Alusões "satanistas" na música incomodam você?

Autor Mensagem
TWT ICE
Veterano
# mai/09
· votar


Sympathy For The Devil não achei nada de satânico...
pode procurar a letra.. não posto aqui pra não ''poluir'' (ficar muito extensa) a página

edu ROCK
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Entendo a sua opinião.
Mas eu penso diferente.Eu cheguei a conclusão de que a letra é um fator secundário na música.
Quando eu era mais novo, eu gostava muito de Legião Urbana(ainda gosto, mas não ouço tanto quanto antes).
Sendo assim, eu era muito ligado nessa coisa da letra , da mensagem, e tal.
Um dia, eu vi um vídeo da Legião tocando Pais e Filhos, e na platéia várias meninas dançando, fazendo passinhos.
Então, eu cheguei a conclusão de que durante o show, durante a festa, a letra se torna irrelevante...o seu sentido se perde...
As pessoas não se importam realmente com o que está sendo dito...elas só querem se divertir.
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


u cheguei a conclusão de que a letra é um fator secundário na música.
edu ROCK
Ouve Chico Buarque e depois me fala... :-)
Abs

edu ROCK
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Você leu o post todo ou parou ali?rs
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


edu ROCK
A sim. Pardon me!!!
Entendi seu ponto de vista! Concordo plenamente!
Abs

edu ROCK
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Então...Sendo assim, eu não ligo muito pra coisa do satanismo na música.Por que eu sei que na maioria das vezes, isso não passa de ficção,teatro.
O Alice Cooper, por exemplo, que é um dos caras mais "satânicos" que existem no rock, é cristão, e inclusive mantém um centro de reabilitação para jovens viciados em drogas ou alcool,um tipo de ação que, imagino, a maioria dos religiosos que o criticam e acusam de satanismo não fazem.

O problema é que existem sujeitos que ultrapassam os limites da ficção, e cometem atrocidades como queimar igrejas, agredir pessoas...
Esse tipo de atitude eu acho totalmente lamentável.

Abraço

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Concordo. Mas não será "perfeita". A música perfeita, pra mim, é aquela que reúne letra e música. Saca "Stairway to Heaven"? Parece que aquilo ali é uma coisa só mesmo sem entender a letra.

Cara, engraçado é que no fim, mesmo quando tem um casamento perfeito entre letra e musica, ainda assim as duas são duas coisas separadas.

Por exemplo eu sou louco pela versão do Caetano de Jokerman do Bob Dylan, que pra mim é infinitamente melhor que o original. Tem dias que eu ouço pela letra, tem dias que ouço pelo arranjo do Morelenbaum, tem dia que eu ouço pelos 2, no fim a musica é sempre foda.

Ouve Chico Buarque e depois me fala... :-)


Bah o Chico é um chato em metade das letras dele, eu gosto que só dele, mas tem um monte de coisa que ele força demais a barra pra ficar com aquela letra séria e cheia de sentido.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bah o Chico é um chato em metade das letras dele
nichendrix
Só que a metade dele é grande pacas! :-)

Cara, engraçado é que no fim, mesmo quando tem um casamento perfeito entre letra e musica, ainda assim as duas são duas coisas separadas.

Eu não concordo totalmente pq tem músicas que a letra e a música criam "momentos" de tensão, tristeza, se lá. Uma música assim é Nature Boy. Cara, o sentimento entre letra e música é algo devastador, na minha opinião.

Pra mim, existe o ápice da múscia+letra, o que não aconteceria se estivessem separadas.





Abs

White G3
Veterano
# mai/09
· votar


...

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Só que a metade dele é grande pacas! :-)

Pois é, mas enfim, ele pra mim é mais poeta metido a musico do que musico... por mais que seja um musico top de linha... é que nem o Bob Dylan, aliás uma vez vi uma reportagem em uma Playboy de 1980, estava fuçando aki nas coisas velhas de casa e achei essa revista (que meu pai jura que não era dele), ela faz justamente essa comparação do Dylan com o Chico, de como os dois são poetas, são musicos e são homens de negócios, e vai comparando os pontos onde as carreiras deles nas 3 coisas são parecidos.


Eu não concordo totalmente pq tem músicas que a letra e a música criam "momentos" de tensão, tristeza, se lá. Uma música assim é Nature Boy. Cara, o sentimento entre letra e música é algo devastador, na minha opinião.

Pra mim, existe o ápice da múscia+letra, o que não aconteceria se estivessem separadas.


Cara, isso existe, mas pra mim, dá a mesma se vc tocar só a melodia da letra. Uma prova disso é que as versões de Nature Boy são igualmente perfeitas.

Agora é o tipo da coisa, quando o cara sabe usar a voz, como o Nat King Cole e a Natalie Cole, a coisa tende a gerar momentos magicos mesmo. Apesar de ainda achar que são que nem homem e mulher, por mais que o casal seja perfeito e termine agindo como um ser a parte, ainda são duas pessoas totalmente diferentes. E pra mim isso que é bonito nesse casamento letra e musica, serem dois mundos diferentes que quando se encontram pra valer, criam uma obra a parte dos dois. Vide as musicas dos Beatles (juntos ou separados).

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Alusões "satanistas" na música incomodam você?

Sim.
Porque acho maior frescura bandas que não sacam nada de satanismo ficarem botando letras a qual nem sabem qual repercusão terão... Pega um desses vocalistas e leva num centro de macumba pra ele ver de perto o que é estar com o "capeta"! O cara vai rapidinho mudar de opinião... Tmb é ridículo ver essa galera que se acho o "espertão" por colocar nick com 666... hauhauhauha... O pior de tudo é não ter vergonha de fazer tudo isso em prol do diabo, mas ter vergonha ou preconceito em relação a Cristo, esse sim merecia ter influencia em todas as musicas pelas maravilhosas obras que fez, e por tudo o que nos ensinou...

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


nichendrix
Eu seja: o Casamento é uma arte! ;-)
Abs

White G3
Veterano
# mai/09
· votar


fill.zanchez

Concordo com vc mano!

+1

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Não.
O que existem são pessoas.

BaNdAiD
Veterano
# mai/09
· votar


Alusões "satanistas" na música incomodam você?

Não!
Na verdade eu até gosto! É bom pra balancar esse povo chato do mundo!!

O que me encomoda são as tentativas de evangelização por osmoze!!! (perguntaram minha opnião!!)

qew
Veterano
# mai/09
· votar


fill.zanchez
Tmb é ridículo ver essa galera que se acho o "espertão" por colocar nick com 666... hauhauhauha...

Positivei seu post e foi pra zero, deve ser um desses ae que você citou hahaha

Gnarus
Veterano
# mai/09
· votar


Ninguém deve discordar de que a música é muito "poderosa", por influenciar as pessoas (humor, ideologias, etc.) e creio que a música e a letra podem trabalhar juntas e separadamente, basta se basear nos exemplos do pessoal ai. Mas essa influencia depende muito da pessoa também, tem cara que se mata influenciado por uma musica e outro da risada dela!!!

Quanto aos "posers", tem em tudo, satanista, evangelico e os de estilo tb: pseudo punk, pseudo sei lo oque..."poser" é o que mais tem...

Enfim, se o cara é cristão é natural que ele fique ressabiado quanto a músicas ditas satanicas, pq vai totalmente contra o que ele cre!!! Agora se o cara apenas deixa de ouvir ou se ele faz campanha contra, ai é outra historia....

Achei interessante que o que menos teve aqui foi o tal do"crente chato" que alguns mencionaram...interessante nao????

Headstock invertido
Veterano
# mai/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Progger58
"Esses caras falam do diabo nas musicas, a biblia tambem fala, me diz, a biblia é satanica?"

Primeiramente, uns 99% dessas bandas usam o seu "satanismo" pra vender discos, mas tomam mingau quando vão dormir.
O Iron Maiden já recebeu fama de satanistas ha muito tempo, e nunca desmentiram isso, mas nunca confirmaram, sabe pq?
Imagine quantos "fãs" (leia-se compradores de cd) do Maiden parariam de comprar cds se os caras revelassem: "Não somos satanicos".

Particularmente, foda-se se a banda é realmente satanica. Satanicos são eles, não eu.
Só acho que alguem satanico não estaria gravando cd e sim fazendo ritual em um terreiro.
Mas se for realmente satanico, a letra for bem contruída (seja o tema qual for), uma harmonia bacana, uma melodia legal, pq não gostar?
O foda é essas bandas que nas letras falam mais ou menos assim: "deus, vai tomar no cu, jesus é vidooooooooo"
isso não me incomoda pq "é" satanico, e sim pq é uma porcaria de letra feita por um retardado.
Abraço.
Up The Iron's. hehe

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Gnarus
Achei interessante que o que menos teve aqui foi o tal do"crente chato" que alguns mencionaram...interessante nao????

Foi, mas em grande parte pelo fato de que a maioria já é sensata de saber que se for discutir isso, não vai ter futuro. A crença é algo pessoal, que com o proprio nome diz não tem uma base racional ou argumentativa, o cara acredita e pronto, ele tem seus motivos pra acreditar, e aquilo é uma parte dele como ser humano. Ninguém tira isso dele, como ele não pode fazer ninguém que não queira acreditar em algo começar a acreditar.

Por isso é sempre mais fácil se ater aos fatos ou ao motivo pela qual todos discutem aqui, a musica, já que a motivação pra gostar ou não das tais referências satânicas, a motivação para acreditar se elas são boas ou ruins, essa motivcação é de cada um, pessoal e intransferivel, não sendo portanto um motivo para ser discutido.

Por isso que eu, no meu primeiro comentário preferi falar da musica, do fato de que a maioria dessas referencias satanicas são ou parte de uma temática escolhidas pelas bandas, como no caso do Black Sabbath que quer criar um clima de filmes de terror, ou do Kiss que quero ter uma temática mais voltada pra rebeldia sem causa, ou das bandas nordicas que querem divulgar sua religião tradicional e por aí vai.

É muito mais interessante discutir isso do que ficar fazendo disputa de quem está mais certo, satanistas, wiccas, cristãos ortodoxos, judeus, budistas cristãos evangélicos, cristãos católicos, muçulmanos, zoastristas, etc, etc, etc.

Como eu já disse em vários tópicos sobre musica com algum cunho religioso. Eu acho que fazer musica é válido sob qualquer forma, no caso da musica para louvor religioso, acho que é uma manifestação válida, desde que não se faça disso um negócio da fé.

Porque transformar a fé em negócio, como algumas denominações religiosas tanto cristãs quanto não cristãs fazem, pra mim isso sim é um ato picaretagem e não de fé.

E acho isso muito mais preocupante do que uma meia duzia de pessoas dizendo que adora o capiroto só pra chocar os mais sensíveis e querer aparecer como bad boy.

EDIT: Só um adendo sobre Sympathy for the Devil, dos ROlling Stones, a letra e a musica, não tem nenhuma referência satanica, como disse antes, a idéia surgiu quando ao fazer um show no Haiti, os caras presenciaram um rito de macumba feito pelo povo no meio da rua. O Jagger então fez uma letra falando de como a imagem do demonio está associada a diversos momentos históricos, como a segunda guerra e as guerras napoleonicas (Hitler e Napoleão eram considerados anti-cristos), a revolução russa (considerada deminiaca porque aboliu a cresnce religiossa na URSS), a guerra dos 100 anos (que levou a uma divisão temporária da igreja entre o clero que apoiava a igreja francesa e o que apoiava a ingresa e que anos mais tarde levaria a uma divisão total com a fundação da igreja anglicana), ou mesmo as pessoas que abandonavam a fé cristã durante as antigas jornadas para indias, e terminava se convertendo a uma religião não cristã... no fim ainda afirma, que como todos tem um lado bom e um lado ruim, todos estão fadados a tentação... agora me diga como essa musica pode ser considerada satânica. Só porque a letra é construida como se lucifer quem contasse todas essas passagens históricas???

old steel
Veterano
# mai/09
· votar


FRASES: "Havia muita insanidade na minha família. Eu tentei o suicídio várias vezes, só para ver como é que era". "Parei de tomar drogas porque estava cansado de me sentir mal, cansado e doente", (em 86). "Não tenho nenhuma ligação com o demônio. Faço música para divertir". "Se eu fizesse músicas para as pessoas se matarem, não teria muito público" (em 86).

Ozzy Osbourne

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# mai/09
· votar


alusões cristãs me incomodam mais

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


old steel

Ozzy teve um processo nas costas por fazer musicas insitando o suicídio (aquela história que um garoto se suicidou ouvindo uma musica dele), o que é engraçado é que a musica em questão era justamente ele lamentando porque um amigo (o vocalista do AC/DC) havia se suicidado, que isso era errado e o quanto aquilo o fez sofrer.

old steel
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
Para ver como a questão interpretação é importante.O Judas Priest também teve algo parecido.Música é meio de vida e não de morte.
Abço.

Progger58
Veterano
# mai/09
· votar


Headstock invertido - "Esses caras falam do diabo nas musicas, a biblia tambem fala, me diz, a biblia é satanica?"

Hehe, preciso lhe dizer que tem que se analisar o contexto também?

Prada
Veterano
# mai/09
· votar


Não me incomoda, nem um pouco...
Exceto quando a banda tá fazendo aquilo só pra se mostrar. Mas quando é algo sério, a letra passa algo ao qual nos faz refletir direta ou indiretamente... eu até gosto.

Engraçado ninguém ter citado Speak of The Devil do Sum 41... quem conhece a letra, deve entender.

Religião é algo muito difícil de se tocar, cada um irá proteger o que acredita de uma forma... "diferente" demais.

Eu não sou de ficar ouvindo essas músicas, afinal nem gosto "dele" pra isso... porém, quando a música é bem feita, é algo a se considerar.

Diego Marques
Veterano
# mai/09 · Editado por: Diego Marques
· votar


nichendrix
Ozzy teve um processo nas costas por fazer musicas insitando o suicídio (aquela história que um garoto se suicidou ouvindo uma musica dele), o que é engraçado é que a musica em questão era justamente ele lamentando porque um amigo (o vocalista do AC/DC) havia se suicidado, que isso era errado e o quanto aquilo o fez sofrer.

Tu deve estar falando da "Suicide Solution".

Na verdade, essa música fala do álcool, a solução (de mistura) suicida. Bon Scott, ex-vocalista do AC/DC "morreu de coma alcoólico" (na verdade dizem que ele pode ter morrido afogado no próprio vômito, depois de cair inconsciente por causa da bebida).

=)

Gnarus
Veterano
# mai/09
· votar


Confirmado...no fórum tem mais "anti crente-chato chato" do que "crente chato"...

Chespirito
Veterano
# mai/09
· votar


Não me incomoda, nem um pouco... (2)

Paul Young
Veterano
# mai/09
· votar


fill.zanchez
Pega um desses vocalistas e leva num centro de macumba pra ele ver de perto o que é estar com o "capeta"!

Ah cala essa boca, minha tia-avó é espírita e fazia certas macumbas, minha vizinha toda hora bate um tambor, minha falecida avó tinha a laje cheia de brinquedos e imagens de santos e quase todo final de semana que eu ia na casa dela, ela recebia uns caboclos e me benzia, nunca vi nada de capeta nisso tudo.

WolfVI
Veterano
# mai/09
· votar


Eu não me incomodo nem um pouco desde que seja algo bem trabalhado.E muitas músicas consideradas de culto ao demonio pela igreja na verdade não são de culto ao tinhoso e estão longe disso.
O que realmente me interessa é se a música é trabalhada.Não suporto aquelas bandas crentes que ficam repetindo as mesmas coisas todas as musicas (como a banda da igreja vizinha meu prédio e que coloca a musica deles num volume além do devido). Também não gosto daquelas bandas satanicas que ficam repetindo em todas as musicas que odeiam deus e cristo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alusões "satanistas" na música incomodam você?