Existem "fórmula" para compor determinado estilo?

    Autor Mensagem
    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: GiulianoB


    Galera eu de novo torrando hehe , tipo, estes dias postei pedindo ajuda sobre campo harmonico, já "dechavei" criei todos os campos harmonicos possiveis escalas possiveis , modos gregos, etc.. e pratiquei muito,agora to com outra duvida:
    existe alguma fórmula especifica para determinados estilos? tipo aprendi algumas coisas que da pra compor usando por exemplo

    T 4 T
    T 2 5 T
    T 3 5 T
    T 5 3 T

    por exemplo pra compor uma musica ritmo rock n roll classico, teria alguma formula dessas do campo harmonico que iria combinar mais? pq ja me disseram que existe isso so que nao encontrei em lugar algum ! nao é a batida que vai definir o estilo do som, rock, country , pop, etc.. ou como vai utilizar os acordes tambem? sei que sao perguntas dificeis de serem respondidas até pq pra compor nao tem regra o cara pode fazer o que quiser , se sair algo maneiro já era, mas eu quero aprender o que é mais certo por questoes de estudo pois estou me dedicando muito a teoria, sou curioso mesmo ! agradeço quem quiser dar uma ajuda.
    abraços.

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    já "dechavei" criei todos os campos harmonicos possiveis escalas possiveis ,
    Chuck Norris, é vc?

    Richard Guitar
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pegue várias músicas de um determinado estilo e tire todas elas, e analise as harmonias e procure por semelhanças.

    Bem legal esse exercicio.

    Falou!!

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    já "dechavei" criei todos os campos harmonicos possiveis escalas possiveis ,
    Chuck Norris, é vc?


    huaha tipo todos os possiveis ate onde eu sei, na verdade fiz as escalas maiores e menores todas, as menores harmonicas e melodicas e akeles modos gregos la, mas tem uma infinidade de coisas ainda q falta, mas to praticando bastante teoria papel e caneta na mao e muita dor de cabeça tbem hehe

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Existem "fórmula" para compor determinado estilo?

    Acho que não existem fórmulas, mas tem algumas levadas que são características de cada estilo.
    Tudo é livre.

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pegue várias músicas de um determinado estilo e tire todas elas, e analise as harmonias e procure por semelhanças.

    Bem legal esse exercicio.

    Falou!!


    Boa idéia vou tentar isso ai mesmo ja eh um bom exercicio de teoria !

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Acho que não existem fórmulas, mas tem algumas levadas que são características de cada estilo.
    Tudo é livre.


    Ai que tá o ponto cara, como que eu descubro essas levadas de cada estilo? tipo acredito que o country, o pop-rock, o rock n roll classico, o hard rock , sei la, cada estilo deva ter algo meio pronto ja "na forma", isso que nao encontro em lugar algum, alguma dica de onde eu possa ler a respeito disso cara? abraço

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    GiulianoB
    Escutando, só conheço essa fórmula.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pelo que já escutei, cnclui que a música pop tem as seguintes partes:

    Introdução
    Estrofe 1
    Refrão
    Estrofe 2
    Refrão
    Interlúdio (cria um clima de suspense)
    Refrão final (muitas vezes meio tom ou um tom acima dos refrões anteriores, pra dar um tchan)

    Tem infinitos exemplos, desde Sandy & Júnior até Bon Jovi

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    alguma coisa tem padrões chavões de harmonia, como exemplo blues que giram em 12 compassos com a mesma progressão harmônica
    mesma coisa com certos tipos de escalas

    ou esses axés e pagodes baianos que ficam sempre em | G - Em | Am - D|

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    valeu pelas dicas galera, se alguem souber de um topico aqui no FCC ou link externo com dicas boas de composicao explicando sobre estes padroes eu agradeço ! vou dar uma estudada nos estilos que mais me agradam e tentar entender o que foi feito hehe.

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    galera so mais uma duvida essa eh a mais importante pra mim

    por exemplo o campo harmonico de C é :

    C Dm Em F G Am Bdim

    agora me expliquem, como eu montaria o campo harmonico de Am? A escala relativa menor de C é Am : A B C D E F G A, se eu for montar um campo harmonico ai utilizando a mesma regra ficaria :
    A Bm Cm D E Fm Gdim , mas ai perde a logica cade o Am ? ou eu troco o A por Am ? mas ai ficaria diferente da formula , isso que nao entendo qual eh o esquema pra montar o campo harmonico de um tom menor? nao achei nada ainda que me explique isso de forma entendivel ou eu que sou muito arigó ! se alguem puder ajudar ficaria agradecido !! abraços!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    GiulianoB
    C Dm Em F G Am Bdim

    Am (Bdim) C Dm Em F G Am

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    Dá uma olhada aqui:

    http://www.cifraclub.com.br/aprenda/cursos/

    Não só violão e guitarra, mas os outros também, principalmente o de teclado.

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Luiz Almeida

    valeu cara !

    G Canivel
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ou guiliano, tem sim, olha o sertenejo

    o mais manjado é assim:

    A
    E
    A
    A7
    D
    E
    A

    ou seja

    T- 5 - T, dai se coloca uma setima menor, torna o acorde dominante, e "chama" o D
    T- 4 - 5 - T

    cada estilo tem o seu, é só tirar as musicas e analisa-las harmonicamente!

    espero ter ajudado!!

    abracoo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existem "fórmula" para compor determinado estilo?