Afinal, o que é MPB?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig


A ideia deste tópico, surgiu à partir da indagação “afinal o que é MPB?”, incluída num outro tópico aqui do FCC.

Pensando em explicar e ciente de que a grande maioria dos guitarristas aqui do FCC são ligados ao Blues e ao Rock´n´Roll, cheguei à conclusão de quão distante era para muitos entenderem a MPB, e ao mesmo tempo o quão fácil é explicar, já que suas origens e desenvolvimento são tão parecidos.

Partindo de dois negros que modificaram e levaram a um nível alto de experimentação de possibilidades, nascidos quase na mesma data, só que um lá nos E.U.A e outro aqui no Brasil, conforme fui escrevendo, vi como seria fácil para quem esta distante do universo MPB, mas ligado ao Rock, entender.

Jimi Hendrix, nasceu em Seattle, em 27 de novembro de 1942. Gilberto Gil, nasceu em Salvador, em 26 de junho de 1942. Apenas 5 meses separam estes dois músicos negros, que trabalhando com a raiz básica de suas culturas, como alquimistas, incluíram ingredientes, adicionaram experimentos e temperos e transformaram esta raiz em variados sabores. Hendrix à partir do Blues. Gil à partir do samba.

O blues, de forma bem resumida, nasceu dos cântigos religiosos e os chamados cantos de trabalho, nos campos de algodão, pelas comunidades de negros oriundos da Africa em forma de protesto contra a escravidão, formas de escapar dela e para contar e/ou amenizar a dor da vida nos campos.
O samba, de forma bem resumida, nasceu nas comunidades de negros oriundos da Africa, nos poucos momentos de festividade e lazer das comunidades de escravos, no Recôncavo Baiano.

O blues de raiz, contaminado pela música trazida pelos trabalhadores/imigrantes europeus, como o Folk, (que resultaria também no Country) e o Boogie Woogie e etc., irá resultar no rock.

O samba de roda (de raiz), contaminado pela música trazida pelos trabalhadores/imigrantes europeus, como a Valsa, o Bolero, Marchas, Guaranias e etc., irá resultar na MPB.

O jazz é um estilo que surge um pouco antes, pela mesma mistura, contudo com uma orientação mais voltada à música e aos músicos, com um nível de exigência maior aos instrumentistas. Também irá, posteriormente influenciar o Rock.

O choro é um estilo que surge um pouco antes, pela mesma mistura, contudo com uma orientação mais voltada à música e aos músicos, com um nível de exigência maior aos instrumentistas. Também irá, posteriormente influenciar a MPB.

Percebem que é a mesma coisa, a mesma estória, a mesma origem e a mesma evolução? Fica fácil, entender, não é?

Contudo, a mesma raiz e desenvolvimento gerou resultados muito diferentes com relação a sonoridade, musicalidade e construção musical.

Bem resumidamente o Rock tem como forte o “melódico”, e a MPB o harmônico. Reparem no vídeo, a construção harmônica e perfeita de Gil ao violão. Ele não “sola”, não faz riffs ou licks, sua linguagem musical é principalmente através dos acordes, onde em algumas passagens ele chegar a utilizar um acorde por sílaba.

Por fim alguém diz: Mas Luan Santanna, Grupo Molejo, Calipso e etc. Qual a ligação disso com a MPB/Samba original?

A resposta é: Qual a ligação de Rihana, Justin Bibier, One Direction com o Rock/Blues original?

Obs: A ideia deste post, não é discutir melhor, pior, gosto mais, gosto menos... esqueçam essa bobagem. Nem dizer que Hendrix foi mais ou menos importante que Gil, se tocava mais, menos ou outras bobagens.

Espero, apenas, que esta informação tenha alguma relevância a cultura musical de alguns. Abraço!



Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Marcado pra ler, aprender, perguntar, discutir, debater e mostrar pra minha namorada..

Adair Neto
Veterano
# jul/14
· votar


É interessante notar o quanto a música evolui. Compare, por exemplo, o MPB de Caetano Veloso com a MPB do álbum Chão de Lenine.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


lelo, acha que o artista cansou de ser o lixo social?

Filippo14
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig


Que louco, nunca tinha reparado em todas essas semelhanças, realmente, desse ponto de vista, tudo é bem parecido. Boa, mais um excelente tópico.

Aquele abraço

waltercruz
Veterano
# jul/14
· votar


Excelente paralelo e excelente reflexão.

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro Lelo Mig:

Muito boa sua analogia partindo dessas duas importantes
figuras históricas (Hendrix e Gil). Mas vale lembrar que os
pilares da música brasileira são mais antigos - entre os
séculos XVI e XVIII:

Lundu - de origem africana, que foi influente na
parte percussiva musical, que mais tarde daria
origem ao samba;

Modinha - de origem portuguesa - trouxe a melodia e
harmonia, que se fundiram com o lundu.

E os pilares da música norte-americana também são
de épocas similares: as canções de escravos em plantações
são mencionadas desde o século XVI.

A conclusão é que todo o continente americano teve
forte influência da Europa e Africa, nos últimos 5 séculos.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Casper

Sim, sim... anterior ao Blues, por exemplo, há o Spirituals. Assim como o Lundu e o Batuke para o Samba.

Mas, parti do Blues e do Samba, de forma resumida, apenas para traçar uma linha, à partir de referências mais óbvias.

dibass
Veterano
# jul/14 · Editado por: dibass
· votar


Eu acho um pecado citar a MPB e resumir ao samba e esquecer dos grandiosos Tião Carreiro e Pardinho no sertanejo e os Irmãos Bertussi na música tradicional gaúcha.
(ícones ilustrativos, poderia citar tantos outros).

Ousaria até mesmo dizer que o Sertanejo e Gauchesco representam mais a música brasileira, em termos de extensão e cultura, do que o samba. Até mesmo o forró do formoso Luiz Gonzaga é mais "Brasil" do que o samba.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Eu acho um pecado citar a MPB
Enfatizando a MPB quanto a Música Popular Brasileira.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


A visão que sempre tive é:

MPB significa Música Popular Brasileira e designa um estilo musical definido pela música popular feita no Brasil na época em que o termo (MPB) foi cunhado.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


dibass
Está cometendo o erro crasso (emboar bastante comum, infelizmente) de confundir MPB (gênero) como sinônimo de música brasileira popular. Não são sinônimos.

Sobre essa abordagem errônea e abrangente, poderíamos sem falha albergar funk carioca com MPB, pois se trata de uma manifestação musical popular e brasileira (nada a ver com o 'funk americano'). Mas como disse, MPB é gênero, não isso.

Essa discussão foi realizada no outro tópico, que motivou a criação desse. Colar o que postei lá:

"É dificil julgar o que é MPB em si
Não, não é, trata-se de gênero musical com nítidas referências, embora ousadia seja bem vinda (viva Hermeto! hehe)

Cuidado com isso, lembro bem quando a mídia (leia-se Globo) quis tachar Zezé di Camargo como MPB. Não raro surge muita porcaria, de cunho bem pop, querendo se intitular MPB como se fosse "qualquer música brasileira popular", sendo que é gênero musical. Não adianta vir com "contemporâneo", como se fosse subproduto, a exemplo do Sertanejo "universitário" (que, pelo menos, é de mesmo gênero, diferente da "nova MPB" ou "MPB contemporâneo", que sequer é)"


Dá para aprofundar mais e o tópico merece (mais uma ótima iniciativa do Lelo), quando tiver tempo entro melhor na conversa.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


dibass

"Eu acho um pecado citar a MPB e resumir ao samba..."

Parece que você não entendeu bem o tópico ou não o situou no "espaço/tempo", e/ou esta achando um "pecado" baseando-se no seu gosto pessoal, sem considerar a história. Meu tópico não considera gostos e preferências, apenas história. Não se trata do que se "acha", mas sim do que "é" de fato. São coisas diferentes.

Quando eu cito acima que o Samba em mistura com os ritmos de origem européia como Valsa, Bolero, Marchas, Guaranias e etc. estou automaticamente incluindo o Sertanejo e "Gauchesco" como você menciona em seu post.

Cara, a única música genuinamente brasileira é a dos índios. Nos E.U.A também.

Somos povos colonizados, e todo branco e negro daqui, veio de fora.

Forró, por exemplo, como você cita, vêm de "For All" = Festa promovida pelos engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, que promoviam bailes abertos ao público "Para Todos".

Outra vertente diz que vêm de Forróbodó que é uma corruptela da vocábulo português "Forbodó" que por sua vez vêm da expressão " faux-bourdon" do Francês.

E nada disso é demérito. Luiz Gonzaga, por exemplo, inventou a formação clássica usada em forró, composta de Sanfona (instrumento europeu), Zabumba (instrumento indígena) e Triângulo (instrumento chinês). É justamente esta criatividade brasileira com os recursos estrangeiros que fizeram nossa riqueza musical.

Por isso, acreditar que a música Gaúcha ou Nativista (oriunda diretamente do Cone-Sul "Argentina, Paraguay e Uruguay), mesma raiz da música sertaneja ou a música Nordestina "Xote, Xaxado, Baião, Forró e etc." são mais brasileiros que o Samba é um erro histórico.

Os primeiros ritmos "desenvolvidos" no Brasil, têm origem Afro + Indígena e são:

Lundu, Maxixe e Coco.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Tem um erro conceitual muito grande aqui... MPB é sim sinônimo de Música Popular Brasileira. Parece que o pessoal não sabe de onde e como veio esse termo que acabou por virar (ou tentar virar) um rótulo de gênero musical.

O termo começou a aparecer mais no ano de 1945, o livro "Música popular brasileira", de Oneyda Alvarenga, relaciona o termo a manifestações populares, como o bumba-meu-boi. Vale lembrar que nessa época a Europa estava arrasada por 2 guerras mundiais e os EUA com toda força no macartismo e sua política imperialista e anti-comunista. O período foi propício para uma busca e identidade nacional, na música inclusive. Muitos músicos queriam desenvolver esse lado nacionalista, genuinamente brasileiro. Vale dizer aqui que esse papo que "genuinamente brasileiro é só índio" não cola, é bobagem, senão em última análise não existe música genuína de país nenhum, mesmo porque vai saber de onde veio a música dos índios na ocupação das Américas. Então vamos deixar essa besteira de lado...

Na década de 50 foi criada a Bossa Nova. Os criadores da bossa nova já tinham essa ideia de criar algo brasileiro, rejeitando (mas aceitando a influência) da música americana principalmente, mas européia também. Tal fato é bem explicitado por Roberto Menescal e sua turma do Rio de Janeiro, que buscavam uma maneira e ritmo de tocar violão brasileira, sem negar o encanto e o estudo por caras como Barney Kessel, por exemplo. Ou seja, levavam uma bandeira de Música Popular Brasileira, meio como orgulho nacionalista, no sentido de música popular, que não é erudita.

Pois bem, veio o golpe militar na década de 60, com apoio americano, que aliás apoiou ditaduras militares por toda América Latina. Aí que se começou a entender MPB, vagamente, como estilo musical, com a queda (ou transformação) da bossa nova, designando uma música sem guitarra (tinha que ser violão), ligada a estudantes e intelectuais. Havia uma resistência à cultura norte americana, a guitarra fazia parte disso. Neste gênero musical havia comumente uma crítica velada da injustiça social e da repressão governamental por conta do cenário político da ditadura. Talvez a primeira artista a encampar esse nome de MPB como um gênero musical foi Elis Regina, seguida por Edu Lobo, Geraldo Vandré, Chico Buarque e uma variação que veio um pouco depois, a Tropicália.

Depois o termo MPB virou um saco de gato, que se aceita rock, soul, samba, reggae, choro, pop etc., além de tudo que é tipo de instrumentação e ritmos. Por isso, na verdade, quem diz que MPB é samba tem a visão muito limitada da coisa, por ser um termo usado já numa situação histórica e política diferente, mas talvez hoje seja um termo a ser evitado, um rótulo desnecessário. Mesmo porque esse nacionalismo cultural, essa busca de "brasilidade" chega a ser sem nexo para muita gente, mas que foi de onde veio o termo.

No declínio da MPB, a Rita Lee e Paulo Coelho fez 2 letras para uma mesma música sobre o tema da música popular brasileira (MPB), já descambando, em rock.

Arrombou a festa
Arrombou a festa 2

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MMI
Concordo que há erro conceitual, mas é justamente o você que faz ao afirmar não se tratar de gênero.

A gênese do termo que passou a definir o gênero é mesmo esse.
Curiosamente, as citações que faz (achei meio "wikizadas", mas ok), corrobora em grande parte tratar-se de gênero que possui diversas influências, na maioria de nossa própria cultura.

É erro sim achar que só o samba (ritmo) define o gênero (erro esse que o Lelo não comete em sua definição), pois as fontes e influências são as mais diversas, mas isso não exclui a classificação de gênero.

Casper
Veterano
# jul/14 · Editado por: Casper
· votar


Parece que existem duas linhas de raciocínio:

1) MPB é uma música de uma certa época, que inclui, por
exemplo a Tropicália e a Bossa-Nova (que é basicamente
uma releitura porca do que o Chet Baker fazia na época,
mas isso é outra história).

2) Qualquer coisa que se torna popular e é Brasileira pode
ser considerado MPB. Nesse contexto, até Mato Grosso e Matias
(que fazem música de redneck) podem ser considerados MPB.


É isso?

renatocaster
Moderador
# jul/14
· votar


MMI

Talvez a primeira artista a encampar esse nome de MPB como um gênero musical foi Elis Regina, seguida por Edu Lobo, Geraldo Vandré, Chico Buarque e uma variação que veio um pouco depois, a Tropicália.

A referência que eu tenho de MPB (como um gênero musical) é exatamente essa.

Depois o termo MPB virou um saco de gato, que se aceita rock, soul, samba, reggae, choro, pop etc., além de tudo que é tipo de instrumentação e ritmos. Por isso, na verdade, quem diz que MPB é samba tem a visão muito limitada da coisa

Concordo!

renatocaster
Moderador
# jul/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu considero o MPB como um gênero musical à parte sim. Assim como é o forró, o axé, o samba, o pagode, o sertanejo, a música da região sul. No final das contas são todos ritmos brasileiros e populares, mesmo que não sejam genuinamente brasileiros.

Acho que o gênero MPB surgiu meio que de uma concepção da Bossa Nova com o surgimento da tropicália. Digo que é um gênero à parte até pq tem um padrão de composição, melodias, e letras bem específicos.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Casper

Mais ou menos isso.

Nasceu como a segunda linha, tudo que é brasileiro e é música popular (que não é música erudita), é música popular brasileira. Cresceu e se solidificou como gênero no fim da década de 60 e início de 70, uma música de protesto velado, de raízes brasileiras, que foi o fim da bossa nova (não a inclui) e a tropicália fez parte. Mas se é gênero musical, então MPB deveria ser MPB mesmo e não incluir bossa nova, rock, jazz, samba, choro, que estes sim são gêneros de fato, podem até se confundir eventualmente, mas tem sua identidade bem definida. Todo mundo no Brasil era MPB até a década de 60...

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MMI
Nasceu como a segunda linha, tudo que é brasileiro e é música popular (que não é música erudita), é música popular brasileira. Cresceu e se solidificou como gênero no fim da década de 60 e início de 70, uma música de protesto velado, de raízes brasileiras, que foi o fim da bossa nova (não a inclui) e a tropicália fez parte

Por aí mesmo.


Mas se é gênero musical, então MPB deveria ser MPB mesmo e não incluir bossa nova, rock, jazz, samba, choro, que estes sim são gêneros de fato, podem até se confundir eventualmente, mas tem sua identidade bem definida

É gênero sim, mas que decorre de diversos outros gêneros (por isso a abrangência) e ritmos, bem como flertou com mais alguns, por exemplo rock. Inclusive esse flerte não demorou tanto a ocorrer, a exemplo de alguns trabalhos do pessoal do Clube da Esquina (bom exemplo o Som Imaginário) e dos Mutantes, sendo que o último chegou a fazer rock (gênero propriamente) através de composições originais de MPB, inclusive.
O Blues, citado no post inicial, também flertou com diversos outros, dos quais o que mais gosto é o meu nick.


Todo mundo no Brasil era MPB até a década de 60...

Não era, a exemplo da "Jovem Guarda", que inclusive chegou a se polarizar com a MPB por ser considerada despolitizada para o momento.

Bem mais recentemente, a Globo até tentou afirmar que o Roberto Carlos era MPB, análogo ao exemplo do Zezé de Camargo que citei, mas até aí, só mais uma das pérolas da nossa mídia...

Casper
Veterano
# jul/14 · Editado por: Casper
· votar


Eu, Véio Casper, tenho a tendência de
pensar em MPB como um gênero restrito a uma
certa época - para ser mais claro, entre
1960 (com a segunda geração de Bossa-Nova e os Festivais) e
1985 (com o fim do regime militar no Brasil como um marco).

E a imagem que aparece em minha mente ao ver a sigla MPB é algo assim:

https://lh3.googleusercontent.com/-2DmR0ovJ5h4/UlDu3_xLxKI/AAAAAAAARAk /1n2if4FGwrw/s800/mpb00.jpg

Mas esse é meu ponto de vista restrito e preconceituoso.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Casper

Essa conceituação acaba ficando subjetiva. Temos a mania inconsciente de classificar "bom ou ruim". Daí tantas indefinições.

Por isso usei o Blues/Rock como base comparativa, porque achei que ficaria mais fácil.

Chuck Berry é Rock.
Elvis é Rock.
Yes é Rock.
Cannibal Corpse é Rock.
etc...


Na MPB não é diferente:

Hermeto é MPB.
Gil é MPB.
Chico Buarque é MPB.
Zé Ramalho é MPB.
etc...

Achei que havia ficado óbvio...

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Pior que não... Isso é uma generalização um tanto infeliz.

Para não ir longe... Elvis foi o grande popularizador do rock, chamado de o Rei do Rock, mas de forma nenhuma Elvis é rock. Se você for à Memphis e falar isso no Sun Studios ou em Graceland vão te devorar. Elvis começou numa época que, a grosso modo, não existia rock. Inclusive sua banda principal durante sua carreira, com Scotty Moore, D.J. Fontana e Bill Black, todos foram músicos de country, na verdade, com influências de jazz e por que não, um pouco de blues. A realidade é que no início da carreira tanto Scotty quanto Elvis eram muito mais hillbilly (um tipo de country), com algo de rhythm-and-blues, que deu origem ao rockabilly. No período de 53 a 55 foram denominados como Hillbilly Cat. Da mesma forma, Gil é bossa nova, blues, baião, reggae e um monte de rótulos, além de ser simplesmente MPB. Por isso todos esses rótulos não encaixam em nenhum dos listados, todos cruzaram uma fronteira do que seria MPB ou rock e passaram longe disso, mas todos tem músicas que podem ser rotuladas facilmente como exemplos dos estilos citados. Para mim é incorreto citar um grande artista desses, o conjunto da obra com um rótulo, o que dá é para rotular obras em separado.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Cara, desculpe, mas discordo... creio que há um certo preciosismo, em algo que tentei exemplificar de forma simples. Os rótulos existem, não fui eu que inventei, e eles apenas "etiquetam" determinadas coisas. Algumas por alguém outras por si mesmas.

Não fui eu e nenhum brasileiro que atribuiu o título de Rei do Rock à Elvis. Esse é um título americano dado por americanos. Contestar a validade dele, ou não, é tarefa individual e subjetiva.

Da mesma forma que podemos não concordar com a frase de John Lennon.

"Sem Elvis não haveriam os Beatles, e antes de Elvis não havia nada!"

"Elvis começou numa época que, a grosso modo, não existia rock."

O Rock como estilo musical? Caímos assim, na mesma subjetividade do que é ou não Rock (ou MPB). Existem elementos musicais de "rock´n´roll" em gravações de 1920. Já o termo rock´n´roll foi utilizado por Maurie Orokender na Billboard em 1942, mas já havia sido utilizado por DJs antes disso. E muito antes disso em canções que "não eram Rock´n´Roll", como as The Boswell Sisters, em 1934.



Como disse, ainda que válido, existe muita subjetividade no assunto e preciosismo em afirmar o que é ou deixa de ser Rock ou MPB.

Se Elvis não é Rock, Iron Maiden não é também e Dream Theather muito menos. Mas todo mundo chama de Rock, seja ou não!

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Engraçado que eu usava esse comparativo muitas fezes em conversas com amigos sobre as diferenças da cultura americana e brasileira. Só não me lembro se li isso em algum lugar ou se constatei por mim mesmo tais semelhanças.
Muito bom o tópico.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

eu já acho que não tem preciosismo nenhum. Apenas Elvis não se limitou ao rock e Gil não se limita a MPB. Então quando Elvis cantou Jailhouse Rock, era rock, mas quando cantou That`s all right mama era um hillbilly; igualmente Gil quando tocou com Bob Marley chegou a tocar reggae. Simples assim. Por isso eu falei que Elvis é o Rei do Rock, só que ele não é só rock.

Julia Hardy
Veterano
# jul/14
· votar


Como as pessoas gostam de complicar.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


MMI

Entendi amigo.....mas, se passei essa ideia, não tive intenção de limitar ninguém a rótulo algum. Apenas conceituar um tema e fazer um comparativo com algo que a galera conhece melhor... apenas isso.

Desculpe se pareci taxativo.

Veja, por exemplo, João Gilberto. Ele é tido como pai da Bossa Nova.

Sabemos que João era obstinado em "achar a batida perfeita". Ele resolveu cantar baixo e sem vibratos, muito diferente dos seresteiros da época, onde as vozes eram os destaques poderosos, e encaixar as sílabas/palavras, atrasando ou adiantando o canto em relação ao ritmo, onde a voz não encobriria a batida e ele criasse tempos próprios e soltos.

Ele julgou ter encontrado, ou encontrou, quando compôs Bim Bom.

Depois de mostrar esta técnica a Tito Madi, Edinho, Roberto Menescal, Ronaldo Boscoli e etc., apareceu o termo "batida bossa nova" e João batizado de pai da bossa nova.

No entanto João Gilberto diz que não faz Bossa Nova... faz Samba!

Mas o rótulo... tá aí!

Abraço!



FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Julia Hardy
Diria que apenas gostam de uma boa conversa, sobre bom assunto. Isso pressupõe que não precisamos concordar, apenas respeitar opiniões divergentes. Aliás, são complementares.

Sê benvinda, para discordar ou não :)

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Caro Lelo Mig:

Na MPB não é diferente:

Hermeto é MPB.
Gil é MPB.
Chico Buarque é MPB.
Zé Ramalho é MPB.
etc...


Tenho que discordar sobre o Hermeto Pascoal, porque:

a) Sim, ele é um gênio, e é Brasileiro. Mas nunca foi popular.

b) Não é possível rotular o tipo de coisa que ele faz, porque
a música dele é universal e acima do bem e do mal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, o que é MPB?