O último grande marco da história do rock!

Autor Mensagem
Julia Hardy
Veterano
# jan/19 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Apesar de ter gente aqui que viveu a época e poder falar com mais propriedade, vou opinar mais um pouco sobre.

a) Paralamas chupinhavam sem dó o Police (até a bateria Tama do Barone era igual), depois foram louvar Gil, lambada e MPB. Aliás, por causa do Police, tudo quanto era banda BRock tinha um ou outro reggae em disco. Até Engenheiros – que Humberto Gessinger elogiava Augusto Licks (guitarrista) por ser o “único guitarrista ñ influenciado pelo Police” ahah

b) maioria das bandas tentava copiar The Cure e Siouxsie & the Banshees(pq era mais fácil que tentar copiar Van Halen, Queen e cia). Mercenárias, Vultos, Capital Inicial, Nenhum de Nós (2 primeiros discos), Nau, Uns e Outros, Heróis da Resistência, Arte no Escuro, Vzyadoq Moe e etc.

Plebe Rude tentava emular Clash e Stiff Little Fingers; Arnaldo Antunes, nos Titãs, tentava parecer David Byrne; Ira! roubava de The Jam (pq de The Who nunca teve capacidade); Barão e Rita Lee roubavam descaradamente dos Rolling Stones; Camisa de Vênus dava de fodão, mas roubava sons do Buzzcocks, do Clash e dos Stones. Ultraje a Rigor era um cara mais velho, roubavam de Beatles e Beach Boys. RPM conseguiu ser o Duran Duran brasuca.

Por outro lado, o punk paulista (Olho Seco, Cólera, Inocentes) ñ roubava. Tanto. Nem Ramones. Pq a informação era tb escassa.

c) só o pessoal da Bizz e quem tinha acesso ao exterior conhecia, daí passava meio batido. Só mudou no fim da década, quando começou a surgir Gueto, DeFalla (roubando um tanto de RHCP) e as bandas noventistas em si, q passaram a ter como referência “outros sons, outras batidas, outras pulsações”

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


Julia Hardy
Os Paralamas copiavam mesmo o The Police.
The Cure e The Sisters of Mercy também eram copiados, mas principalmente a referência maior era o Joy Division, até a dancinha do Ian Curtis o Renato Russo copiava. De resto todo mundo copiava, de uma forma ou outra, os Rolling Stones. Uma banda que influenciou muita gente aqui, mas pouca gente admite, foi Slade... principalmente o disco "vermelho" (ao vivo).
A galera Punk copiava "na cara dura" o Sex Pistols e o The Buzzcocks, bem como os 2 1ºs discos do The Clash, antes da influência reggae de discos como "London Calling", "Combat Rock" e "Sandinista".
Abç

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Julia Hardy

O que você descreve, esta correto, mas é necessário uma retificação: Na verdade não foi "bem copiar"....

Rock não é brasileiro, não têm nem nunca teve como fazer rock sem parecer algum inglês ou americano.

"maioria das bandas tentava copiar The Cure e Siouxsie & the Banshees (pq era mais fácil que tentar copiar Van Halen, Queen e cia)".

Aqui há um equívoco. Não é porque eram mais fáceis e sim porque a New Wave estourou forte no mundo, realmente como uma novidade, algo novo no rock... lembre-se que nessa época o rock já vinha muito desgastado, levou uma bordoada do Punk e a New Wave, veio e deu outra.

O Queen, nessa época, já era um dinossauro gordo e desgastado fazendo Pop. O Van Halen, tirando a inovação "guitarristica", foi mais do mesmo... banda de rock americano prá tocar em churrasco na beira de piscina de mansão em Beverly Hills... sempre foi uma bosta de banda e não influenciou ninguém... só guitarristas.

Julia Hardy
Veterano
# jan/19 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não conheço Slade o suficiente pra opinar, mas, deve ser isso mesmo.

Lelo Mig

Rock não é brasileiro, não têm nem nunca teve como fazer rock sem parecer algum inglês ou americano.

Pois é.

O Van Halen, tirando a inovação "guitarristica", foi mais do mesmo... banda de rock americano prá tocar em churrasco na beira de piscina de mansão em Beverly Hills... sempre foi uma bosta de banda e não influenciou ninguém... só guitarristas.

Pra mim, eles foram uma das bandas que inventaram o rock para os anos 80. Goste ou não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O último grande marco da história do rock!