Música comercial não presta?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # fev/15


    Acho que não tem essa de música comercial não presta, toda música que tem o intuito de arrecadar dinheiro é comercial, não necessariamente é boa ou ruim, pode ser as duas coisas, depende do ponto de vista de quem a escuta.

    Concordam ou discordam?

    Guitar_L
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    sanabria
    Toda generalização é burra. Existem bons trabalhos em qualquer lugar, cabe ao ouvinte filtrar o que se considera bom ou não. Esse pensamento típico de adolescente mimado de "só indie é bom", "só rock é bom", "só música clássica é boa" é típico de quem não tem experiência de vida e nem discernimento pra entender outras culturas. As artes nunca foram e nunca serão exatas como a matemática. Qualidade musical depende de quem ouve, de quem toca, onde se escuta e em que momento se escuta.
    Abraços

    Slash_1989
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Toda generalização é burra.

    Isso é uma generalização! Então quer dizer que isso é burrice, ou seja, tem generalizações que fazem sentido, como essa, mas essa é uma generalização que faz sentindo falando que as generalizações não fazem sentidos, é uma generalização que se anula, e, e, e, e...... bug no mundo!

    makumbator
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    Slash_1989

    Você acaba de nos deixar em um paradoxo do espaço-tempo.

    Slash_1989
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    makumbator
    Só queria salvar o fórum de mais um tópico fundado em discussões cíclicas! Sorry.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Se a pessoa tem talento e segue a profissão de músico para se sustentar não tem problema nenhum.
    Música comercial também presta.
    O ponto chave da discussão é a liberdade do músico em criar.
    Na música comercial muitas vezes o músico é forçado por questões de mercado e imposição de gravadoras a tocar e até fazer o que não gosta.
    E tem muitos ídolos que são pré-fabricados pela mídia e mantidos por um grupo de investidores.
    E assim a mídia cria espaços de exposição dos artistas para obter o retorno financeiro.
    Com o tempo se o músico tem talento e consegue a independência financeira pode se dedicar a música com mais profundidade e consegue fazer boas obras mesmo que de certa forma ainda esteja ligado ao lado comercial.
    O lado comercial é um problema complexo, muitos músicos e artistas são colocados para fora e marginalizados caindo no esquecimento do público.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: cafe_com_leite
    · votar


    O cara pode fazer música boa com intensão de agradar um numero enorme de pessoas. Só que fica complicado de sair algo bom quando o cara faz um amontoado de clichês e tenta empurrar sob medida exatamente "o que o publico quer". Um cara no movimento gospel (que é muito parecido com a música normal, por sinal) provou que dá pra trazer novidades e fazer sucesso, chama-se Thalles Roberto. Veja bem, na música gospel antes dele, o que estava em alta era o pop rock. Ele chegou tocando um mix de black music americana com MPB e uma pitadinha de rock. O cara estourou de sucesso, é o maior nome da cena atualmente.
    As vezes as pessoas querem apenas que o artista as surpreendam, mas isso fica inviável quando você se dispõe a dar somente o que elas gostam de ouvir.

    Mr. Rosa
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    cafe_com_leite
    Só que fica complicado de sair algo bom quando o cara faz um amontoado de clichês e tenta empurrar sob medida exatamente "o que o publico quer".

    O mainstream eufemisa isso com o pretexto de "respeito aos fãs".

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sanabria

    Creio que a discussão "bom ou ruim" é meio infrutífera, já que o gosto pessoal acaba tendo um peso muito grande e gosto é subjetivo.

    Mas, acho que cabe a questão do bem feito. Bem feito no sentido de bem executado, com preocupação nos timbres, na gravação, na textura e sensação que a canção proporcionará, e mesmo na complexidade de execução, não em termo de dificuldade técnica, mas de colocar o acorde certo no lugar certo ou uma costura melódica criativa.

    Phill Collins, Sting, Elton John, Paul McCartney, Michael Jackson, Guilherme Arantes, Roupa Nova e etc... fizeram dezenas de canções "comerciais" de muito bom nível.

    O que me incomoda é esse produto mal acabado, entregue nas coxas, com batida programada e timbres de tecladinho Cassio, que nem a maioria do pessoal do "arrocha" faz. É de um relaxo de dar dó.

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    "Música comercial" é pleonasmo.

    Agora vai.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: FabioMP.
    · votar


    Acho Skank comercial e acho muito bom...

    Edit: Só pra deixar claro que estou falando da banda e não da droga uhasuhshushus

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    FabioMP.

    Eu acho a droga boa e a música ruim :v

    Atire a primeira pedra quem nunca curtiu ̶u̶m̶ ̶K̶i̶s̶s̶,̶ ̶u̶m̶ ̶G̶u̶n̶s̶ ̶(̶e̶s̶t̶a̶ ̶c̶e̶r̶t̶o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶t̶e̶m̶ ̶m̶a̶i̶s̶ ̶c̶o̶i̶s̶a̶s̶,̶ ̶a̶l̶e̶m̶ ̶d̶e̶ ̶f̶a̶z̶e̶r̶ ̶g̶r̶a̶n̶a̶,̶ ̶q̶u̶e̶ ̶n̶o̶ ̶p̶r̶i̶m̶e̶i̶r̶o̶)̶.̶.̶.̶ bandas comerciais...

    Buja
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Guitar_L
    Toda generalização é burra

    Voce acabou de generalizar a coisa tambem.

    --

    Bom ja que é pra generalizar, eu particularmente acho a maioria das musicas 'comerciais' péssimas, [entenda-se, música com letra e ritmos repetitivos feitas com o objetivo de colar no cerebro e vender bastantem lepo-lepo da vida].

    Agora musicas de comerciais são boas. Muitas musicas de comerciais sao feitas com base em boas musicas, muitas desconhecidas e versões de outras muito boas. Dai eu já acho interessante, e nao deixa de ser musica com fim 'comercial'.

    Henry D. Thoreau
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    o que não é música comercial? rock e metal? huahuahua

    Atire a primeira pedra quem nunca curtiu um Kiss, um Guns

    *atirando pedra*

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Henry D. Thoreau

    O troll saiu da caverna Off Topic?

    rcorts
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    sanabria
    Acho que não tem essa de música comercial não presta, toda música que tem o intuito de arrecadar dinheiro é comercial, não necessariamente é boa ou ruim, pode ser as duas coisas, depende do ponto de vista de quem a escuta.

    Concordam ou discordam?


    Como você disse, depende do ponto de vista. E mesmo o que é ou não é música comercial depende bastante do ponto de vista pessoal. Aliás, esse é um dos conceitos mais sem noção que eu já ouvi na vida.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Henry D. Thoreau
    o que não é música comercial? rock e metal? huahuahua



    Pois é, tem muito jovem do rock que acha que as suas bandinhas undergrounds são as top da arte moderna.

    Só não taco pedra também porque gosto de algumas músicas do guns. Kiss eu abomino Haha.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    quem nunca curtiu um Kiss

    Não gosto da banda beijo americana

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Não compreenderam o que expus nas entrelinhas... Quis dizer que todos nós já curtimos música comercial...

    O popular (que consequentemente trás algum retorno financeiro), já foi de diversos estilos... E em cada região um..

    GENERALIZANDO

    De 1600-1800 eram os grandes eruditas lembrados até hoje... No brazil o bate tambor (ironia, sim)
    De 1920-30 era blues jazz... No braZil a Bossa e o Samba...
    De 40-50 o twist, rockabilly e começo do rock'n'blues. No brasil se consolida a MPB...
    De 60 a onda psicodélica, e 70 os primórdios da música eletro-acústica (darkwave, gothic rock e disco)... No brazil de 60, surge a jovem guarda...
    80 os definição do metal com vaiantes, e a estabilização das primeiras músicas eletrônicas literalmente... Surge o rock no brazil, nas bandas mais lembradas até hoje, e repetentes em repertórios para bares e pubs... Além do sertanejo clássico, com modas de viola, e o brega.

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Headstock invertido
    · votar


    Não querendo dar uma de hipsterzinho superior, até porque meu gosto é bem Rock e Metau mainsntream, mas nunca gostei de Guns e muito menos de Kiss. Isso eu posso afirmar sem medo de estar mentindo.

    rcorts
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Eu sempre gostei de Guns. Aliás, o motivo de ter começado a tocar guitarra foi ter visto o Slash tocando, apesar de nos últimos anos as coisas que eu gosto de ouvir serem bem diferentes disso.

    Ismah
    80 os definição do metal com vaiantes, e a estabilização das primeiras músicas eletrônicas literalmente... Surge o rock no brazil, nas bandas mais lembradas até hoje, e repetentes em repertórios para bares e pubs... Além do sertanejo clássico, com modas de viola, e o brega.

    Só uma correção. Dos anos 80 pra frente foi a avalanche do que eu chamo de sertanejo romântico (Zéze Di Camargo, Leandro e Leonardo etc...), mas o sertanejo mesmo, as modas de raiz ou música caipira surgiram beeem antes disso.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    rcorts

    Em mídia muito pouco... Sim alguma coisa já existia em meados de 70, até antes mesmo, mas sem exposição. Era apenas regional - como a música gaúcha o é ...

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah

    O Brasil teve uma fase em que foi produzida música barroca de qualidade por aqui.
    Pena que a maior parte do repertório foi perdida.

    http://barroco-brasileira.blogspot.com.br/

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Continuo achando...

    ...que não têm essa de comercial ou "udigrudi", nem boa, nem ruim.

    Têm mal feita e bem feita!

    Henry D. Thoreau
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ismah

    sim, só pra criticar o mau gosto de vocês.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Eu gosto de música de comercial.

    Quem não lembra de "fool around" do comercial de lançamento do Palio Weekend? Boa demais!



    Lucas Machado dos Santos
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Lucas Machado dos Santos
    · votar


    De 1920-30 era blues jazz... No braZil a Bossa e o Samba

    O movimento musical conhecido como Bossa Nova começou no final da década de 50.
    E sobre a MPB, sempre vi como iniciada com a segunda geração da Bossa Nova no meio da década de 60.

    rcorts
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ismah

    Certo, mas pouca exposição de mídia não faz que algo deixe de ser comercial, não é mesmo?

    Tá vendo que o próprio termo gera confusão. Se for parar pra pensar, música não comercial deveria ser aquela que de modo algum fosse utilizada com fins lucrativos. Talvez eu esteja sendo meio radical, mas...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    feliz quem escuta música pela música e manda os rótulos a merda

    Xeper
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Atire a primeira pedra quem nunca curtiu um Kiss, um Guns

    Post para jogar pedra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música comercial não presta?