Opiniões sobre escolher a carreira de músico

    Autor Mensagem
    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13


    Seguinte...
    Isso vai ser meio que um desabafo, pois sou meio fechado e tímido para conversar sobre música com meus pais...
    Eu adoro música. Toco violão há uns 4 anos e agora comecei na guitarra. Sempre ouvi sertanejo, porque era só isso que meus pais ouviam. Aí comecei a ouvir rock influenciado pelos meus amigos, e hoje odeio sertanejo. E minha mãe detesta rock, apesar de ela nem saber o que é realmente o rock (ela acha que é coisa de maconheiro e fica quebrando guitarra e gritando que nem louco).
    Hoje sou fã de RHCP. E de outras bandas de rock, mas não rock pesado, porque eu não curto. Tenho 14 anos, e meu sonho é ser músico. Repare bem que eu disse MÚSICO, não GUITARRISTA, nem VOCALISTA.
    Quero produzir música, criar música, entender como as notas se relacionam. Nunca gostei do estilo fritador na guitarra, sempre prefiri aquilo que soa melhor, e é disso que me inspiro.
    Meu pai provavelmente não sabe a diferença de guitarrista e músico, e já me disse umas bobagens que me deixaram pensativo.
    Ontem ele me viu tocando guitarra, chegou em mim e me perguntou se eu gostaria de ser músico, e que nesse caso ele me apoiaria. Depois me perguntou se eu gostaria de tocar guitarra em uma banda de sertanejo da minha cidade que não vou citar aqui. Eu fiquei mal. Primeiro, ele misturou guitarrista de uma banda qualquer que apenas toca o que tiver que tocar e ganha dinheiro, depois relacionou-me com a música sertaneja, que eu não gosto (questa de gosto musical).
    Eu, muito fechado, procurei desabafar de forma leve com ele, usando a ironia:
    -Não pai! Credo!
    -Por que filho?
    -Você vem em mim e pergunta se eu seria guitarrista de uma banda sertaneja?
    -Só te digo uma coisa filho. Rock NÃO DÁ DINHEIRO.
    E foi este o diálogo que me deixou intrigado.
    Já não sei mais se dedico meu tempo à música, ou se desisto. Meu sonho é ter uma carreira solo ou banda cujo vocalista seja eu, embora atualmente eu não saiba cantar bem.
    Sim, sou muito sonhador, mas isto, pelo que eu saiba, é um ponto positivo, não?
    Queria opiniões sinceras, ainda não decidi minha vida, parece que a única carreira que realmente me interessa é a de músico, embora eu também goste um pouco da parte de engenharia da computação.
    Opiniões de pessoas com mais experiência do que eu é o que eu quero, por favor, preciso mesmo desta ajuda!
    Obrigado a quem leu e ajudou!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    HikNapolitano

    Você têm 14 anos?

    Então comece desde já a entender uma coisa:

    Músico é profissão. E quem quer ganhar dinheiro com sua profissão e viver dela não escolhe o local de trabalho. Nem sempre é possível tocar o que a gente gosta, com quem a gente gosta e onde a gente gosta.

    Ter carreira solo, no rock, ainda mais no Brasil é um sonho distante. Pode ser alcançado? Sim... mas é muito difícil e sonhar é uma coisa, se iludir outra.

    Para isso você terá de estar preparado, correr muito atrás de seu sonho e sobretudo ter talento e diferencial.

    Se quer ser músico prá valer e viver de música, dispa-se de preconceitos, esteja apto prá tocar com que "PAGA" e com dinheiro poder manter paralelamente um trabalho só por prazer.

    Se escolher o caminho da "arte e gosto pessoal", esteja ciente que é árduo, e não dá dinheiro, prá daqui uns anos não vir aqui no fórum dizer:

    "Músico no Brasil não tem valor, só se ferra, o povo só gosta de porcaria e "mimimi"


    Ser músico, qualquer um pode ser. Viver de música é profissão, como outra qualquer, NADA, nos faz superiores a um médico ou um lixeiro!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Estude engenharia da computação mas não abandone a música, futuramente tu banca uma faculdade, um estudo profundo e tenta alguma coisa na área da música. E guitarrista é músico sim, seu conceito de músico tá muito errado.

    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Obrigado, estou percebendo como é difícil essa escolha... Vou continuar estudando muito e não abandonarei a música.
    Quanto ao meu conceito de que há uma diferença entre um músico e um guitarrista, acho que me expressei errado. Eu quis dizer que há guitarristas que apenas aprender a tocar as músicas da maneira correta para ganhar dinheiro, e o que eu quero é compreender profundamente a música, criar música, de uma forma artística, embora eu saiba que "Músico no Brasil não tem valor, só se ferra, o povo só gosta de porcaria e "mimimi" rsrsrs
    Entretanto, não tenho preconceito com estilos musicais não, apenas não gosto do que atualmente é considerado sertanejo, quer dizer, não gosto do lance da música comercial, prefiro encarar a música como uma arte, e é aí que eu me complico.
    Quanto a ter talento, acho que eu levo algum jeito pra música sim, se não não gostaria tanto...

    Paul Jackson Neto
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Realmente, no Brasil, é Treta viver de música ...

    justamente pelos motivos que você falou ... o povo só gosta de ouvir merda ... e quem estuda se dedica, quase não se destaca ...

    Eu estou fazendo o seguinte ...

    Estou terminando uma faculdade, que apesar de não EXATAMENTE o que eu QUERO, gosto bastante ... e assim que terminar, vou cair de cabeça na música, estudar mesmo ... se por acaso não conseguir me firmar na música, tenho uma profissão para não viver a vida inteira de um salário mínimo, que quase não paga uma cesta básica ...

    Rednef2
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Lelo Mig
    Concordo com o que você disse.

    Mas se por acaso ele quiser viver tocando rock n roll, precisa fazer antes um plano de carreira pra ele mesmo. Eu estudo gestão de RH, e na quarta feira a professora passou um slide ensinando de forma simples a montar um plano de carreira, achei bem interessante. Vou ver se acho esse slide aqui e posto. É bem valido também pra quem quer viver de musica, penso eu.

    skafast
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: skafast
    · votar


    Paul Jackson Neto
    Realmente, no Brasil, é Treta viver de música ...

    justamente pelos motivos que você falou ... o povo só gosta de ouvir merda ... e quem estuda se dedica, quase não se destaca ...

    Eu estou fazendo o seguinte ...

    Estou terminando uma faculdade, que apesar de não EXATAMENTE o que eu QUERO, gosto bastante ... e assim que terminar, vou cair de cabeça na música, estudar mesmo ... se por acaso não conseguir me firmar na música, tenho uma profissão para não viver a vida inteira de um salário mínimo, que quase não paga uma cesta básica ...


    Estou pensando em fazer o mesmo, to no terceiro ano do EM agora e adoraria ter uma banda fazendo sucesso por aí (rock/metal/eletrônica - algo próprio no meio disso, dependendo dos outros integrantes), então estou pensando em montar uma na faculdade pra ver se dá certo (na verdade montaria uma no colégio mesmo, mas o povo é desanimado... ~.~). Se não der certo, ainda dá pra continuar com a música como um hobbie até dar, ou, se por algum motivo eu conseguir fazer um investimento legal que consiga manter a vida, me voltar para a música como profissão.

    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Vou fazer o mesmo, vou estudar muito e me formar em algo que eu goste (claro, não tanto como a música) para ter mais tranquilidade. Depois vou fundo no que gosto mais.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hehehe, escute o Lelo Mig, ele sabe das coisas!

    Quanto a mais, se você encarar música como profissão, saiba que vai ter todos os prós e contras de uma profissão mesmo. Mesmo você querendo dar uma direção artística, em algum momento você provavelmente vai ter de fazer algum tipo de concessão e tocar algum som mais comercial. Ou vai ter de tocar no dia do jogo do teu time. Vai ter de gastar tempo tirando músicas pra ensaio.

    Mas gosto da sua postura, que parece ser aberta em relação a música, inclusive vc é fã de RHCP que tem um guitarrista muito bom, versátil e criativo. Sei como é difícil ligar com família. Te desejo sorte!

    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    HikNapolitano

    Esse assunto já foi bem tratado pela série Caminhos para viver de música, do nosso amigo Lelo Mig.

    pra abrir sua visão sobre o assunto, vá no YouTube, digite "dicas para músicos - De Ros", e veja os vídeos dessa série maravilhosa que o grande De Ros tem feito abrangendo bem esse assunto. Pra ficar bem claro, é bom q vc veja em ordem e preste bastante atenção em cada tema e cada explainação. (principalmente o "eu exijo respeito!!")

    espero ter ajudado!!

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    HikNapolitano
    5 dicas:

    1 - tenha calma. você é bem novo, tem tempo pra estudar muito, ficar muito bom, e quando puder, mostrar seu serviço. seja humilde, não tenha pressa. apenas estude, pratique, muito. e não largue a escola por isso.

    2 - leia a série de tópicos "caminhos pra viver de música", do nosso camarada Lelo Mig. o cara escreveu um material precioso aqui no fórum, mas é humilde demais pra sair oferecendo.

    3 - veja os vídeos do De Ros, outro usuário que tem postado material excelente. ele faz comentários sobre como viver de música.

    4 - depois de fazer tudo isso, voce já deve ter percebido que não deve ter tantos preconceitos, mas é sempre bom retomar: não ache que vai ser músico só indo atrás do que voce quer tocar. pode ser que seja necessário alguma hora voce tocar sertanejo. pode ser que pague melhor, que seja mais gratificantes, e que você até se divirta fazendo isso. não se feche.

    5 - se tiver disposto, acabei de comprar uma revista guitar player que fala sobre formas de viver profissionalmente da guitarra - como músico de estúdio, músico acompanhante de palco, luthier, roadie, etc. ainda não li tudo, mas acho que tá legal. recomendo ler. (é similar ao material do lelo e do de ros.).

    alv2707
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Realmente, no Brasil, é Treta viver de música ...
    Se vocês conhecerem algum país em que não é treta viver de música me avisem por favor. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ou melhor, do que não é treta viver no Brasil? kkkkkkkkk

    Será que quando o cara vai escolher a residência médica ele escolhe a área que mais gosta ou acaba ficando com a que oferece a melhor oportunidade?
    O cara ama direito criminal, mas na cidade dele não tem muitos crimes. Ou ele muda de área ou ele muda de localidade. Com a música é o mesmo, ou toca estilos que não são os seus favoritos ou migra pra um lugar onde você pode tocar o que gosta.

    É complicado... kkkkkkkkkkkkkkk

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    HikNapolitano
    cara, tocar em uma banda é fantástico, olha a oportunidade que vc ta perdendo de crescer e ter uma profissão que todo jovem sonha.

    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Obrigado por todos que me deram opiniões e tentaram me ajudar...
    Vou ler sim a série do Lelo Mig, eu gosto de ler...
    Também vou tentar dar uma olhada nos vídeos do De Ros sim...
    E agora eu percebo que é muuito mais complicado esse assunto do que eu pensei que fosse...
    E odion, eu não desperdicei oportunidade nenhuma, afinal meu pai apenas me perguntou se eu o faria, mas ninguém me convidou para isto. é como se alguém chegasse em você e dissesse: Você tocaria guitarra na banda tal? Apenas para conhecer seu gosto, e suas ideias... Mas obrigado a todos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Esse assunto já foi bem tratado pelmma série Caminhos para viver de música, do nosso amigo Lelo Mig. (2)

    Além disso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/302262/relacionados.html

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Opiniões sobre escolher a carreira de músico