Rádio, bandas independentes, música comercial, espaço no mercado da música.....

    Autor Mensagem
    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Rafael Walkabout


    Achei essa entrevista na net por acaso.Ela fala um pouco sobre essas questões que citei no título do tópico, e são coisas muito comentadas aqui no fórum.

    "Tatola e Maia
    Locutores da Brasil 2000 FM
    O Portal do Rock esteve na sede da Rádio Brasil 2000 FM, uma das mais importantes rádio rock do Brasil, que fica na cidade de São Paulo.

    Fomos até lá para fazer uma entrevista com o "Homem Enciclopédia", o famoso Maia, que juntamente com seu companheiro Tatola (um dos melhores locutores de rádio rock do Brasil), nos recebeu muito bem, respondendo com muita espontaneidade e atenção às nossas perguntas.

    Portal do Rock: Vocês têm autonomia sobre a programação musical na Rádio ou existe algum tipo de acordo com gravadoras, produtoras, no sentido de promover alguns artistas em especial ou até mesmo boicotar outros ?

    Maia: As vezes as pessoas pensam que a gente fica preso a determinadas coisas, mas na verdade nós dependemos muito do mercado, sendo que no Brasil existe muita limitação quanto a lançamentos. Por exemplo, a gente lança muita coisa nova, mas o acesso fica muito limitado. Obviamente que com a internet a divulgação de uma banda fica muito mais fácil. Porém, o rádio ainda tem uma maior abrangência do que a internet. Ocorre que as vezes as pessoas ouvem alguma coisa muito inédita que a gente toca aqui e depois elas não conseguem encontrar o material da banda para comprar, o que acaba sendo uma frustação. Então, como o mercado é muito limitado, parece que a gente sofre uma pressão da gravadora, mas não é verdade. É simplesmente a falta de produto, a falta de opção. Nós aqui da Brasil 2000 até que ousamos muito, mostrando coisas inéditas das gravadoras, mas acaba sendo um trabalho muito solitário.

    PR: É possível uma Rádio sobreviver fazendo uma programação baseada somente em Rock e suas vertentes ou ela tem que ceder e rolar outros estilos mais populares e mais comerciais ?

    Maia: Isto depende muito. Esta coisa sobre o que é mais popular ou mais comercial é muito relativa. Ninguém que trabalha em uma rádio, com sinal aberto, pode ser completamente hermético. Quando você tem um público como o da cidade de São Paulo, que é uma cidade muito eclética, você tem que ter uma programação mais abrangente, com coisas mais audíveis para que a grande massa possa conhecer. Senão você acaba falando para um grupo muito pequeno. Isto não justifica você estar sobrevivendo comercialmente, porque você tem um sinal aberto e vários custos envolvidos. Quando você vai para lugares como na Europa, EUA, que possui comunidades menores e definidas musicalmente, você tem as extratificações, as rádios comunitárias, as college radios, que só atingem aquela comunidade, o que é uma coisa muito pequena, atingindo 2 ou 3 mil pessoas, podendo se dar ao luxo de fazer uma programação específica e direcionada para aqueles ouvintes.

    PR: Como é a visão da Brasil 2000 sobre as bandas de rock independentes? Quais os espaços para elas na Rádio? Como uma banda independente pode vir a ter seu som rolando na Brasil 2000?

    Maia: É como eu falei agora há pouco. O caminho do rock independente tem que se extratificar. Tem que começar com fanzines, portais de internet sobre rock, locais para shows e somente depois partir para um trabalho que tenha uma abrangência maior e mais popular. A gente tem uma preocupação com as bandas independentes. A gente mostra determinadas bandas, por exemplo no programa do Osmar, que é o Brasileiro e Brasileiras, onde as bandas vêm tocar ao vivo. Mas isso é muito pouco. Não adianta você pegar uma banda independente e começar só você a tocar a música dela, se ela tem uma distribuição independente você acaba perdendo tempo e desgastando a banda.

    A gente já fez muito isso, inclusive com bandas que têm um certo apelo, público e nome, como o Violeta de Outono e com o Vultos, que eram bandas que tinham até uma carreira, que estavam lançando discos independentes. Então ficava aquela mesma frustação, pois não tinha como se comprar o CD das bandas. Por isso que eu acho que o crescimento de uma banda independente tem que vir aos poucos. O papel da internet é fundamental, haja vista o lance do mp3, que possibilita gerar um arquivo com a música da banda e as pessoas podem conhecer o trabalho da banda. Definindo, eu acredito que as bandas deveriam começar pela internet, divulgando seu som em tudo o que for portal ou site de música, distribuindo seus mp3 para os internautas e para as gravadoras. Outra coisa importante para a banda é a conscientização quanto à qualidade musical. Normalmente as bandas entram no mercado meio acéfalas. Os integrantes da banda se juntam, gravam uma demo e se esquecem da qualidade. Uma banda se faz após muito tempo de estrada e vários shows. Um problema grave também para as bandas é a falta de casas de shows para elas se apresentarem. É chato comparar, mas se pegarmos o mercado americano ou o europeu, as bandas de lá conseguem fazer 200 shows antes de amadurecer e gravar alguma coisa. Aqui no Brasil ainda estamos com um certo preconceito com relação às casas que tocam rock.

    PR: Na Europa e nos EUA, o Rock é um grande business e empresas ligadas ao Rock fazem verdadeiras fortunas. Vocês acham que o Rock no Brasil tem sido encarado como business ou as pessoas que comandam o circuito são amadoras ?

    Maia: Com certeza, este lance é fundamental. As vezes as pessoas pensam que o amadorismo é uma questão cultural, ideológica. Mas o amadorismo não é ideológico. Pelo contrário, o amadorismo é uma forma de você se preparar para aquilo que você vai enfrentar. Não importa se você tem ideologia, se você não fizer um trabalho bem feito ninguém vai saber de sua ideologia.

    Então está coisa de você saber gerenciar um negócio, tratar o rock como um business, é fundamental. Porque no final, tudo é business, até a mais forte ideologia, até mesmo um livro de filosofia é business. As pessoas tem que pensar nisso. Eu também acho que enquanto as pessoas não fizerem as coisas no rock de maneira profissional, nada vai para frente.

    PR: Falando sobre internet, a Brasil 2000 relançou seu website recentemente. Quais são as pretensões da Brasil 2000 em termos de internet, ou seja, quais os principais objetivos do site ?

    Maia: Na verdade o que a internet traz de benéfico para uma rádio é ser um complemento da programação da rádio. Principalmente este lance de que as vezes a sua programação passa desapercebida em alguns detalhes, você pode ter na internet tudo o que rolou, disponível para as pessoas. Por exemplo, no caso da gente, que lança muita coisa, todo dia tem lançamento, é muito interessante ter no nosso site esta relação de lançamentos. É imprescindível para uma rádio ter um website que tenha um verdadeiro arquivo com tudo o que rolou na programação. Porém, este negócio da rádio virar uma fonte de informação na internet é muito relativo e difícil. Existem sites especializados em informações, como é o caso do site de vocês e seria a mesma coisa se uma rádio tentasse colocar no site um jornalismo muito quente, sendo que existem sites especializados somente em jornalismo e de ótima qualidade. Você não pode querer se meter naquilo que você não sabe fazer. Definindo, eu acho que o básico de um site de rádio seria ser mesmo o complemento da programaçào da rádio. "

    Fonte --> http://www.portaldorock.com.br/entrevistatatolaemaia.htm

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    up II

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    up III

    xdeadpoetx
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    brasil 2000 é foda! só toca música legal, ainda mais com o kid vinil :)

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    xdeadpoetx
    Eu nem conhecia.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Up ¬¬

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o cara falou sério, mas eu duvido que não role um jabazinho também.

    Mailan Gabriel Stahnke Moraes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o jabá rola só de início, se a galera gostar e pedir pra tocar, nem precisa mais de jabá...se a galera não gostou da musik, ela pára d tocar em pouco tempo, pois a rádio depende mais de seus ouvintes do q das gravadoras

    Sincero
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Interessante.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mailan Gabriel Stahnke Moraes

    só se for essa rádio, pois as rádios grandes são jabazeiras legítimas, só toca se pagar.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pois as rádios grandes são jabazeiras legítimas, só toca se pagar.
    Talvez isso deve ter colaborado pra se tornarem grandes, um dinheirinho ganhado fácil sempre convém.

    maggie
    Veterana
    # mai/05
    · votar


    [u]UP![/b]

    Bananada 2005 reúne 42 bandas independentes em Goiânia

    Violins, Autoramas, Astronautas, Réu e Condenado, Daniel Belleza, MQN e Júpiter Maçã são algumas das bandas que se apresentam no Bananada 2005. A sétima edição do festival, que acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 (sexta, sábado e domingo) no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, conta com 42 bandas independentes durante seus três dias.

    Além dos shows, que acontecem em dois palcos, o público pode conferir estandes de diversos selos independentes nacionais.

    Veja abaixo a programação do Bananada 2005:

    20/05/2005 (SEXTA)

    18h30 SpinApple (GO)
    19h Actemia (GO)
    19h30 Demosonic (GO)
    20h Os Legais (SP)
    20h30 Fuzzly (MT)
    21h Cadabra (DF)
    21h30 Réu e Condenado (GO)
    22h Barfly (GO)
    22h30 Nervoso (RJ)
    23h Canastra (RJ)
    23h30 Zeferina Bomba (PB)
    00h Violins (GO)
    00h30 Hang The Superstars (GO)
    01h Autoramas (RJ)



    21/05/2005 (SÁBADO)

    18h30 Technicolor (GO)
    19h The Ugly (GO)
    19h30 Motherfish (GO)
    20h Ästerdon (SP)
    20h30 Vanguart (MT)
    21h Olho de Peixe (GO)
    21h30 Iguanas (RJ)
    22h Deceivers (DF)
    22h30 Continental Combo (SP)
    23h Daniel Belleza (SP)
    23h30 Abimonistas (SP)
    00h MQN (GO)
    00h30 Rollin' Chamas (GO)
    01h Astronautas (PE)


    22/05/2005 (DOMINGO)

    17h30 Peregrinos (GO)
    18h Seven (GO)
    18h30 WC Masculino (GO)
    19h Dead Rocks (SP)
    19h30 Madame Saatan (PA)
    20h Mordida (PR)
    20h30 Ressônancia Mórfica (GO)
    21h Resistentes (GO)
    21h30 Volver (PE)
    22h Frila! (SP)
    22h30 Sapatos Bicolores (DF)
    23h Mechanics (GO)
    23h30 Valentina (GO)
    00h Júpiter Maçã (SP)

    Saiba mais

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    rádio de verdade só a Kiss FM

    majorbentes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fala galera,

    Gostaria de convida-los a conferir nosso som, um som totalmente independente, feito com muita raça e objetividade.
    Já estamos a algum tempo na estrada, e queremos buscar nosso espaço
    Visitem:

    http://www.majorbentes.mus.br

    Estamos abertos a parcerias.
    um abraço

    raoniweb
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Olá pessoal!

    Tenho uma Webradio estilo newage / various. Para quem aprecia, está aqui o convite.

    A maior parte da nossa programação é instrumental mas temos também outros estilos durante o dia.

    Não tenho trabalhos de artistas brasileiros no estilo newage. quem quiser divulgar o seu trabalho, entre em contato através
    do site. Terei o maior prazer em fazê-lo.

    Bom mas é isso aí, vamos deixar de conversa e passar logo o link para vocês ouvirem.

    http://www.radionatureza.com

    Aguardo vocês por lá!

    Abraços,
    Raoni

    nettosuburbanuz
    Veterano
    # out/08
    · votar


    oi galera queria que vocês avaliem esta música , lembrando q é uma pré produção feita em um home studio , desde de já agradeço a todos...

    http://www.myspace.com/faustosouza

    obs: aceito qualquer tipo de critica positiva ou negativa , ok!!!

    nettosuburbanuz
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ah me desculpem , o nome da musica é " fuga " e logo a primeira musica do myspace ... obrigado


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/82290/p0#5543230

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rádio, bandas independentes, música comercial, espaço no mercado da música.....