Zanfona? Que instrumento interessante! Quem conhece?

    Autor Mensagem
    -Saved
    Membro Novato
    # ago/17


    Eu nao tenho muitas palavras pra descrever esse instrumento, mas queria que vocês pudessem contemplar também sua belesa e construção, parece um instrumento de arco, mas no lugar um arco rotativo através de uma manivela..

    https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTxcoMeFB6F9CsVGl 0fdu8pbVtZG-0a0MJjZRob46sVty6CIEaV



    Uso em grupo:



    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Pra mim é uma viola de roda.

    tito lemos
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Hurdy Gurdy.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Ismah
    Pra mim é uma viola de roda.
    deve ser... também conheci como viola de roda, em 2007 eu fiz um tópico por aqui mas com esse nome

    quando vi o titulo pensei que era o video desse treco

    talvez deva até ter mais nomes por ai, lembro que já ví

    igual a própria sanfona que por aqui chamam de acordeon ou acordeão, gaita, e suas variações, gaita ponto, pé de bode, baú de 8 baixo...

    JJJ
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Page & Plant usaram muito na época do Unledded:



    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    fernando tecladista

    Só uma ressalva!
    Gaita ponto ou gaita de botão, também chamada de botoneira e sanfona pé-de-bode, não é um acordeon! É um híbrido de acordeon com bandoneon. Não é só na forma das chaves ser um botão ou uma tecla, mas na execução também!

    O bandoneon, junto com a botoneira e harmonika européia (um antecessor do acordeon ) são diatônicos, e não cromáticos como no acordeon. Além de ser limitado, geralmente em G e D ou C e G.

    Ainda existem acordeons cromáticos que usam botões, mas é bem raro de se ver. Eu só lembro de ver uma vez ou outra, mesmo estando na cena nativista gaúcha.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Ismah
    sim eu sei, o post foi mais pela ideia de ressaltar as diferenças de nomenclatura, mas não quis me estender em tipos de cromática e diatônica e acabou ficando um post estranho por ter ficado tudo junto e misturado

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    De boa! rsrs

    Videomaker
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Eu conheci por "Viela" de Roda!
    E Zanfona por causa de uma banda de Rock Medieval.
    Eu filmei uma Palestra-Show do Mathias Loibner na Caixa Cultural-Fortaleza.

    Pedi pro intérprete perguntar à ele que falasse um pouco sobre o pequeno teclado de ponta-cabeça, que é semelhante aos pads do Roland MC-505.
    Ele até abriu o "capô" do bicho.
    Achei o som parecido com violino misturado com gaita de fole. Muito show...!!

    http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Releases/Noticia.aspx?releID=340

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zanfona? Que instrumento interessante! Quem conhece?