O rock experimental do Pink Floyd foi mesmo revolucionário?

    Autor Mensagem
    locostras
    Membro Novato
    # jun/17


    Principalmente nas mãos do Syd Barret.
    Não digo o som mas lesou muito a cabeça de gente se entupiu muita gente de LSD.
    Mas o Pink Floyd foi mesmo revolucionário na linha de raciocínio do compositor de Techno?
    O som se ouvido hoje seria desumano assim como foi na época pela genialidade de Syd Barret mas é muito chato no meu gosto.

    Velvete
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Foi

    JJJ
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    É o seguinte: Syd era um gênio e tem coisas muito interessantes na gênese do "The Pink Floyd Sound'. Arnold Layne, See Emily Play e umas outras são absurdamente boas e atemporais. Se alguém tocar Arnold Layne hoje, basta dar uma roupagem mais atual na sonoridade e vai parecer que foi feita ontem.

    Mas eu vou ser obrigado a concordar com o Odion... em alguns momentos é chato pra cacete! E isso foi além do Syd. Até o Ummagumma, tem coisas que, francamente, são inaudíveis.

    O lance é que, mesmo assim, foi revolucionário!

    As coisas, quando aparecem, tendem a ser exacerbadas, exageradas. Os mais velhos vão lembrar de quando a TV a cores chegou. Era tudo exageradamente multicolorido. E o 3D com suas coisas pontudas (eita!) obrigatórias em tudo que é filme? Com o rock progressivo foi igual. Mas as coisas vão sendo depuradas. Com o tempo, o próprio Pink Floyd se livrou do experimentalismo em excesso e conseguiu dosar (com grande classe!) o som "psicodélico" com um rock progressivo mais "palatável".

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    acredito que o som do pink floyd é menos voltado a estética se comparada a seu nome fantasia pink floyd institution anarky work music n tecnology for life.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    locostras

    Primeiro: Não é tão revolucionário assim, já que era uma tendência da época e várias bandas seguiam essa linha de experimentação... o Pink Floyd não inventou nada, apenas fazia parte do movimento universitário da época.

    Os próprios Beatles estavam nessa onda musical lisérgica. Sgt Peppers e The Piper at the Gates of Dawn, são do mesmo ano, 1967.

    Segundo: Até Dark Side a obsessão do Pink Floyd não era com a música e sim com o som. Não eram, nunca foram, nunca pretenderam ser virtuoses. Suas experiências eram com o som e com formas diferentes de se produzir som.

    Antes do Dark Side, há o não lançado álbum, em que eles não utilizam instrumentos musicais. Um álbum inteiro de canções com música feitas sem instrumentos. Este caminho se alterou pela sorte, porque turnês começaram a surgir, canções a tocar nas rádios, dinheiro entrar e Roger Waters assumiu a direção da banda e a orientou para outro caminho. Essa diferença de rumo a tomar é que irá trazer a tona a briga com Gilmour, até então um membro calado e coadjuvante (no campo das idéias), que começa a tomar partido.

    Foi esta experimentação sonora a revolução causada pelo Pink Floyd. Muito mais na sonoridade que na música.

    Se a influência do Pink Floyd na música é grande, nos studios, e principalmente na técnica de sonorização e iluminação de palcos, é maior ainda. Quadrifonia, Azimuth Coordinator, alta potência sem sistemas de P.A e etc... quem é da área técnica sabe que shows de rock se dividem em antes e depois do PF.

    Na biografia do PF escrita pelo Nick Mason, tudo isso fica bem claro. Mason concentra a biografia do PF, quase toda na parte técnica, não fica contando histórias fora dos bastidores com drogas e mulheres.

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Lelo Mig

    Olha, apesar do Floyd sempre ter pirado mais com a maneira de se produzir o som do que com a própria música, temos que concordar que existem composições incríveis. O Pink Floyd sabia, acima de tudo, como criar emoções com o som. Posso citar musicas como Echoes, Shine On You Crazy Diamond, Sheep e, é claro, o Dark Side of the Moon inteiro (kkk), que são composições maravilhosas.

    Mas é claro que nem tudo são rosas. No começo da carreira da banda, o experimentalismo em excesso se tornava monótono frequentemente. Musicas como A Saucerful of Secrets, Interstellar Overdrive (depois do riff sumir e começar aquela loucura) e a porra do Ummagumma inteiro são exemplos de experimentalismo que levam à obra se tornar chata.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17
    · votar


    _Rage_Floyd_

    "temos que concordar que existem composições incríveis."

    Mas, em momento algum digo que não fizeram grandes composições e grandes álbuns.

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Lelo Mig

    Sim, eu sei, só quis fazer um adendo.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar



    Este disco lelo?

    Casper
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Syd Barrett estava para o Pink Floyd
    assim como Ian Curtis estava para o
    Joy Division.

    JJJ
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Casper

    Assim como o Odion está para o FCC.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ontem era o Nirvana... Meu medo é que amanhã seja o Guns'n'Roses, e aí será o apocalipse do fórum !

    Buja
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    kkk. Achei interessante foi a briga pra provar que o Kut nao era genio.
    E entao, no segundo post deste topico, lemos:
    É o seguinte: Syd era um gênio

    kkkk. Quando chegar a vez do slash, eu vou rir mais um bocado.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Provar que o Slash, e os demais não eram gênios é fácil... Basta ver que depois que o Izzy saiu, o Gun's não compôs mais nada, só fez versões... Não que o Izzy fosse o gênio, mas tem cara dele ter sido ao menos quem mediou a parada toda, unindo os riffs, letras e melodias...

    (a maldição está lançada muhahahahahaha)

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ
    Buja

    Sid, não era bem o que podemos chamar de gênio... ele era mesmo algo muito diferente, incomum... Havia algo, ou alguma formação em seu cérebro que o tornava diferente, pensava diferente, via e ouvia diferente.

    Tanto é que todo mundo naquela época encheu o rabo de LSD, ficou doidão, e depois voltou ao normal. Sid não! Quase todas as biografias são unanimes em dizer que, ele já não era normal, mas desde que tomou o primeiro LSD, se transformou...
    Nos últimos tempos, com mais avanços da medicina, é quase consenso que Sid Barret era sinestésico (o que por si só já é meio raro). Quando meteu LSD prá dentro, a coisa fodeu de vez.......

    Na biografia, Mason diz que ele uma vez pintou uma ilustração no chão do quarto, indo do sentido dá porta para a cama, e, para não estragar a obra, ficou 7 dias na cama, sem comer, sem beber, sem ir ao banheiro... até a tinta secar.

    E, depois, iria exercitar, até o resto da vida, a prática de destruir toda obra logo que a terminava, porque dizia que a arte não deveria ficar estagnada ao tempo, deveria sumir. Esta sua obsessão o fez não tocar mais nada que tivesse decorado, inventava músicas na hora do show e depois não as tocava de novo... e esta, sim, é a verdadeira razão para os Floyds se reunirem e decidirem pela saída do Sid.

    Diferente de outras bandas, mesmo após a saída de Barret, seu conceito e DNA ficou impregnado nos outros membros e o Floyd continuou de certa forma a receita que Sid deixou. Até porque, não houve "briga", os caras amavam o Sid, admiravam -no... é que depois da fatídica apresentação em que o Barret tocou uma nota só o show inteiro do Floyd com comprimidos de Mandrix esmagados no cabelo... a coisa ficou insuportável.

    Syd apresentava aspectos que lembravam o autismo e uma pequena parcela de esquizofrenia... dados que vieram a se confirmar mais tarde.

    Contudo, seus companheiros de banda nunca o detonaram, muito pelo contrário, há homenagens à ele em quase todos álbuns e os amigos do Floyd sempre que possível iam o visitar.

    Foi uma figura ímpar, sem igual, e apesar de "louco" pelos nossos critérios morais, um cara admirável, um personagem riquíssimo e incomum.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Acho que nightrain foi a melhor música deles no use your illusion 2

    Julia Hardy
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    O questionamento vem do fato de achar chato. Bah.

    Quanto ao Guns, os fãs são menos retardados que os de Nirvana. Nunca vi nenhum clamando que os caras eram gênios.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Guns até que é legal tipo de você se ferrar por causa de uma garota e ouvir dont you cry tonight theres a heaven above you baby.
    Talvez seja por causa do wah do slash.

    ogner
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Revolucionario eu nao sei mas acredito que não. Sei que é foda demais! Socorro! Tem muita coisa simples e aburdamente complexa! Pode isso, arnaldo? hehe!!

    Nao tenho conseguido passar um dia sem ouvir algo do PF.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Eu acho que o Pink Floyd foi revolucionário porque criou um estilo próprio, avançado, que nunca foi igualado, por quaisquer outras bandas.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Os caras eram criativos mas prefiro boa sonoridade tipo um Dado do Legião ou Smashing Pumpkins pra ser bom rock inglês senão fica uma coisa meio Rosana.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar



    Prefiro essa guita

    Casper
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro locostras:

    Explique por favor para o decrépito Casper
    como é possível coexistir na mesma frase
    Legião Urbana e Pink Floyd.

    PS: Passe por favor uma cópia de sua prescrição médica.
    Tenho inveja.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Sei lá...

    Acho muita coisa para um cara que o trabalho dele aflorou na banda somente de 1964 a 1968. Sem Syd Barret a P. F evoluiu do mesmo jeito, mantendo a mesma linha. Gilmour (que veio com a saida de Syd) e Waters, também eram bons. Até mesmo Richard Wright contribuiu com vários arranjos, letras e algumas criações gerais. Fazendo certa hegemonia no estilo.

    Um comparativo, não de estilo, mas de influencia presencial.

    Diferente um pouco do Bryan Jones que ficou nos R. S de 1962 a 1969. Pode não ter sido um super gênio, mas ajudou totalmente no direcionamento dos Rolling Stones.

    Quando Bryan Jones foi afastado da banda, os R. S já estavam bem direcionados.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Revolucionário não é o mesmo que original.

    - O original é algo que foi feito pela primeira vez;

    - O revolucionário é algo que mudou uma época.

    Pink Floyd pode até não ter sido original, mas certamente mudou muita coisa no mundo da música.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Learn to Fly foi a mais comercial?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O rock experimental do Pink Floyd foi mesmo revolucionário?