606
    Membro Novato
    # 13/ago/22 17:44


    Comecei a tocar na igreja faz pouco tempo e tem uma coisa que está me frustrando um pouco, a galera passa a lista com 2 dias de antecedência, temos 1 hora de ensaio (ontem foi 40 minutos) e na maioria das vezes eles trocam o tom das musicas de ultima hora.
    é complicado pra mim poq esse ambiente é novo, e essa de trocar o tom da musica de ultima hora me quebra bastante, eu nao consigo elaborar muito os meus arranjos por conta disso. tb tenho dificuldade na hora de trocar os tons com tão pouco tempo.
    daí eu fico me questionando se o problema é eu por não saber trocar os tons com rapidez e aprender as musicas de forma melhor ou eles que realmente dão pouco tempo.
    qual a opinião de vcs sobre isso? alguem tem dicas pra mim lidar com essas situações?

    ejames
    Membro Novato
    # 13/ago/22 18:53
    · votar


    O problema é justamente ser banda de igreja. No mundo real essas questões aí seriam resolvidas no bar, com falação em voz alta e tapa na mesa.

    Mas falando sério: o resto do grupo não se incomoda com isso? Caso não, então é teu papel correr atrás. Eu acho 1h de ensaio pouco, mas cada um tem sua forma de trabalhar. Essa coisa de trocar o tom em cima da hora as vezes realmente acontece, mas se for frequente aí já demonstra falta de profissionalismo.

    Cê tá recebendo pra tocar? Caso não, faz o teu, aprenda o máximo possível e desencana.

    warto
    Membro Novato
    # 13/ago/22 22:21 · Editado por: warto
    · votar


    luken200606,
    Vou falar de minha experiência em igrejas evangélicas. Toco em igreja há 28 anos e percebo que essa desordem de passar repertório em cima da hora vem sendo uma coisa comum na geração atual. E sobre ensaio de 1 hora (provavelmente antes do culto) também é uma coisa comum da geração atual.
    Sobre passarem musicas pouco tempo antes da hora (e também sobre mudar de tom na hora), você pode remediar pedindo o repertório todo da banda da igreja, assim pode ir estudando diariamente o repertório e conhecendo o mesmo (vai demorar algumas semanas) e vai te ajudar nessas surpresas antes do culto. Sobre mudança de tom, também estudar campo harmônico e ir testando diferentes tons nas músicas conforme vai estudando.
    Ensaio antes de culto, não é ensaio, é apenas passagem de som. Deveria ter um ensaio ao menos semanal fora de dia de culto para a banda da igreja ensaiar e aprender novas músicas.
    Infelizmente as sugestões que te passei não te ajudam nos seus problemas diretamente, apenas irão de deixar mais preparado para esses “desafios”. Você pode sugerir de boas para a liderança da banda para melhorar a situação, mas isso é com eles.
    Infelizmente o compromisso e temor a Deus parece que tem diminuído muito nos tempos de hoje.

    ejames, infelizmente dizer verdades para os irmãos de banda, mesmo que de boas, sem más intenções, apenas visando a melhoria do trabalho tem sido um tabu nas igrejas. Parece que ofende os irmão, que você está sendo tóxico em um ambiente sagrado e não visa a comunhão dos irmãos. Também sobre recebe pra tocar, o trabalho na igreja é voluntário e para Deus, e atualmente as pessoas que fazem o seu melhor no dia a dia em seu trabalho remunerado não fazem o melhor pra Deus (que deveria ser a obrigação dos irmãos na igreja).
    Espero não ter polemizado, rsrsrs.

    luken200606, conversa de boas com a liderança da banda, e faça a sua parte estudando todo o repertório no dia a dia e estudando campo harmônico, isso irá te ajudar como instrumentista e o resto dependerá da liderança da banda da igreja.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 14/ago/22 10:33
    · votar


    você precisa expor o problema e fazer o povo otimizar o processo


    algo como mudanças de tom ocorrem devido o tom não casar com a voz do cantor
    então sugerir que o cantor teste o tom em casa, cante com a gravação, cante com playback, hoje por ai se encontra algo até para mudar tom de música em casa, mesmo que zoa um pouco o audio, mas serve para ter de referencia para ele ensaiar em casa

    então com se o cantor viu que não da certo o original, pelo menos quando escolherem o tal música ele pode passar o tom que ele precisa cantar

    mesmo que ele não saiba música, nomenclatura das coisas, mas que apareça com a informação do tipo:
    essa eu testei em casa no app x e vi que precisei baixar -3
    isso já serve de referencia para vc saber que ela baixa 3 semitons do original


    da sua parte como a trave está em harmonia, vc pode intensificar o estudo na ideia de campo harmônico, formação de escalas, aprender fazer transposição, mas essa parte não tem mágica, é treino
    vc pode se dar metas de estudo, em casa vou estudar ai uma músicquinha qualqer de 4 acordes e mudar o tom dela, faz isso, faz de novo... pega outra e vai fazendo
    vai relacionando o acorde com a posição dele no campo harmonico/escala
    coisas do tipo se a música está em dó e toquei dó sol e fa.... então tocarei em MI: mí si e lá....mas se fosse em sol eu tocaria, sol, re e dó....

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 15/ago/22 14:29
    · votar


    luken200606 Eu comparado com o pessoal ai, sou até peixe pequeno. haha. No caso, eu toco na igreja a 10 anos, comecei a tocar 1 ano após sair do curso de violão. No caso, acabava no começo rolando exatamente a mesma coisa com os tons, e isso é bem complicado, e sempre acontecia muitas vezes até por preguiça do pessoal (já teve musica que toquei ao longo destes anos no mesmo tom, e do nada pediam para abaixar, e ai eu conseguia questionar). Não sei como funciona com o grupo seu, mas eu só recebia qual musica que era e tinha que me virar pra achar o tom e tals e ai acontecia isso. O que posso te dar de dica e caso tenha algum outro musico mais experiente tocando, pede pra ele sempre te passar os tons antes do ensaio e diz que seria para pegar as cifras corretas. Pq as vezes o pessoal nem se toca, que no meu grupo começou a rolar isso, entrou um outro rapaz para tocar e ele pegava as cifras e acabava não batendo (como eu toco de ouvido não tinha problema em cifras e tals), e ele conversou comigo e pediu pra passar os tons que ele queria pegar as cifras certas. E acredite que pra você receber o repertório 2 dias é péssimo, mas eu já cheguei a durante a semana receber o repertório e após ter ensaiado, mandarem outro repertório (no caso o padre passava que queria trocar tudo), fora as vezes que durante a celebração estava outras musicas, sendo que tínhamos passado as musicas que deveriam ser. Olha, tocar em igreja tem que ser bem perseverante, mas vale a pena. Não desiste não

    Lelo Mig
    Membro
    # 15/ago/22 14:47
    · votar


    luken200606

    Muda o tom por qual motivo?

    O cantor não sabe o tom em que deve cantar as músicas e fica "caçando" a tonalidade? Cada hora é um cantor, não é cantor fixo? Explique melhor isso.

    Ismah
    Veterano
    # 16/ago/22 22:05
    · votar


    Uma coisa que a experiência ensina, é que no baile menos é mais... Faça o mínimo necessário, pra fazer sua parte. Se alguém reclamar, é hora de colocar na mesa o que te incomoda.
    Também pode pesar sua experiência em palco, em banda, e etc... As vezes se pega uma banda muito experiente, que simplesmente está muito a frente da nossa capacidade técnica e musical.
    Outro ponto, é que ensaio em grupo é importante, mas o individual ainda mais.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 17/ago/22 15:29
    · votar


    Ismah Isso sobre fazer o mínimo acaba sendo bem verdade. Eu neste meio tempo fiz muito mais do que deveria, com no caso organizando repertorio e pegando a letra para todo mundo (no caso o pessoal sempre queria a folha com tudo organizado. Antes quem passava o repertório fazia, mas por um dia eu ter organizado e tudo mais me pediram para eu fazer e imprimiam na secretaria). E disso foi a pior coisa pois sempre trocavam e eu ficava sempre umas 2hs na semana tendo este trabalho. Acabou que com um monte de outro problemas que acabei desistindo de tudo. O que ficou de dica que se tivesse apenas tocando e não me preocupado com algo que não seria problema meu, poderia ainda estar tocando. Sei que quando voltar em outros grupos isso não irei passar.

    Ismah
    Veterano
    # 18/ago/22 19:49
    · votar


    anderson_gesteira

    Não é nesse sentido, mas de tocar mesmo. É satisfatório fazer um arranjo elaborado, mas em contexto de banda, menos é mais. Principalmente quando se é o novato da parada.

    Quanto a repertório, etc... Bem alguém tem que fazer. Num contexto de banda, a divisão de tarefas é fundamental. E na hora de dividir valores, respeita-se a proporção. Portanto, se um único que faz, também DEVE receber por isso.

    Particularmente, há bandas que conheço, onde o administrativo e produção é cargo de um membro. Cachê dele era triplo. Fim.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 19/ago/22 15:23
    · votar


    Ismah Sim, isso de menos é mais tá certo. Mas já presenciei e o problema do tópico que até o "feijão com arroz" não está fácil.

    Em banda isso de receber funciona, mas ai trabalho voluntario não rola cache ai é complicado ter muito trabalho para nada.

    Ismah
    Veterano
    # 20/ago/22 00:31
    · votar


    Dizer não, é um ato de sabedoria.

    LeandroP
    Moderador
    # 21/ago/22 09:53
    · votar


    essa de trocar o tom da musica de ultima hora me quebra bastante, eu nao consigo elaborar muito os meus arranjos por conta disso.

    Não é só você. Mesmo os músicos mais habilidosos e experientes podem encontrar dificuldades em transpor uma música de última hora. Depende da complexidade da música, da quantidade de acordes, dos arranjos envolvidos etc. Uma música com 4 ou 5 acordes vai bem. Uma música com o dobro de acordes, com empréstimo modal ou mesmo modulações podem atrapalhar bastante a transposição imediata. Então não se culpe por não corresponder a esta expectativa. Não dá pra trocar o recheio do pastel quando ele está sendo frito. A igreja precisa se organizar melhor neste aspecto.

    Wanton
    Veterano
    # 21/ago/22 12:24
    · votar


    É por essas tretas que os caras do black metal queimam igrejas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com pouco tempo de ensaio e troca de tom na igreja