A regra é, faça algo que ninguém fez?

    Autor Mensagem
    Jonatas Edward
    Veterano
    # jan/12


    Pensem, eu vi falarem isto uma vez.
    Não basta ser bom, pois de bons músicos o mundo ta cheio, mas por quê não pensar, "E se fosse assim?", ao invés de tentar se igualar a um Steve Vai da vida, ou um Joe Satriani? Ou tentar repetir o feito do vocalista do Coldplay ao falar "Queremos ser o próximo Radiohead".
    Pensem, por quê não sair da mesma linha e ser algo que ninguém nunca viu?
    Exemplo: Pode ter só mais um músico tocando no meio da rua por prazer, pode ser um bom músico, mas ele será só mais um dos muitos bons músicos, todos parariam pra olhar? Não.
    Agora pense em um músico que fez algo que ninguém nunca imaginou ou viu, e que seja bom, acha que não parariam para ver?

    Carregando
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    é isso que o De Ros vive dizendo quando reclamam dos timbres dele...

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    isso exige um desprendimento muito grande. A pessoa tem que segurar a onda do que os outros vão falar. Não é fácil.

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hoje em dia qualquer tentativa de fazer algo novo, os tios fazem um mimimi de todo tamanho.

    E é verdade, o artista pode ser criativo, q maioria do pessoal vai se prender aos classicos.

    André Perucci
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    faça algo que já fizeram, mas melhor e com coisas novas

    André Perucci
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Carregando
    é isso que o De Ros vive dizendo quando reclamam dos timbres dele...

    respeito o cara, toca pra caralho, mas o timbre dele é insuportavel pra mim

    Carregando
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    André Perucci

    isso é questão de gosto mesmo mas insuportável ou não, ele é único.

    insuportável pra mim é aquele monte de guitarrista tocando igual, com o mesmo timbre e pegada que tem no youtube.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jonatas Edward
    Foi mais ou menos isto que o pai de Hendrix lhe disse quando Jimi falou que seria guitarrista. E olha que o pai dele é analfabeto.
    Mesmo dialogo ocoreu entre nada mais nada menos que Ray Charles e Ahmet Ertegün da Atlantic records quando discutiam o estilo que Ray vinha apresentando até ali. (Vejam o filme)
    Sim a música precisa se renovar. Mas há de se convir que no gênero Rock é muito difícil inovar após 50 anos de história puxada por guitarras distorcidas, em bandas de normalmente 4 integrantes. Principalmente depois de Beatles, Led Zeppelin, Black Sabath, Deep Purple e uma infinidade de outras bandas brilhantes. Depois tiveram outros gênios no Heavy Metal, Iron, Judas, Metalica que também dificultaram bastante a continuidade do estilo. É muito difícil criar algo sonoramente novo e que não tenha nenhum vínculo com estes caras. Lembrando que somos todos influenciados por eles desde que começamos a gostar da bagaça.
    Pensem, vc decide montar uma banda e imediatamente lhe vem em mente o que ? Guitarra, Baixo, vocal, batera e teclado. Já fudeo .
    Chega a dar pena da maioria das bandas atuais.

    Rafiusk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hoje é difícil fazer algo que não tenham feito ainda. O Rogério Skylab, que é um cara que faz quase todo tipo de música, disse em uma entrevista que hoje é difícil ter contracultura, porque tudo que era tradicional já foi contestado e aí se torna padrão. Igual o punk, começou no Sex Pistols, Clash, Ramones, e depois veio Green Day, Blink 182, que tinham a sonoridade punk mas diferente de alguma forma. Mas ainda acho que é possível fazer um trabalho autêntico nos dias de hoje, depende do que você quer expressar musicalmente. Só não pode ser algo forçado.

    Unfeelingness
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    To fora...

    To cansado de fazer isso e só levar porrada aqui.

    Aqui qualquer guitarristinha de m***da já toca para cacete, desde que tenha um guitar rig ou um amplitube na mão.

    Quero ver ao vivo como esses guitarristinhas de studio caseiro fazem...

    Nem posto mais nada aqui, pq é postar e os guitarristas do paradigma do "TUDO CERTINHO E COM MUITOS SWEPS" te descerem o pau.

    Ouçam Van Halen, fiquem trancados no quarto pesquisando coisas novas, MAS NÃO POSTEM NADA AQUI, pq serão criticados.

    Aqui é o feijão com arroz básico, fora isso, vc leva paulada.

    Abçs

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ta dificil msm inovar, praticamente não tem mais oque fazer, tem que ser um gênio pra conseguir inventar algo novo e extraordinário que o povão goste.

    Unfeelingness
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Aqui neste fórum tem guitarristinha de m***da q fica 1 ano ensaiando um solo para uma vinheta da Santo Angelo, e vem esculhambar o teu solo, cujas técnicas, vc estudou durante 20 anos. Te dizem que vc não tem técnica, que não tem fraseado e etc.

    Com guitar rig e Amplitube tudo fica fácil. Até com guitarras que eu jogaria no LIXO, se fazem sons com timbres parecidos com os dos artistas famosos.

    Isso aqui é on line, TUDO ENSAIADINHO EM CASA. Vamos ver ao vivo e em cores, NUMA JAM DE VERDADE, e não nessa Jams que tem por aqui, com UM MÊS para o cara criar o solo em STUDIO CASEIRO.

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    juninholiveira
    ta dificil msm inovar, praticamente não tem mais oque fazer, tem que ser um gênio pra conseguir inventar algo novo e extraordinário que o povão goste.

    O problema é que o povão, no fundo no fundo, não gosta de nada novo.

    Pra eles, qualquer experimentalismo é falta de noção da parte do artista.

    Unfeelingness
    Falou tudo.

    Unfeelingness
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tmusic

    E digo mais: é impressionante a qualidade do som da guitarra dos caras. A equalização, corresponde à de um studio da RCA ou da COPACABANA nas décadas de 80 e 90, que só para vc entrar lá vc pagava o olho da cara.

    Mas, quando vc diz para eles que, numa música de 3 acordes - um blues, p. ex. - ele está TOCANDO FORA DO TOM, ele vai lá consultar um "pai da guitarra" para saber se estava mesmo.

    Os tempos mudaram, gente...

    A palavra de ordem é GANHO! GANHO E MAIS GANHO!! COMPRESSOR...

    Como disse certa vez o Mozart Mello a respeito do Malmsteen: "Quero ver ele fazer aquilo lá num violão".

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Unfeelingness

    Aí qdo vem alguém com algo novo e criativo, eles chutam.

    Aí reclamam: "Hoje em dia n tem mais nada novo pra se ouvir"

    salton
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Na minha opinião, a música tem possibilidades inesgotáveis, SEMPRE háverá espaço para inovação em termos de sons e timbres, só acho que não vai ser no Rock que isto vai acontecer, talvez venham aí novos estilos musicais com batidas eletrônicas malucas (tô tentando adivinhar o futuro hehe).
    http://www.youtube.com/watch?v=c-K8dWnmz08

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    salton
    Mas isso já tá acontecendo.
    Só que a estética de musiquinha guitarra biaxo batera padrão e as mesmas coisas manda tanto, que ouvir algo novo pra eles é ruim.

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    salton
    Mas putz, esse vocalzinho artificial e o proprio ritmo são um lixo

    Unfeelingness
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    salton~

    Na minha opinião, a música tem possibilidades inesgotáveis, SEMPRE háverá espaço para inovação em termos de sons e timbres, só acho que não vai ser no Rock que isto vai acontecer, talvez venham aí novos estilos musicais com batidas eletrônicas malucas (tô tentando adivinhar o futuro hehe).

    Só para lembrar, um dos ganhadores - daquela mixuruca (uma camiseta e uma palheta [deve ser da São Gonçalo]) - do concurso da Santo Angelo, foi um cara que tocou com guitarra limpa no estilo "bluegrass banjo" - se bem que esse estilo foi inventado pelos americanos, algo como estes ter que aprenderem a tocar Bossa-nova.

    Não há nada esgotado.

    Depois de 20 anos tocando com captadores duplos e ponte flutuante do tipo "Floyd Rose", hoje, o que eu sinto falta mesmo é de achar uma guitarrinha Strato com um timbre limpinho e um som puro de amplificador.

    Aqui se fazem milagres!

    Querem ver se eu estou mentindo? É só notarem os caras que participam das Jams de guitarra, e verem esses mesmos caras participando das Jams de violão. Você ouve eles e quase diz: "cara, você precisa aprender a tocar guitarra".

    kkkkkkk

    Isso aqui é foda meu!!! Tá, tá bom! eu tbm curto distorção e ganho. Mas os caras fizeram da tecnologia e da aprendizagem acessível na internet, um jeito fácil de "tocar" guitarra.

    O que eu entendo por "timbre" é algo natural da própria guitarra como captadores, madeira, amplificador e etc.

    Agora, os caras se valeram da tecnologia e dos softwares para EQUALIZAR a guitarra, e não TIMBRAR!

    O pessoal tá seduzido pelo GANHO que é para fazer o sweep rápido e limpinho. Por que não fazem num violão tonante??

    Há inovações sim!

    O problema é que a mediocridade, cujo paradigma é o de reproduzir aquilo que é bonito e que soa legal aos ouvidos, não dá mais atenção ao que se chamavam anteriormente de "feeling".

    Já toquei muito rápido há anos atrás e com uma técnica de ligadura que não vi ninguém fazer por aqui.

    Mas, os paradigmas mudam, os tempos mudam.

    Hoje é GANHO E GUITAR RIG na veia, a ponto de eu dizer que ia doar o meu pedal DS-2 da Boss, e neguinho disse indiretamente "ninguém quer esse lixo".

    Claro, com aquele milhões de pré-amplis e misturas de ganho do guitar rig, quem é que precisa de pedais para postar aqui neste fórum?

    A cada ano que a gente envelhece, aprendi que diminuímos 1 pico do ganho no amplificador. Mas aqui é diferente: a cada ano, se aumenta o ganho, a ponto de o mais medíocre poder colocar um solo medíocre para competir entre os melhores do mundo.

    Unfeelingness
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mas putz, esse vocalzinho artificial e o proprio ritmo são um lixo

    Não! lixo é a palheta da São Gonçalo que vc ganha da Santo Angelo para tirar o 4o. ou 5o lugar no concurso.

    "Cuidado, Unfeelingness, que "timbre" mata qualquer guitarrista".

    Pensei que não saber tocar guitarra é que poderia matar um guitarrista, mas tudo bem...

    salton
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Unfeelingness
    a ponto de eu dizer que ia doar o meu pedal DS-2 da Boss, e neguinho disse indiretamente "ninguém quer esse lixo".
    Opa, eu aceito de bom grado, vou deixar aqui meu endereço heehe... brincadeiras à parte, concordo em parte com as suas afirmações.. mas as mudanças acontecem, e tem coisas que fogem do nosso controle.. quem tá assimilando elas está se sobressaindo...

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olha aí o Marcos De Ros, com seu timbre insuportável (valeu André Perucci) juntando música erudita e choro, num som com guitarra, piano e pandeiro!



    André Perucci
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    De Ros
    já disse bro, o talento tá na pessoa e não no equipamento, você toca pra caralho, mas seu timbre é realmente tosco huahae

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    André Perucci

    Valeu!

    Led Zé
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Unfeelingness
    Peraí, brow...concordo em grande com o que você diz mas vou te dar uma opnião de ouvinte de música , não de guitarrista. Eu demorei anos pra definir meu gosto musical. Não é que eu esteja de portas fechadas para inovações, mas eu tenho minhas preferências e quando escuto um som novo , vejo se ele se enquafra mos meus parâmetros. Um exemplo: atualmente tenho ouvido Black Keys. É inovador? Não. É cheio de técnicas e experimentalismos? Não. Eu poderia ser o guitarrista deles? Sim ( na minha opnião). Me agrada? Sim. Por quê? Lembra o som dos anos 60 e 70 que eu curto, porra...Então foda-se se os caras estão nas mesmas escalinhas que você toca com o dedão do pé e eles parecem se esforçar pra tocar. Agradou e pronto. Não é porque você misturou baião com violinos , escalas exóticas e timbres mirabolantes que alguém é obrigado a gostar. Esse negócio de ser diferente demais é uma faca de dois gumes. Por um lado existe o apreço pelas técnicas e criatividade mas de outro existe a falta de identificação com música. Outro dia ouvi um som de um brother aqui, cheio de experimentos. Não sabia se era jazz , se era fuson rock, sei lá...ACHEI UMA BOSTA. A galera metida a entendido, pagou pau. Pra mim é lixo. Parece que pegaram tudo que aprenderam e vomitaram no estúdio de uma vez. Não me identifico. Mas escuto um Black Keys meia boca e fico feliz, porra..Ninguém é obrigado e reconhecer seu esforço em ser diferente. Música é gosto, velho...

    E outra , cara: esse negócio e ficar nervosinho com Guitar Rig é papo de gente que tá ficando velho e ultrapassado. Se um dia esse mesmo Guitar Rig se tornar melhor do que meu equipo que já investi alguns milhares de reais, eu não vou ficar me apegando a velharia , falando igual a um vovô ranzinza que jura que a Telefunken dele é melhor que as 3D.

    Jube
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Unfeelingness
    Isso não é nenhum problema mundial, você apenas colocou seu gosto pessoal em pauta e de certa forma tenta impor. Se o cara gosta de encher de ganho e se sente bem é o que ta valendo, ele não precisa fazer "ligaduras intergalacticas especiais jamais vistas pelos homens" para fazer um som que agrade uai.

    Onde já se viu achar que ganho alto signfica não saber tocar direito.

    Scrutinizer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    por quê não sair da mesma linha e ser algo que ninguém nunca viu?
    Porque é difícil. Porque é um desafio e nem todos são capazes de concluí-lo. Porque a maioria dos músicos não tem capacidade de deixar de ser medíocre.

    gpeddino
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu acho que a inovação ainda é possível, mas ela não está necessariamente atrelada ao rock. O esquema é a fusão de gêneros, que vem acontecendo aos poucos. Por exemplo, o Gotan Project uniu tango com música eletrônica e virou um projeto badalado e inovador.

    Enquanto todo mundo continuar achando que toda música precisa de guitarra, baixo e bateria e ficar se cegando pra outras coisas, as inovações vão continuar passando despercebidas.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    De Ros

    Caçadores de Saci

    Não achei o timbre ruim.

    Só não sei porque toda vez que dou play da problema no Shockwave o Chrome fecha rs.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    gpeddino
    Enquanto todo mundo continuar achando que toda música precisa de guitarra, baixo e bateria e ficar se cegando pra outras coisas, as inovações vão continuar passando despercebidas.

    Falou tudo e mais um pouquinho, meu querido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A regra é, faça algo que ninguém fez?