Qual é a linha que separa o rock do hard rock e o hard rock do metal?

Autor Mensagem
Luisa Albano
Veterano
# jan/08 · Editado por: Luisa Albano


Qual a linha que separa o rock do hard rock, e a que separa o hard rock do metal?

Metal e rock são coisas diferentes ou o metal é uma variação do rock?

Façam uma comparação mais ou menos assim: uma banda é classificada como rock quando faz tais e tais coisas. Se fizer tais coisas é hard rock, e se fizer tais coisas é metal.

E dêem uns exemplos assim: uma banda que esteja na mesma linha de peso de tal banda é rock, se estiver na mesma linha de peso de tal banda é hard rock, e de tal banda pra cima já é metal.

vlw

mão muito lenta
Veterano
# jan/08
· votar


olá luisa! muito pertinente sua dúvida! tou meio sem tempo d explicar, mas esse texto aí talvez esclareça suas dúvidas.
abraço.

http://whiplash.net/materias/humor/000705.html

brunohardrocker
Veterano
# jan/08
· votar


O que diferencia um estilo de outro são vários fatores, mas também existem muitas coisas em comum, enfim, não vale a pena querer explicar.

E esse negócio de peso é relativo. Peso existe tanto no metal, como no hard e no punk. Não é o peso em si que define alguma coisa.

E, o metal é uma variação do rock sim.

emuxo_lie
Veterano
# jan/08
· votar


Metal é um rock mais trabalhado
Donde predomina a técnica e o conhecimento
Por isso a enormidade de nerds que gostam de metal

Saitu
Veterano
# jan/08 · Editado por: Saitu
· votar


emuxo_lie

bela merda a que vc escreveu, hein multi?!

castanho
Veterano
# jan/08
· votar


emuxo_lie

wtf... hsaushausha
que multi cara de pau...

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Imagino que:

Hard Rock seja mais quadradão, mais bluesy...

Heavy Metal já tenha abertura para coisas mais melódicas...

Isso sendo bem grosseiro...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Luisa Albano
Fora do país, não há essa separação. Na verdade, na mídia especializada de fato, feita por quem entende de música, tb não há essa separação.

Um exemplo disso é o título da matéria feita comigo e com mais 2 vocalistas de metal no site Território da Música, onde os colunistas são músicos bastante gabaritados:
http://territorio.terra.com.br/canais/vitrine/colunas/materia.asp?codA rea=8

E tenho uma banda, de Rock, que não dá pra rotular, nem como Hard e nem como Metal.

:)

Beijos.

emuxo_lie
Veterano
# jan/08
· votar


Os representantes da classe citada ficaram ofendidos..

james_the_bronson
issae

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Bom dia!!!

Luisa Albano
Qual a linha que separa o rock do hard rock, e a que separa o hard rock do metal?
Para mim esta linha, se é que existe, se chama necessidade que alguns têm de rotular tudo...
Valeu!!!

Beterraba Mecânica
Veterano
# jan/08
· votar


mão muito lenta

Heavy Metal

Ele é muito forte e bem pesado...

...Gosta de falar de mitologia nórdica e ocultismo, mas é bem cabeça aberta...

...Quando está de bom humor pode ser o cara mais engraçado do mundo. Gosta de cabelos compridos e de exibir os músculos às vezes...


Nem foi um headbanger que escreveu o artigo né? rs

I.Nosferatu
Veterano
# jan/08
· votar


Bom, se levarmos pela historia da musica, não há como separar rock de metal e mesmo outros estilos provenientes do rock um do outro

Mas ao mesmo tempo não da pra pegar um trabalho de metal e simplesmente dizer: "isso é rock", em parte há razão, mas seria muito generalizado.

Por outro lado, dentro do metal, essas subdivisões excessivas, (uma coisa é o trash, black, heavy, outra é viking, goth, synmphonic, melodic, e outros subs) que se tornam ridiculas porque ai sim por detalhes muito insignificantes no contexto, se tem um novo rotulo da arte que é uma só... nas subs voce tem apenas detalhes que uma banda pega como influencia base pra tocar um som diferenciado dentro de um dos estilos mais robustos, portanto o certo seria dizer que tal banda é Heavy, Trash, Black, etc... ao invés de usar subs que apenas referenciam certos detalhes no som/ideologia/comportamento da banda. Isso apenas como exemplo.

O mesmo se aplica em se tratando de outros estilos. Se a coisa continuar assim, todo ano vai aparecer um (ou varios) "novo estilo" (pra mim subestilo) e isso é muito, muito chato... porque a unica coisa que se vê são idiotas se debatendo dizendo que isso é, ou não é certa coisa...

Porém o problema não é a midia nem as bandas que criam esses rotulos, muitas vezes eles nem tem intenção de tal coisa, apenas queriam fazer referencia ao som em questão, como já vi varias vezes, o problema são os fãs que acham bonitinho ficar pronunciando esses subs (principalmente porque todos são palavras em ingles) como nova vertente de determinado estilo. Ai não tem como conter a propagação da bosta toda e o resultado e o que vemos por ai...

Southern
Veterano
# jan/08
· votar


Metal é um rock mais trabalhado
Donde predomina a técnica e o conhecimento


nao acho, van halen é um, se não o mais técnico dos guitarristas e é hard rock.

Southern
Veterano
# jan/08
· votar


eu acho que uma das diferenças mais marcantes são os conteúdos,
tipo Hard Rock é mais zuera, fala de mulher e diversão( ex: Motley Crue, Poison, Van Halen etc...)

o metal é mais "cult" digamos, e mais "sombrio"


mas se voce pensar bem hard rock e hair metal sao a mesma coisa, ou seja hard rock eh metal

corrijam me se eu falei besteira

Paul Young
Veterano
# jan/08
· votar


Southern
mas se voce pensar bem hard rock e hair metal sao a mesma coisa, ou seja hard rock eh metal

Cara, pra mim, Hard Rock é como se fosse uma pessoa, ela pode se vestir de blues, ou de metal, ou de country, e etc...mas sempre da pra reconhecer que é Hard Rock, agrupa mais coisa do que se imagina.

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


Metal é um rock mais trabalhado
Donde predomina a técnica e o conhecimento
Por isso a enormidade de nerds que gostam de metal


se não tem certeza na resposta, faz como eu, não responde...

Southern
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, pra mim, Hard Rock é como se fosse uma pessoa, ela pode se vestir de blues, ou de metal, ou de country

o estilo que abrange todos esse, menos o metal, eh o Southern Rock, que eh exatamente a mistura de hard rock, country e blues

Sputnik
Veterano
# jan/08
· votar


Southern Rock
Novo rotulo detected.

Sputnik
Veterano
# jan/08
· votar


Pra quem viu School of Rock,tem uma parte do filme que o Jack Black explica isso para os alunos;jazz+blues+contry = rock, começa assim x)

Sir Cam
Veterano
# jan/08
· votar


Southern Rock
Novo rotulo detected.


Esse é antigão já, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, ZZ Top, etc...

Thigo
Veterano
# jan/08
· votar


mão muito lenta
cara, perfeito esse texto ai ;]~

Southern
Veterano
# jan/08
· votar


Esse é antigão já, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, ZZ Top, etc...

pegou melhores exemplos. minhas tres bandas preferidas

albertoellobo
Veterano
# jan/08
· votar


Qual é a linha que separa o rock do hard rock e o hard rock do metal?

A Linha do Equador, hahahahaha...



Brincadeiras à parte, o rock é somente um rótulo, assim como é o samba, o blues...

Então, temos o hard-rock e o heavy metal

No hard rock as músicas são baseadas em riffs de guitarras (veja Deep Purple), linhas harmônicas com acordes maiores e solos menos virtuosos. No rock purão (o Rock And Roll), essas bases são pentatônicas simples em cima de harmonias blues (T, 4°, 5°, 5/7°). Já no metal, não, o SOLO é a parte mais aproveitada na música, Geralmente ele é melódico, e acompanha todas as estrofes. Alguns virtuoses metidos a besta (YM, por ex, exageram nisso e suas músicas se tornam um porre). A linha de baixo é menos percussiva e o uso de acordes menores são mais frequentes.

Bom, acho que é isso.

TiCk_NoRrIs
Veterano
# jan/08
· votar


Na minha opiniao nao existe esse negocio de linha que separa hard rock de rock,rock de metal, e afins
esse negocio de linha so existe na cabeça das pessoas,que como diz o Penta_Blues

necessidade que alguns têm de rotular tudo...

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Pra mim só existem 2 tipos

Os rocks que eu curto

E

Os que eu não curto.

O que os outros acham ou deixam de achar, ou se alguém sente necessidade de "organizar sua diversão" dividindo as músicas em classes e estilos, é problema deles.

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Po, eu acho que atravez do vocal eh bem facil de identificar o que eh hard rock e o que eh metal.

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


I.Nosferatu
uma coisa é o trash

Isso non ecziste :] ...

cuma
Veterano
# jan/08
· votar


Luisa Albano

mto inteligente e plausivel sua pergunta

acho q o hard rock é a linha q separa o rock do metal, os riffs sao rapidos, mas nem tao rapidos qnto os dometal e nem tao lentos qnto os do rock, fora arranjos, estilos vocais e outros q tornam o hard rock uma mescla de ambos estilos

o hard rock tem mta influencia do blues, e o metal, em sua maioria eh influencia erudita

double drummer
Veterano
# jan/08
· votar


I.Nosferatu

Concordo contigo

O negócio é o seguinte: acontece que muitas bandas que não fazem m... nenhuma saem por aí querendo criar estilos musicais pra ver se entram pra história da música. Daí saem muitas subdivisões musicais que de nada valem. Claro, não dá pra falar que heavy metal é a mesma coisa que rock. Esses rótulos maiores mudam com o passar dos anos. Provas? O bon jovi e o guns de ontem são os emos de hj. Não to comparando as bandas em si, mas os estilos de algumas de suas músicas (românticas). Hj as bandas de rock que tocam música romântica (principalmente as mais novas) são rotuladas de "EMO CORE". Eu não sou emo, mas acho que isso tem um pouco de preconceito musical.

Valeu

Basshero
Veterano
# fev/08
· votar


Rótulos, rótulos e rótulos...

Se preocupe em ouvir boa música e desencane com gêneros e sub-gêneros

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é a linha que separa o rock do hard rock e o hard rock do metal?