O Futuro do Passado

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: JJJ


    Que futuro aguarda nossas gravações históricas?

    Interessante matéria sobre o que está acontecendo com as fitas masters do nosso passado musical.

    A salvação é a digitalização, sem dúvida. Mas será que ainda dá tempo?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    Assunto complexo, que deve ser debatido por quem, realmente conhece profundamente sobre o assunto.

    Não sou muito chegado em João Gilberto, mas ele é indiscutivelmente um ícone da MPB, desta feita, seu trabalho é patrimônio cultural e não mais o pertence.

    O artista precisa ter consciência, além de sua vaidade, que quando faz seu trabalho, ele deseja sucesso e reconhecimento, e quando isso acontece, sua obra passa a não ser mais sua propriedade e sim patrimônio cultural.

    Não creio que as fitas originais estarão melhor guardadas na casa dele, do que na Iron Mountain.

    E se ele surta e resolve tocar fogo porque o trabalho é seu? Ele têm esse direito? Quem se responsabiliza por isso?

    Não tenho uma opinião absoluta sobre esse assunto, creio que é bem mais complexo e envolve questões legais e culturais que não tenho gabarito para discutir.

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lelo Mig

    Eu nem falei por causa dele. Estou me referindo às obras, de modo geral.

    Quanto à ficar na casa do João Gilberto ou do Roberto Carlos, concordo plenamente com você. Tem que ficar num local com estrutura adequada. Mas está tudo ficando muito velho. Mesmo que a conservação seja muito boa (o que eu tenho cá minhas dúvidas), o meio físico se deteriora. Este acervo deveria ser todo digitalizado, na minha opinião, em nome da memória cultural do nosso país.

    Mr. Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Não sei se entendí direito.. Mas isso quer dizer que o brejo que as gravadoras estão atoladas é tão grande que nem arquivar direito os registros eles conseguem mais? As vezes o fundo do poço não tem fundo...

    Referente ao que interessa, realmente trata-se de um patrimônio cultural... Eu rí quando lí lost-sessions

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    JJJ

    Sim, quanto a digitalização...concordo.

    Mas, independente disso, tem que guardar, restaurar, conservar e etc. os originais, o quanto forem necessário. E alguém têm de ser o responsável por isso.

    Apenas, "digitalizar", e mais nada, seria o mesmo que fotografar a Mona Lisa e guardar o original no sotão.

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lelo Mig
    Apenas, "digitalizar", e mais nada, seria o mesmo que fotografar a Mona Lisa e guardar o original no sotão.

    Mas a Mona Lisa, bem cuidada, dura muito mais do que o meio magnético... Não tem jeito, por mais bem cuidada que seja, a fita magnética vai perdendo o magnetismo, vai dando o tal efeito descrito no texto (que "liquefaz" os compostos), resseca, etc... E, ao contrário de pinturas e textos manuscritos, não tem muito como "restaurar" a fita. Até tem o procedimento do "forno", como fala o Oswaldo (aliás, o Oswaldo é aquele do Pholhas, lembra? Tá com um puta estúdio hoje, o MOSH, um dos melhores do país), mas não é a mesma coisa. Sempre há perda. O único jeito de "ficar pra posteridade" é digitalizando mesmo (e na maior resolução possível).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Futuro do Passado