Preconceito musical e percepção consciente

Autor Mensagem
raules
Veterano
# mar/12


Alô galera do CifraClub, eu vim aqui abrir uma discussão sobre a diferença de Preconceito Musical e um certo tipo de Percepção...

Muita gente defende o Sertanejo Universitário, o Funk, etc... com unhas e dentes, falando que gosto é gosto...
Mas vamos pensar um pouco, refletir um pouco no nível dessas músicas, tanto em conteúdo musical quanto em conteúdo de letra...
A música é uma Arte, e o que agente vê nesses gêneros musicais? Será que é arte? Será que rebaixar as mulheres, que levaram tanto tempo na história para conquistar seu auto-respeito é arte? Ou então se chamar de corno, e dizer que bebe e fuma com orgulho também é arte???

Porra, (desculpe a expressão), mas estamos em um país, onde até os ESTADOS UNIDOS exibem nossa música, e agente da valor pra isso, e ainda defende dizendo que isso é preconceito musical? Preconceito significa um conceito antecipado, e é só agente ver essas músicas, que o nosso conceito fica bastante sólido e formado sobre isso.
Portanto na minha opinião, julgar o sertanejo, o funk (carioca), certos pagodes, não é questão de preconceito, e sim de conscientização de que certas músicas são verdadeiramente uma merda.

E vocês, o que acham? o,..,o

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


E vocês, o que acham? o,..,o

Eu acho que:

1. Estou tendo uma sensação de deja vu.

2. A gente não é agente.

3. Se você se põe a classifcar algo de maneira absoluta, deve definir métricas objetivas para tal.

4. Sabe a tua banda predileta? É verdadeiramente uma merda, de acordo com as métricas subjetivas da minha falecida avó.

5. Batmacumba-e-ê, batmacumba-o-bá.

dibass
Veterano
# abr/12
· votar


raules
defina um conceito absoluto de arte.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


E vocês, o que acham?

Uma bobagem grande, ainda mais querer discutir isso mais uma vez.
Cada um escolhe o que faz e o que ouve, desde que respeite o próximo. Por que é tão difícil entender e respeitar isso?

SharedBR
Veterano
# abr/12
· votar


Essa que é a sacada de qualquer forma de arte: ela é livre e pode ser usada para se expressar o que quiser ou não expressar nada, conforme a intenção do artista. O que você pode fazer, é dizer que na sua opinião, funk, sertanejo universitário não são estilos musicais que te agradam, da mesma forma que alguém poderia descordar de você, mas isso seria apenas a opinião dessa pessoa.

raules
Veterano
# abr/12 · Editado por: raules
· votar


Eu desfoquei um pouco minha conversa... quanto a arte, o conceito de arte, parte através intelectuais, culturas cultas, etc...



E vocês, o que acham?

Uma bobagem grande, ainda mais querer discutir isso mais uma vez.
Cada um escolhe o que faz e o que ouve, desde que respeite o próximo. Por que é tão difícil entender e respeitar isso?


O que eu vim falar aqui, não foi de respeitar ou não desrespeitar, foi de tentar afirmar que preconceito musical não existe, a partir de quando uma pessoa conhece uma música e percebe que seu nível intelectual é muito baixo, e muito decepcionante...
O Brasil era uma elite cultural, tinha sua identidade musical, e é até o hoje respeitado em vários países... Mas esse respeito está acabando devido a esses insultos ao próprio ser humano, dos quais são "cantados" nessas músicas...

Todos podem defender que gosto é gosto, e que cada um tem o seu, e eu concordo plenamente com isso, mas eu só acho que quem gosta de funk, tem que admitir que aquilo regressa o raciocínio da pessoa, e que impede de a mente dessa pessoa ficar aberta... Nós precisamos evoluir, em um mundo em que tá evoluindo constantemente... Por que o Brasil não tem mais revoluções? Por que os políticos tão roubando grotescamente na nossa fuça? Porque as formas de arte apresentadas na mídia, impede de que as pessoas saiam de casa como antigamente, e vão atraz de lutar pelos direitos delas, eu DÚVIDO que se tocasse MPB, rock, Música, Clássica, blues, etc, e que se passassem filmes melhores, novelas melhores, esse país não iria ter uma verdadeira revolução do povo... pq esse povo seria INTELIGENTE... E vocês aí, com status de veteranos, são uma vergonha pra esse país, defendendo essas bostas, podem ser músicos de alto nível, mas jamais serão dignos de terem nascido nesse país.

Doggy
Veterano
# abr/12
· votar


Funk é música, logo é arte.

Se um mictório assinado pode ser considerado arte, o Funk também pode.

Arte não é apenas algo que toque a gente, que nos faça sentir alguma emoção, arte também pode ser apenas entretenimento.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


raules
culturas cultas

Er...

preconceito musical não existe, a partir de quando uma pessoa conhece uma música e percebe que seu nível intelectual é muito baixo, e muito decepcionante

Decepcionante a partir de quais critérios objetivos?
Como se mede objetivamente "nível intelectual"?

Conheço gente que classifica todo o rock como acéfalo, como tendo "nível intelectual muito baixo". Para eles, é decepcionante. Isso quer dizer que rock é "uma merda"?

quem gosta de funk, tem que admitir que aquilo regressa o raciocínio da pessoa

Você tem evidências empíricas que sustentem esta afirmação?

Por que o Brasil não tem mais revoluções? Por que os políticos tão roubando grotescamente na nossa fuça?

Suponhamos que exista uma correlação entre "música ruim" e "povo besta". Você é capaz de isolar os componentes do sistema de forma a estabelecer uma relação de causa e efeito? A "música ruim" causa o "povo besta"? Ou será que o "povo besta" é o que causa a "música ruim"?

Tua argumentação carece de evidências materiais e de consistência lógica. E tem vários erros de português. Devo supor que você anda ouvindo muito funk? =P

E vocês aí, com status de veteranos, são uma vergonha pra esse país, defendendo essas bostas, podem ser músicos de alto nível, mas jamais serão dignos de terem nascido nesse país.

Ah, a adolescência... :)

Gustoau
Veterano
# abr/12
· votar


Se um mictório assinado pode ser considerado arte, o Funk também pode.

Comparação estúpida.

Doggy
Veterano
# abr/12
· votar


Pois eu não achei...

Gustoau
Veterano
# abr/12
· votar


Claro, porque uma das obras mais influentes do século XX tem tudo a ver com a favela do rio de janeiro.

megamustaine
Veterano
# abr/12
· votar


raules
cara tu disse tudo,funk é uma vergonha nacional
eu DÚVIDO que se tocasse MPB, rock, Música, Clássica, blues, etc, e que se passassem filmes melhores, novelas melhores, esse país não iria ter uma verdadeira revolução do povo
concerteza!

raules
Veterano
# abr/12
· votar


Conheço gente que classifica todo o rock como acéfalo, como tendo "nível intelectual muito baixo". Para eles, é decepcionante. Isso quer dizer que rock é "uma merda"?


não dá pra generalizar, mas muito rock é uma merda sim...


quem gosta de funk, tem que admitir que aquilo regressa o raciocínio da pessoa

Você tem evidências empíricas que sustentem esta afirmação?


Tenho evidências opostas disto, a ciência confirma que ouvir Mozart, abre a cabeça da pessoa...

Por que o Brasil não tem mais revoluções? Por que os políticos tão roubando grotescamente na nossa fuça?

Suponhamos que exista uma correlação entre "música ruim" e "povo besta". Você é capaz de isolar os componentes do sistema de forma a estabelecer uma relação de causa e efeito? A "música ruim" causa o "povo besta"? Ou será que o "povo besta" é o que causa a "música ruim"?



é um ciclo, mas eu aposto que se a mídia colaborasse, o povo besta não seria tão besta a causar músicas ruins...



Tua argumentação carece de evidências materiais e de consistência lógica. E tem vários erros de português. Devo supor que você anda ouvindo muito funk? =P

Materiais? Precisa? O,.,o
e tenho mais coisas pra me preocupar, do que fikar escrevendo de acordo com a gramática normativa da língua portuguesa, como vc -,...,-

e não sou adolescente x)

AndersonMatos
Veterano
# abr/12
· votar


Funk é música, logo é arte.


kkkkkkk

Doggy
Veterano
# abr/12
· votar


Não finja que não entendeu o que quis dizer com aquilo...

raules
Veterano
# abr/12
· votar


e será que funk é música mesmo?

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

quem gosta de funk, tem que admitir que aquilo regressa o raciocínio da pessoa

Você tem evidências empíricas que sustentem esta afirmação?


Sim, a maioria dos funkeiros são tranqueiras, só pensam em putaria e coisas do tipo como violência e etc, quando você escutar funk alto na rua em algum lugar, siga-a e você vera que é um bando de loko bebendo (e bebados) ao lado de 2 sub, 2 woofer, e 4 driver de titanium em um carro que ta desmontando com a batida.

---------------------------------------------------------------

Nã podemos deixar de falar do metaleiro, que é um dos mais preconceituosos que conheço, nada alem de metal

Doggy
Veterano
# abr/12
· votar


É.

Doggy
Veterano
# abr/12
· votar


Mas não pode-se dizer que funkeiro é tranqueira pq é funkeiro, sacas?

Isso tem mais a ver com a cultura do lugar em que viveram do que com a musica em si.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Doggy

Isso tem mais a ver com a cultura do lugar em que viveram do que com a musica em si.

A musica tem haver com o lugar que viveram......

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


raules
a ciência confirma que ouvir Mozart, abre a cabeça da pessoa...

Isso é mito. Poderia me dizer o nome do artigo e dos autores do estudo? Em que journal de alto nível ele foi publicado? Houve repetição independente dos resultados?

(ciência funciona assim, não com base em "li na Internet")

vinibassplayer
Veterano
# abr/12
· votar


O,.,o

e o q significa isso?? um vampiro com cara de espanto???

Kride
Veterano
# abr/12 · Editado por: Kride
· votar


Bom, arte por arte, vamos falar sobre pintura...O movimento concretista, que é um movimento de vanguarda, é visto como tosco por muitos. O movimento cubista é visto como tosco por muitos. O movimento parnasiano é visto como tosco por muitos.
As artes modernistas em geral, são consideradas toscas por muitos, mas nem por isso perdem o nome de "arte".

arte (ar-te)

s. f.

Maneira de fazer uma coisa segundo as regras: arte militar, oratória, dramática.

Modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover.

Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte.

Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época: a arte italiana.
----

Com que argumento você classifica algo como não artístico, pelos seus gostos pessoais?
É o mesmo que discutir qual banda é melhor, qual estilo é melhor, qual guitarrista é melhor, tem seu gosto pessoal envolvido, e a partir do momento que você não é imparcial você está impedido de classificar algo.
Você pode dizer que é ruim, que não te agrada, mas não pode julgar o que é arte ou não para os outros, só pra você.

raules
Veterano
# abr/12
· votar


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1407477-5603,00-UM+POUCO+DE +MOZART+PODE+BENEFICIAR+BEBES+PREMATUROS+DIZ+ESTUDO.html

Existe vários outras evidências científicas, das quais eu n vo ir atrás...
E não é so Mozart, a música clássica mexe com o cérebro da pessoa sim, e vc devia voltar pra escola, pra estudar mais um poco, e talvez criar juizo nessa cabeça, pq nao adianta falar portugues correto, e nem ao menos ter consciencia de quanto a música faz bem a uma pessoa...

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


raules

Oba, fontes genéricas pinçadas pelo Google! :)

http://brazil.skepdic.com/mozart.html

vc devia voltar pra escola, pra estudar mais um poco

Posso te garantir que meu problema não é falta de estudo.

Gustoau
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Não vai dar em nada, esse cara aí é daqueles. O triste é que já tem 18 anos, então talvez o ego já esteja muito grande pra aprender alguma coisa.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


Gustoau
Não vai dar em nada

Eu sei. Esse tipo de tópico sempre reaparece, e sempre dá no mesmo: nada.

Mas todo tópico como este precisa de um troll rabugento. ;)

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

Moleque "rebeldezinho" é assim. Acho que sabe tudo, prepotente, acha que é o orgulho do país porque é o orgulho da mamãe. Se acha superior a tudo e todos, quando na verdade não sabe nem o português para se expressar. Será que um dia vai aprender a diferença entre correto e verdade? Será que um dia vai aprender a viver em sociedade e respeitar regras, como não criar tópicos repetidos, respeitar que sempre vai haver melhores e piores, dependendo do referencial e respeitando as diferenças?
To fora...

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Gustoau

Não julgue as pessoas pelo nick, ele pode ter 16, igual a mim :)

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


raules: E vocês, o que acham? o,..,o

Acho que as coisas mudam, assim como nós mudamos. Por isso, julgar algo é muito complexo. Quando tratamos de gosto então, não há conclusão lógica.

Eu prefiro ficar na minha do que parar pra ouvir ou julgar certo estilo de música. Assim, sobra até mais tempo pra eu curtir o que EU gosto e pesquisar. É como na TV, quando não gosto, mudo o canal rapidinho ou a desligo. Simples assim.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preconceito musical e percepção consciente