Compondo (Idéias se esvaem)

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


carlcarl
Claro. Dá uma olhada aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/295612/p1 . Tem um vídeo duma composição minha e a explicação de todo o trabalho. Ela é baseada em variações sobre apenas uma fragmnento melódico - o motivo. Eu fiz um mapa com a forma da música, para me guiar durante o trabalho.

Foi isso - pensei na estrutura inteira antes de sair fazendo as coisas (até porque eu estava limitado pelo tempo do vídeo da bailarina), então marquei alguns pontos onde deveria acontecer certas mudanças. Daí, foi mais fácil trabalhar, consegui montar uma música bem lírica porque já tinha uma ideia geral do que eu queria.

Aí está a importância do estudo da morfologia, sacou? Te dar ferramentas pra visualizar a composição como um todo logo de cara, ao invés de você sair fazendo as coisas na orelhada, que é mais difícil e demora bem mais.

carlcarl
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
muito interessante e linda a tua composição.
agora entendo a tua visão de composição musical que é muito diferente da minha.
o meu lado é a musica popular e penso que o teu é a musica classica.
claro que pra este tipo de composição voce esta certissimo quando fala de formas e estruturas,mas com certeza não da para pedir para os Martinho da Vila,Milton Nascimento,chico Buarque,Zeca Pagodinho,Paul Maccartney,Slash,Sting,entre outros que São compositores,de pensar em morfologia e estrutura na hora de compor.
estes como eu vão na orelhada mesmo e no fim tudo é musica.ou não?
te agradeço pelo esclarecimento da minha duvida sobre o teu comentario.
abç
Carl

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


carlcarl
Eles não pensam na morfologia, fazem instintivamente - o que não deixa de ser uma prática. A música sempre vai ter forma. É por causa disso que ela é entendível como música ; senão, seriam só sons soltos. Este é, aliás, um dos grandes problemas da aceitação pública da música clássica mais contemporânea, porque os compositores usam cada vez mais formas mais complexas com materiais sonoros mais diferentes - aí o bicho pega, porque não faz mais sentido pro "ouvinte comum".

No fim, é tudo música. Mas eu acho mais fácil estudar e ter esta técnica como ferramenta, porque te dá um controle maior sobre o que você compõe.

Juninho0110
Veterano
# dez/12
· votar


junte todos os riffs e faca uma musica cheia de riffs fodoes com os versos, refroes e tudo mais se baseando nesses riffs hahaha simples

gpeddino
Veterano
# dez/12
· votar


Pretendo fazer um vídeo contando como compus uma das músicas do meu disco, chamada "Suave" (quem quiser ouvir, guilhermeeddino.com). Posso postar aqui, caso a galera se interesse.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compondo (Idéias se esvaem)