Troca de carreira - Musico Profissional (Post Longo)

    Autor Mensagem
    Series
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Series


    Meu nome é Gabriel, tenho 29 anos e hoje trabalho na área de TI, mas sempre fui apaixonado por música,e após pensar muito no assunto e na minha atual carreira eu decidi que quero me tornar musico. É uma mudança radical, principalmente para quem nunca estudou música.

    Eu gostaria da ajuda dos profissionais atuantes hoje no ramo para me ajudar a traçar uma estratégia de aprendizado e carreira de uma forma muito objetiva e sem perda de tempo. Digo isso pois andei pesquisando alguns conservatórios aqui na região e o tempo médio que me passaram é de 7 anos, eu sei que a música assim como qualquer outra profissão exige estudo, prática e depende muito do próprio indivíduo. Contudo o tempo supra-citado me pareceu algo que não se encaixaria no meu perfil e objetivo, pois eu estaria disponibilizando as noites da semana (seg-sexta), como se fosse uma faculdade, enquanto a maior parte das instituições que eu procurei oferecem no máximo 2x por semana (teórico e prático).

    Nessa conjuntura eu gostaria de idéias dos amigos músicos aqui fo FCC para me ajudar a traçar esse projeto e utilizar o máximo de rendimento.

    Instrumento: Guitarra
    Nível: Iniciante
    Local: Campinas (podendo mudar para São Paulo, dependendo da estratégia)
    Investimento: Até R$800,00 por mês (depende de deslocamento e onde morar)
    Área Atuação: Não conheço as áreas/setores do rama, espero também uma ajuda, ou uma conversa para daqui um tempo


    =======================================================

    Edição

    Gostaria de deixar claro alguns pontos que venho percebendo para tentar objetivar este topico

    - Eu NÃO pretendo abandonar a carreira de TI por algum tempo pois ela quem financiará meus estudos.
    - Eu sei que a área de tecnologia se ganha bem e com música as chances são muito restritas
    - Não quero discutir as chances ou as possibilidades de dar certo ou errado, pois a FALHA eu já tenho antes de começar.
    - Quero ajuda para planejar uma estratégia de estudos e carreira - Podendo ser indicação de escolas, conjuntos de cursos, áreas que tem uma tendencia de crescimento nos próximos anos...etc. Informações que possam ajudar a criar um plano bem elaborado.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Series
    cara sua situação é complicada...com as noites disponiveis, só mesmo um conservatorio. Outra opção é vc pegar um professor particular. Mas um bom professor nao aceleraria tanto esse tempo dos 7 anos.
    Se vc for ver, 7 anos é pouco comparado a uma faculdade de musica (aqui na Unicamp são 6 anos, tbm sou de Campinas...rs) que tem aulas todos os dias da semana, e não só 2!
    Um detalhe que tem q ser observado: vc não precisa esperar 7 anos pra começar a atuar como musico/ guitarrista.
    Acho q se você tem a disponibilidade noturna e a grana necessaria, um conservatorio seria a melhor alternativa. Apesar do tempo, vc pode começar a atuar antes. Arruma uma banda, começa a tocar nuns barzinhos (delta blues pega muitas bandas aqui na região q tao começando, caso seu genero musical seja o rock). Paga bem? não tanto...depende. Da trampo? Dá...mas po, quer coisa melhor do q tocar? rs

    Series
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back

    Muito difícil mesmo, aqui na região acho que vou ficar com o IGT Custom, pois eu não achei escola com melhor estrutura. Pensei no Souza Lima para cursar a faculdade de lá, mas 1700 reais não é fácil para ajustar no meu orçamento e ainda np período da manhã.

    Lá no EMT tem alguns cursos extras além de guitarra, como produção musical, que deve agregar algum valor. O que você(s) acham?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    trabalho na área de TI
    eu decidi que quero me tornar musico.
    É uma mudança radical, principalmente para quem nunca estudou música.

    antes de você atolar o pé na jaca, primeiro é bom ver se você dá pra coisa, faça algum tempo de aula e veja se é isso mesmo que você quer, pra ver mesmo o que é aprender música na real

    ----------------------------------------------------

    andei pesquisando alguns conservatórios aqui na região e o tempo médio que me passaram é de 7 anos
    Contudo o tempo supra-citado me pareceu algo que não se encaixaria no meu perfil e objetivo
    é algo relativo, se você for se tornar músico, vai ver que quanto mais estudar, mas precisa estudar, então depois destes 7 anos você vai ver que precisa saber mais coisas, você não será um músico completo com 7 anos


    pois eu estaria disponibilizando as noites da semana (seg-sexta), como se fosse uma faculdade
    enquanto a maior parte das instituições que eu procurei oferecem no máximo 2x por semana (teórico e prático).
    essas 2 aulas por semana está bom demais, talvez nos primeiros meses com você indo bem até sinta que tem tempo para mais, mas tem coisa que não se aprende do dia pra noite, tem música que não fica pronta do dia pra noite, eu estudei algumas músicas eruditas que precisei de um ano pra deixar boa, e se for comparar com algum concertista tocando ainda precisa de mais outro tempo desse
    então não adianta você ir na aula todo dia, vai pra aula aprende a lição de casa e rala durante a semana no instrumento
    se você aprender como faz uma pestana, não será em 5 aulas da semana que ela fica boa, tem coisas que precisa do tempo natural
    ----------------------------

    ALF is back
    aqui na Unicamp são 6 anos, tbm sou de Campinas...rs) que tem aulas todos os dias da semana, e não só 2!
    só lembrando o "series" que a faculdade é uma especialização, pra entrar tem teste de aptidão, então no minimo são mais 6 após os 7 que ele já não gostou muito
    outro fato que é que as aulas de todos os dias, não são somente do instrumento
    --------------------------------------------------

    Series
    Lá no EMT tem alguns cursos extras além de guitarra, como produção musical, que deve agregar algum valor.
    agrega, porém tem que saber a época certa de fazer um curso deste, não adianta eu entrar lá e fazer um curso de home studio se eu nem sei avaliar a extensão vocal de alguem que foi gravar, pra avaliar só mesmo depois de um tempo conhecendo música

    --------------------------------------------------------

    trabalho na área de TI
    tempo médio é de 7 anos
    Investimento: Até R$800,00
    tempo supra-citado

    só acho que você está muito planejado para algo que não é assim
    tá muito "computador" onde você programa algo ele vai lá e faz de acordo com a velocidade do processador, se investir mais no processador um na banda larga,o trabalho é mais rápido

    Jonas F. L.
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pra você realmente fazer essa mudança de vida eu te recomendo pensar muito a respeito. Tem que ponderar algumas coisas:

    - Como músico você provavelmente nunca vai ganhar financeiramente o que ganharia como profissional de TI (não se mordam músicos, todo mundo sabe que a área é mal remunerada até pra quem é bom). Se dinheiro não for um fator importante pra você, desconsidere o que eu escrevi;
    - Se você não gosta de TI e seu sonho realmente é ser músico, não deveria nem pensar em trabalhar com algo que não gosta, caso contrário vai fazer por pura obrigação;
    - Você ainda é iniciante na guitarra, se largar a área em que está trabalhando agora e depois desanimar com o instrumento depois vai penar muito pra se reencaixar (tenha certeza do que realmente quer).

    Não é uma mudança que eu faria sem pensar MUITO sobre o que eu quero da vida. Não é fácil mas tem que ser assim, não faça nada por impulso, pense muito sobre as consequências.

    Series
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Jonas F. L.

    Você ainda é iniciante na guitarra, se largar a área em que está trabalhando agora e depois desanimar com o instrumento depois vai penar muito pra se reencaixar (tenha certeza do que realmente quer)

    Olá Jonas, eu não pretendo largar TI assim tão cedo, principalmente que ela quem vai me proporcionar os investimentos na área de música. Isto já estou bem ciente.
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    fernando tecladista

    Opa Fernando, assim como eu comentei com o Jonas, eu não vou fazer isso do dia para noite. Sou um cara pé no chão, tomei uma decisão e quero montar uma estratégia para alcançar um objetivo, é uma plano e não um desespero.

    só lembrando o "series" que a faculdade é uma especialização, pra entrar tem teste de aptidão, então no minimo são mais 6 após os 7 que ele já não gostou muito
    Eu não posso afirmar, mas eu cogito que se você tem um objetivo, com uma estratégia plausível eu diria que 2-3 anos para estar pronto para esse vestibular. Eu digo isso baseado em como eu costumo planejar e executar meus estudos.

    ======================================================================

    Pensando nessa minha situação Jonas F. L. ,fernando tecladista, ALF is back ...Vocês acham que no momento a melhor estratégia é:

    1) Realizar o curso do IG&T Custom e realizar as suas certificações aqui em Campinas ;
    2) Realizar os cursos da Souza Lima em São Paulo equivalente ao IG&T.

    Talvez vocês tenham uma outra ideia ou estratégia que valha a pena ser mencionada.

    Obrigado de Verdade
    Gabriel

    GrungeMan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Series
    cara, vc sabe que musico de barzinho ganha no máximo uns trocados por noite pra sobreviver né ? E que em TI vc vai ganhar MUITO mais do que sendo musico ! A menos que o dinheiro não represente absolutamente nada pra vc, eu te aconselharia e ser um profissional de TI e arrumar uma banda pra tocar em barzinhos por diversão na noite !
    A menos que queira ser professor de música (que não acho que ganha bem tb)...

    clebergf
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    Series

    Sou três anos mais velho q vc e tbm trampo com TI e estou investindo na música, pretendo ser músico mas mais por formação mesmo e se virar a profissão beleza, pois sei que terei que ralar muito e dar muito sorte para conseguir ganhar o q ganho hj...
    Estou estudando por enquanto com o Mateus Starling por vídeo aula e a partir de Julho pretendo começar a fazer aula com ele via Skype e também quero investir em gravação, mixagem e masterização, arrumar uns loucos para tocar de fds...e por ai vai...

    Boa sorte para nós!!! :D

    Series
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    GrungeMan

    Opa Grunge, é meu caro eu sei que TI paga muito mais, mas se fosse apenas por dinheiro eu iria escolher qualquer outra profissão que tenho contatos, como arquitetura, direito e medicina.

    vc sabe que musico de barzinho ganha no máximo uns trocados por noite pra sobreviver né ? E que em TI vc vai ganhar MUITO mais do que sendo musico !
    Sobre isso eu acho que para um músico existe mais que apenas tocar em barzinhos, existem outras oportunidades como jingles, musicais, comerciais etc.....

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    clebergf

    pretendo ser músico mas mais por formação mesmo e se virar a profissão beleza
    Concordo com você, vou batalhar para aprender e ganhar o espaço. Mas estou com o objetivo de tentar, logo vou me esforçar e pesquisar para tentar nos proximos anos ganhar um CV e quem sabe me encaixar no mercado.

    Series
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    UP

    Vocês acham que no momento a melhor estratégia é:

    1) Realizar o curso do IG&T Custom e realizar as suas certificações aqui em Campinas ;
    2) Realizar os cursos da Souza Lima em São Paulo equivalente ao IG&T.

    Talvez vocês tenham uma outra ideia ou estratégia que valha a pena ser mencionada.

    Obrigado de Verdade
    Gabriel

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Series
    Sou um grande exemplo de alguem que queria ser musico profissional mas virou amador, mas sem deixar a música de lado

    O negócio é o seguinte, faz o IG&TT Custom aí na sua cidade, neste curso você vai ficar fera no instrumento, nas noites livres, vai passar estudando, nos finais de semana... ESTUDANDO , a escola tem estrutura para formar bandas entre os alunos provavelmente, e ainda trabalhando em TI vai patrocinar toda a sua formação musica

    Daqui um, dois anos, já vai estar até fazendo uns barzinhos com sorte, vai sentir na pele o que é ser músico, e tudo isso antes de abandonar o TI, vai estudando, vai levando

    Você começou tarde, imagina eu com 5 anos, a pressão do vestibular, virou ou não músico, virei dentista, por uns 10 anos, época da faculdade e inicio de carreira, a música esteve presente, mas bem longe na pratica, mas hoje, HOJE minha carreira, virei dentista hehe, patrocina todos os meus luxos como musico (tenho os instrumentos e equipamentos que quero), tenho uma banda, toco na noite de vez em quando

    Ou seja tenho o prazer de ser músico em horarios curtos, mas este relaxamente é essencial para a minha vida, não sei se teria uma casa própria, carro, mesmo os instrumentos que eu tenho hoje se eu fosse profissional...

    Resumindo, em tudo na vida dá para se dar bem, basta se dedicar... mas tem coisas que dá para fazer mesmo tendo outra profissão

    Musico Amador é a minha segunda Profissão CERTEZA

    Boa sorte na escolha

    mateusstarling
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Series Acho que com certeza vc precisa se dar essa chance. Ir levando como um estudo sério paralelo a sua profissão.
    Musica tem que ter paixão, não esperar que tudo vai vir pronto para vc, é tentando descobrir certas coisas e no processo vc descobre outras.
    Eu escrevi um artigo sobre isso, te recomendo a leitura:
    http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/137-decidi-vou-viver-de-music a

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mateusstarling
    Cara, só por curiosidade, li seu texto e queria saber, como foi esse lance aí da bolsa na Berklee? Concurso?


    Valeu!

    mateusstarling
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ken Himura
    A respeito da Berklee eu escrevi aqui:
    http://www.mateusstarling.com.br/pt/berklee

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mateusstarling
    Muito bom texto! Também vou dar uma olhada sobre a bolsa, fiquei curioso. Valeu pelas contribuições que, aliás, foram bem substanciais!

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mateusstarling
    Legal, bom o texto! =]

    mateusstarling
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    TG Aoshi
    Ken Himura
    Valeu amigos. O meu blog do meu site tem tanta coisa escrita que normalmente eu so preciso colocar aqui o link para responder algumas perguntas, rs....

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bem.
    Este tópico tá muito burocrático virtualmente escrevendo.
    Música é acima de tudo arte, uma das sete artes liberais.
    Música vem de Musa , de inspiração.
    O que mais interessa é o estudo e a prática.

    Mas vamos analisar a questão por pontos:

    Guitarra[/b]
    É um bom instrumento mas talvez fosse melhor começar a aprender com um bom violão.
    Você esta começando tarde dificilmente vai conseguir virtuose para tocar profissionalmente um instrumento.
    Mas nada é impossível.
    Mas para atingir a virtuose são necessárias várias horas de estudo e prática por dia,. no mínimo umas 6 horas, tempo que você não tem e não vai ter.

    [b]Aulas

    Comece com um professor particular, todo o músico começa assim.
    Vá aprendendo e ganhando conhecimento para depois fazer uma opção mais cara e por tempo mais longo.
    Com a recomendação do professor adquira livros com bons métodos e vá praticando pelo menos duas horas por dia.

    TI
    A tua área profissional esta intimamente ligada a música nos dias atuais.
    Os instrumentos musicais de hoje tem componentes eletrônicos e tudo de certa forma esta ligado a informática.
    Exemplos: Softwares de Produção Musical, Instrumentos Virtuais, Instrumentos Reais (tem chips e cpu internas), Módulos de Efeitos Virtuais e Físicos, Composição Musical, Educação Musical e muito mais.
    Assim ganhando conhecimento da área musical com o tempo você vai vislumbrar as oportunidades de juntar TI com música.

    Melhor escola musical
    Nos dias de hoje a melhor escola musical que existe é chamada de "Home Studio"
    Ou seja um estudio musical caseiro, que você pode montar, e começar a trabalhar com música digital.
    E você pode conectar a guitarra ou instrumento musical a um computador com boas configurações e com um médio investimento.
    Aqui no fórum tem muito sobre home studio.
    Com o home studio você vai aprender de tudo, desde teoria musical a prática propriamente dita.
    E vai praticar em casa.
    Você pode tocar um instrumento e ser acompanhado pelo sistema do computador ou teclado musical.
    A sua evolução só vai depender de sua dedicação e vontade.
    Uma opção muito válida é ter um bom teclado, seja controlador ou musical.
    O teclado musical moderno descende o órgão, o Rei dos Instrumentos.
    E hoje em dia um bom teclado com faixa intermediária de preço fornece uma quantidade enorme de instrumentos (muitos teclado até tem bons timbres de guitarra) e amplia em muito as possibilidades musicais.
    A opção não é excludente o ideal é ter a guitarra e o teclado.

    Futuro/Planejamento

    O Futuro vai depender do presente.
    Primeiro aprenda o básico e amplie os seus horizontes.
    Ainda é muito cedo querer fazer um planejamento profissional na área musical.
    E ninguém vai conseguir te aconselhar satisfatoriamente, não se iluda.
    Comece pelos primeiros degraus, ou seja o básico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de carreira - Musico Profissional (Post Longo)