Afinal, o que é MPB?

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Casper
a) Sim, ele é um gênio, e é Brasileiro. Mas nunca foi popular.
De novo a confusão entre MPB gênero e música brasileira popular.
Se a questão é ser popular, Luan Santana é MPB e trocentos músicos da MPB nunca foram MPB então.

b) Não é possível rotular o tipo de coisa que ele faz, porque
a música dele é universal e acima do bem e do mal.

Boa! hehe
Na linha do que o MMI comentou, o Hermeto passeia tanto por tantos estilos, que se torna mesmo inclassificável. Fora que tem músicas dele que são difíceis de "enquadrar" em um gênero qualquer. Bem acima do bem e do mal.

Vale o que o próprio Hermeto disse, quando tocou "lá fora" classificaram ele como Jazz, então entendeu que tudo o que eles ouviam e não entendiam intitulavam como Jazz.

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


O problema é que

Música
Polular
Brasileira (gênero)

é diferente de

Música
Popularesca
Brasileira (designação genérica)

Outro músico Brasileiro que sinto dificuldade em
definir é o Egberto Gismonti. Mas é porque acho
que ele cai na mesma categoria do Hermeto.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Casper
Outro músico Brasileiro que sinto dificuldade em definir é o Egberto Gismonti. Mas é porque acho que ele cai na mesma categoria do Hermeto.

Outro no qual pensei quando entrei no tópico, mas é o que você disse, difícil enquadrar em um gênero, mesmo na "abrangente" MPB.
Tem muito de música clássica impressionista, de baião, frevo, compõem peças para ballet, trilhas sonoras... fora que tem sua própria identidade musical; soa ímpar, como o Hermeto.

Insufferable Bear
Membro
# jul/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Eu vou dar minha opinião, que obviamente é a única verdade, mas todo mundo tem o direito de estar errado. (piada, ok?)

Linguagem não é um negócio rígido, objetivo e imutável, o que era o "pagode" ontem não é mais o que é hoje, um espaço, um lugar e virou um gênero musical. Música clássica pra uns é música do período clássico, para outros é sinônimo de música erudita, e às vezes pra mesma pessoa música clássica é os dois e tudo depende do contexto.

Pra mim se os dois lados já se entendem podem se referir ao chimbinha como rock avant-garde que eu não daria a mínima, a linguagem funciona diferente para pessoas e em contextos diferentes, vamos nos concentrar nas coisas divertidas da vida, pode? Em música, etimologia, ou o que seja, e vamos deixar o "você está usando esse termo de forma errada" ou "esse artista não é rock, é rock progressivo sinfônico tipo 34A" de lado.

Exemplo: hillbilly hoje é um termo depreciativo usado para se referir a um pessoal da área rural do sul dos estados unidos, a imagem que você invoca usando o termo é a do Cletus Spuckler dos Simpsons. Hillbilly music já saiu de uso há muito tempo atrás.

E parem de complicar as coisas, ninguém vai brigar contigo se você disser que Elvis é rock não, só gente doida que não merece atenção.

Exemplo 2: música pop pra uns é Michael Jackson, pro pessoal da música clássica é tudo o que não é clássico ou folclórico, pra mim os dois estão certos.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Excelente tópico, Lelo Mig!

Cara, a única música genuinamente brasileira é a dos índios. Nos E.U.A também.

Sou obrigado a discordar. Brasil não é a terra. O País surge quando os portugueses chegam, delimitam e batizam o território. Brasil é o filho desse "estupro", é multicultural por essência.

Sobre os rótulos: eles são essenciais. O rótulo "Sul", por exemplo, refere-se a posição que algo está em relação a um todo e a referência é o globo. É um rótulo impreciso e seu valor reside nesta imprecisão. Vide "verde", "quente", "grande" etc. É como se a pertinência aos conjuntos pudesse ser quantificada: há verdes "mais verdes" do que outros, ainda que não exista "o verde".

Podemos usar o acrônimo MPB para tratar de toda música que for popular e feita no Brasil, mas me parece mais útil utilizar o termo para designar aquele estilo específico.

Insufferable Bear, o povo das letras admite e se curva para dinâmica da língua, alegando que ela deve ser modificada pelo uso. Fico preocupado ao imaginar as "necessidades" que motivam os usuários a modificá-la. Gente que nem chegou a dominar a língua emprega palavras erroneamente, já que conhecer o verdadeiro significado delas é trabalhoso.

Com a deterioração da língua a comunicação interpessoal fica empobrecida e a compreensão do outro, cada vez mais distante. Entre os custos de uma língua deteriorada está a crescente dificuldade para compreensão de temas um pouco mais complexos. Enfim... não vou me alongar ainda mais.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


entamoeba
prefere ler jornal ou conversar com um ladrão? prefiro conversar com o ladrão do que ler jornal. tempo e espaço.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tens algum problema com relação ao que eu escrevo, INNARELLI?

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


acho que a palavra estupro é muito forte,

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Eu sempre tenho a impressão que o INNARELLI está querendo dizer alguma coisa, mesmo sabendo quem ele é.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


sintaxe é algo complicado.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


o vício mata o corpo e envenena a alma.

Insufferable Bear
Membro
# jul/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Com a deterioração da língua a comunicação interpessoal fica empobrecida e a compreensão do outro
Não há deterioração nenhuma. Ou talvez haja uma deteriorização eterna da língua.
Você acha que seus avós falam/falavam o mesmo português que existia há 200 anos atrás? O processo sempre existiu, palavras novas surgem e palavras antigas somem, regras gramaticais são mudadas e destruidas pelo "povão" desde quando a primeira linguagem foi criada.

Gramática foi inventada para sistematizar o aprendizado e a análise da língua, não para ditar regras, e no fim, a compreensão entre pessoas da mesma classe, com a mesma cultura, idade, etc., nunca é prejudicada porque linguagem não é matemática.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


inculta e bela, a última flor do lácio, o nosso português.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


Insufferable Bear, conheço o argumento. Sei que esse processo sempre existiu. Só entendo que ele foi acelerado pelo crescimento da comunicação escrita decorrente da Internet.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


entamoeba
não concordo com o seu último post. idioma é metafísica, religião e ciência. "Deus está morto" Niezchte

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, o que é MPB?