O Rock Brasileiro sempre foi Pop

Autor Mensagem
Bero Vidal
Veterano
# mar/06


O Rock (ou roque) feito no Brasil sempre dependeu das grandes multinacionais fonográficas. O brasileiro ainda tem, infelizmente, a idéia provinciana de que uma música boa é aquela que toca durante trezentas vezes ao dia na rádio ou na televisão. O Rock Brasil dos anos 80 representa a economia decadente daquela decadente década, onde os estúdios de gravação não tinham mais dinheiro para contratar músicos de qualidade e resolveram investir na molecada sedenta por tocar. Para se ter idéia da pobreza de material, 80% das músicas eram feitas em mid (naquela época uma novidade), com muita bateraia eletrônica e chatérrimos sintetizadores. Na realidade, o fenômeno chamado Rock Brasil sempre teve suas raízes fincadas no Pop. O som daquelas bandas sempre soaram mais pop do que rock, é tanto que agradou ao público geral. Quem iniciou esta coisa de Rock Brasil foi a Blitz e, hoje, perguntamos: Blitz é Rock??? Existe algo mais pop do que Blitz? O nosso rock sempre foi pop. Isto vem de berço. Não é de se admirar que a maioria das bandas daquela época que ainda sobrevivem, hoje em dia sejam POP de verdade. Kid Abelha que o diga... (tiraram até a Abóbora Selvagem do nome)

Bem, nem todas as bandas eram totalmente Pop. Ainda restavam os 20% que usavam bateria convencionais nas gravações. A Plebe Rude, por exemplo, é uma pilar do devemos chamar de genuíno Rock Brasileiro, mas quase ninguém ouviu falar deles e, se ouviu, é porque escutou um dia a música "Até Quando Esperar". Esta banda é o exemplo claro de que as bandas de rock (rock mesmo), nunca foram digeridas pela massa brasileira. A própria Legião Urbana vendeu mais discos depois que acabou, dando um tom meio místico para suas canções. Os rockões da legião não tocam nas rádios: "Metrópolis", "Tédio com um T bem grande", "A Fonte", etc. O que a moçada gosta da legião soa mais Pop do que rock. O Paralamas realmente faz juz ao nome. Eles carregaram toda lama da estrada e constituíram uma banda única e ímpar. Os três são muito bons no que propõem. Porém, eles não são roqueiros genuínos, eles utilizam o rock em seu trabalho, mas também são Pops (e muito bons por sinal). Quanto ao que alguns afirmam que o Barão Vermelho é a única que ostenta o nome de roqueira é meio duvidosa. Relembremos, pois: O vocalista Cazuza, que era roqueiro por definição do termo, resolveu sair da banda porque aquele tipo de som não o agradava mais e resolveu partir pra uma carreira solo à sua maneira. Cazuza é que era roqueiro. Depois da saída do Cazuza, o Barão melhorou muito o seu som e realmente tocou depois o bom Rock. E nunca mais tocou nas rádios. Só veio a tocar na metade dos anos 90 com a popíssima "Ecstase". Naquele disco, o Barão esqueceu o que é rock´in roll. Ao invés de dizermos que o Barão Vermelho é o último a segurar a bandeira do Rock, devemos dizer que ele foi o primeiro a se vender declaradamente como POP (sem desmerecer o trabalho dos caras, que são bons tanto no Pop quanto no Rock).

Porém, nisto tudo que eu falei, eu não me refiro à qualidade. Existem interesses econômicos por detrás de tudo isso. Existe qualidade tanto nas bandas pop, quanto nas de rock. Apenas fiz esta ressalva para que tenhamos consciência de que o Rock nacional sempre foi Pop. E não vos enganem: CPM22, Pit e Cia não têm muita coisa de Rock. Eles utilizam o rock, mas têm a alma Pop. Eles são apenas um reflexo da juventude deste início de milênio. As gravadoras os elegeram os representantes da juventude brasileira de sua época. Existe algo mais Pop do que isto????

Acho que só a Blitz....

Bero Vidal

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


já ouvi falar em dorsal atlantica, sepultura, harpia entre muitas outras
só para falar em metal

conhece tutty frutti, mutantes?!

conhece secos e molhados

bom posso ficar aqui o dia inteiro dando exemplos.

Brunorocker
Veterano
# mar/06
· votar


acho q é um rock mais puxado pro lado do pop dq pro lado do rock.

e não totalmente pop.

e ainda existem excessões.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


affcl

já ouvi falar em dorsal atlantica, sepultura, harpia entre muitas outras
só para falar em metal


Claro que sim. Acho que vc não compreendeu o que eu quis dizer. O que a mídia chamou de "Rock Brasileiro" (como estilo musical), provindo dos anos oitenta, não passa de Pop. Porém, estas bandas que vc mesmo citou, e muitas outras, fazem um rock de qualidade genína, no entanto está distante da mídia e não é acessível às rádios. Eu apenas fiz uma crítica ao que a mídia rotulou de "Rock Nacional", ou "Rock Brasileiro" e acho que eles são mais Pops do que rocks.

Outra coisa: Estas bandas citadas, cantam em outra língua, que por sinal, é muito mais fácil de fazer rock. O difícil é fazer um bom rock em português. "Desesperadamente, eu grito em português". Belchior.

conhece tutty frutti, mutantes?!
conhece secos e molhados


Conheço-os muito bem e tenho quase tudo deles. Até pouco tempo atrás, eles não eram considerados rock, mas eram apenas uma vertente da MPB. Dos anos 90 para cá é que uns gringos começaram a se apaixonar pelo som deles e, a partir daí, a visão sobre a musicalidade deles foi totalmente mudada. Depois disto, passaram a ser considerados por alguns nostalgicos os pais do Rock Brasil, esquecendo que antes deles existia uma cambada com a jovem guarda, que hoje em dia não agrada em nada o som, entretanto, naquela época, soava muito rebelde e com espírito juvenil. "E que tudo mais vá pro inferno", como dizia Roberto.

Não esqueça que o Ney Matogrosso renegou o seu passado e agora é MPBíssimo e só canta Cartola e Noel Rosa. A Rita Lee é um ser muito inteligente, mas de musicalidade medíocre e "POP" e é considerada por muita gente a Rainha do Rock Nacional.

Rita Lee é Rock? tenho minhas dúvidas. Ela usa elementos do Rock, mas está longe de ser uma roqueira.

Mesmo considerando alguns bons roqueiros brazucas, como Raul Seixas e Marcelo Nova, vemos que ambos, em determinado momento de suas carreiras produziram muita porcaria sonora, com batidas de eletrorrítimos japoneses chatérremos.

Não esqueci dos bons roqueiros brasileiros e sei que existem muito, porém, minha ressalva é que a mídia tratou de chamar de roqueiro quem não merece este título e deixou muita gente boa de fora.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Brunorocker

e ainda existem excessões.

Existem muitas. Mas a danada da mídia não considera "excessões". Ela rotula que só aquilo é rock e pronto. Este é o cerne. Outro dia aluguei um DVD com o título "Rock 80". Aí participaram o Ritchie, o Léo Jaime, o "Tic-tic-Nervoso", o Dinho Ouro-Preto e alguns outros. Deste povo todo, o único que fazia rock era o Dinho com o Capital. O resto é POP puro. E é este POPzão que a mídia chama de "Rock Nacional"

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Esqueceu Raul, Rita Lee, Ira!, Mutantes, etc
Apesar dos anos 80 terem mais expoentes no rock, não foi só isso que o Brasil produziu
=)

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


Na verdade os anos oitenta foram uma mina de ouro para as gravadoras, ao inves de contratarem um artista de Mpb cuja gravação de um album dependia de maestros, orquestras, sopros, arranjadores, e exigiam uma perfeição no formato final, sem falar nos contratos que eram altissimos e bem disputados para ter esse ou aquele artista no cast de uma gravadora, o Rock so dependia de divulgação, um bom produtor e muita paciência para gravar(Marcelo Bonfá passava dias tentando gravar um trecho de bateria segundo o negão baixista da Legião, hehe), era tudo gravado toscamente e porcamente mesmo.

As gravadoras fizeram do Rock Nacional um comercio altamente rentavel e já semeada a semente da superficialidade, do descartavel e comertcial.

O Lobão saiu da Blitz devido a essa postura adotada pela banda e pactuada com as gravadoras de fazer um som "leve" e menos escrachado, segundo ele a Blitz ia acabar fazendo show no Maracanã pra chegada do papai Noel(O que depois realmente aconteceu, a praga vingou).

Apesar de boas bandas, foi o mercado fonografico brasileiro que alimentou os anos 80 assim como a midia de qualidade duvidosa(Chacrinha por exemplo), e etc.

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


Recomendo a leitura de "Noites Tropicais" do Nelson Motta é bastante esclarecedor quanto a historia recente da musica popular brasileira(dos anos 60 ate os anos 90).

PagoderoSatanico
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Eu apenas fiz uma crítica ao que a mídia rotulou de "Rock Nacional", ou "Rock Brasileiro"

Na minha fétida opinião, "rock" é uma coisa, e isso que ficou conhecido como "rock nacional/brasileiro" dos anos 80 é outro estilo de música, relacionado mas tão diferente quanto o samba do frevo, por exemplo. Nem mesmo as bandas que vc citou como sendo de rock, tipo Legião e Plebe Rude, eu considero como tal. Vc falou de fazer rock em português: pra mim, já pra começo de conversa, não existe rock em português, da mesma forma como não existe samba em sueco. O que existe em português é o tal do "rock nacional", o que descende da Jovem Guarda e não dos Beatles. Cara, agora que eu parei pra pensar, isso daria uma tese de mestrado :) Vou até parar por aqui, senão o bagulho vai longe..

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
tem muita coisa boa nos anos 80... acho q o rotulo "Rock Brasil" foi um jeito de chamar a atenção do publico e funcionou.

Mas eu não vejo como pop puro... afinal, q banda não tem suas musicas pop's.

U2, Bon Jovi, Skid, Guns, Metallica, Iron Maiden... todas elas tem uma ao menos uma musica pop. Nem por isso deixam de ser bandas de rock.

Concordo plenamente q tinha muita banda POP q entrou a fila do rock. Kid Abelha, Metrô, Yahoo, Blitz, Placa Luminosa...
Mas essas sempre foram POP, mas como todos sabem, o mercado precisa de resultados e nada supera o pop em relação a vendas...
por isso as baladas das bandas de rock fazem tanto sucesso e impulsionam as bandas. o Scorpions é foda, banda duca....., mas o povo so conhece as baladas deles.

nothing else matters, wasting love, patience, november rain, i remember you, with or without you, starway to heaven, 18 and life, sweet child o' mine, every breath you take, sweet home alabama, listen to the music, angie, angel, criyin', i don't wanna miss a thing, every rose has a thorn, wind of change, baby i love your way, wish you were here....

olha só quanto musica boa de bandas famosas do rock gringo... qual a semelhança entre elas????
todas viraram POP, pelo sucesso q fizeram (consequentemente levando suas respectivas bandas mais ao estrelato ainda), mas sao todas bandas de rock!!!!

o pop sempre existiu dentro do rock e sempre existira.
isso não é produto nacional

a minha opinião é q o rock nacional procurou criar sua vertente, sua forma de expressar, se encaixando ao nosso cenário musical... fazer rock pesado no Brasil não é muito viavel:
primeiro: não é nossa tradição
segundo: a lingua portuguesa não soa bem pra isso
terceiro: o preconceito seria grande e sempre haveria comparação com as bandas gringas, entao as brazucas nao teriam chance nenhuma.

so pra exemplo, temos o Sepultura e o Ratos de Porão. Ambas bandas barulhentas, ambas se conheciam e tocavam junto. Hj o Sepultura (e suas letras em ingles) ganharam o mundo, enquanto o Ratos (e suas letras em portugues) nao passou de um camundongo na musica

essa foi a nossa forma de fazer rock e deu certo... isso pra mim ja é o suficiente

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


PagoderoSatanico
nao concordo com isso, hj em dia associam o rock com barulhoe de guitarra e se fosse assim o rock seria somente as bandas de heavy metal...

e é bom lembrar q as raizes do rock vieram do blues. veio depois o rockabilly dos anos 50 e depois tomou impulso com os Beatles.
ate esse momento as guitarras e suas distorcoes nao eram a mais importante no rock.

a filosofia sobre o rock mudou (o rock surgiu com musicas simples e dancantes, mas hj é uma competicao de guitarra. quem faz mais solo e barulho é mais roqueiro q o outro!!!), mas nao mudou o principio.

por isso o rock nacional e a jovem guarda tb é rock

solo de guitarra tem ate em musica sertaneja!!!

PagoderoSatanico
Veterano
# mar/06
· votar


edbene
solo de guitarra tem ate em musica sertaneja!!!

Cara, e o que é que tem no rock nacional e na jovem guarda que não tem na música sertaneja? :)

Sem dúvida nenhuma as raízes do rock vieram do blues, como tb do r'n'b e do country americano. Vc honestamente vê (ouve) alguma coisa de blues no Roberto Carlos ou na Legião Urbana?

Como eu disse antes, essa discussão podia virar uma tese de mestrado, mas tentando explicar o mais brevemente possível o meu ponto de vista: pra mim, rock necessariamente é uma música americana, criada nos EUA e que expressa uma visão de mundo americana (da mesmíssima forma como o samba é uma música brasileira, criada no Brasil e que expressa uma visão de mundo brasileira). Quando o rock deixa de expressar essa cosmovisão americana e passa a expressar, por exemplo, a inglesa, o que se tem é um rock inglês, identificado como tal, com características próprias. E veja que não tô entrando nem no mérito de isso é bom, aquilo é ruim, etc. Mas digo e repito que rock nacional é outra coisa, diferente do rock americano, diferente do rock inglês, diferente do rock chinês, etc. E eu não gosto, mas aí já é uma questão de opinião.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


maggie

Esqueceu Raul, Rita Lee, Ira!, Mutantes, etc
Apesar dos anos 80 terem mais expoentes no rock, não foi só isso que o Brasil produziu


Claro que citei-os. Na segunda mensagem.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


edbene

Legal a sua opinião. Também acho que isso deu certo como mercado e como público. Não me refiro tanto à qualidade sonora produzida por estas bandas ou cantores. Refiro-me ao que a mídia rotulou como "Rock brasileiro". O trabalho feito por estas bandas são muito bom ao que elas se propõem (mesmo o Placa Luminosa e o Yahoo). Porém, como você mesmo citou, não são rock, mas, no entanto e entretanto, fazem parte da "HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO ROCK NACIONAL". Este título não foi dado por mim nem por você. Infelizmente, um monte de críticos da geração 80 e 90 os rotolaram como o tal e a mídia comprou a idéia. O que não podemos fazer é tapar o sol com a peneira achando que o trabalho destas bandas sejam consideradas Rock, porque o rock é muito mais do que simplesmente tocar baixo, guitarra e bateria. O Rock é atitude e vivência, além dos pré-requisitos sonoros. Por exemplo, os Novos Bahianos, nos anos 70, tinham atitudes que nem 10% dos que se dizem roqueiros têm coragem de fazer. Porém, eles faziam sambão de primeira e misturavam com guitarras elétricas do Pepeu. Não eram rock, mas também não eram POP. Eram uma vertente transcendental da música brasileira. Ainda bem que os críticos não os citam como rockeiros. Não que eu tenha nada contra o roqueiro, mas devemos dar a Cesar o que é de Cezar e a Hindrix o que é de Hindrix.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


PagoderoSatanico
Vc falou de fazer rock em português: pra mim, já pra começo de conversa, não existe rock em português, da mesma forma como não existe samba em sueco.

Sua opinião é boa. Mas eu já penso um pouco diferente. Diana Krall tá fazendo bossa nova muito melhor do que os brasileiros atualmente. E ela é canadense que canta em inglês. Bebel e Astrud Gilberto também fazem, da mesma forma em inglês. Não vão deixar de ser bossa nova nunca só porque cantam em inglês, mas, no entanto vai deixar de ser uma "música brasileira".

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


PagoderoSatanico
assim como tem a americano e o inglês, tb temos o brasileiro.
como vc mesmo disse, nosso rock não se assemelha com o deles, por isso q eu digo q é outra vertente, assim como o inglês tb difere...
a música não é propriedade privada...
tb podemos fazer rock no Brasil, e foi feito, se encaixando ao nosso padrão.

se fossemos pensar assim a musica estaria restrita à Europa no estilo classico e o erudito

globalização na música tb... se o chines quiser fazer samba, que mal tem?

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
concordo...
a música ta ai pra todo mundo ouvir, curtir e criar...
se não houver democracia, ao menos na música, ai o mundo realmente perdeu o sentido

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
o foda desse rotulo é isso... vira um jogo de marketing violento...
lembro do RIR3 e ia tocar o Queens of stone age... muito se falava dakela banda. os rotularam como o novo Nirvana!
na entrevista coletiva com a banda, antes do show, o vocalista e o baixista (o peladão) fora esnobes pra kct, dizendo q estavam acostumados a tocar pra grandes publicos, grandes festivais, q ia ser moleza...

pois é, achei a banda uma merda, e não foi só eu não, com 15 minutos de show a galera começou a gritar o nome do Sepultura!!!

outra q foi rotulado foi o Strookes... fizeram um estardalhaço em cima da banda e novamente o rotulo: novo Nirvana (sera q so tem o Nirvana pra fazer comparações).... foi outra decepção!

ou seja, meu texto nao tem nada a ver com nada, mas mostra q esse negocio de rotulo nao funciona perfeitamente

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


PagoderoSatanico
meu ponto de vista: pra mim, rock necessariamente é uma música americana, criada nos EUA e que expressa uma visão de mundo americana

As grandes bandas de Rock não são americanas, são ingleses. E eles vivem em uma monarquia. É complicado querer rotular isto ou aquilo. É muito complexo esta questão cultural, acultural e globalizada.

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


minha opiniao é q o rock nacional seguiu seu proprio caminho. Legiao tem influencia direta do punk dos anos 70, mas pouco se ve dessa influencia no som deles...
assim como o Ira, q tem influencia do Clash, mas fez o seu proprio som, sem ficar copiando.

isso eu acho legal no rock brazuca... o disco nacional nao tinha a qualidade "sonora" das bandas gringas, ja q os equipos nao epoca eram precarios e mais caros ainda, mas acho q o trabalho foi bem feito. perdemos na qualidade "sonora", mas a qualidade "musical" não. muita musica boa foi feita.

e o mais imporante, criamos uma identidade propria, sem copiar os gringos. nosso rock é simplorio, sim, mas de boa qualidade.

como ja disse, rotulo é bom, pois te da uma orientaçao, mas nao é tudo

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


teuabreu

Muito bem lembrado estes fatos.

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Quem iniciou esta coisa de Rock Brasil foi a Blitz

cof! cof! cof!

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
O Rock (ou roque) feito no Brasil sempre dependeu das grandes multinacionais fonográficas

cof! cof! cof!

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


edbene
como ja disse, rotulo é bom, pois te da uma orientaçao, mas nao é tudo

Eu prefiro fugir do rótulo.
Só como exemplos:
Você imagine se Los Hermanos não conseguisse sair do rótulo da Ana Júlia (e olha que ainda lutam contra isso); se o Skank continuasse fazendo o som merreca do Calango levantando a bandeira da Jamaica; Se o Paralamas cantasse apenas de "Óculos" e não conhecesse o "Rio Severino"; Se a Kid Abelha não tivesse deixado crescer o cabelo e continuasse usando aquelas roupas chumbregas; Se o Ed Motta continuasse cantando Manoel;

Tudo isso era rótulo! E fui muito duro para eles provarem que eles ofereciam muito mais do que o rótulo tarimbava. Por isto, como músico e consumidor de música, sou anti-rótulo, se não, só porque eu sou rockeiro, não vão aceitar nunca minha Sinfonia (ou vice-versa). Frank Zappa que o diga....

Bero Vidal
Veterano
# mar/06 · Editado por: Bero Vidal
· votar


Dogs2
cof! cof! cof!

Tadinho.....
Colírio ou xarope???

KuRt asfKN
Veterano
# mar/06
· votar


Eu prefiria as bandas antigas, eram pop e sabiam disso, não ficavam fazendo pose de rockers.
As de hoje em dia, são mais "vendidas", mais pop, no sentido literal da palavra, popular, e acham q pq usam guitarras distorcidas ou falam palavrão, são os fodões, ícones de uma geração rebelde (sem causa).

Phantom Of Death
Veterano
# mar/06
· votar


CASA DAS MAQUINAS

Phantom Of Death
Veterano
# mar/06
· votar


edbene

cá entre nós, comparavam estas bandas com nirvana exatamente por serem decepções, assim como o nirvana

francisco2004
Veterano
# mar/06
· votar


Eu não tô nem aí com o que é ou não é rock. Só quero é que todos consigam tocar o que gostam e ganhem a vida com isso.

Se os músicos do Kid Abelha conseguem suportar o som que tocam e ainda faturam uma grana, beleza, esse é o objetivo de qualquer profissão: garantir o sustento e ter prazer no que faz.

Se eu toco rock progressivo, não tenho que ficar irritado porque o povo curte CPM22. A culpa não é do CPM, mas de todo um emaranhado de interesses das gravadoras e da mídia em geral, do retorno comercial que a massificação proporciona (imaginem se cada pessoa tivesse um gosto musical bem distinto da outra, teriam que produzir milhares de bandas). É muito mais fácil produzir uma única banda e vender milhões de discos. Só se gasta uma vez com jabá, com a arte da capinha do cd, etc...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


ou roque
o ajudante do silvio santos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Rock Brasileiro sempre foi Pop