Roadie - mais que músico, menos que famoso

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# nov/14


Quem sabe o que é um?
Quem sabe o que ele faz?
Quem gostaria de ser um?

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


Para quem tiver face, o que eles veem - e fotografam...

(Grupo FB) Roadie.Net

(Grupo FB) Roadie (estrada)

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bah Roadie ajuda muito, mas muito mesmo.
Mas é difícil encontrar um que seja bom. Que queira ser roadie mesmo.

Simonhead
Veterano
# nov/14
· votar


Motörhead - (We are) The road crew.



Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/14
· votar


Não conheço muito sobre o assunto, mas eu tenho pena dos roadies do Keith Emerson.

MauricioBahia
Moderador
# nov/14
· votar


Na mão:

Apostila ilustrada grátis!: Capacitação para Roadies e Técnicos de Palco
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/280193/

:)

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Simonhead

Tem diversas homenagens, pink floyd colocou os seus dois + equipamento, na contra capa de um disco.

Thiago Livgren que toca mais ou menos

Why?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


Ismah
O cara levava esses equipamentos pro show:

http://www.steinway.com/images/piano-model/model-d-ny.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/27/Hammond_c3_Emilio_M u%C3%B1oz.jpg

http://www.goldcoastrecorders.com/wp-content/uploads/2011/06/Hammond_L 100.jpg

http://www.keithemerson.com/MiscPages/2009/Keith-Emerson-&-Moog-2008.j pg

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Mas tá de boa então hehe São só quatro coisas pesadas... e o cara que toca cada música com uma guitarra, um amp e um pedalboard (fui exagerado óbvio)

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
É, aí complica mesmo. : P

Simonhead
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Sim, sim. É vero. Só achei a homenagem do Motörhead a mais apropriada para um post.

Quem é amigo de outros músicos provavelmente já trabalhou como roadie meio que no improviso e sabe o trabalho nada fácil que essa parada é.

erico.ascencao
Veterano
# nov/14
· votar


Na gringa existem duas figuras: o roadie, que é o carregador de equipamentos; e o _____ tech (onde ____ pode ser guitar, bass, drum, keys...), que é responsável pelo cuidado com determinado tipo de instrumento ou equipamento.

raphael.rui
Veterano
# nov/14
· votar


tenho interesse em trabalhar na area de produção. conheço o tecnico de palco do D2, ele posta varias fotos de shows dos caras e tal, muito massa.

Simonhead
Veterano
# nov/14
· votar


erico.ascencao
e o _____ tech (onde ____ pode ser guitar, bass, drum, keys...)

Só. Bem lembrado nessa parada ai do técnico que coordena uns roadies em cada um dos instrumentos na parada e tals.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Roadie com certeza é muito importante pra bandas e músicos profissionais. Eu sei o que é isso pois como sempre fui músico pobre nunca tive roadie, com exceção de uns 2 ou 3 amigos que de vez em quando ajudavam a carregar a parada. Muitas vezes eu já chegava no estúdio já tão cansado que até desanimava pra ensaiar.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


Eu topava trabalhar de roadie pro Oficina G3. O japinha lá mandando ver nas guitars do juninho afram antes do show, o outro japa gordo entra no final do show pra tocar baixo com um riff parecido com freedom do RATM. Deve ser legal até, trabalho um pouco pesado de certa forma, mas po, tu tá trabalhando com música e com músicos.

erico.ascencao
Veterano
# nov/14
· votar


Simonhead
Eu acharia legal trabalhar de técnico de guitarra, já que sou fanático por equipamentos. Já pensou ser técnico de guitarra do The Edge? Deve ser necessário um doutorado praticamente :)

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


erico.ascencao

Existem três, o road manager (é o cara que bate boca com a empresa/casa, geralmente é o produtor), os roadies (que seriam os carregadores, assistentes de palco etc) e o instrument tech (seria um luthier particular)...

Na real essa divisão não existe, é apenas nominal... Seja na gringa ou aqui...

Eu hoje sou road manager, guitar&bass tech e roadie da Dinamite Joe - sim da banda inteira. Sou responsável por deixar o palco funcional, aferir as tomadas, afinar os instrumentos (acho que faço isso umas 10 vezes, pq sou chato pra caramba com afinação), colocar os microfones na posição e garantir que fiquem nela, até levar água, direcionar as groupies/fãs para o pós-show e evitar que subam no palco...

Na prática admiramos o timbre de fulano, mas na verdade quem criou esse timbre é o tech dele... Vi muitos casos do músico teimar que SF altera timbre, e quando se percebe tá tocando com um a tempos já...

Os tech para os músicos tem que ser casamento... Os mais destacados artistas tem os mesmos roadies a décadas...


Curiosidade Lemmy Killmister, tem uma admiração grande por roadies devido a ele ter sido um... E de ninguém menos que HENDRIX!!!

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


Lembrando que Roadie não é só o cara que trabalha enquanto o músico estrela coça o saco no camarin hehe
Desde intermediar contato com o técnico de som (monitor e/ou PA), auxiliar na troca de instrumentos. Dar um help quando estoura uma corda ou um prato da bateria resolve despencar (acontece)..
Auxiliar para agilizar montagem e desmontagem de equipamentos como a bateria, que dá um trabalhão.. e por aí vai.

Estamos procurando alguém pra acompanhar a banda. Mas não é fácil. Maioria dos que querem ser roadies é só para tentar ser músico da banda kkk aí desiste fácil da tarefa.

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


Mais curiosidades retirados da Wiki

Alguns roadies são músicos e acabam entrando em bandas:

Frank Bello foi roadie da banda Anthrax, antes de se juntar a mesma, em 1981.

Andreas Kisser foi roadie do Max Cavalera, no começo do Sepultura, e quando o Jairo Guedz saiu da banda, ele assumiu as guitarras, e está até hoje na banda.

Nick Augusto foi roadie para a banda Trivium e acabou entrando na banda para gravar o disco de 2010, ainda sem título.

Noel Gallagher foi roadie para a banda, Inspiral Carpets e depois se uniu a Oasis;

Lemmy foi roadie para o Jimi Hendrix, depois fundou a banda, Motörhead

Jan Michael Alejandro foi roadie para diversos músicos, inclusive, David Bowie, Blondie, James Taylor e outros; hoje compõem para teatro e tem músicas apresentadas por Jackson Browne.

Bob Bryar, foi roadie da banda, My Chemical Romance, até que eles convidaram-no para ser o baterista da banda.

Billy Howerdel era técnico de guitarra até que formou sua própria banda, A Perfect Circle, qual estrelava, Maynard James Keenan.

Jon Walker era técnico de guitarra da banda, Panic! at the Disco, até que eles convidaram-no para ser o baixista do grupo.

Henry Rollins era roadie para The Teen Idles, até que virou o cantor da banda Rollins Band.

Ben Shepherd era roadie para o Nirvana até que se uniu com a banda Soundgarden.

Kurt Cobain era roadie para o The Melvins, depois fundou a banda Nirvana.

Andy Knowles era roadie para o Franz Ferdinand e se tornou quase membro-oficial da banda britanica.

Elton John foi roadie da banda Three Dog Night durante sua turnê inglesa nos primeiros meses de 1969.

Toby Morse foi roadie para a banda Sick of It All antes de formar a H2O

Ricardo Fagundes é roadie do Victor & Leo, e está hoje na banda.

Walter Caio foi roadie de André & Mauro, hoje é dono da Milhouse Produções

Kyo foi roadie das bandas Kuroyume e Albatross antes de formar a La:Sadie's e depois a atual Dir en grey.

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


...e olha que nem exigimos que carregue caixa/amplificadores hehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


dideivox

Estou sempre aberto a negociação kkkk

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
kkkk
quem sabe se tu vir morar pra esses lados do Paraná hehe

Por curiosidade, quanto costuma se pagar de cachê para um roadie?
Desse correrias, puxar caixa, enrolar cabo, ajudar demontar batera, buscar água, etc..

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


dideivox

Se for pra montar PA etc, por menos de 100/evento + transporte + alimentação/estadia. eu não saio nem de casa... Operar alguma coisa é mais 50...

Quanto a ir morar pra lá e pra cá... Já troquei 2 vezes de cidade, se compensar eu vou morar aí... Simples...

EDIT: se for pra fazer roadagem ao pé da letra, e cuidar só dos instrumentos, depende de quantas groupies a banda tem kkkk

Zoeira, por 50/evento (+ conhecer as groupies) + alimentação + estadia + transporte eu vou... Mas tem que ter agenda, pq vivo disso praticamente...

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Kurt Cobain era roadie para o The Melvins, depois fundou a banda Nirvana.



Po, faz tempo que queria lembrar o nome dessa banda:



nego vem falar pra mim que Nirvana fundou o grunge rsrsrs

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


cafe_com_leite

Agradece a wikipédia, e uma groupie que eu saio... Ela postou isso em minha homenagem rsrs

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


cafe_com_leite

"nego vem falar pra mim que Nirvana fundou o grunge rsrsrs"

Quem fala uma merda dessas nunca ouviu Melvins...

Nem Mudhoney (banda da qual Cobain era assumidamente fã)



e sequer ouviu falar em MC 5



renatocaster
Moderador
# nov/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Já que estão falando de grunge, outra banda do estilo que me amarro é o Screaming Trees.



Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Bem lembrado.........e essa música que vc postou é muito boa! (será que o Pearl Jam ouviu.....hehehehe).

Temos de relembrar outro precursor...cujo o vocalista, Andrew Wood, morreu antes de ver o grunge acontecer de fato...



Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
grunge acontecer de fato...

Foi isso que destacou o Nirvana... ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roadie - mais que músico, menos que famoso