Música para Músicos

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# mai/12


É frequente leigos ou até mesmo músicos usarem esse termo para se referir a gêneros musicais tidos como mais complexos e por isso mais facilmente compreendidos por "músicos". No entanto, eu acho esse rótulo meio pejorativo, pois dá a entender que quem não for músico, não será capaz de compreender e portanto apreciar determinado gênero ou artista. Não é necessário ter o mínimo conhecimento teórico/prático musical para ser um "ouvinte". É claro que pegar o pessoal que está acostumado a ouvir coisas que tocam na rádio com frequência e colocar Hermeto Pascoal para eles escutarem, iria causar um provável choque, pois iria contra o que eles estão acostumados, mas o choque na minha opinião seria causado pela quebra de padrões sonoros, e não por desconhecimento do que está sendo feito. Se pegarmos uma melodia mais conhecida do Mozart por exemplo, um leigo não teria problema em apreciá-la mesmo não tendo o mínimo conhecimento, então porque ele deveria ter conhecimento para apreciar Coltrane?

Deiam suas opiniões.

weslleyhm
Veterano
# mai/12
· votar


Eu acho que tem alguns estilos de músicas que você só passa a gostar depois de começar a tocar algum instrumento, vou citar meu exemplo, eu não gostava de Power Metal depois que eu comecei a entender mais de música passei a gostar, porque eu comecei a observar o som de cada instrumento, um exemplo bom é música instrumental, geralmente o interesse de quem não entende nada de música é a letra dela, quando eu mostro uma música assim pros meus amigos eles não conseguem escutar nem 1 minuto da música

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Acho que existem duas definições para "música para músicos".
Uma, que foi a definida aqui, de música complexa, que dizem que atrai somente músicos, mas não é verdade de maneira alguma, pois existem não-músicos espalhados por aí que gostam de Coltrane, Hermeto Pascoal e qualquer música instrumental ou mais experimental nos fóruns que costumo freqüentar (na verdade, a maioria é de não-músicos).

Outra, é a de música que só interessa um determinado nicho de músicos, por exemplo, power metal, que é extremamente simples, mas por ser um show de "técnica" guitarristas, baixistas e bateristas novatos que se impressionam com facilidade tendem a dar atenção a essas coisas, mas não tem nada a ver com complexidade, é na verdade, como disse, "técnica", tanto é que você não vê tantos saxofonistas ou trompetistas interessados nessas bandas.

weslleyhm
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
cara eu também acho que Power Metal é muito simple, mas o que eu quis dizer é que quando eu comecei entender mais de música eu comecei a dar valor a melodia, coisa que algumas bandas de Power sabem fazer muito bem principalmente nos vocais
Um estilo que eu me apaixonei logo de cara foi o Metal progressivo, por suas melodias excêntricas, muito complexas e por ter cada instrumento se encaixando no outro.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Scrutinizer

Cara você foi totalmente infeliz em seu cometário sobre o Power Metal, mostrando o seu desconhecimento para tal sobre o assunto.

Na vertente do Rock (em geral) e também de uma forma geral na música, o Power Metal é o estilo com maior diversidade de "sub estilos" onde existem muitas diferenciações, tanto técnicas como em termos de composição. Claramente o seu gosto pessoal influenciou nessa sua opinião.

Quase todos os elementos existentes na música seja de tempos barrocos ou tempos modernos, todos esses elementos (técnica, composição, etc) estão fundidos nesse gênero musical. Temos pelo mundo milhares de exemplos de power metal diversificado, porém pra quem conhece (acredito eu que seja o seua caso) o lado "mídia" do assunto, ignora pelo menos 99% da realidade.

Claro, existem os chamados Power metal repetitivo e simplório, porém julgar uma meia dúzia como representante de milhares de bandas espalhadas pelo mundo, é querer justificar uma opinião não como real mas sim como imposição, pois está calcada exclusivamente na questão "gosto" e dessa forma menospreza o que não gosta tentando justificar a decadência de um "exército" através de meia dúzia de soldados.

Muitas músicas de Power Metal não são baseadas na complexidade de suas harmonias ou escalas envolvidas na composição, isso sim é claramente uma demonstração de técnica, mas muitas músicas de Power Metal são feitas pensando na parte mais importante: A sonoridade que se quer ter, aliás é o que os ouvintes esperam numa música não é? E não uma aula de complexidade não é? Pois bem, tem músicas de Power Metal que também, além da sonoridade, prezam pela "tal" complexidade, ou seja, o estilo tem tudo que existe desde que se tem notícias da música até traços modernos, nessa linha de raciocínio que não é apenas raciocínio, mas fato comprovado, é só procurar que acha, agora como esse estilo está envolvido apenas com músico novatos, se o estilo já tem 30 anos e é o estilo do Rock onde tem o maior crescimento, ao contrário do falido Heavy Metal tradicional (esse sim um idoso que não aceita novos aprendizados e por isso soa repetitivo e nostálgico) e o Hard Rock?

Eu poderia citar centenas de bandas que soam diferentes entre si e desde as mais simplórias até as mais complexas, mas ainda dentro do Gênero Power Metal, mas assim como eu por iniciativa própria durante anos de buscas conheço essas bandas, deixo pra você ter a vontade de conhecer sobre o assunto.

Bom cada um tem sua opinião, respeito a sua e expus meu ponto de vista, porém, antes de falar sobre determinados assuntos de uma forma tão "imponente" eu procuro saber do que falo, e não apenas sigo a onda midiática e passo a acreditar que só existe aquilo que é mais falado

Minha observação está calcada em mais de 20 anos de Power Metal, não só no Brasil mas como em alguns países, sou músico a menos tempo que isso e estou em constante aprendizado e posso afrimar, estudar algumas composições de Power Metal é uma verdadeira aula de harmonia, melodia e acu=ima de tudo sonoridade, ou o já famoso chamado "feeling"


Abraços

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Fala que existem milhões de exemplos
Não cita nenhum exemplo

Cara...

expus meu pinto
wut

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Scrutinizer

Antes mesmo de você postar esse seu último comentário eu "reli" o que escrevi e corrigi os erros na hora da digitação, peço desculpas pelos erros, porém, se esses erros foi o que você mais entendeu, não posso dizer mais nada e quanto aos exemplos, não é a minha intenção aqui fazer um debate de páginas até porque entro aqui de vez em quando e não tenho tempo para tal, pois estou trabalhando nas composições para a gravação de minha banda. Minha intenção foi apenas expor o que realmente vejo e não apenas deixar um post superficial falando do Power Metal.

Sobre os exemplos eu acho que mencionei o porque não quis colocar nenhum aqui até porque não vou debater opiniões sobre os exemplos que poderia citar justamente pela minha "navegação" precária nesse fórum, e não seria justo eu defender um ponto de vista com exemplo e depois abandoná-lo

Vivemos na era da comunicação, é só procurar e ter disposição de ouvir o que achar.

Mas para mostrar meu ponto de vista, deixo uns nomes de bandas que você pode, se quiser, analisar, mas não apenas uma música ok?

Rhapsody, posteriomente Rhapsody Of Fire
Ananke
Ancient Bards
Iron Mask
Ilium
Dragonland
Insania
Kamelot
Rage
ReinXeed
GalloGlass
Ravenheart
Leverage
Power Quest
Heavenly
Anthriel
Shaman ( por que não?)
Cains Offering
Stratovarius
Spellblast
Lord
Saint Deamon
Heimdall
ETC

Nesses exemplos tem desde os mais simplórios aos mais "elaborados" em termos de composição, porém, falo de múscia de uma forma geral e não apenas só guitarra, só baixo, só bateria, etc


Abraços


Abraços

Scrutinizer
Veterano
# mai/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Black Horse Guitar
"mimimi, não vou discutir porque não tenho tempo, mas vou deixar esse texto ENORME pra você ler, mimimi"

Ah, e eu não vou perder tempo procurando no escuro por bandas desconhecidas, eu também tenho o que fazer.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Scrutinizer

Bom, eu citei alguns exemplo acima, porém já vi que você é um enorme perda de tempo, pensei que poderia ter uma conversa útil mas já vi que não é o caso, pois a mediocridade de sua parte acabou aparecendo.

Abraços

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar
Não vi sua edição.
Vou avaliar.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar
Pô, sério mesmo, o que exatamente essas bandas tem aí da música erudita além dos cacoetes estilísticos do barroco e romantismo? Do modernismo? A maioria não sai do 4/4, cara. Tudo é muito formulaico, riffizinho aqui, tremolo picking alí, baixo na tônica, verso, refrão, solo, ponte, tudo "colado", cadê a complexidade toda?
Eu não sei, ouvi poucas músicas de cada uma, e já conhecia várias antes, mas me dá uns exemplos mais específicos... Tipo alguma música onde se usa um contraponto, outra que é um minueto ou qualquer estrutura usada antigamente, e já que falou nos tempos modernos, que tal uns acordes quartais, atonalismo talvez seja pedir demais...

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer

Se em pouquíssimos minutos você já tem uma opinião sobre aquela lista que te passei, acho que você não analisou a banda e sim uma ou duas músicas de algumas bandas

Algumas dessas bandas tem mais de 10 discos e assim, em 20 minutos já ter uma avaliação sobre mais de 1000 músicas?
Puxa Vida!

Abraços

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Agora independente dessa questão de Power, só queria colocar mais um ponto de vista para análise:

Um Pianista sola em Fusa sobre 120 bpm é tido como um gênio musical
Um guitarrista sola em Fusa sobre 120 bpm é tido como fritador ídolo de novatos

A questão realmente aqui não é a música em si e sim os stigmas do povão, pois essas análises imparciais são baseadas na ignorância musical e totalmente influenciada pelo gosto pessoal e influencia os sem "opnião própria"

Agora sim, entrando no Power metal, temos um solo de 1 minuto sendo que desse, 30 segundos de solo muito rápido e 30 segundos de "feeling", mas os 30 segundos de rapidez é o único analisado.

Agora um pianista sola 3 minutos de forma rápida e é aplaudido de pé.

Porém, paro por aqui, pois quem sabe faz, quem não sabe...


Abraços

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Scrutinizer

Tipo alguma música onde se usa um contraponto, outra que é um minueto ou qualquer estrutura usada antigamente, e já que falou nos tempos modernos, que tal uns acordes quartais, atonalismo talvez seja pedir demais...

Se pra você só isso é sinônimo de música boa, e o "feeling" as impressões que se quer passar não valem de nada, não adianta eu prolongar esse assunto.

Claro que existe tudo isso no Power Metal, mas a grande idéia não é competição de complexidade musical, é simplesmente fazer música.

Bom, como eu disse antes, não tenho tempo pra debater o assunto, ainda mais quando uma parte não está interessada em aprender e sim impor o que acabou de aprender e pensa saber o suficiente.

Eu ainda estou aprendendo e vou sempre continuar aprendendo, porém quem sabe faz, quem não sabe discute por eles, por isso vou fazer algo

Abraços

Jabijirous
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Acho que deveria ser Música para os que não entendem de arte, ou música para pessoas cultas.

O lance não é saber ou saber muito ou saber poucou ou não saber nada de música.

Gente, vivemos no Brasil, terra de muita sacanagem e pouca cultura. É como um texto feito com palavras complexas, ninguém entende e é a mesma coisa com música.

Ouçam isso





Para muitos, é ruído e para outros é música e para outros isso é merda e para a maioria é música para músico. Vou te falar, Muitos músicos não gostam disso.

Infelizmente a cultura parou no tempo aqui no Brasil.

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar
Quase todos os elementos existentes na música seja de tempos barrocos ou tempos modernos, todos esses elementos (técnica, composição, etc) estão fundidos nesse gênero musical. Temos pelo mundo milhares de exemplos de power metal diversificado, porém pra quem conhece (acredito eu que seja o seua caso) o lado "mídia" do assunto, ignora pelo menos 99% da realidade
Esta é uma mentira que é repetida há tanto tempo que tem muita gente que acredita.

Convenhamos, qualquer um que estude música a sério não pode acreditar numa marketada dessas. É do tipo "Jordan Ruddess é o novo Mozart" ou "Bach seria um guitar hero se fosse contemporâneo", que tanto víamos pelas comunidades no orkut há alguns anos atrás.

Um Pianista sola em Fusa sobre 120 bpm é tido como um gênio musical
Um guitarrista sola em Fusa sobre 120 bpm é tido como fritador ídolo de novatos

Há solos e solos. Mas, em questão de linguagem, o ambiente do piano clássico costuma exigir MUITO MAIS do intérprete. Vamos a uma comparação rápida:
* Nos solos de guitarra, é comum tocar frases bem rápido. Nos de piano, também. EMPATE;
* Pra guitarra, o solo é geralmente a hora de fazer o exibicionismo técnico, usar as milhões de técnicas expressivas que o instrumento possui. Pro piano, também (principalmente a partir de Lizst e Chopin). EMPATE;
*Dinâmica. Poucos guitarristas no mundo se preocupam com isso no solo. No piano clássico, a dinâmica é um dos recursos interpretativos mais importantes, e um dos que dá mais trabalho pra realizar. PONTO PRO PIANO;
*Fraseado - a "arte" de tratar os sons como palavras num discurso. Cadê isso no metal? PONTO PRO PIANO; Sério mesmo, nunca vi um único exemplo de fraseado solo de guitarra em qualquer estilo de metal em que houvesse a preocupação da articulação de cada nota, é como se falassem palavras só com sílabas tônicas ou cuspindo notas como uma metralhadora... tem que rever isso aí.

Eu poderia falar de vários outros aspectos, mas isso aí já tá bom.

Jabijirous
Porra, maneiro isso hein. Não sabia que o Bryan fazia essas paradas não, tô começando a mexer com uns sintetizadores pra uns pads maneiros assim agora também.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Uma, que foi a definida aqui, de música complexa, que dizem que atrai somente músicos, mas não é verdade de maneira alguma, pois existem não-músicos espalhados por aí que gostam de Coltrane, Hermeto Pascoal e qualquer música instrumental ou mais experimental nos fóruns que costumo freqüentar (na verdade, a maioria é de não-músicos).

Realmente, tem muito leigo que escuta esses caras, o que é mais uma prova de que não se precisa ter conhecimento para se apreciar. Minha crítica é mais direcionada as pessoas que pensam que alguém compõe uma música, voltada "somente" para um grupo específico, nesse caso os músicos. Eu quando componho algo, não penso em atingir nenhum grupo específico, e acredito que todo mundo que compõe pense assim. Eu creio que quem estuda música, por razão de querer conhecer coisas novas, acaba entrando em contato com músicas não tão massificadas, pelo menos foi assim comigo.

Jabijirous

Curti o som.

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Ken Himura

Pois é. O Bryan é o prof de música eletroacústica do CBM. Ele trabalha muito bem nessa área.

patcha
Veterano
# mai/12
· votar


em termo de musica para musico isso é a maior bobagem!!! pois tem varias pessoas que curtem musica instrumental(abrangendo muita coisa, e nao colocando tudo em uma sacola só diga-se de passagem) e nao sabem tocar nada!!
e Ken Himura quando você fala em dinamica e fraseado ai você ta comparando com que tipo de guitarrista? guitarra eletrica ou violao acustico? eu toco violao acustico e é a area que eu conheço mais que a guitarra eletrica e posso lhe dizer que esta muito enganado... vlw tentando fazer comentarios construtivos!!!

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Ken Himura

*Dinâmica. Poucos guitarristas no mundo se preocupam com isso no solo. No piano clássico, a dinâmica é um dos recursos interpretativos mais importantes, e um dos que dá mais trabalho pra realizar. PONTO PRO PIANO;
*Fraseado - a "arte" de tratar os sons como palavras num discurso. Cadê isso no metal? PONTO PRO PIANO


Te aconselho a ouvir mais solos de metal e não apenas os mais famosos que tem por aí. Apenas isso, Falar é fácil quando se conhece muito pouco do conteúdo analisado.

Mentira e maketada?! Realmente, tem gente que não sabe do que fala! Pior do que não saber nada é saber pouco e achar que sabe tudo

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Eu adoro música erudita mas posso enumerar dezenas de pontos negativos desse estilo, mas ao contrário dos que não gostam de metal e ficam tentando justificar suas imposições promovidas exclusivamente pela questão do gosto, eu tenho consciência de que meu gosto pessoal não pode afetar uma análise justa.

Não digo que metal é a melhor música em questão de complexidade, pois complexidade não é o mais importante numa música e sim a sua sonoridade e a arte que pretende demonstrar.

Como eu disse antes, quem sabe estuda e faz, quem não sabe estuda e vira "comentarista"

Numa era onde os cursos musicais, principalmente os cursos de níveis elevados, estão se popularizando, a famosa "burguesia" musical está voltando como na época do autoritarismo musical da música clássica.

Hoje estão dando prioridade máxima a teoria musical e, em querer saber mais com único e exclusivo objetivo de fazer da música algo mais complexo e fazendo das técnicas o fator mais importante e não a musicalidade. Muitas músicas "caipiras" de sertanista do fundo do inteior tem mais musicalidade que muitas obras complexas e verdadeiras demonstrações de técnicas que se tem feito hoje em dia por ditos "doutores" da música. Existe hoje em dia um desejo ávido em deixar a música como uma aula de teoria e técnicas que faz da música uma competição ao contrário de seu maior propósito que é a arte!

Essa onda de "complexidade" é um contraste com músicas medíocres que tem aos montes por aí com o único objetivo de angariar dinheiro dos bobos de plantão.

Ter como objetivo principal a compelxidade e demosntração de técnicas, isso sim é imaturidade musical.

Muitos deveriam aprender com o De Ros o que é fazer música utilizando das técnicas e complexidades apenas como ferramentas de enriquecimento da musicalidade e não como ferramenta principal de uma composição

Abraços

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar estragou o tópico, perdi a vontade de participar.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Pois é, estraguei mesmo, pra quem queria apenas mais um tópico superficial e lambe lambe de música erudita, Bossa nova, etc

E também para os falsos intelectuais

Abraços

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Mas podem ficar tranquilos, não postarei mais aqui nesse tópico, podem ficar com suas discussões "imaturas" sobre competição "intelectual" de quem sabe mais ou sabe menos mas que na prática só sabem comentar e não fazem nada!

Abraços

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Depois quando eu falo que guitarrista só faz guitarrice...

TG Aoshi
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar
Mas podem ficar tranquilos, não postarei mais aqui nesse tópico, podem ficar com suas discussões "imaturas" sobre competição "intelectual" de quem sabe mais ou sabe menos mas que na prática só sabem comentar e não fazem nada!

Ah! Não pára não! Continua ae!

Eu adoro música erudita mas posso enumerar dezenas de pontos negativos desse estilo,
Disserte.

weslleyhm
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar
para de mimimi pow

g.wilhelms
Veterano
# mai/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Hoje estão dando prioridade máxima a teoria musical e, em querer saber mais com único e exclusivo objetivo de fazer da música algo mais complexo e fazendo das técnicas o fator mais importante e não a musicalidade

Afirmo categoricamente que um maior conhecimento técnico e teórico aumenta a musicalidade, e não venham com esse papo de "o que importa é o sentimento", pois não adianta sentir e não ter os devidos conhecimentos para expressar isso.

Jabijirous
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
· votar


Black Horse Guitar

Ok Doutor vamos lá

"Como eu disse antes, quem sabe estuda e faz, quem não sabe estuda e vira "comentarista""

Cuidado com essa frase, pois vc acabou de fazer um comentário. Assim como todos nós.

Hoje estão dando prioridade máxima a teoria musical e, em querer saber mais com único e exclusivo objetivo de fazer da música algo mais complexo e fazendo das técnicas o fator mais importante e não a musicalidade. Muitas músicas "caipiras" de sertanista do fundo do inteior tem mais musicalidade que muitas obras complexas e verdadeiras demonstrações de técnicas que se tem feito hoje em dia por ditos "doutores" da música. Existe hoje em dia um desejo ávido em deixar a música como uma aula de teoria e técnicas que faz da música uma competição ao contrário de seu maior propósito que é a arte!

Não sei da onde você está tirando isso. Hoje, as inúmeras metodologias, a leitura é a última parte do aprendizado. A educação musical, começando desde cedo, aprende-se a ouvir música, entender alturas (grave médio e agudo), sentir a música (precussão corporal, o passo) e depois disso é que vem a parte da escrita.

Essa tua visão é uma visão pobre, não no sentido pejorativo, e sim pobre de não estar sabendo o que está acontecendo no mundo da educação musical (ninguém é obrigado a saber disso, mas ler jornal não faz mal a ninguém né?).

Ter como objetivo principal a compelxidade e demosntração de técnicas, isso sim é imaturidade musical.

Defina complexidade musical?

Muitos deveriam aprender com o De Ros o que é fazer música utilizando das técnicas e complexidades apenas como ferramentas de enriquecimento da musicalidade e não como ferramenta principal de uma composição

Mais uma vez, defina a complexidade músical?

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


Black Horse Guitar
Te aconselho a ouvir mais solos de metal e não apenas os mais famosos que tem por aí. Apenas isso, Falar é fácil quando se conhece muito pouco do conteúdo analisado.

Não, obrigado. Já perdi muito tempo com metal na adolescência.

Mentira e maketada?! Realmente, tem gente que não sabe do que fala! Pior do que não saber nada é saber pouco e achar que sabe tudo
Pois é... o chato é que esse tipo de gente sempre é fã de metal, inacreditável.

Ter como objetivo principal a compelxidade e demosntração de técnicas, isso sim é imaturidade musical.
Hmm... Malmsteen, Kiko Loureiro, bandas de black/death e prog metal... pois é.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música para Músicos