Vale a pena pagar um roadie?

    Autor Mensagem
    R_Rodrigues_2012
    Veterano
    # jan/13


    Olá, pessoal! Sou cantor e tecladista, toco na noite já a bastante tempo, ultimamente venho pensando em contratar um roadie, afinal só quem toca na noite sabe o quanto é desgastante terminar um show e ter que desmontar e carregar todo equipamento, sem contar que o músico sem produção alguma é ainda mais desvalorizado, eu mesmo já ouvir vários comentários do tipo: "Cadê o ajudante?", "Você mesmo carrega suas caixas?", "Cantor pobre é foda, né?", entenderam?
    Já quando você tem um roadie você pode sentar um pouco antes de começar e se preparar psicologicamente pro seu show, no final você pode dar uma atenção melhor ao seu público, já que você não vai precisar desmontar logo todo aquele equipamento e saitr com ele nas costas. Claro que isso vai gerar um custo a mais, mas afinal ninguém trabalha de graça, né? E levando em conta todas essas vantagens eu acho um bom investimento.
    Gostaria de saber a opinião dos colegas.

    Grande abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    R_Rodrigues_2012

    Tá ganhando bem, hein?

    No meu tempo se eu pagasse um roadie eu passava fome!

    Mas se "tá podendo".......realmente é uma mão na roda!

    R_Rodrigues_2012
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olá, Lelo Mig! Feliz ano novo, irmão. Na verdade eu nem "tô podendo" tanto assim, rs,rs... Mas vamos combinar, quando você está num evento e ver chegar um cara carregando um monte de caixa nas costas, e depois todo suado começar a cantar, realmente não leva muito crédito não é? Já com uma produçãozinha básica a coisa muda de figura...
    Abraço.

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Uma vez eu tava saindo do Blackmore rock bar... ai o roadie da banda q tava tocando na noite veio perguntar se eu queria contratar um roadie...
    ele disse q se colocasse ele de vip, e bancasse umas breja ele trampava de roadie numa boa ahuahuahu Mas eu tava tão bebado q nem peguei o contato do cara... ahuahauhauha

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    acho que tem que ter em mente que tipo de serviço voce precisa.

    um roadie mesmo é um cara com muita experiencia em equipamentos, e tem que ser no minimo um musico razoavel pra saber o que é timbrar o negócio, resolver problemas na hora do show, etc.
    alguns manjam até de luthieria - regulagem de instrumentos, trocas de cordas - e reparos emergenciais nos equipamentos eletricos.
    musicos profissionais de peso tem desse tipo de roadie

    provavelmente nao é isso que voce quer.

    voce quer um cara que ajude a carregar e montar.
    talvez se arrumar algum musico iniciante, amigo, amigo do amigo, sobrinho do primo do vizinho, valha a pena pros dois.
    ele tira uma grana e aprende um pouco com a experiencia.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    R_Rodrigues_2012

    Pois é, já falaram bastante coisa aqui, coisas válidas. Mas é verdade que deve ser um cara bom, que saiba o que está fazendo, para ser exigido, cobrar som perfeito, set complicado, claro que isso vai valorizar sua apresentação e mostrar profissionalismo.

    Apesar de você ser tecladista, talvez seja legal você ler este artigo que saiu numa revista de guitarra deste mês. O cara é profissional, toca com Chris Cornell, Don Henley, Melissa Etheridge e por aí vai. Quando tem um técnico para ele, andou chutando o pau da barraca e levando um set enorme, dry/wet, M/S e o escambau e andou apanhando para acertar. São coisas a se pensar com um roadie, pelo menos um set estereo bem feito. Se você ganha para isso, talvez seja o caso de se pensar...

    Abç

    R_Rodrigues_2012
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pois, é... O difícil é que mesmo esse "amigo de amigo ou primo do vizinho" pode aparecer umas duas vezes e depois te deixar na mão. E ainda tem o principal que é o cuidado com seu equipamento. Tenho um amigo músico que ele tem uma pessoa que trabalha assim com ele, o cara carrega todo equipamento, monta e desmonta tudo, vende cds durante o show e ainda é motorista do cara, e sabe quanto ele recebe por noite pra fazer tudo isso? 40 reais.

    R_Rodrigues_2012
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI

    Ótimo artigo, MMI. Muito obrigado pela dica. O fato de ter um roadie pode somar muito sim, agora claro que tem que ser alguém com responsabilidade, afinal seu trabalho vai depender de como aquela pessoa vai te ajudar.

    Vejam por exemplo o Alex Cohen, que durante muito tempo tocou em barzinhos e shoppings aqui no Rio, e creio que ainda toca algumas vezes, com certeza um roadie pra ele faz toda diferença.

    emersonlee
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    R_Rodrigues_2012
    me contrata cara! hehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    tudo depende, mas se a paga for boa, o serviço constante é de se pensar

    muito tempo atras eu me dava ao luxo de levar meu irmão quando entrava grana ele ganhava, quando não ia pelo passeio em sí, e isso é um alivio pelo cansaço em sí, querendo ou não ficar 4 horas fazendo um baile de pé isso te quebra todo

    -----------------------------------------------------
    o que acho que precisa considerar
    - o roadie tem que ser antenado, na hora da baladinha ele não tá lá pra azaração, então ficar antento se tem agua no palco, saber colocar uma corda (nem precisa afinar) como está o som lá na frente...

    - o músico não pode ser daqueles "no meu set só eu coloco a mão" já vi roadie querendo trabalhar, mas não podia carregar o ampli, não podia por a mão na guitarra, então ele era praticamente exclusivo do baterista

    --------------------------------------------------------------

    e sabe quanto ele recebe por noite pra fazer tudo isso? 40 reais.
    é complicado dar valor, mas esse valor querendo não é quanto um "ajudante geral" ganha por dia (8 horas) em uma "firma", então se ele pegar um ai que toca 3X por semana são 120, um mês ele faz 480 que é uma grana interessante
    mas acho que poderia ser um pouco mais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena pagar um roadie?