como aumentar a percepção musical no ônibus?

    Autor Mensagem
    Koy-kun
    Veterano
    # abr/14


    Fala galera! Seguinte. Todo dia eu perco de ônibus qse duas horas entre ida e volta da faculdade. Como o meu tempo livre é bem reduzido e eu sou iniciante nesse meio da música, pensei: será que não tem audios, softwares para celular, sei lá, alguma forma de eu estudar música no ônibus? É que em casa o cara geralmente quer tocar né...acaba deixando essa parte de lado, que é muito importante, então gostaria de saber se os amigos sabem de uma forma de eu treinar todo dia essas duas horas a perceção ( que com esse tempo todo dia, creio que trará bons resultados srsr).

    valeu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Koy-kun
    No meu tempo isso não existia.
    Usava-se o bom e velho "Walkman" (hoje tem o MP3). Isso basta, pois é DEVER de todo música OUVIR música, boa e variada, prestando atenção à TODOS os instrumentos, harmonia, melodia, arranjo e execução.
    Abç

    Koy-kun
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Koy-kun
    · votar


    Koy-kun
    No meu tempo isso não existia.
    Usava-se o bom e velho "Walkman" (hoje tem o MP3). Isso basta, pois é DEVER de todo música OUVIR música, boa e variada, prestando atenção à TODOS os instrumentos, harmonia, melodia, arranjo e execução.
    Abç


    Certo, mas eu me refiro a algo mais específico, que talvez ajude a identificar as notas musicais por exemplo. Eu não tenho essa noção boa, afinar sem afinador por exemplo é um parto rrsrs. Inclusive usando o telefone na frequência 440Hz, não vou saber te afirmar se ta igual ou não. Eu queria saber se há algo mais específico que me ajude nessas áreas, desenvolver essa percepção, ear training. É que como eu disse o meu tempo para o instrumento é pouco, então seria ótimo se tivesse algum jeito de usar esse tempo gasto em idas e vindas de ônibus, para incrementar essa parte. Eu tentei só ouvir música a princípio, mas já acho q é pra um nível maior.

    valeu.

    Single Bucker
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Realmente oque ajudaria na percepção seria fazer solfejo, mas acho q é meio inviável no onibus, entao o que resta é ouvir musica mesmo e analisar harmonias

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Koy-kun
    iPad + fone de ouvido + apps musicais = horas e mais horas de estudo! entretenimento e criação musical

    Algo no estilo Solfi, ReadRithm, EarWizard entre outras dezenas se opções

    E claro o famoso OUVIR música que tanta gente esquece

    DOF Hard
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    cara, uma vez, ha tempos atraz, tentei uma coisa, era um programinha que te dava o audio das notas, repetitivamente. ai voce podia ficar o dia todo e a noite toda escutando um mizão sem parar por exemplo.. mas aquilo me enxeu e logo desisti, mas pode ser uma boa...

    Koy-kun
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pô, muito boa dica Edson Caetano. Pena que eu não tenho apple =/

    Será q tem algo para Android? rsrs

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Koy-kun
    Com certeza deve ter, como meu telefone tb é da maçã não ajudo, mas apps musicais educativos é só pesquisar , fiz isso rapidiinho e já apareceu algo na Google play

    Perfect Ear

    Boa caçada

    makumbator
    Moderador
    # abr/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Koy-kun
    Inclusive usando o telefone na frequência 440Hz

    Só uma dica, o lá do telefone varia muito, e muitas vezes não é 440Hz. Aqui em casa ele soa em 414Hz (quase como um sol#).

    Mas respondendo à questão do tópico, em viagens eu gosto de ler sobre música e também gosto de repassar mentalmente exercícios de arco (do contrabaixo) ou mesmo seções de músicas (que é um recurso comprovadamente benéfico no adestramento do cérebro sobre a memória muscular e a mecânica dos movimentos).

    Outra possibilidade é fazer exercícios de leitura de ritmo, ou mesmo solfejo mental. Tudo isso dá para fazer sem o instrumento, só com a mente.

    guygo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Marcando *

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como aumentar a percepção musical no ônibus?