Teixerinha e Mary Terezinha

    Autor Mensagem
    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Sandoval Quaresma


    De tanto meu pai falar resolvi ouvir algo deles e acabei gostando.
    Se tratando de musica regional sempre gostei mas de musicas caipira. Mas foi uma grata surpresa esta dupla gaúcha.


    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Sandoval Quaresma
    · votar


    Que pena que escrevi o nome errado no titulo do tópico (faltou um i) se algum moderador puder corrigir sinta-se a vontade kkk.. O certo e Teixeirinha, e não Teixerinha

    Buja
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Minha mãe sempre ouviu Teixeirinha, e gosta muito. La em casa isso é um crássico.

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Sandoval Quaresma
    · votar


    Eu achava meio chato o som de acordeon.
    Mas por causa desta mulher aí (Mary terezinha) estou começando a gostar, ela manda bem na gaita (como dizem os gauchos)

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    A história do Vitor Mateus "Teixeirinha" Teixeira, como dos Irmãos Bertussi, Paixão Cortês, e alguns outros, é tão interessante quanto das bandas mundialmente famosas...
    E ela se cruza com diversos outros "caipiras", Sérgio Reis, Luíz Gonzaga, Tonico e Tinoco, e uma penca de artistas da época que o mercado saiu dos sambas do pé do morro, pra ouvir música da rossa.

    Segue a história bem resumida do último "irmão Bertussi" ...



    TendTudo
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Ismah
    Bem vindo de volta Dom Ismael o homem do baú

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Ismah
    Muito bom, valeu por postar.

    Buja
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Ismah
    Bixo, tu ta sumido cara....ve os posts passados por aqui, uma pá de gente tava perguntando por onde voce andava hehe

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Sandoval Quaresma

    Tem também do Bonitinho, se eu achar posto.

    Buja

    Pra não poluir... https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/335579/

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Ismah
    Que bom, fico agradecido. Gosto muito de musica regional.

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Eco do Minuano e Bonitinho!



    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19
    · votar


    Como o mundo ficou "mimizento" e chato por causa dessa porra de "politicamente correto".

    Teixeirinha, fala no começo do desafio, que vai "pegar ela à força"... Se fosse hoje em dia seria esculachado no programa da Fátima Bernardes e depois preso!

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Lelo Mig
    Concordo plenamente com você, este tal de politicamente correto estraga tudo, Ismah
    Muito bom o video, nem sabia que existia este senhor, só agora que vim a conhecer um pouco do trabalho dele (graças a você), excelente violonista, novamente te agradeço por postar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: Ismah
    · votar


    Não sei o que eu tenho com o políticamente correto, mas tudo bem.
    Outros nomes então...

    Sandro Coelho, que apesar do apelo pop e ter sido esculachado, sempre foi um guitarrista muito acima da média. Sem falar nos méritos como compositor. Os ensaios do Tchê Garotos já eram de arrepiar, quando eram uma banda de garagem. E as composições instrumentais, cantadas, e os solos, tanto na banda, como em carreira solo, já mostravam que era acima da média...

    Não sei se ele começou no Garotos de Ouro (GDO*), mas é uma das bandas que lançou muita gente aqui no sul. O Sandro teve uma passagem lá no começo de 90. Já dá pra notar que eles não eram uma banda chulé, havia um excelente equipamento, e de marcas renomadas do microfone ao PA.
    Dá para ouvir claramente o shredding e o timbre de country, que o Sandro sempre teve.



    Depois foi para o Tchê Garotos, não sei dizer se fundou a banda, mas acho que não. Esse ensaio deve ter sido lá por 2006-7.



    "Velho oeste", obra instrumental da carreira solo...



    Canhoteira, composição lançada dentro do GDO.



    * A própria GDO, hoje não é mais só uma banda, mas um escritório que reúne diversas bandas. Dentro do meio pop-nativista e regional, são um dos mais importantes. Por exemplo a banda GDO do Forró, é uma criação paralela da GDO Produções. Eles tem mexido com sucesso, com sertanejo, exportando composições e artistas...
    _____________________________________

    Oscar " Oscarzinho " Soares, anda sumido, mas é um baita country man, compositor e famoso dentro do grupo Os Mirins...
    Também é notável que a muito tempo eles tinham um puta equipamento, que ninguém tinha... Então note-se a importância da música regional no passado.



    Eu sempre notei uma semelhança entre este, e o Les Paul, principalmente na época que tocava com a Mary Ford. E acabei descobrindo recentemente, que ele é grande fã dessa turma dos anos 50/60.





    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Nas gerações mais novas, temos dois bons nomes...

    O Vinicius Modelski, sempre quis ser o Sandro Coelho, e hoje integra a banda de apoio dele. O cara toca realmente quase todo o repertório nativista na guitarra que já tivemos...

    https://www.youtube.com/user/vinidedinhosdeouro/videos

    E a Patrícia Vargas, que eu sei pouco, mas vem da escola do Oscar Soares, do jeito serrano de tocar música nativista...

    https://www.youtube.com/channel/UCPu1Cno7TE5ki_sSOGwu1lw/videos

    Tem um vídeo muito legal da performance do guitarrista do Grupo Rodeio, que faz o solo de Gritos de liberdade, destruindo na guitarrada...

    E outro que é acima da média, é o Rafinha Muti nas 6 cordas, e o meu praticamente conterrâneo Alexandre "Xandi" Gonçalves... Aqui eles tocam com a Modello (com dois L's).
    O Rafinha não sei se era parte da banda na época, ele é mais próximo ao nativismo, mas dá pra ver que ele faz a harmonia, a percussão, a bateria, e ainda acha espaço pra solar e fazer segunda...
    Já o Xandi, é um tecladista/pianista, baixista, compositor - e nessa parte, o Sandro Coelho foi uma peça chave, pois ambos são compositores da Som Livre. Este tem em comum, que foi colega de escola, de banda nativista (!) e co-fundador da banda que eu trabalho a 4 anos e meio, a Dinamite Joe...



    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Lelo Mig
    Teixeirinha, fala no começo do desafio, que vai "pegar ela à força"... Se fosse hoje em dia seria esculachado no programa da Fátima Bernardes e depois preso!

    Mas... O amigo que está na gringa, definiu bem que o RS está para o Brasil, como o Texas para os States... Há uma cultura muito mais forte aqui no sul, e o machismo ainda é exagerado, mesmo para os padrões da parte urbana do estado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teixerinha e Mary Terezinha